ImHoTep
New member
Vivo em Lisboa desde 2008, mas ainda tenho a minha antiga casa no Porto (neste momento arrendada).
Aliás, esse facto é que também me limita a minha procura por nova casa em Lisboa. Tenho 240k em cash para comprar casa em Lisboa (200k para casa e 40k para futuras obras). Como ainda estou a pagar crédito bancário pela casa do Porto e apesar do dinheiro que recebo do arrendamento chegar e sobrar para pagar o credito, nenhum banco me dá novo crédito para comprar casa em Lisboa (uma vez que já possuo um crédito), portanto não posso passar dos 200k para uma casa usada.
Até agora não tem sido fácil. A Maria é muito intransigente, diz que para Lisboa só se for em Campo de Ourique, Alvalade ou no Areeiro, caso contrário prefere ficar onde está. E aí as casas são pequenas, velhas, sem elevadores e a zona é de dificil estacionamento. Mas ao longo dos tempos aprendi (a mal) que se a esposa não estiver feliz, então o marido está f*dido. Portanto lá terei de fazer a vontade à Maria e ver se arranjo casa por Campo de Ourique, Alvalade ou Areeiro, ainda que tenha de ser um 3º andar sem elevador. Mas como gosto imenso da zona não me importo nada de morar ali. Corta-me é um pouco os horizontes, pois há outras zonas que gosto imenso, particularmente algumas zonas das avenidas novas como o Bairro Azul e algumas zonas da Lapa, especialmente junto à Estrela. E apesar de não ter gostado muito do urbanismo marquizado de Benfica, gostei muito do imenso comércio de rua que possui e espaços verdes e ainda mais de puder comprar casa com garagem, mas a Maria torceu o nariz, portanto nada a fazer.
Também não tenho muita pressa. Até finais de 2017 queria fechar negócio, portanto tenho tempo de sobra.
Se tiveres a casa do Porto com a renda declarada acho muito estranho o banco não te querer emprestar, tendo já 240k€ o rendimento deve ser alto para permitir facilmente um empréstimo.
Eu tenho dois empréstimos o primeiro de 2007 em meu nome habitação própria (na altura com 0,5 [