Tópico das Casas

Quanto acham que valha um T1 em Telheiras? Predio recente com 10 anos, garagem, autocarro à porta (o metro seja Lumiar ou Telheiras fica a uns 20min a pé).

JDEM, quem vive no Chiado não tem carro. Quem aí viva não precisa de carro para nada.
A maioria das pessoas que aí andam a entupir isso de transito não são moradores.

JDEM, quem vive no Chiado não tem carro. Quem aí viva não precisa de carro para nada.
A maioria das pessoas que aí andam a entupir isso de transito não são moradores.

Outra vez... Arroz
Pergunta: já moraste em Lisboa (centro)?

Pergunta: já moraste em Lisboa (centro)?

Eu já, nos anos 70, 80 e início dos 90[:D]

Vivia-se bem, não tinha carro e tenho saudades desses tempos. Claro que hoje com o turismo e o aumento de tráfego de pessoas e carros as coisas são bem diferentes, não sei se quereria para lá voltar. Só mesmo se fosse milionário e pudesse comprar num daqueles prédios refeitos de raiz e com garagem como o Rosemary 22.

Se for solteiro, sem filhos, não trabalhar e não ser muito dado a passeios e visitas até pode ser...
Ir às compras sem carro para mim é impensável, mesmo quando estou sozinho e em Lisboa e faço 3~4 refeições por semana em casa.
Tu até podes ajustar a tua vida para viver sem carro, mas será a fazer uma série de compromissos. Ou fazes como pessoas que eu conheço que vivem nessas zonas, não tem carro ou sequer carta e dizem que não precisam de carro pra nada mas andam sempre a cravar boleias.

Eu já, nos anos 70, 80 e início dos 90[:D]

Vivia-se bem, não tinha carro e tenho saudades desses tempos. Claro que hoje com o turismo e o aumento de tráfego de pessoas e carros as coisas são bem diferentes, não sei se quereria para lá voltar. Só mesmo se fosse milionário e pudesse comprar num daqueles prédios refeitos de raiz e com garagem como o Rosemary 22.

Centro onde?

Não precisam de carro? Então como se deslocam?

Eu vivi 5 anos no centro do Porto sem carro e sem 6 anos no centro de Aveiro sem carro. Francamente nunca me fez falta. Saía de casa e numa raio de 100 metros tinha TUDO. No Porto até tinha estação de metro literalmente à porta do prédio.

Actualmente vivo no campo e aqui obviamente faz-me muita falta o carro. Mas quando morei no centro das cidades nunca vi necessidade de ter um. No Porto tinha metro à porta de casa e também à porta do emprego. Num raio de 100 metros de casa tinha 5 supermercados, um centro comercial, duas dezenas de pastelarias, diversas lojas e comércio. Por caso não tinha filhos na altura, mas num raio de 50 metros de casa tinha um infatário, uma escola primária e uma secundária (tudo público). O centro de saúde ficava a 2 minutos a pé de casa e o hospital a 5 minutos. Não fazia sentido nenhum ter carro. Ocasionalmente quando ia passar férias à costa vicentina ou quando fazia uma escapadela de fim-de-semana prolongado ao Gerês alugava um carro.

Se for solteiro, sem filhos, não trabalhar e não ser muito dado a passeios e visitas até pode ser...
Ir às compras sem carro para mim é impensável, mesmo quando estou sozinho e em Lisboa e faço 3~4 refeições por semana em casa.
Tu até podes ajustar a tua vida para viver sem carro, mas será a fazer uma série de compromissos. Ou fazes como pessoas que eu conheço que vivem nessas zonas, não tem carro ou sequer carta e dizem que não precisam de carro pra nada mas andam sempre a cravar boleias.

Respondendo ao que está a bold, já não entro num supermercado à 6 meses. Compro tudo online com entrega gratuíta em casa. Não tenho paciência nenhuma para ir perder tempo a um supermercado.

Quanto ao resto, se tiveres filhos e a escola ficar a 5 minutos a pé de tua casa e tiveres metro à porta de casa e à porta do emprego, precisas de carro para quê mesmo?

Eu compreendo e respeito quem use e abuse do carro e diga que não consiga viver sem ele, mas custa-me ver que as pessoas seja cépticas em relação a acreditar que é possível viver vários anos seguidos sem entrar num carro (e sem cravar boleias a ninguém) e conseguir apesar disso ter uma elevada qualidade de vida.

Eu devo ser um "ser especial" com certeza... tirei a carta aos 19 anos. Aos 20 tornei-me financeiramente independente dos meus pais e fui viver bem longe deles (a 550 km, para Aveiro). Aos 31 anos vim morar para o campo e pela primeira vez na minha vida tive necessidade de possuir um carro. Assim sendo aos 31 anos tive o meu primeiro carro. E apenas porque estou a morar no campo, porque se tivesse na cidade provavelmente continuaria a não ter carro - por opção. E sim, tenho filhos.

Sem entrar em polémicas morar no Porto ou em Aveiro (conheço muito bem, até tenho casa de praia na Costa Nova), é muito diferente de viver em Lisboa.
Continuo a dizer que nem solteiro e muito rico viveria no Chiado, que por acaso já lá trabalhei (pavor até com garagem) e a minha mulher trabalhou lá 8 anos.

Sem entrar em polémicas morar no Porto ou em Aveiro (conheço muito bem, até tenho casa de praia na Costa Nova), é muito diferente de viver em Lisboa.
Continuo a dizer que nem solteiro e muito rico viveria no Chiado, que por acaso já lá trabalhei (pavor até com garagem) e a minha mulher trabalhou lá 8 anos.

oi?
vivi 6 anos em lx...vivo no porto
o quê? agora os seres que vivem em lisboa são verdes e falam em latim?[:)][:)]

ps: ja se podia era voltar ao assunto do tópico.

Last edited:
Concordo que o Chiado não é nem de perto das melhores zonas para viver em Lisboa.
O que eu mencionei foi que vivendo no Chiado, não faz sentido ter carro, por dois motivos essencialmente:

1) a dificuldade enorme em circular por lá devido ao enorme tráfego automóvel da zona e à ausência critica de estacionamento na rua e se não estou em erro, não existem parque com preços convencionados para moradores;

2) porque lá há de tudo sem necessidade de carro (incluíndo escolas públicas - desde infantário até 12ºano - centros de saúde, supermercados, pastelarias, farmácias, etc.) e é a melhor zona de transportes públicos de Lisboa, incluíndo duas linhas de metro e uma estação de comboios.

Se é boa ou não para morar, isso é outra história e para aí entram diversas variaveis. Agora que é perfeitamente possivel fazer lá tudo sem pegar no carro para nada, isso sem duvida que é verdade.

E já agora não percebo a comparação entre viver no centro de Lisboa e viver no centro do Porto. Porque é que é muito diferente? Pessoalmente até acho que é mais fácil viver no centro de Lisboa sem carro do que no centro do Porto sem carro.

Viver em determinadas zonas do centro do Porto não é necessário carro para nada. Mesmo nada.

Compras, existem muitos mini-mercados, mercearias e pingos doces ou mini preços espalhados pela cidade.

Escolas e afins igualmente.

Eu estou morto por apanhar uma coisa dessas. Já a tenho em mira e está em conversações.

Back