P
Pastis
Guest
Por acaso também estou curioso.
Os apartamentos daqueles bairros de Lisboa que têm muita procura como a Baixa, Chiado, Avenidas Novas, Campo de Ourique, Lapa ou Estrela estão neste momento com preços muito elevados, diria que 40/50% acima do valor de mercado que tinham em 2012 ou 2013 na crise.
O pessoal que não pode pagar a pronto e precisa de crédito tem hipótese de comprar casa nestes bairros ou os avaliadores vão avaliar as casas por baixo (com o valor que elas tinham há 3 anos atrás) e portanto só quem pode pagar a pronto como os estrangeiros é que vai conseguir comprar as casas destes bairros?
Para efeitos de avaliação, o que importa para o avaliador é a área bruta da casa (que vem na caderneta predial) ou a área útil?
A avaliação dos banco conta com os factores todos. Se no presente momento a rua X está valorizada por estrangeiros, então isso é levado em conta e a avaliação feita em conformidade.
Nem faria sentido doutra forma. A avaliação avalia valor actual.
Existem ainda zonas de 2ª linhas com bastante interesse para portugueses em Lisboa e eu já aqui falei delas numas páginas atrás mas é por pouco tempo. Os estrangeiros já estão a comprar fora das zonas premium segundo me conta um amigo angariador sobretudo andares com áreas grandes. Passa-se assim em muitas capitais Europeias. Por ex em certas zonas de Paris centro já são mais os estrangeiros do que franceses tb...