Tópico das Casas

Por acaso também estou curioso.

Os apartamentos daqueles bairros de Lisboa que têm muita procura como a Baixa, Chiado, Avenidas Novas, Campo de Ourique, Lapa ou Estrela estão neste momento com preços muito elevados, diria que 40/50% acima do valor de mercado que tinham em 2012 ou 2013 na crise.

O pessoal que não pode pagar a pronto e precisa de crédito tem hipótese de comprar casa nestes bairros ou os avaliadores vão avaliar as casas por baixo (com o valor que elas tinham há 3 anos atrás) e portanto só quem pode pagar a pronto como os estrangeiros é que vai conseguir comprar as casas destes bairros?

Para efeitos de avaliação, o que importa para o avaliador é a área bruta da casa (que vem na caderneta predial) ou a área útil?

A avaliação dos banco conta com os factores todos. Se no presente momento a rua X está valorizada por estrangeiros, então isso é levado em conta e a avaliação feita em conformidade.
Nem faria sentido doutra forma. A avaliação avalia valor actual.

Existem ainda zonas de 2ª linhas com bastante interesse para portugueses em Lisboa e eu já aqui falei delas numas páginas atrás mas é por pouco tempo. Os estrangeiros já estão a comprar fora das zonas premium segundo me conta um amigo angariador sobretudo andares com áreas grandes. Passa-se assim em muitas capitais Europeias. Por ex em certas zonas de Paris centro já são mais os estrangeiros do que franceses tb...

Boas tardes, vou comprar tornas de uma casa a 4 herdeiros e estou á nora com o valor que irá aparecer na escritura e sinceramente sozinho não consigo chegar a nenhuma conclusão.

O negócio vai se realizar do seguinte modo:

Temos 3 bens:
Terreno grande - valor 55.000€
Terreno Pequeno - valor 15.000€
Casa - valor 80.000€

Como somos 5 herdeiros, logo o valor da herança por herdeiro são 30.000€

Os herdeiros vão ficar com o seguinte:
Herdeiro A - Recebe dinheiro
Herdeiro B - Fica com o terreno Pequeno e recebe dinheiro.
Herdeiro C - Recebe Dinheiro
Herdeiro D - Fica com o terreno grande e tem que dar dinheiro
Herdeiro E (eu) Fico com a casa e tenho que pagar 50.000€ em tornas.

Agora a minha dúvida vem no valor que vem escrito na escritura com o banco, na minha perspectiva nessa escritura virá o valor de 80.000€ que é o valor real da casa sendo que pago 50.000€ em dinheiro e os restantes 30.000€ abdicando dos bens da restante herança.

Estou correcto?

É que queria pedir ao banco 60.000€ o que a nível de simulação é completamente possível mas ao nível de escrituras etc não sei se será viável.

Estou mesmo completamente confuso com isto, será possível alguém me dar umas luzes??

Muito obrigado

-Tectos altos. Um tecto alto em prédios antigos é indicio que se tratava de habitação para classes mais altas há 40 ou 60 anos e isso significa que não fizerem grandes poupanças na construção do edificio.

Nunca tinha pensado neste facto. Excelente dica. Sei que em prédios antigos há uma correlação directa entre a quantidade de adornos em estuque e a qualidade construtiva.
Em prédios antigos ter pavimento (de origem) em tacos indica que a qualidade construtiva é pior que a qualidade construtiva de um prédio com pavimento em tábua corrida (de origem).
O principio é simples e ainda se aplica nos dias de hoje, melhores acabamentos de origem estão por norma associados a melhor qualidade construtiva geral.

Nota: prédios em torno de 20/30 anos não são necessariamente melhores que os de 40/60 pois a qualidade da construção em Pt nos anos 80/90 era francamente má apesar das normas terem evoluído, os empreteiros adrabavam muito e construiam às 3 pancadas.

A melhor época de construção da história Portuguesa foi no final do séc. XVIII e início do séc. XIX, com estrutura baseada em cruzes de Santo André e fachada de pedra.
Se tiverem oportunidade de comprar um edifício destes em bom estado, não hesitem.

Nunca tinha pensado neste facto. Excelente dica. Sei que em prédios antigos há uma correlação directa entre a quantidade de adornos em estuque e a qualidade construtiva.
Em prédios antigos ter pavimento (de origem) em tacos indica que a qualidade construtiva é pior que a qualidade construtiva de um prédio com pavimento em tábua corrida (de origem).
O principio é simples e ainda se aplica nos dias de hoje, melhores acabamentos de origem estão por norma associados a melhor qualidade construtiva geral.

A melhor época de construção da história Portuguesa foi no final do séc. XVIII e início do séc. XIX, com estrutura baseada em cruzes de Santo André e fachada de pedra.
Se tiverem oportunidade de comprar um edifício destes em bom estado, não hesitem.

Existem prédios com tacos e uma qualidade de construção igual ou superior aos de tábua corrida.

Depois fala-se muito na pouca importância da idade, mas a não ser que a idade esteja completamente refletida no valor do imóvel, está um pouco distante da realidade.

Eu não sou do ramo, nem trabalho em tal, mas toda a vida convivi com o ramo da construção e remodelação, e tal como nos carros (já que estamos num fórum de carros) o que não faltam por aí são "bruxas". [;)]

Vejo Luz ao fundo do túnel....

Apesar de não ter escritura marcada, devo ter acertado o preço para compra de 3 casas velhas no centro do Porto. As 3 casas são 3 artigos e permite ter uma casa de 2 frentes com cerca de 10,5m de frente e cerca de 12-13m profundidade. O terreno permite ter ainda uma área verde de 10-12metros de profundidade pela largura referida.

Acertei o valor e em principio irei escriturar logo, dispensando o CPromessa, dado não recorrer a banco.

A ver vamos se é desta.

Vejo Luz ao fundo do túnel....

Apesar de não ter escritura marcada, devo ter acertado o preço para compra de 3 casas velhas no centro do Porto. As 3 casas são 3 artigos e permite ter uma casa de 2 frentes com cerca de 10,5m de frente e cerca de 12-13m profundidade. O terreno permite ter ainda uma área verde de 10-12metros de profundidade pela largura referida.

Acertei o valor e em principio irei escriturar logo, dispensando o CPromessa, dado não recorrer a banco.

A ver vamos se é desta.
No Porto é porreiro, vai ser para arrendamento/turismo?

Aproveitar paredes nem sempre representa um saving, antes pelo contrário qd é necessario picar ou isolar. Não é nas paredes que se poupa dinheiro.

Mas vai tudo abaixo ou vais aproveitar algumas paredes ?

Aproveitar paredes nem sempre representa um saving, antes pelo contrário qd é necessario picar ou isolar. Não é nas paredes que se poupa dinheiro.

Como referi, o que vou comprar são 3 casas. Só uma se aproveita dado estar mais inteira. As outras duas, uma faz frente na rua e a outra é um artigo nas traseiras do quintal são para ir abaixo.

Mas para já quero ter a propriedade na minha posse e depois ir com um colega arquiteto começar a estudar as soluções possiveis.

Parabéns asjesus.
Se não estou em erro, já andavas há alguns meses/anos à procura de uma oportunidade, certo?
Que corra tudo bem com os próximos passos.

Realmente também me recordo de andares a procura. Parabéns. E já agora acabei de ver uma superb a ficar sem o retrovisor do condutor... lembrei-me logo da tua.

Mudando de assunto: Santander está com spread de 1,15% para quem tiver salário líquido superior a 1500 euros mensais e financiam 85% do valor de avaliação, até 100% do valor de escritura.
Obrigado pela dica.

E é possível negociar o spread de 1.5% feito lá há 1 ano? [;)]
Eu já fiz um pedido de renegociação com base na oferta do Bankinter e estou à espera da resposta.
Esta baixa de spread do Santander vai servir como um excelente argumento adicional. [;)]

Pedido aprovado!

Aparentemente há alguma contrapartida/alteração a fazer, pelo que ainda tenho de ver o assunto mais em detalhe.

Irá baixar para os 1.25%, igualando a oferta do Bankinter. Do que me disseram, os 1.15% do BST só estão disponíveis para valores de capital em dívida bastante superiores.

Como referi, o que vou comprar são 3 casas. Só uma se aproveita dado estar mais inteira. As outras duas, uma faz frente na rua e a outra é um artigo nas traseiras do quintal são para ir abaixo.

Mas para já quero ter a propriedade na minha posse e depois ir com um colega arquiteto começar a estudar as soluções possiveis.

Um concelho, leva o arquitecto (um que conheça o PDM como a palma da mão) contigo ANTES de comprares a casa e pede-lhe que faça já um estudo daquilo que podes ou não fazer.

Isto pode evitar dissabores.

Um concelho, leva o arquitecto (um que conheça o PDM como a palma da mão) contigo ANTES de comprares a casa e pede-lhe que faça já um estudo daquilo que podes ou não fazer.

Isto pode evitar dissabores.

O PDM em regras gerais conheço. Já tinha anteriormente solicitado reuniões com arquitetos da CM Porto por 2 situações e regra geral foi-me explicado o que posso fazer em cada zona de classificação do solo.

Neste caso que deverei adquirir, está numa zona laranja, que significa frente em consolidação. Posso deitar tudo abaixo e construir de novo, com a limitação da altura do imóvel ser igual ou inferior à largura da rua (medida entre fachadas).

A rua em questão tem cerca de 8-9m de largura o que permite construir rés-chão, 1º andar e sotão. E chega-me.

Parabéns asjesus.
Se não estou em erro, já andavas há alguns meses/anos à procura de uma oportunidade, certo?
Que corra tudo bem com os próximos passos.

Realmente também me recordo de andares a procura. Parabéns. E já agora acabei de ver uma superb a ficar sem o retrovisor do condutor... lembrei-me logo da tua.

Sim, já andava à procura algum tempo. Talvez há quase 2 anos. Como não tinha pressa, procurei e pesquisei muito bem o que pretendia, local, possibilidade de construção, investimento inicial de aquisição, etc.

Depois de finalizar a compra, irei pensar na fase seguinte do projeto, escolha de materiais, empreiteiro, método de construção, etc.

Eu já passei por um caso similar ao teu, mas no Algarve.
O que fiz foi assinar um contrato promessa de compra e venda em que coloquei uma clausula que basicamente dizia assim:

"o promitente comprador irá no prazo de trinta dias realizar um pedido de informação prévia à câmara municipal, sendo que na eventualidade deste pedido de informação prévia ter parecer negativo, o presente contrato promessa de compra e venda fica sem efeito"

Basicamente o pedido de informação prévia é um documento oficial que a câmara emite onde diz preto no branco que podes fazer aquilo que pretendes.

Conheço n casos de pessoas que compraram terrenos depois de reuniões com técnicos da câmara que lhes disseram que podiam fazer isto e aquilo e quando compraram o terreno afinal não podiam fazer algumas das coisas que os técnicos disseram que podiam fazer.

Não custa nada precaveres-te e teres um documento oficial da câmara a dizer o que podes fazer antes de assinares a escritura.

Conforme D.L. n.º 136/2014 de 9 de Setembro, o pedido de informação prévia é o mecanismo que permite a qualquer interessado obter um parecer sobre a viabilidade de realizar determinada operação urbanística, bem como ter conhecimento de possíveis condicionantes legais ou regulamentares.

Pode incidir sobre propriedade que não seja do requerente, e vincula as entidades competentes na decisão sobre um eventual pedido de licenciamento ou apresentação de comunicação prévia da operação urbanística a efectuar nos exactos termos em que foi apreciada, e dispensa a realização de novas consultas externas.

Esta operação é efectuada na sua maioria para operações em que o requerente depende deste tipo de informação como veiculo de viabilização financeira de um possível negócio imobiliário.

Última edição:
Para o pessoal que conhece Lisboa como a palma das mãos. [;)]

Rua Teófilo Carvalho dos Santos 5 (julgo que ainda seja Telheiras), é uma boa zona, calma, segura?

A minha esposa vai ter de passar umas temporadas por Lisboa e um colega tem lá um T1 para alugar. Apenas considerando a zona em si, o que acham?

Voltar
Superior