Tópico das Casas

Penso que não há montante minimo. A única coisa que li é que é preciso ser cliente select, ou seja:

ter salário super a 1500 euros liquidos ou ter um depósito a prazo superior a 50 mil euros. Se há um valor minimo para o crédito, desconheço.
Mas de certeza que há um montante de crédito mínimo. Para créditos de valores mais baixos, os spreads dificilmente baixam dos 2%. E olhe que já fui ver a vários bancos incluindo o Santander.
Pode confirmar com o seu banco?

Edit : na página do Santander dá um exemplo para um crédito de 250 mil euros. Para montantes inferiores, de certeza que o spread é superior...

Last edited:
Mas de certeza que há um montante de crédito mínimo. Para créditos de valores mais baixos, os spreads dificilmente baixam dos 2%. E olhe que já fui ver a vários bancos incluindo o Santander.
Pode confirmar com o seu banco?

Edit : na página do Santander dá um exemplo para um crédito de 250 mil euros. Para montantes inferiores, de certeza que o spread é superior...

Tive esses valores no Santander (os 1.5% anteriores do select, presumo que continue igual) sem qualquer tipo de valor mínimo

Bem, então alguma coisa não estou a fazer bem.
Tentei negociar um crédito de 60.000€ para um imóvel avaliado em 100.000€. Ninguém ofereceu spreads abaixo de 2,5%.
Um colega meu comprou casa em Maio de 2016 por 47.500€, para um imóvel avaliado em 60.000€. Spread de 2,6%.

Como é possível obter esse tipo de spreads?

Tentei negociar um crédito de 60.000€ para um imóvel avaliado em 100.000€. Ninguém ofereceu spreads abaixo de 2,5%.
Um colega meu comprou casa em Maio de 2016 por 47.500€, para um imóvel avaliado em 60.000€. Spread de 2,6%.

Tudo depende também dos salários. E o valor pedido também é baixo o que pode não ajudar a ter um bom Spread

Neste momento tenho duas propostas para um valor pouco superior a 150000€ de crédito.

CGD - 100% de financiamento com 2% de Spread

BPI - 85% de financiamento com 1.85% de Spread

Vou consultar o Santander de seguida...

Mudando de assunto: Santander está com spread de 1,15% para quem tiver salário líquido superior a 1500 euros mensais e financiam 85% do valor de avaliação, até 100% do valor de escritura.

Obrigado pela dica.

E é possível negociar o spread de 1.5% feito lá há 1 ano? [;)]

Eu já fiz um pedido de renegociação com base na oferta do Bankinter e estou à espera da resposta.
Esta baixa de spread do Santander vai servir como um excelente argumento adicional. [;)]

Os bancos "não gostam" de mexer com trocos a cerca de um ano, havia um banco na praça que não fazia empréstimos de menos de 100.000€...

No seguro de vida, no vosso caso é normal o valor subir nos anos seguintes? a 10 anos a mensalidade é mais cara que agora no 1º ano e a 30 anos mais cara que a 20...
55€ (650€ ano) por mês para cobertura de 60% incapacidade acham bom? daqui a 10 anos 885€ e a 20 anos 1133€!!
empréstimo 300k para 30 anos...

Já o seguro multirisco para a habitação está sempre igual...+/- 35€mês.

No seguro de vida, no vosso caso é normal o valor subir nos anos seguintes? a 10 anos a mensalidade é mais cara que agora no 1º ano e a 30 anos mais cara que a 20...
55€ (650€ ano) por mês para cobertura de 60% incapacidade acham bom? daqui a 10 anos 885€ e a 20 anos 1133€!!
empréstimo 300k para 30 anos...

Já o seguro multirisco para a habitação está sempre igual...+/- 35€mês.
Sobe, claro!

Com o avançar da idade os riscos aumentam logo o seguro encarece.

O melhor é sempre fazer um crédito onde tenhas liberdade de fazer o seguro de vida onde quiseres, assim podes ir Negociando o mesmo

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

As simulações nem sequer tinham em consideração o tipo de cliente, eram as ofertas base select (condições já referidas em cima). Caso eu quisesse avançar com o crédito ia propor para negociação outras condições mais vantajosas aí sim já particulares ao cliente.

Sobre o valor mínimo não existia pois à parte ia ser proposto um crédito para obras de 50k e o spread era o mesmo (isto posso confirmar para ter certeza)

Last edited:
Sobe, claro!

Com o avançar da idade os riscos aumentam logo o seguro encarece.

O melhor é sempre fazer um crédito onde tenhas liberdade de fazer o seguro de vida onde quiseres, assim podes ir Negociando o mesmo

Mas o capital a abater será sucessivamente menor :confused:

No 20º ano já deverei muito menos ao banco. Logo esse fator devia permitir compensar o facto de ser mais velho; daí n "entender".

No 20º ano já deverei muito menos ao banco. Logo esse fator devia permitir compensar o facto de ser mais velho; daí n "entender".
Mas o cálculo deles de risco de morte sobre o capital em dívida é sempre sobrevalorizado

O problema é que muitas das apólices de seguro de vida não actualizam o capital em função do crédito habitação.

Os 15% da taxa de IRS no arrendamento de curta duração, vulto "alojamento local", são para englobar nos rendimentos.

O preço médio da diária no alojamento local em 2015 foi de 68€ e a taxa de ocupação (em Lisboa) foi de 90%.

Acho 90% extremamente optimista. Fico-me pelos 70%

Vamos supor que tens dois apartamentos que arrendas no mercado do alojamento local:

Corrigi para um, porque neste momento só tenho um disponível. Os valores estão próximos do meu caso. Por isso exponho aqui.

O valor à noite está semelhante às casas mais próximas do meu apartamento.

1 x 68€ x 365 x 70% = 17374

Isto é o que faturas por ano em termos brutos através de arrendamentos de curta duração. Vamos supor que este é a tua única fonte de rendimento:

Não é a única fonte de rendimento, mas nem vou ter em conta o aumento do rendimento do IRS para não complicar mais.

17374 x 15% = 2606.10€

No entanto, praticamente tudo o que compras com IVA de 23% é dedutível ao IVA que tens a pagar (podes inclusivamente deduzir as contas da EDP, da água e do gás ao IVA que tens a pagar ao Estado). Até a fatura do detergente da loiça e do papel higiénico podes usar para abater IVA, portanto na prática, no final do ano acabas por não pagar IVA nenhum.

Na dedução do IVA é que tinha dúvidas, mas já estão esclarecidas, obrigado.

E acrescenta os 3% de comissão do Airbnb:

17374 x 3% = 521,22€

Vamos assumir 200€ mensais de despesas de condomínio, água, luz, gás e Internet e 300€ anuais de IMI:

200 x 12 + 300 = 2700€

No final do ano tiraste:

17374 - 2606.10 - 521,22 - 2700 = 11546.68€

Porque achas que o alojamento local é tão atrativo? Os impostos são praticamente zero.

Agora vamos supor que em vez do alojamento local, arrendas os apartamentos no mercado de longa duração por 900 euros/mês cada:

É um valor que consigo.

1 x 900 x 12 = 10800€

IMI - 300€
Taxas - 100€
Condomínio - 600€

Eu tenho umas obras para deduzir, mas não complico o caso.

10800 - 300 - 500 - 600 = 9400 * 28% Tributação Autónoma = 2632€

Rendimento Anual limpo = 10800 - 2632 = 8168€

Diferença AL Vs ALD = 11546.68 - 8168 = 3378.68

Poderás dizer 3400 Anuais é dinheiro. E concordo, mas esses 3400€ terão de sair do meu tempo ou de alguém que terei que arranj$r. E não me parece tão pouco tempo quanto isso.

Ou isso ou teria de aumentar o valor por noite para compensar.

Quem tem oportunidade de arrendar no mercado de curta duração, só se for muito estúpido é que se vai meter no arrendamento de longa duração.

Respostas a bold

Last edited:
Só um comentário, 90% de ocupação o ano todo é ser muito optimista. Só conseguirás isso com muita sorte nos meses de verão. há sempre buracos entra estadias, 1 ou 2 dias que a casa está desocupada. Nos meses frios há sempre quebra de procura e com isso baixa do preço médio se quiseres ter a casa ocupada.

Os 15% da taxa de IRS no arrendamento de curta duração, vulto "alojamento local", são para englobar nos rendimentos.
Até 7000€ estás isento de impostos.

O preço médio da diária no alojamento local em 2015 foi de 68€ e a taxa de ocupação (em Lisboa) foi de 90%.
Vamos supor que tens dois apartamentos que arrendas no mercado do alojamento local:

2 x 68€ x 365 x 90% = 44676

Isto é o que faturas por ano em termos brutos através de arrendamentos de curta duração. Vamos supor que este é a tua única fonte de rendimento:

44676 x 15% = 6701,40€

É isto que metes na tua declaração de IRS como rendimentos globais. Como é inferior a 7000€ não pagas imposto. Apesar de faturares quase 45 mil euros num ano, estás isento de impostos, daí isto ser tão atrativo.

Depois tens de pagar 6% de IVA, ou seja:

44676 x 6% = 2680,56€.

No entanto, praticamente tudo o que compras com IVA de 23% é dedutível ao IVA que tens a pagar (podes inclusivamente deduzir as contas da EDP, da água e do gás ao IVA que tens a pagar ao Estado). Até a fatura do detergente da loiça e do papel higiénico podes usar para abater IVA, portanto na prática, no final do ano acabas por não pagar IVA nenhum.

Tens de pagar é segurança social caso não tenhas mais fontes de rendimento. São 34,75% do salário minimo:

530 x 14 x 34,75% = 2578,45 €

E acrescenta os 3% de comissão do Airbnb:

45000 x 3% = 1340,28€

Vamos assumir 200€ mensais de despesas de condomínio, água, luz, gás e Internet e 300€ anuais de IMI:

200 x 12 + 300 = 2700€

No final do ano tiraste:

44676 - 2578,45 - 1340,28 - 2700 = 38057,27€

Porque achas que o alojamento local é tão atrativo? Os impostos são praticamente zero.

Agora vamos supor que em vez do alojamento local, arrendas os apartamentos no mercado de longa duração por 800 euros/mês cada:

2 x 800 x 12 = 19200€

Desconta condominio, IMI e IRS e ficas com menos de 14 mil euros limpos.

Quem tem oportunidade de arrendar no mercado de curta duração, só se for muito estúpido é que se vai meter no arrendamento de longa duração.

200 x 12 + 300 = 2700€

Acho que houve aqui um engano, ou não? Se estamos a fazer contas a 2 apartamantos não seria antes: 2 x 200 x 12 + 600 = 5400

Penso que falta tambem incluir as despesas com limpeza. Supondo que no espaço de um mês tivemos 5 clientes diferentes e que pagamos pela limpeza 30€ de cada vez que haja um check-in, são logo mais: 2 x 5 x 30 x 12 = 3600 por ano só em limpeza.

200 x 12 + 300 = 2700€

Acho que houve aqui um engano, ou não? Se estamos a fazer contas a 2 apartamantos não seria antes: 2 x 200 x 12 + 600 = 5400

Penso que falta tambem incluir as despesas com limpeza. Supondo que no espaço de um mês tivemos 5 clientes diferentes e que pagamos pela limpeza 30€ de cada vez que haja um check-in, são logo mais: 2 x 5 x 30 x 12 = 3600 por ano só em limpeza.

Tens razão! São 5400 e não 2700. Quanto à limpeza, se a tua única fonte de rendimento é o alojamento local, não faz qualquer sentido empregada de limpeza. Arregaças as mangas e limpas o apartamento.

Só um comentário, 90% de ocupação o ano todo é ser muito optimista. Só conseguirás isso com muita sorte nos meses de verão. há sempre buracos entra estadias, 1 ou 2 dias que a casa está desocupada. Nos meses frios há sempre quebra de procura e com isso baixa do preço médio se quiseres ter a casa ocupada.

90% foi a taxa de ocupação média do ano inteiro de 2015 em Lisboa no alojamento local, segundo o Instituto de Turismo e 68 euros foi o preço médio anual.
Não estou a ser optimista, estou a usar dados estatísticos. De qualquer forma julgo que deve depender muito da zona. Se tiveres um apartamento dentro das muralhas do Castelo de São Jorge aposto que a taxa de ocupação no ano inteiro deve andar próxima dos 100%. Em Arroios andará pelos 70%, Bairro Alto talvez 85%, etc.

De qualquer forma, mesmo que o AL fosse menos rentável que o arrendamento de longo prazo, eu iria sempre preferir o AL. O arrendamento de longo prazo é demasiado arriscado e a legislação é uma treta. Eu que sou senhorio já tive imensos dissabores com arrendamentos de longo prazo. No entanto com o AL em 30 anos de actividade nunca houve qualquer problema.

Back