Tópico das Casas

Pastis, há algo errado no teu racicionio.
Quando há crises e os preços das casas vão-se abaixo, esses preços vão abaixo pelo simples facto de que os bancos cortam o acesso ao crédito habitação.
É mais fácil para um gajo da classe média comprar (a crédito) um apartamento de 200k hoje do que um apartamento de 100k em plena crise, porque hoje vai ao banco e o banco empresta-lhe 180k para comprar o apartamento de 200. Mas em epoca de crise, o banco nem 20k lhe empresta para comprar o apartamento de 100k.

Portanto, para a generalidade das pessoas, comprar casa em epoca de crise não é uma possibilidade, mesmo que tenham estabilidade profissional.

Os preços das casas cariam 10% em 2017 na Suécia por dois motivos:

1) A Suécia não está no Euro, logo não depende do BCE. O Banco central da Suécia aumentou as taxas de juro, o que fez com que os depósitos bancários se tornassem novamente atrativos e quem tem dinheiro deixou de investir em imobiliário, pois os produtos financeiros voltaram a valer mais que as casas;

2) Há um boom de construção nova que tem aumentado a oferta em relação há procura

Em Portugal, com crise ou sem crise, lá 2020 os preços estabilizam (não acredito que desçam) porque o BCE deve subir os juros mais dia menos dia e porque já se começa a ver muita construção nova a arrancar novamente.

Centro de Lisboa e Porto, sem espaço para novas construções, os preços vão continuar a subir durante os próximos 20 anos. Aqui não há milagres. A unica forma que vejo de contrariar isto seria se houvesse um ou dois atentados terroristas fortes que afugentassem de vez o turismo (esperemos que nunca aconteça).

Pastis, há algo errado no teu racicionio.
Quando há crises e os preços das casas vão-se abaixo, esses preços vão abaixo pelo simples facto de que os bancos cortam o acesso ao crédito habitação.
É mais fácil para um gajo da classe média comprar (a crédito) um apartamento de 200k hoje do que um apartamento de 100k em plena crise, porque hoje vai ao banco e o banco empresta-lhe 180k para comprar o apartamento de 200. Mas em epoca de crise, o banco nem 20k lhe empresta para comprar o apartamento de 100k.

Portanto, para a generalidade das pessoas, comprar casa em epoca de crise não é uma possibilidade, mesmo que tenham estabilidade profissional.

Tens razão. Usei um exemplo partido do principio que estamos a falar de alguém q consegue crédito durante a crise tb. Não é nenhuma impossibilidade...

As medidas do bdp não vão ter efeito nenhum. São meras recomendações. Mm q um ou outro banco as procure implementar só vão perder negócio até se deixarem disso. Entretanto à procura vai continuar em alta seja pela procura interna quer externa.

Qto às taxas de juro continuam a descer. A previsão q deixei aqui mantém-se válida.

Siga a festa!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não são meras recomendações, atenção.
Toda a gente na banca sabe que as recomendações dp BdP vêm com um certo sentido de obrigatoriedade. Quem não cumprir vai ter de explicar bem ao BdP e no futuro pode ser maos taxativo. Mas sei que em relação ao CH vai haver maioria de cumprimento.

Chegou a altura de comprar casa! BCP com boas propostas

Chegou a altura de comprar casa! BCP com boas propostas

As taxas de juro nos prazos mais curtos (ex: 3 meses) já bateram no fundo. Aliás à 3 meses atrás estava mais baixa a média mensal do que está agora, embora se espere que se mantenha ainda negativa mais 1 ano e tal...
Possivelmente a taxa a 12 meses, a que tem sido mais utilizada nos novos créditos, segundo algumas previsões daqui por 1 ano estará em terreno positivo!

A Euribor a 3m praticamente não mexe há mais de um ano. Tem andado nos últimos meses entre os -0,325 e os - 0,331%, ou seja não tem variado nada!

Last edited:
Não são meras recomendações, atenção.
Toda a gente na banca sabe que as recomendações dp BdP vêm com um certo sentido de obrigatoriedade. Quem não cumprir vai ter de explicar bem ao BdP e no futuro pode ser maos taxativo. Mas sei que em relação ao CH vai haver maioria de cumprimento.

A fórmula legal usada é de recomendação. Não há volta a dar. Será respeitado qdo o cliente não precisar e será torcida qdo o cliente precisar e ao banco interessar. Sempre foi assim, sempre será.

Se fosse lei ou regulamento aí sim a vinculatividade seria diferente.

A fórmula legal usada é de recomendação. Não há volta a dar. Será respeitado qdo o cliente não precisar e será torcida qdo o cliente precisar e ao banco interessar. Sempre foi assim, sempre será.

Se fosse lei ou regulamento aí sim a vinculatividade seria diferente.
Sim, não é taxativo e convida a muita criatividade da parte dos bancos. Para já o pior que lhes pode acontecer por incumprir é levar um aviso, para o qual se podem marimbar. Para nós só importa se os bancos cumprem ou não.

A Euribor a 3m praticamente não mexe há mais de um ano. Tem andado nos últimos meses entre os -0,325 e os - 0,331%, ou seja não tem variado nada!

Sim tem estado +- estagnada, à 9 meses que a taxa do meu crédito está igual.
Sei no entanto que a taxa da minha prestação para o próximo mês vai subir (embora de forma quase imperceptível) pela 1ª vez desde meados de 2014.

Por acaso houve uma comunicação antecipada do BdP sobre o tema que adiantava que as medidas iriam ser mais castradoras para o crédito ao consumo.
Depois, após manifestação de discórdia de quase todas as entidades bancárias, apontaram baterias ao CH. E faz algum sentido, desde que isso ajude a baixar os preços das casas. Senão vai ser uma razia e só compra casa quem tem muito dinheiro.

Atenção que digo isto sem ter visto todas as medidas que vão vigorar a meio do ano.

E deviam ter apertado bem mais no crédito ao consumo

http://www.jornaldenegocios.pt//emp...-de-seis-meses?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Continua o grande dinamismo.

De notar que mais de metade das compras são por valores de menos de €175k.

Ou seja, apesar do crescimento de valor recente, as casas em Pt são mto mais baratas do que nessa Europa fora.

Mesmo em Lx, são mais baratas do que nas outras capitais Europeias. Mais um factor que vai permitir que o dinamismo se mantenha por mtos anos.

Sim, nem o preço das casas nem a procura vão diminuir nos próximos anos.
Não percebo como se fala em bolha quando não existe bolha nenhuma, existe bolha quando assistimos a um excesso de construção VS procura, e a construção em Portugal esteve parada na última década.
Agora já toda a gente percebeu que há falta de casas e que é urgênte que se dê inicio a novas construções, especialmente de habitação social nas cidades de muita "pressão".

Entretanto, mais "lenha para a fogueira"..

Serão os alunos estrangeiros a nova galinha de ovos de ouro do alojamento?

Primeira residência de luxo para estudantes chegou a Lisboa: tem sala de cinema, piscina e ginásio. Mercado para universitários vai crescer como aconteceu com o alojamento local, prevêem agentes. Faltam 15 mil camas neste sector, calcula um estudo. Críticos temem que nova frente de imobiliário exclua mercado nacional.

https://www.publico.pt/2018/02/04/s...galinha-de-ovos-de-ouro-do-alojamento-1801517

Que acham do banco CTT para crédito habitação? Neste caso não seria para um novo, mas sim para transferir um crédito do BPI.

Acham um banco seguro e sério para tal?

Que acham do banco CTT para crédito habitação? Neste caso não seria para um novo, mas sim para transferir um crédito do BPI.

Estou à espera da escritura para o apartamento que "vou comprar".
Financiamento pelo bancoCTT.
Era o melhor banco de todas as simulações que fiz.

Veio um artigo na visão ha uns meses acerca disso. Estudantes estrangeiros e' um belo investimento.

Aqui em Londres é mato! Só ao pé de mim estão 5 prédios em construção, um deles com mais de 20 andares só para estudantes.
Tem até fundos de investimento próprios com promessas de retorno na ordem dos 10%.

Uma duvida de alguem souber.

Um familiar meu está numa situação um bocado complicada, sem entrar em demasiados pormenores (que também não os conheço todos) a uns anos comprou uma casa com o intuito de a alugar, por um imprevisto a escritura não foi logo feita, mas ficou acordado que seria feita para eles ou para quem eles indicassem, até aqui, nada de extra-ordinário, o problema foi que entretanto esse familiar meu divorciou-se, um divorcio complicado, na parte das partilhas.

No meio do processo esse familiar soube que a casa foi vendida sem ele dar autorização, envolveu roubo dos documentos por uns dias, penso que com queixa na policia, o caso tem estado nos advogados, mas como o meu familiar entretanto arranjou trabalho no estrangeiro, o advogado tem andado a arrastar o processo, já vai no segundo advogado, o que disseram ao meu familiar é que tinha apenas 5 anos para contestar a escritura, prazo que está quase a acabar.

A minha duvida é se o prazo é mesmo os 5 anos, alguem sabe?

Boas pessoal

Estou a pensar comprar casa em faro,

Que banco aconselham para CH e que acham da zona?

No futuro as casas vão manter ou vão baixar os preços?

Obrigado

Se queres um banco para te dar crédito, todos são seguros.

Quem tem de confiar em ti é o banco, e não o contrário.

[;)]

A Visão desta semana tem um artigo interessante acerca do crédito à habitação.
Vale a pena ler e tentar perceber que o que acontece durante as crises com a falta de procura não é só decorrente do fecho da torneira do crédito mas também pela incapacidade em acompanhar as prestações por culpa do desemprego ou da subida das taxas de juro do crédito contratado.
Alguns exemplos que me custam a perceber são os casos de pessoas cujos créditos representam 50% do orçamento familiar mensal e em alturas de juros altos (obviamente variáveis) chegam aos 85%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

mw-860

Back