Tópico das Casas

Estás a ver turistas em Jarda em Odivelas ou na Póvoa de Santo Adrião? Eu não.. Mas os preços estão a subir nos termos referidos. Pq é que eu disse em "zonas de pouco valor"??? Pq nessa zonas, há potencial de construção e em pouco tempo os preços corrigem. O que não falta em Odivelas são terrenos baldios. É só um exemplo.

Em Lisboa Cidade / centro não será o mesmo.

Em todo o caso a nova construção é que vai ditar a baixa de preços independentemente do turismo.

Nao há turistas por aí, mas tens no entanto uma oferta (a precos acessíveis) muito inferior na cidade de Lisboa o que faz com que a procura nesses locais que referes aumente.

Existem zonas de pouco valor e zonas de pouco valor. Uma casa perto de uma estacao da CP da linha de Sintra é de pouco valor, no entanto, devido á escassez de terreno para construcao por perto nao vai ter grandes flutuacoes de preco. O mesmo acontece ali para Almada/Corroios, sao zonas "amadurecidas", onde a construcao já parou, restando a reabilitacao urbanística.

Última edição:
As informações de colegas do ramo imobiliário da Nazaré, é que apartamentos frente mar ou com boas vista mar, em T3 está impossível e sim ficam ao preço de moradias mais longe de praia, T2 também começa a ser complicado, e se formos para casa novas ou recentes e muito complicado.

Falaram-me de um T2 que foi vendido a 5/6 anos por 130.000€ agora está a venda por 175.000€

Edit:

A Nazaré é o conselho com o preço mais caro por m2 no distrito de Leiria, quem me mandou esta noticia, espera que este ano a subida ande pelo mesmo valor

https://www.regiaodeleiria.pt/2017/11/casas-caras-na-regiao-leiria/

T3 à frente do mar na Nazaré por 250.000€/300k, é realidade já há vários anos. curiosamente estes não têm aumentado, talvez por não dar para esticar mesmo mais. Já pelo resto da vila, tudo disparou.
Mas é possível comprar vivendas de boas áreas a menos de 3km do mar na Nazaré pelo mesmo preço. Agora o típico T2/T3 por 100 e poucos mil novo, já não existe, há muitos já com 10 anos de construção a serem vendidos por 150.000
O que sublinhei a negrito é muito comum na vila.
A Nazaré entrou na "onda", e o turismo de Inverno que se resumia à passagem de ano e passagem de excursões diariamente, hoje em dia, é caracterizado por longas estadias da malta do Surf: surfistas, entusiastas, jornalistas, fotógrafos amadores, representantes de marcas e todo o circo à volta do Surf, o que fez explodir o AL que só existia no Verão. Por conseguinte as rendas estão impossíveis, pois como sabem o AL dá muito mais e paga menos em impostos.

Já as Caldas da Rainha, de que falaram acima, está com rendas um pouco altas. Proximidade a Lisboa e uma boa rede de autocarros para a capital provocaram isso. Há uma quantidade considerável de pessoas a trabalhar em LX e a viver em Caldas. Os comboios, estupidamente é como se não existissem, mas enfim, Portugal...
Por enquanto para comprar, os preços ainda estão baixos. Há muita casa no mercado. Houve construção excessiva, e abundam os blocos inacabados pela cidade.

Frente ao mar sim, há pouca oferta e cara. Afastado do mar é "barato" ainda, há muita oferta.
Comprei a 300metros da Praia ,com vista para o Mar ,hoje tive a ver anuncios e conheço um Apartamento a 50 métros do Mar a 120000€ ,o Meu comprei à 10anos atras pour 70000€ ,penso que deve valer 100000€ hoje ,mas estou admirado como os preços Aumentaram em Portugal.
Cumps

Com as novas medidas do banco de Portugal, a partir de Junho/Julho, será o início do fim da bolha?
Por acaso houve uma comunicação antecipada do BdP sobre o tema que adiantava que as medidas iriam ser mais castradoras para o crédito ao consumo.
Depois, após manifestação de discórdia de quase todas as entidades bancárias, apontaram baterias ao CH. E faz algum sentido, desde que isso ajude a baixar os preços das casas. Senão vai ser uma razia e só compra casa quem tem muito dinheiro.

Atenção que digo isto sem ter visto todas as medidas que vão vigorar a meio do ano.

Chegou a altura de comprar casa! BCP com boas propostas

Chegou a altura de comprar casa! BCP com boas propostas

Por acaso houve uma comunicação antecipada do BdP sobre o tema que adiantava que as medidas iriam ser mais castradoras para o crédito ao consumo.
Depois, após manifestação de discórdia de quase todas as entidades bancárias, apontaram baterias ao CH. E faz algum sentido, desde que isso ajude a baixar os preços das casas. Senão vai ser uma razia e só compra casa quem tem muito dinheiro.

Atenção que digo isto sem ter visto todas as medidas que vão vigorar a meio do ano.

Pelo o que sei será estabelecido um percentual máximo de endividamento por pessoa, e tudo contará para isso:
CH
Cc
Cp
Etc

Por exemplo podes ter um CC de plafond de 5k, mesmo que não uses está a contar

https://www.publico.pt/2018/02/01/e...co-mais-baixas-nos-novos-creditos-1801608/amp

Última edição:
Daí, que se fosse a bolsa de valores eu neste momento tinha uma posição curta no preço das casas.

Vêem—se famílias com salários conjuntos que não ultrapassam os 2.000€ líquidos em CH de mais de 200.000€, e enquanto houver facilidades no CH, há mais potenciais compradores para a mesma casa.

Depois há o sentimento típico do nosso povo, o sentimento de posse.

Tudo junto, a somar aos estrangeiros nos grandes centros gera uma aumento de preço brutal desde 2014/5.

Infelizmente e apesar do SMN ter subido, isto não foi percentual para os salários mais altos que o SMN, pelo que apenas chegou a uma fracção da população.

Quando comprei em 2012 casa era extremamente difícil chegar ao CH, recordo—me que na altura havia muito poucos potenciais compradores.

Portanto, será o inicio do fim?

Daí, que se fosse a bolsa de valores eu neste momento tinha uma posição curta no preço das casas.

Vêem—se famílias com salários conjuntos que não ultrapassam os 2.000€ líquidos em CH de mais de 200.000€, e enquanto houver facilidades no CH, há mais potenciais compradores para a mesma casa.

Depois há o sentimento típico do nosso povo, o sentimento de posse.

Tudo junto, a somar aos estrangeiros nos grandes centros gera uma aumento de preço brutal desde 2014/5.

Infelizmente e apesar do SMN ter subido, isto não foi percentual para os salários mais altos que o SMN, pelo que apenas chegou a uma fracção da população.

Quando comprei em 2012 casa era extremamente difícil chegar ao CH, recordo—me que na altura havia muito poucos potenciais compradores.

Portanto, será o inicio do fim?

As zonas de forte especulação - centros históricos de Lisboa e Porto; mexem sem recurso ao crédito, são as periferias que recorrem ao crédito, penso que haverá abrandamento (estabilização de valores), mas não acho que venha um estoiro
Acho que há muita gente com cartões de crédito e cartões Fnac (exemplo) e nem sonham que contribuiu para a taxa de esforço, mesmo que paguem a 100% ou nem usem.
Podem haver créditos a serem recusados por isso, a medida para mim é bem vinda, impor responsabilidade a banca e as pessoas

As zonas de forte especulação - centros históricos de Lisboa e Porto; mexem sem recurso ao crédito, são as periferias que recorrem ao crédito, penso que haverá abrandamento (estabilização de valores), mas não acho que venha um estoiro
Acho que há muita gente com cartões de crédito e cartões Fnac (exemplo) e nem sonham que contribuiu para a taxa de esforço, mesmo que paguem a 100% ou nem usem.
Podem haver créditos a serem recusados por isso, a medida para mim é bem vinda, impor responsabilidade a banca e as pessoas

Sim, nos grandes centros a especulação está a outro nível.
Contudo e como dizes as periferias para onde as pessoas foram empurradas pelos preços altos dos centros e que subiram devido a essa procura serão as primeiras a sofrer.

Para haver uma quebra nos precos tem de haver ou mais oferta ou menos procura.

Em muitas zonas o aumento de oferta é difícil, e no mercado imobiliário a localizacao vale também dinheiro, o que faz com que duas casas iguais em locais diferentes tenham precos diferentes. Portanto se uma casa mais antiga tiver uma melhor localizacao em relacao a uma casa mais recente, o valor da casa antiga pode nao ser afectado ou ser pouco afectado.

Do lado da procura tem o acesso ao crédito e as condicoes económicas das famílias. Nos próximos 2 anos as condicoes económicas vao permanecer semelhantes ou até melhorar (2019 é ano de eleicoes). Resta entao o acesso ao crédito. Impondo limites nas taxas de esforco e no valor possível de pedir de empréstimo é possível diminuir a procura. Por exemplo, na Irlanda só se pode pedir 3.5x do rendimento bruto anual e o máximo de valor que se pode pedir sao 90% do valor da casa para primeiros compradores ou 80% para quem já tem casa.

Última edição:

Em muitas zonas o aumento de oferta é difícil, e no mercado imobiliário a localizacao vale também dinheiro, o que pode fazer com que duas casas iguas em locais diferentes tenham precos diferentes. Portanto se uma casa mais antiga tiver uma melhor localizacao de uma casa mais nova, o valor da casa antiga pode nao ser afectado ou pode ser pouco afectado.

Do lado da procura tem o acesso ao crédito e as condicoes económicas das famílias. Nos próximos 2 anos as condicoes económicas vao permanecer semelhantes ou até melhorar (2019 é ano de eleicoes). Resta entao o acesso ao crédito. Impondo limites nas taxas de esforco e no valor possível de pedir de empréstimo é possível diminuir a procura. Por exemplo, na Irlanda só se pode pedir 3.5x do rendimento bruto anual e o máximo de valor que se pode pedir sao 90% do valor da casa para primeiros compradores ou 80% para quem já tem casa.

Aqui essa medida era para erradicar logo mais de 50% da população no acesso à compra de casa. [:D]

Em muitas zonas o aumento de oferta é difícil, e no mercado imobiliário a localizacao vale também dinheiro, o que faz com que duas casas iguais em locais diferentes tenham precos diferentes. Portanto se uma casa mais antiga tiver uma melhor localizacao em relacao a uma casa mais recente, o valor da casa antiga pode nao ser afectado ou ser pouco afectado.

Aqui também, mas pode ir 4X dependendo, por exemplo, do valor do depósito.

As medidas do bdp não vão ter efeito nenhum. São meras recomendações. Mm q um ou outro banco as procure implementar só vão perder negócio até se deixarem disso. Entretanto à procura vai continuar em alta seja pela procura interna quer externa.

Qto às taxas de juro continuam a descer. A previsão q deixei aqui mantém-se válida.

Siga a festa!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Um amigo meu colocou-me um dúvida e confesso que não lhe soube responder.

Há uns anos ele comprou um terreno tendo em vista a expansão da malha urbana e a possibilidade de vender a algum construtor para lotear / construir quando chegasse a altura certa.

Segundo ele a altura já chegou, mas todos os construtores que se mostraram interessados ofereceram valores bem abaixo dos mercado para aquela zona.

Perante isto está a colocar a hipótese de avançar ele mesmo avançar com o loteamento ou construir uma habitação geminada / unifamiliar de luxo para futuramente vender chave na mão.

Alguém sabe como se processarão as mais valias ?

Isto é, para todos os efeitos, ele comprou o terreno por X, que vai ser transformado nos lotes / imóveis que vão valer Z, tendo entretanto um custo Y.

As medidas do bdp não vão ter efeito nenhum. São meras recomendações. Mm q um ou outro banco as procure implementar só vão perder negócio até se deixarem disso. Entretanto à procura vai continuar em alta seja pela procura interna quer externa.

Qto às taxas de juro continuam a descer. A previsão q deixei aqui mantém-se válida.

Siga a festa!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

As taxas de juro nos prazos mais curtos (ex: 3 meses) já bateram no fundo. Aliás à 3 meses atrás estava mais baixa a média mensal do que está agora, embora se espere que se mantenha ainda negativa mais 1 ano e tal...
Possivelmente a taxa a 12 meses, a que tem sido mais utilizada nos novos créditos, segundo algumas previsões daqui por 1 ano estará em terreno positivo!

Voltar
Superior