Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A Visão desta semana tem um artigo interessante acerca do crédito à habitação.
Vale a pena ler e tentar perceber que o que acontece durante as crises com a falta de procura não é só decorrente do fecho da torneira do crédito mas também pela incapacidade em acompanhar as prestações por culpa do desemprego ou da subida das taxas de juro do crédito contratado.
Alguns exemplos que me custam a perceber são os casos de pessoas cujos créditos representam 50% do orçamento familiar mensal e em alturas de juros altos (obviamente variáveis) chegam aos 85%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um prédio que a empresa em que eu trabalho está a construir em 20 vendidos, apenas 2/3 fizeram empréstimo.
isso é o normal... Nem toda gente compra crédito.
Por muito chato que isso fosse para muita gente... dava-me jeito que viesse em breve!
É muito mal torcer pelo mal dos outros?! Eu não quero ir parar ao inferno, mas gostava de comprar uma casa onde não me pedissem 1.5M por um T2 na Madragoa...
Eu aguardo serenamente. Estou demasiado líquido mas não sou demasiado parvo para comprar agora.
Ando a ver terrenos para construção e posterior revenda na zona de Oeiras e Sintra mas é igual aos apartamentos. Tudo banhado a ouro. Além disso a mão de obra de pedreiro está pela hora da morte... É tudo contra.[]
Não sei os detalhes todos, mas é mais ou menos assim:
Tenho uns amigos que estão emigrados na Alemanha (já nasceram lá, mas são filhos de tugas e não passam um verão sem vir cá) e há alguns anos compraram um apartamento no Algarve (com uma vista fantástica para a praia). Trouxeram cá um casal alemão amigo que adorou... e comprou um apartamento, depois outro, outro e outro! Neste momento parece que o prédio todo (são 7 ou 8 pisos) já é de alemães!
Isto é apenas um exemplo do Algarve, mas podia ser de lx ou do Porto. Ou seja, os grandes dinamizadores do mercado imobiliário em Portugal, sobretudo no segmento médio e alto, não são os nacionais...
Quando a Euribor vier para valores normais (2 a 3 %), os bancos não vão cortar o crédito, pelo contrário.
Os bancos com estas taxas de juro conseguem lucros decentes no crédito (ao contrário do que acontece agora) e o que vai acontecer é que os bancos vão andar atrás das pessoas feitos malucos a oferecerem crédito habitação a toda a gente.
O que vai ocorrer é que as pessoas vão recusar o crédito que o banco lhes oferece, pois a prestação é-lhes incomportável.
Imaginemos um crédito habitação de 200k a 30 anos.
Prestação mensal com spread+Euribor = 1% - € 643,28Prestação mensal com spread+Euribor = 4% - € 954,83
Isto é uma subida de 50% no valor da prestação. A maioria das pessoas não aguenta isto.
Mas atenção, eu não acredito que isto vá fazer baixar os preços da habitação. O que isto vai fazer é estabilizar os preços, em vez de termos subidas malucas de 10% ao ano no preço das casas.
Para baixar os preços, para além da procura baixar (e a procura baixa com a subida da Euribor) a oferta tem de aumentar. Com um novo boom de construção nova, conjugado com Euribor a subir, acredito que os preços das casas deêm um trambolhão.
Isto agora depende muito de como vai agir a inflação e do perfil do gajo que vai substituir o Drahgi à frente do BCE ainda este ano.
que engraçado quando os preços estavam baixos o titulo era "não comprem, esperem!!!", agora que a bolha está quase cheia, é "comprem!!"
Venho pedir um conselho:
A minha namorada tem um apartamento T1 de 2001 entre a Rua da Constituição e a Casa da Música, no Porto. O apartamento está desabitado há quase 2 anos, pelo que acho um desperdício a habitação estar nesse estado e estou a tentar convencer a ocupar o apartamento de alguma maneira. Ir morar para o Porto agora está fora de questão, e vejo 3 hipóteses:
- Arrendamento
- Alojamento local
- Venda (último caso)
Para alojamento local, será necessário fazer algumas obras e comprar mobília e equipamentos, mas a mãe dela também costuma ocupar o apartamento durante 2 ou 3 semanas por ano quando vem ao Porto. A minha namorada também tem receio que alguém deixe de pagar a renda e depois não consiga "retirar" as pessoas de lá tão facilmente.
Alguém consegue deixar uma opinião?
Eu aguardo serenamente. Estou demasiado líquido mas não sou demasiado parvo para comprar agora.
Ando a ver terrenos para construção e posterior revenda na zona de Oeiras e Sintra mas é igual aos apartamentos. Tudo banhado a ouro. Além disso a mão de obra de pedreiro está pela hora da morte... É tudo contra.[]
Faz hoje uma semana que coloquei em venda num site de anúncios grátis, um apartamento T4 na Portela/Moscavide por 370 mil, 160m2, com parqueamento para 2 carros. Nos dois dias seguintes tive 18 imobiliárias a quererem ajudar-me a vender a casa, o que declinei. No sábado um casal de meia idade à beira da reforma ligou-me interessado..foram ver a casa à tarde. Ontem voltaram lá ao apartamento para rever alguns pormenores e 15 minutos depois passam cheque a reservar o apartamento, sem discutir preços. Estava a fazer conta de demorar aí uns 3 meses a vender e baixar uns 7%...