Tópico das Casas

Dizem isso para não transmitir o que realmente se está a passar, falam satisfeitos com o negócio mas na realidade vendas é que está mau!

A tempos vi um T3 que pediam 232 mil€ novo. Eu não mostrei interesse nem deixei de mostrar, disse que estava acima do que eu pretendia gastar e dificilmente ficaria a um preço que eu equacionasse sequer comprar, e supostamente o preço não ser negociável. Tomaram a iniciativa de me ligar passados 2 dias a propor a mesma casa por 217 mil €. São 15 mil € de diferença sem sequer ter mostrado interesse!!!

É uma boa diferença, e secalhar por 200 mil até seria um negócio interessante, o que acontece é que nem a realidade do cidadão médio nem a banca permitiria tal compra... há que ter noção... no meu caso teria uma taxa de esforço brutal e duvido sequer que a banca me aprovasse o crédito, conjuntura que para mim é suficiente para dizer que não compro. E até estou eu e a minha esposa numa área que ainda prospera - Informática - com boas condições, o que fará da generalidade da população em vias de comprar casa?

O problema é que a grande generalidade da população não deveria estar em vias de comprar casa. Baseamos a nossa vida em comprar uma casa, quando não é isso que o país precisa.

Quando comprei a minha casa (por 150.000) há uns 9 / 10 anos fui a algumas urbasnizações em que quem tinha algum para investir, "comprava" com a urbanização no papel e depois fazia cedências de posição a ganhar 2.000 / 3.000 sem ter sequer que escriturar.

Só tinha dado sinal

Outros tempos definitivamente

Há uns 3/4 anos se calhar eu tinha ganho 30 / 40.000 com a minha casa, hoje se vender por aquilo que comprei já é bom.

E já agora, 300.000????? Só por uma boa vivenda, apartamentos por esse valor devia ser declarado Crime

Quando comprei a minha casa (por 150.000) há uns 9 / 10 anos fui a algumas urbasnizações em que quem tinha algum para investir, "comprava" com a urbanização no papel e depois fazia cedências de posição a ganhar 2.000 / 3.000 sem ter sequer que escriturar.

Só tinha dado sinal

Outros tempos definitivamente

Há uns 3/4 anos se calhar eu tinha ganho 30 / 40.000 com a minha casa, hoje se vender por aquilo que comprei já é bom.

E já agora, 300.000????? Só por uma boa vivenda, apartamentos por esse valor devia ser declarado Crime

300 mil por um apartamento no centro de Lx ou Porto, em condomínio fechado ou em zona nobre/segura, com garagem fechada, boa áreas e vista, etc. vale para mim mais do que uma vivenda a 45 mins de carro de um centro urbano! [;)]

300 mil por um apartamento no centro de Lx ou Porto, em condomínio fechado ou em zona nobre/segura, com garagem fechada, boa áreas e vista, etc. vale para mim mais do que uma vivenda a 45 mins de carro de um centro urbano! [;)]

Gostos e prioridades

Eu como estou em Lisboa a "cumprir pena" [:D] Não tenho isso como ideal de boa vida

Tenho como ideal de boa vida um terreno de 1.200 m2 e dentro desse mesmo terreno uma bela vivenda

Notícia que li ainda esta semana refere que em média, os valores de oferta desceram 7%! Muito áquem dos cerca de 35-50% que chegaram a descer na Irlanda e EUA.

Notícia que li ainda esta semana refere que em média, os valores de oferta desceram 7%! Muito áquem dos cerca de 35-50% que chegaram a descer na Irlanda e EUA.

Por isso mesmo é que é uma bolha a vazar e não a rebentar. Ao longo dos tempos as desvalorizações tendem a igualar-se, só que umas chegam lá mais depressa que outras..

Gostos e prioridades

Eu como estou em Lisboa a "cumprir pena" [:D] Não tenho isso como ideal de boa vida

Tenho como ideal de boa vida um terreno de 1.200 m2 e dentro desse mesmo terreno uma bela vivenda

Sim, se não fizeres mais nada além de usufruir da vivenda e do belo terreno.

Agora se depois tens de passar 2 horas por dia no trânsito para entrar e sair de Lx ou do Porto?!? Para mim não, obrigado! Não há nada como sair de casa às 9 menos um quarto e chegar ao trabalho às 9 menos 5! Para mim isso é priceless!

Agora se depois tens de passar 2 horas por dia no trânsito para entrar e sair de Lx ou do Porto?!? Para mim não, obrigado! Não há nada como sair de casa às 9 menos um quarto e chegar ao trabalho às 9 menos 5! Para mim isso é priceless!

Expressei-me mal.

O meu objectivo passaria por sair de Lisboa tanto para morar como para trabalhar.

É uma cidade de que gosto apenas para fazer turismo

Verdade!!! Já estive nos dois lados da moeda e sem dúvida, estar a 10/15 minutos do local de trabalho, isso sim, é qualidade de vida!!

Verdade!!! Já estive nos dois lados da moeda e sem dúvida, estar a 10/15 minutos do local de trabalho, isso sim, é qualidade de vida!!

Concordo mas isso é mais facilmente realizável fora de uma grande cidade

1º pelo preço das casa em Lisboa / Porto

2º basta que a empresa nos mude de Lisboa Oriente para o Restelo para a proximidade deixar de existir e começa tudo novamente

3º eu continuo a dizer que para mim qualidade de vida é ter espaço e privacidade e isso consegue-se muito mais facilmente numa vivenda isolada que numa torre de 8 andares

Concordo mas isso é mais facilmente realizável fora de uma grande cidade

1º pelo preço das casa em Lisboa / Porto

2º basta que a empresa nos mude de Lisboa Oriente para o Restelo para a proximidade deixar de existir e começa tudo novamente

3º eu continuo a dizer que para mim qualidade de vida é ter espaço e privacidade e isso consegue-se muito mais facilmente numa vivenda isolada que numa torre de 8 andares

Vivenda isolada nos arredores é um sonho que facilmente se torna pesadelo. Já vivi numa vivenda nos arredores e acredita que o receio de aparecer um espertalhão a pular-te a cerca acaba por tirar a tua liberdade.

Vivenda isolada nos arredores é um sonho que facilmente se torna pesadelo. Já vivi numa vivenda nos arredores e acredita que o receio de aparecer um espertalhão a pular-te a cerca acaba por tirar a tua liberdade.

Arredores mas de uma pequena cidade.

Isso é que era o que eu queria

Arredores mas de uma pequena cidade.

Isso é que era o que eu queria

Isso sim, a dificuldade é arranjar trabalho bem pago numa dessas pequenas cidades, onde as ofertas são normalmente bastante escassas. Mas aí concordo contigo, nada como espaço e privacidade.

300 mil euros só dará para uma boa vivenda num sitio longinquo ou pouco cotado.

Apartamentos a 300 mil são uma banalidade, é à volta disso que pedem pelos T3 na zona em que vivo e é seguramente a tipologia predominante.

Extremos são T1 a 900 mil como havia no Estoril Residence, em que o apartamento mais caro foi vendido por 3,7 milhões.

Eu também gostava de viver numa vivenda mas não no "c u de Judas", mas concordo contigo que em termos de espaço, privacidade e até liberdade relativa será do melhor.

Tenho familiares que passaram de bons apartamentos para óptimas moradias fora do centro e agora acordam arrependidos e deitam-se arrependidos. Vão andar vinte e cinco anos a pagar prestações pesadas, sem saber quanto vão essas casas valer no fim - e sabem outra coisa: estão amarrados ao local onde vivem, pois as moradias tornaram-se invendáveis.

Tenho familiares que passaram de bons apartamentos para óptimas moradias fora do centro e agora acordam arrependidos e deitam-se arrependidos. Vão andar vinte e cinco anos a pagar prestações pesadas, sem saber quanto vão essas casas valer no fim - e sabem outra coisa: estão amarrados ao local onde vivem, pois as moradias tornaram-se invendáveis.

Explica lá porque é que as moradias não se conseguem vender. É que se quem compou agora quer vender ao mesmo valor que a adquiriu é natural que não obtenha compradors (não estou a dzr que seja esse o caso mas vejo mto pessoal a queixar-se que não consegue vender usado pelo preço que comprou novo...pudera!)

É fácil. Para vender é necessário descer um bom bocado o preço e os compradores que aparecem dividem-se em dois grupos:
- uns que estão interessados, mas não conseguem financiamento;
- outros que têm a massa, mas que fazem contra-propostas completamente terroristas (género 250 mil por uma moradia que custou 600.000 há um ano atrás).

A pessoa neste caso não está aflita. Está é com os cabelos em pé porque percebeu que o mercado nunca mais vai recuperar.

Last edited:
O problema é que a grande generalidade da população não deveria estar em vias de comprar casa. Baseamos a nossa vida em comprar uma casa, quando não é isso que o país precisa.

Concordo em parte contigo. Mas ainda temos um problema bem maior - é que enquanto uma pessoa hoje ter intenção de comprar casa não é realmente o que precisamos, até a muito pouco tempo havia pessoas a comprar casas como quem compra camisas!

Como eu costumo dizer somos um país de "modas" - hoje é moda ou dá fazer uma coisa, é o abuso, é o "80". Amanhã alguém acorda para a vida e apercebe-se que não pode ser, e tudo passa a "8". Não pode ser.

.....até a muito pouco tempo havia pessoas a comprar casas como quem compra camisas!

Este foi um dos nossos problemas. As pessoas perderam a noção da realidade. Tenho um amigo que teve a infelicidade de falir, mas que tinha casa para viver, casa de férias e já tinha comprado um apartamento para cada um dos filhos (estudantes).

Este foi um dos nossos problemas. As pessoas perderam a noção da realidade. Tenho um amigo que teve a infelicidade de falir, mas que tinha casa para viver, casa de férias e já tinha comprado um apartamento para cada um dos filhos (estudantes).

Casos desses são vários e por norma não tenho PENA NENHUMA. Tenho pena a quem ficaram a dever dinheiro (e não estou a falar de bancos). Normalmente indivíduos com muito mais capital e liquidez que esses "empresários" mas que por sinal tinham níveis de vida bem mais baratos no final do mês...

Houve e há muito pseudo empresário da construcção que quando o barco abanou não tiveram como se segurar e nem sequer planearam essa eventualidade, mesmo com os vários avisos ao longo de anos de abrandamento do mercado (continuaram a insistir no erro[8b]). Muitas vezes só lixam os bancos, mas algumas vezes lixam quem investia com pés e cabeça e com sustentabilidade e deixam os outros a pagar as suas dívidas e a levantar-lhe as hipotecas aos bancos.

Mas o problema continua numa regulamentação inexistente. Sinceramente não percebo como se permite ainda a construção à escala actual. Aqui entram os políticos que em termos de visão ainda são mais tapados que os construtores.

Back