Tópico das Casas

Gosto do conceito de cozinha+sala, mas o hall de entrada é enorme, e a meu ver, 2 WCs são suficientes. Mas isto são construções "modernas", eu é que devo estar "antiquado" demais [:D]

O que interessa é haver muitas suites, mesmo que cada quarto tenha espaço para cama e pouco mais, e as casas de banho sejam apertadas ao ponto de bateres em tudo o que é sítio ao te secares depois do banho. [:p]

Para estas casas que tem os fogoes no meio da sala, que sistemas de extraccao usam? Ou é inevitável a sala ficar com cheiro a comida (fritos/grelhados/etc)?

é das coisas que irá sempre fazer confusão na minha cabeça.
num pequeno e económico apartamento ainda aceito o conceito, agora de t2 para cima e supostamente de luxo[8b]

nem é só pelos cheiros, são montes de coisas…
imagino um jantar de natal que na minha casa a cozinha é um aglomerado de loiça, tachos e comidas que acabam sempre por ficar para o dia seguinte, e a malta toda em amena descontração a olhar para o cenário.
uns convidados na sala a assistir maravilhados à maria a dar com o cutelo forte e feio nuns entrecostos ou a arranjar um peixe e saltarem umas escamas diretamente para o sofá[:D]

num pequeno e económico apartamento ainda aceito o conceito, agora de t2 para cima e supostamente de luxo[8b]

imagino um jantar de natal que na minha casa a cozinha é um aglomerado de loiça, tachos e comidas que acabam sempre por ficar para o dia seguinte, e a malta toda em amena descontração a olhar para o cenário.
uns convidados na sala a assistir maravilhados à maria a dar com o cutelo forte e feio nuns entrecostos ou a arranjar um peixe e saltarem umas escamas diretamente para o sofá[:D]
[:)][:D] que cenario apr:)

Não há escamas a saltar para o sofá nem há cheiros, uma cozinha aberta para a sala é do melhor que há em todos os aspectos.

Evoluam, é uma moda que chegou atrasada a Portugal (como quase todas) mas que veio para ficar.

Deve ser uma situação bastante confortável, tanto para a cozinheira como para as visitas. [:D]

A vantagem, pelo menos no T2 em que a mesa está perto do fogão, é que podes estar simultaneamente a começar com as entradas, enquanto quem está no lugar mais próximo da cozinha vai dando uma vista de olhos ao tacho de arroz. [:D]

(...) uma cozinha aberta para a sala é do melhor que há em todos os aspectos. (...)

Importavas-te de explicar?

Última edição:
As cozinhas abertas para a sala são boas para quem não cozinha, servem só para preparar as bebidas e entradas enquanto se espera pela uber eats [:D]

Não há escamas a saltar para o sofá nem há cheiros, uma cozinha aberta para a sala é do melhor que há em todos os aspectos.

Evoluam, é uma moda que chegou atrasada a Portugal (como quase todas) mas que veio para ficar.
Até à próxima moda de fechar as cozinhas. Já nos anos 80 andou por aqui a moda das salas/cozinha, têm a memória assim tão curta? [:D]

Para estas casas que tem os fogoes no meio da sala, que sistemas de extraccao usam? Ou é inevitável a sala ficar com cheiro a comida (fritos/grelhados/etc)?

Há exaustores para "ilhas" são um pouco maiores e mais potentes.
Há ainda sistemas de filtros de carvão.

Mas a minha honesta opinião é que não são 100% eficientes como se espera.
Num jantar com sopa e fritos, vai ficar a cheirar. Não há volta a dar!

Esta é a parte que me interessa. Como é que nao há cheiros? Como é o sistema de extraccao? Faz muito barulho?

A cozinha aberta para a sala é um must have nos estados unidos.
Mas curiosamente começou nos apartamentos de luxo de NYC e afins. Onde a malta... não cozinha. [;)]
Eu acho engraçado e até ponderava ter, mas para um uso normal não acho que seja prático.

neste aspeto prefiro ser retrógrada[;)]

podes enumerar os aspetos positivos?!
e lembra-te que estou a falar de família típica portuguesa que cozinha montes de pratos típicos em casa e com visitas regulares à mesma seja para refeições ou para conversar.

Esta cozinha com um pilar em frente ao fogão está 5 estrelas, também faz parte da nova moda? [:)]

3TV415TIVCA7UQT4.jpg.cimg.jpg

3TV415RPFCA7UQQD.jpg.cimg.jpg

Eu não disse que achava caro ou barato, simplesmente queria perceber o tipo de pessoa que compra este tipo de casas. [;)]

Que quem compra casas deste género no centro de Lisboa é quem tem um alto poder aquisitivo já todos sabemos, quem compra nos arredores mais desfavorecidos também sabemos, agora estes "segmentos médios" (que para mim de médios têm muito pouco, 330 mil € não é um preço "médio" em Portugal) é que me despertam curiosidade... [:cool:]

A questão agora é que por 330.000€ não compras nada nem parecido em Lisboa. [s)]

Até à próxima moda de fechar as cozinhas. Já nos anos 80 andou por aqui a moda das salas/cozinha, têm a memória assim tão curta? [:D]
Nasci em 81, essa das cozinhas/sala só mesmo nas aldeias é que vi, e era tudo espaço comum, e funcionava da mesma forma que este novo modelo funciona, em vez de estar a Maria fechada ao fogão e o homem alapado no sofá, pretende-se uma família junta no mesmo espaço.

E sim, cozinho muito e de tudo em casa, e adoro cozinhas abertas, acho surreal ter visitas em casa e estar fechado na cozinha a fazer comida e os amigos na sala... Ou então junta-se tudo acanhado na cozinha como é o mais normal.

Poder estar a cozinhar e ver as crianças a brincar na sala é um must, ou podemos estar todos a ver a mesma coisa na TV e a conversar. O momento de refeição deixa de ser só quando estamos sentados a comer, para ser todo o tempo de preparação, refeição e limpeza, tudo feito em família.

Última edição:
Esta é a parte que me interessa. Como é que nao há cheiros? Como é o sistema de extraccao? Faz muito barulho?

se for um jovem casal moderno que cozinha à base de arroz, salada queijo fresco e tofu, onde a panela de pressão a apitar é apenas uma recordação da casa da avó. ai sou capaz de acreditar no ambiente "clean" da cozinha.

Há exaustores para "ilhas" são um pouco maiores e mais potentes.
Há ainda sistemas de filtros de carvão.

Mas a minha honesta opinião é que não são 100% eficientes como se espera.
Num jantar com sopa e fritos, vai ficar a cheirar. Não há volta a dar!

A minha cozinha é aberta para a sala, um dia fiz pataniscas e jurei para nunca mais, o cheiro durou 2 dias. [:D]

Voltar
Superior