Tópico das Casas

Foi um remodelação e não devia haver grande volta a dar. [;)]
Mesmo assim fica muito estranho, se foi remodelação tinham de adaptar à planta original do prédio, mas posso dizer que cheguei a ir ver casas novas com pilares perdidos no meio das divisões e era logo motivo de exclusão imediata. E vi várias em prédios "bons".

A mesa minúscula para 4 pessoas também me diz que além de não ser para cozinhar em casa, também não é para jantar em casa, é mesmo para as fotos de revista.
 
Até à próxima moda de fechar as cozinhas. Já nos anos 80 andou por aqui a moda das salas/cozinha, têm a memória assim tão curta? [:D]

dessa época lembro-me da cozinha com a vulgarmente chamada copa que podia ser mais ou menos exposta para a cozinha.
aliás tanto a casa da minha mãe construída a meio de 70 e a minha a meio de 80 têm essa divisão comum à cozinha mas separada da sala de estar.
 
Não há escamas a saltar para o sofá nem há cheiros, uma cozinha aberta para a sala é do melhor que há em todos os aspectos.

Evoluam, é uma moda que chegou atrasada a Portugal (como quase todas) mas que veio para ficar.

Ena, uma cozinha aberta para a sala é um sinal de evolução. Uma pessoa está sempre a aprender![:D]
Não há nada no mundo actual que venha para ficar. As modas vão e vêm e na maioria das vezes servem unicamente como desculpas (esfarrapadas) para restrições várias (de espaço, de orçamento, etc).
Ah, e já agora, essa moda das open plan kitchens também já passou. Para aí há 5 ou 6 anos.
 
dessa época lembro-me da cozinha com a vulgarmente chamada copa que podia ser mais ou menos exposta para a cozinha.
aliás tanto a casa da minha mãe construída a meio de 70 e a minha a meio de 80 têm essa divisão comum à cozinha mas separada da sala de estar.

Eram as chamadas kitchenettes que se fechavam com portas de foles. [:D]
 
Esta é a parte que me interessa. Como é que nao há cheiros? Como é o sistema de extraccao? Faz muito barulho?
Agora está muito em voga placas com extractor integrado. Exemplo:

b_BIU-BORA-Vertriebs-80095-relc48b91ea.jpg


Eram as chamadas kitchenettes que se fechavam com portas de foles.
Penso que ele se está a referir a cozinhas com copa. Tens uma cozinha separada mais uma divisão agregada à cozinha. Por vezes era pela copa que se acedia à sela de jantar. Mas isso era mais comum nos anos 50/60. Também era comum a existência de entrada de serviço e/ou suite para a doméstica.
 
Última edição:
A cozinha aberta para a Sala não é moda nenhuma é uma solução com vantagens e inconvenientes.

Em casas pequenas e muito compartimentadas poderá ser uma forma de ganhar amplitude.
 
Agora sou que preciso de ajuda:

Vou vender um imóvel a um jovem casal. Um deles é de nacionalidade brasileira e o outro de nacionalidade Portuguesa. São casados, mas apesar disso, o de nacionalidade brasileira só tem direito à nacionalidade Portuguesa lá para 2020.

O crédito bancário pode ir no nome dos 2 ou obrigatoriamente só pode ir em nome de um dos conjugues (neste caso o de nacionalidade Portuguesa)? É que a casa vai ficar em nome dos dois, até porque julgo que são casados em regime de bens adquiridos.
 
Ena, uma cozinha aberta para a sala é um sinal de evolução. Uma pessoa está sempre a aprender![:D]
Não há nada no mundo actual que venha para ficar. As modas vão e vêm e na maioria das vezes servem unicamente como desculpas (esfarrapadas) para restrições várias (de espaço, de orçamento, etc).
Ah, e já agora, essa moda das open plan kitchens também já passou. Para aí há 5 ou 6 anos.
Se tu o dizes...
 
Se tu o dizes...

Google - open concept living room and kitchen - Cerca de 35 200 000 resultados

Diria que a moda não passou

https://www.houzz.co.uk/ideabooks/79528315/list/is-it-over-for-open-plan-kitchens

Mas a tónica deve estar no conceito de evolução. Este é daqueles temas que dependem da opinião de cada um, e em nada definem o ser-se evoluído ou não. Na esmagadora maioria das vezes o conceito de design decorre das condicionantes concretas. Portanto se há um problema de excesso de competição por um espaço exíguo, irá surgir construção em altura e apartamento pequeninos, e juntamente com isso aparece um conjunto de argumentos a chamar a atenção para as virtudes dessas soluções. Um exemplo claro disto é o típico argumento dos vendedores de imobiliário para justificar os quartos serem pequenos, porque "só servem para dormir, logo não é preciso mais". Se pelo contrário estamos numa zona em que o espaço abunda então naturalmente as casas vão reflectir isso, com áreas maiores e espaços mais segregados.
 
neste aspeto prefiro ser retrógrada[;)]

podes enumerar os aspetos positivos?!
e lembra-te que estou a falar de família típica portuguesa que cozinha montes de pratos típicos em casa e com visitas regulares à mesma seja para refeições ou para conversar.

Serve para quem não cozinha e que para quem pretende poupar €€ na construção de uma moradia.
 
Os quartos não me chocam.
Nem as casas de banho.

O pior é não haver um único armário na zona da entrada da casa, para casacos, e roupas de casa.

E a cozinha não ter nenhum movel despenseiro pelo menos.
Aliás se comprasse a casa mudava a cozinha... Não gosto dela 100% aberta, mas nem é isso que me chateia mais, a parede da cozinha que encosta com a casa de banho devia ser com movel de baixo a cima e com o frigo e forno e afins. Ali ter banca não serve para nada e ganha-se imenso espaço.
Depois nunca metia o fogão na "ilha" é giro nas fotos, é giro na revista da moda, é giro na casa dos outros.
Estou a imagina com um tacho de sopa de 3 litros, a borbulhar ali, e os putos a correr e brinca na sala. :sh)

Sou um fã de ilhas/penínsulas em cozinhas, sobretudo com a placa na ponta (o lava-loiça como também se vê já não acho tanta piada) e foi assim que fiz na remodelação da minha cozinha. O prazer que dá estar a cozinhar de frente para os amigos enquanto se conversa e servir um petisco acabo de ser confeccionado é fantástico.

A questão da segurança "contornei-a" com o facto da cozinha ser separada da sala e por isso é mais fácil impedir o acesso aos miudos, mas por exemplo, uma bancada ligeiramente mais alta de frente da placa, ajuda a "conter" os riscos, sem se perder muito a estética. Digo eu, que não sou de forma alguma arquitecto. [;)]
 
A cozinha aberta para a Sala não é moda nenhuma é uma solução com vantagens e inconvenientes.

Em casas pequenas e muito compartimentadas poderá ser uma forma de ganhar amplitude.


É uma solução encontrada pelos construtores para rentabilizar ao máximo o espaço. Em vez de um prédio dar para x apartamentos, com essa solução dá para x+y...
99% dos apartamentos novos em londres têm essa configuração.
 
Voltar
Superior