Tópico das Casas

Não tenho muito contacto com essa realidade
Mas o último caso que soube era só 10k de entrada e o resto na escritura....

Num caso destes como se processa o crédito?
Ou no caso do T3 de 500.000€ é preciso pagar 50k + 50k + 75k + 75K do bolso?

Santander está ligado ao financiamento, pelo que percebi adiantavam as tranches

Tens dados que suportem essa lista?

Não é que duvide de ti mas acho muito estranho essa lista. Tenho consciência que o Porto está "subvalorizado" (já aqui o disse) no entanto tinha ideia que apenas Cascais e talvez Albufeira estavam à frente do Porto.

Tavira, Aveiro e Coimbra por exemplo são mais caras que o Porto. Basta fazeres um pesquisa em sites de imobiliário.

Acabada de fazer contas: afinal ainda não estou bem nos 100% virtuais de valorização como pensava[:D]:

Paguei X
Remax tem um igual em venda por Y

y/x= 1,923

92%
3 anos
Bairro de Lisboa

Fazendo a ressalva da anormalidade da Remax, mesmo negociado, penso que sai nos 80%.

Engraçado tb , já agora por curiosidade, eu ando muito na rua a pé e no último mês a quantidade de placas "vende-se" aumentou quase exponencialmente ( passou de 1 ou 2 para umas 10 isto nas ruas que frequento). Penso que são aqueles que diziam "não vendo" mas finalmente resolveram ceder. Digo isso pq os preço estão ainda mais parvos do que antes.
Há tb quem diga que é a melhor altura vender...

Acabada de fazer contas: afinal ainda não estou bem nos 100% virtuais de valorização como pensava[:D]:

Paguei X
Remax tem um igual em venda por Y

y/x= 1,923

92%
3 anos
Bairro de Lisboa

Fazendo a ressalva da anormalidade da Remax, mesmo negociado, penso que sai nos 80%.

Engraçado tb , já agora por curiosidade, eu ando muito na rua a pé e no último mês a quantidade de placas "vende-se" aumentou quase exponencialmente ( passou de 1 ou 2 para umas 10 isto nas ruas que frequento). Penso que são aqueles que diziam "não vendo" mas finalmente resolveram ceder. Digo isso pq os preço estão ainda mais parvos do que antes.
Há tb quem diga que é a melhor altura vender...

Isto são tudo sinais... está escrito.
Só não vê quem não quer...

Os preços por m2 estão mais nos 4000€ que nos 3!
Sim, era para comparar com a minha. Devo fazer escritura em julho. Freguesia de Santo António por 3.6k m2 (obras de 2010 mais ainda vou fazer uns 30k ou 40k de obras, e vendo agora a minha por 4.2m2 com obras de 2014. Ambos sem estacionamento etc. O IMT e comissão da agência é que lixam a beleza do negócio.

Last edited:
Eu fiz uma mais valia semelhante. Não significa necessáriamente que é uma bolha, e mesmo que seja pode nem rebentar.
A verdade é que o mundo mudou, não apenas Lisboa. Pode voltar a mudar num curto espaço de tempo em qualquer direcção.
Acho que o que te dá mais razão é que a economia portuguesa é muito débil, e as contas públicas idem.

Sempre que cá venho fico parvo como é que se fala em dar meio milhão de euros por uma gaiola sem nada demais. O cão dos meus pais tem mais espaço que grande parte dos apts que tem vindo a ser postados, e quando está preso!
Bem sei que é difícil arranjarem emprego bem remunerado fora de Lisboa, mas eu piscava-me dai a 7 pés! Ou tinha de ser bilionário!

No inicio deste ano, um T2 na Arroja ( sitio inenarrável, diga-se..), concelho de Odivelas, estava por 90, 95k....agora já vão nos 107, 110k...

Sempre que cá venho fico parvo como é que se fala em dar meio milhão de euros por uma gaiola sem nada demais. O cão dos meus pais tem mais espaço que grande parte dos apts que tem vindo a ser postados, e quando está preso!
Bem sei que é difícil arranjarem emprego bem remunerado fora de Lisboa, mas eu piscava-me dai a 7 pés! Ou tinha de ser bilionário!

Quando encontrares espaço em Lisboa de 150m2 para todos os cães de Lisboa, está o problema resolvido. [:D]

Monsanto não vale[:D]

Já agora ultimamente, fala-se em nova construção para reduzir os preços, mas Lisboa cidade já tem poucos espaços disponíveis para construir, e quem os tem também não está com pressa.

Marvila tem espaço, mas não vejo nenhum projecto. Nem o Hospital[:D]

Matinha - parada
Terrenos da câmara - Feira popular e Vale de Santo António parados há anos
Alta de Lisboa - A filha do Stanley Ho não está muito interessada

O resto que se vai construindo são lotes, maioritariamente caros, à excepção dos em construção na Alta de Lisboa.

Mesmo arredores, já parecem bastante compostos e em excesso para a população existente e ainda se vai construindo, embora sem as urbanizações feitas de raiz.

Não há escamas a saltar para o sofá nem há cheiros, uma cozinha aberta para a sala é do melhor que há em todos os aspectos.

Evoluam, é uma moda que chegou atrasada a Portugal (como quase todas) mas que veio para ficar.

100% de acordo.

Sou absolutamente a favor do conceito Open Space. O mesmo traz muitas vantagens, sendo duas delas:

1 - Vigiar a criançada quando o esposo/esposa estão sozinhos em casa.

2 - Não isolar o cozinheiro dos restantes convidades/membros familiares, permitindo um convívio muito mais saudável (exemplo: já devem ter estado na situação típica de ir visitar um casal amigo e ficam 2 casais fechados numa cozinha pequena a conversar até o jantar está pronto, ou 2 na cozinha e 2 na sala).

Creio portanto que é um factor potenciador de qualidade de vida. Quanto à extracção, há exaustores totalmente adequados, como já mencionaram.

nota: Não há casa no Canadá/EUA que não tenha este conceito e embora respeite todas as opiniões contrárias e sei que há necessidades que justificam a cozinha fechada, mas devo dizer que não é uma moda ou tendência, é sim a evolução natural do conceito de habitação.

Last edited:
Fdx então se forem uns amigos lá a casa tenho que aturar as mulheres a arrumar os pratos enquanto vejo a bola con o meu amigo? Então e elas, como vão falar mal dos maridos uma à outra sem a privacidade da cozinha? Estou a reinar mas na verdade cada vez mais mesmo em casa é preciso slgum sossego/isolamento. Então quando aí atrás li que um argumento dos vendedores para quartos minúsculos é que só servem para dormir... quase toda a minha adolescência foi passada enfiado no quarto lol

Tens dados que suportem essa lista?

Não é que duvide de ti mas acho muito estranho essa lista. Tenho consciência que o Porto está "subvalorizado" (já aqui o disse) no entanto tinha ideia que apenas Cascais e talvez Albufeira estavam à frente do Porto.

Tavira, Aveiro e Coimbra por exemplo são mais caras que o Porto. Basta fazeres um pesquisa em sites de imobiliário.

Caro MVA,

És do Porto/Arredores?

O Porto é Bipolar, ou seja, dado que possui freguesias em vias de crescimento (ao contrário de Lisboa), tem um valor médio aparentemente acessível. Tal acontece devido a alguns factores, dos quais destaco:

1 - Alguns imóveis são vendidos com reserva de usufruto ou arrendados, pelo que o seu valor de venda é baixo, mas enganador, dado que não permite a aquisição para habitação própria permanente.

2 - O metro do Porto é de facto muito bom e liga diretamente a cidade a várias periferias, permitindo por agora, conceder alguma oferta (embora já algo escassa) aos interessados.

Certo é que já se começa a sentir um certo "efeito Lisboa" na cidade; para além disso, o Porto está a trazer quadros qualificados e grupos internacionais à cidade e já tem poucos terrenos para construção relevante e nova.

Sou de Gaia.
O porto tem 3 freguesias caras:

União das freguesias da baixa
Nevrogilde (foz)
Matosinhos sul

Tudo o resto o grande porto é baratíssimo.

Apresenta-me algo barato na União de Freguesias de Massarelos e Lordelo do Ouro (exceptuando Condomínhas e Bairro da Argentina).

Quanto à freguesia do Bonfim também é cara, a fugir já para muito cara.

A União de freguesias da Baixa como referiste (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória) é caríssima e está quase consolidada.

Resta a Freguesia de Campanhã, Paranhos e Ramalde (zonas em franco crescimento).

No capítulo dos apartamento, de um modo geral o m2 no Porto cidade já está entre os 2000€ e os 4000m2 (este valor nas zonas nobre da baixa). [;)]

Já agora, Matosinhos Sul é "caríssimo", pela sua excelente qualidade de vida e escassez.

Last edited:
Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

100% de acordo.

Sou absolutamente a favor do conceito Open Space. O mesmo traz muitas vantagens, sendo duas delas:

1 - Vigiar a criançada quando o esposo/esposa estão sozinhos em casa.

2 - Não isolar o cozinheiro dos restantes convidades/membros familiares, permitindo um convívio muito mais saudável (exemplo: já devem ter estado na situação típica de ir visitar um casal amigo e ficam 2 casais fechados numa cozinha pequena a conversar até o jantar está pronto, ou 2 na cozinha e 2 na sala).

Creio portanto que é um factor potenciador de qualidade de vida. Quanto à extracção, há exaustores totalmente adequados, como já mencionaram.

nota: Não há casa no Canadá/EUA que não tenha este conceito e embora respeite todas as opiniões contrárias e sei que há necessidades que justificam a cozinha fechada, mas devo dizer que não é uma moda ou tendência, é sim a evolução natural do conceito de habitação.

A primeira sem duvida q é melhor.

Porém parabéns aos homens q têm mulheres q não os incomodam qdo estão a ver algo na televisão, a ler etc.

As mulheres não entendem o conceito masculino de estar a fazer apenas uma coisa -no máximo vigia-se a criançada tb-é frequentemente falarem para nós a meio como se fosse normal. Claro q não raro ficam ofendidas qdo percebem q não ouvimos nada ou somente a primeira parte do q disseram. Lol

Fiz uma pequena pesquisa e encontrei isto:

http://www.cmjornal.pt/multimedia/g...-preco-do-metro-quadrado-por-concelho-do-pais

Existem de facto vários concelhos à frente do Porto, alguns dos quais desconhecia e com surpresa minha. Mas como desconfiava Aveiro e Coimbra não estão lá.

Tinha ideia de ter visto algo semelhante no Eco e no Observador. Vou ver se encontro.

Olha hoje o Trumpas já disse que a NATO na presta.
Esta semana saíram várias notícias de que o fabricantes de peças Auto Europeu vão levar um rombo com os entraves comerciais dos US ( corretores recomendam venda das acções).
Por cá , os fundos imobiliários ( escritórios por exemplo ) estão a vender tudo. Exemplo: https://www.publico.pt/2018/06/28/e...rte-vende-lagoas-park-por-375-milhoes-1836264
Mas sei de outros que não são noticiados tb no mercado industrial e residencial

São pequenos exemplos, obviamente que não é o fim do mundo mas são sinais.

Os mais velhos e teimosos (aqueles que nunca vendem pq não precisam do guito) conhecem os padrões e sabem perfeitamente antecipar o cenário que vem aí. Por isso, estão a vender agora para poder recomprar qd o mercado estiver em baixo. São as empresas mais antigas que estão a vender a fundos "jovens" de rapaziada "emprendedora" com projectos XPTOs que até têm cash ( não interessa origem).

A pergunta estúpida: desde quando é que se ganha dinheiro a comprar caro em imobiliário? [:D]

Sou de Gaia.
O porto tem 3 freguesias caras:

União das freguesias da baixa
Nevrogilde (foz)
Matosinhos sul

Tudo o resto o grande porto é baratíssimo.

Em parte entende-se.

Podendo, nunca iria viver para Rio Tinto, Gondomar ou Valongo.

Em termos de "aspeto" e qualidade de vida, nem se comparam a Matosinhos, Foz ou Gaia!

----

Quanto ao open space, eu optei por uma solução híbrida.

Cozinha fechada, mas com um porta grande de correr para a sala.

Esta não é a minha casa, mas falo + / - neste conceito.

porta-de-correr-integrac3a7c3a3o-cozinha-sala-jantar1.jpg

Last edited:
Olha hoje o Trumpas já disse que a NATO na presta.
Esta semana saíram várias notícias de que o fabricantes de peças Auto Europeu vão levar um rombo com os entraves comerciais dos US ( corretores recomendam venda das acções).
Por cá , os fundos imobiliários ( escritórios por exemplo ) estão a vender tudo. Exemplo: https://www.publico.pt/2018/06/28/e...rte-vende-lagoas-park-por-375-milhoes-1836264
Mas sei de outros que não são noticiados tb no mercado industrial e residencial

São pequenos exemplos, obviamente que não é o fim do mundo mas são sinais.

Os mais velhos e teimosos (aqueles que nunca vendem pq não precisam do guito) conhecem os padrões e sabem perfeitamente antecipar o cenário que vem aí. Por isso, estão a vender agora para poder recomprar qd o mercado estiver em baixo. São as empresas mais antigas que estão a vender a fundos "jovens" de rapaziada "emprendedora" com projectos XPTOs que até têm cash ( não interessa origem).

A pergunta estúpida: desde quando é que se ganha dinheiro a comprar caro em imobiliário? [:D]

Esta é de resposta óbvia: vendendo ainda mais caro!

Um exemplo real: um colega sinalizou um apartamento em lx há coisa de 1 ano ali perto da antiga fábrica de munições de Braço de Prata. Acaba de o vender com um ganho superior a 20% e eu acredito, dada a pessoa que é!

Bons e maus negócios existem sempre!

Cozinha: Em abstracto acho interessante a ideia da cozinha integrada com a sala, porque dá para estar a cozinhar sem se ficar isolado dos outros, dá para ir ao frigorífico rapidamente buscar uma bebida, etc. Mas percebo que tenha alguns inconvenientes resultantes de cheiros e ruídos.

Em relação a terrenos livres para construção ocorrem-me logo dois enormes: O da Feira Popular e o do Quartel de Campolide. Estão ambos abandonados há já uns bons anos e eram ambos do estado...

Back