Tópico das Casas

Sim, Miele já não é considerado luxo, já têm máquinas de lavar por 700€ e fornos por 1 000€.

Eu considero a Bosh como a ideal em termos de preço / qualidade. A assistência é "na hora", em qualquer ponto do país, e os anos de mercado trouxeram fiabilidade.

Dà-me vontade de rir é quando vejo apartamentos à venda com descrições "acabamentos de luxo" e depois vemos eletrodomésticos da Aeg ou Balay!

Hoje em dia basta ter chão flutuante e tectos falsos com LED, que já é considerado luxo.

Numa das casas tenho materiais de topo, como pisos em madeira maçiça, bancada em silestones branco zeus, portas deslizantes da vitrocsa, portas pivotantes, etc mas não aquilo que considero de luxo.

Não tenho banheiras da porcelanosa, sanitarios da vileroy & boch,etc.

Vende-se muito gato por lebre, basta ter acabamentos decentes com aparência clean que as pessoas consideram luxo.

Uma coisa vos aconselho, da remodelação que fiz recentemente: não comprem lavatórios daqueles de "pousar" em cima da bancada, pois a lavar as mãos, aquilo pinga tudo. Se fosse hoje, teria comprado dos que colocar por baixo da pedra. [8b]

Hoje em dia basta ter chão flutuante e tectos falsos com LED, que já é considerado luxo.
Isso é verdade. Tenho 53 anos e já tenho comentado que em criança o patamar era bem mais elevado.

Mas também é preciso lembrar que a componente mão de obra era muito mais barata há 50 ou 60 anos, libertando uma parte maior do orçamente para os materiais.

Vês é cerâmico a imitar mármore...
E também mármore de má qualidade ou mesmo simples aglomerado de mármore.

Gama média, média/alta. Umas coisas serão normais e outras serão melhores. Pretendo a parte estrutural e isolamento bom ou mt bom. E materiais que não cansem e sejam de bom gosto hoje como daqui a 20 anos.

Então e ainda assim só gastas 580Euros/m2 !? Para nova construção ? já li aqui que isso é o preço para habitação social :confused:

Na verdade já vi que o pessoal aqui escreve muito, mas sabe pouco.

Eu confesso para nova construção pouco sei,para remodelações tenho uma ideia.

O conceito de luxo é sempre engraçado e depende um bocadinho de pessoa para pessoa.

Por exemplo isto é puro luxo de há umas décadas:

92834631.jpg

Anexos

• 92834631.jpg
    92834631.jpg
    76,2KB · Visualizações: 0
Luxo tem a ver com vários aspectos, localização, espaço, ligação ao exterior, enquadramento e também materiais.

Um quarto grande, com varanda e num enquadramento muito bom, a dar para um parque ou o mar:

92834629.jpg

O esquentador da Junkers que tenho no apartamento, já é de origem (década de 90) e tb diz isso. Nunca dá problema. Chamei somente por 2x uns técnicos para ver uns vedantes que pingavam e siga.

Ainda assim, não é tão antigo e sofre menos.
Compreendo-te bem porque estou numa situação igual. A maquina leva pouca roupa, não tem aquele tambor xpto das modernas, etc. Já começava a dar jeito que avariasse. [:D]

Sim, aquilo só leva 5 kg, acho eu, e gastará muito mais eletricidade do que as modernas. Há ainda a questão da imagem, mas a minha não incomoda porque a minha cozinha tem uma zona separada para as máquinas, por isso não estão à vista.

Luxo tem a ver com vários aspectos, localização, espaço, ligação ao exterior, enquadramento e também materiais.

Um quarto grande, com varanda e num enquadramento muito bom, a dar para um parque ou o mar:

Numa remodelação, não podes alterar a maioria desses parâmetro. Logo, luxo refere-se apenas a acabamentos.

Luxo - estou a falar dos bentleys e rolls royces e não premiums alemaes - para mim é desperdicio para tudo o que não seja vender logo. Pois passado 10 anos, apesar de mármore ser sempre mármore fica com o design e arquitetura envelhecidos. A fotografia do SalvadorP mostra isso. Aquilo nos anos 90 era bom gosto, hoje apesar de ter qualidade ninguem vai dar dinheiro por aquilo e vale o mesmo que se tivesse sido feito materiais premiums alemães.

E quanto mais dinheiro se tem, maior as possibilidades de se optar por soluções horrorosas. [:D]

Nos anos 80, quando surgiram as primeiras fortunas decorrentes da nova situação politica, vi coisas "lindas" como por exemplo: Uso e abuso de espelhos, lustres, paredes redondas e com o estuque trabalhado, veludos nas mais variadas cores, etc.

Vem-me à memória um exemplo particularmente representativo do que referi. Um elevador redondo, forrado a alcatifa fofa no chão e até metade das laterais, com tiras verticais de espelhos até ao tento, e com um pequeno castiçal a iluminar... Seria luxo? Estupidamente caro foi certamente! Para mim era só mau gosto alimentando por quantidades invulgares de dinheiro.

edit: E desde então nada mudou, mau gosto é mau gosto. E quando se tem muito dinheiro para alardear maior a atracão pelo vistoso. E o que é vistoso? É o brilho, os reflexos, as luzinhas, as peles, etc. [;)]

Última edição:
Numa remodelação, não podes alterar a maioria desses parâmetro. Logo, luxo refere-se apenas a acabamentos.

Claro que sim.

Mas no fundo a minha mensagem é que por mais que se invista, o mais importante é mesmo a zona, enquadramento, etc.

Não faz sentido eu fazer uma remodelação de 2.000 Euros/m2 na Cova da Moura, porque aquilo tem limitações de base conhecidas.

No fundo remodelações e novas construções devem ter coerência com o local onde são feitas, tipicamente aquelas moradias faraónicas dos emigrantes na santa terrinha, dificilmente algum dia valem o investimento que tiveram.

Não leves a mal mas esse quarto não tem nada de luxo, muito menos com aquela cortina.

Estás-te a fixar no acessório.

Aquele quarto está num apartamento inserido num dos melhores prédios que conheço. Em termos de enquadramento talvez o melhor mesmo. Só que é um prédio de 1973 e a casa está de origem.

Mas alguém discorda, ou está a discordar, de que a localização é um factor importante? :confused:

edit: Claro que um apartamento na Lapa com vista para a Basílica da Estrela não é o mesmo que um apartamento na Amadora com vista para o C.C Babilônia. Mas alguém dúvida disso?!

Última edição:
Estás-te a fixar no acessório.

Aquele quarto está num apartamento inserido num dos melhores prédios que conheço. Em termos de enquadramento talvez o melhor mesmo. Só que é um prédio de 1973 e a casa está de origem.

Continuo sem ver luxo na área apresentada ou mesmo nos materiais e equipamentos de decoração.

Voltar
Superior