Tópico das Casas

Mas alguém discorda, ou está a discordar, de que a localização é um factor importante? :confused:

edit: Claro que um apartamento na Lapa com vista para a Basílica da Estrela não é o mesmo que um apartamento na Amadora com vista para o C.C Babilônia. Mas alguém dúvida disso?!

Não ! creio que ninguém discordou.

Perante isso o que eu acho é que se 500 euros permite uma remodelação média, se calhar na Amadora tentamos fazer uma de 300 euros e na Lapa uma de 800 euros.

Claro que sim.

Mas no fundo a minha mensagem é que por mais que se invista, o mais importante é mesmo a zona, enquadramento, etc.

Não faz sentido eu fazer uma remodelação de 2.000 Euros/m2 na Cova da Moura, porque aquilo tem limitações de base conhecidas.

No fundo remodelações e novas construções devem ter coerência com o local onde são feitas, tipicamente aquelas moradias faraónicas dos emigrantes na santa terrinha, dificilmente algum dia valem o investimento que tiveram.

Qual a localização?

O quarto tem um ar quente e agradável por acaso.

Continuo sem ver luxo na área apresentada ou mesmo nos materiais e equipamentos de decoração.

Eu referi,muito espaço, varanda grande e a dar para zona de parque neste caso.

Não se pode falar em luxo sem espaço:

Small-Sleeping-room.jpg

Eu referi,muito espaço, varanda grande e a dar para zona de parque neste caso.

Não se pode falar em luxo sem espaço:

A área isoladamente não define luxo, numa habitação além da localização e área da habitação é necessário ter em conta os materias utilizados, todos os equipamentos e peças de mobiliário e decoração, assim como outras infra-estruturas que o empreendimento possa oferecer.

Quem compra uma casa no segmento de luxo não equipa com mobiliário do IKEA

A área isoladamente não define luxo, numa habitação além da localização e área da habitação é necessário ter em conta os materias utilizados, todos os equipamentos e peças de mobiliário e decoração, assim como outras infra-estruturas que o empreendimento possa oferecer.

Quem compra uma casa no segmento de luxo não equipa com mobiliário do IKEA

Equipa sim, se entregar a decoração a um designer de interiores todo XPTO que é adepto do minimalismo nórdico. Pior, ainda leva com peças de decoração directamente retiradas de sucatas ou de venda de garagem vendidas a peso de ouro!

Equipa sim, se entregar a decoração a um designer de interiores todo XPTO que é adepto do minimalismo nórdico. Pior, ainda leva com peças de decoração directamente retiradas de sucatas ou de venda de garagem vendidas a peso de ouro!

O luxo pressupõe alguma exclusividade, numa situação dessas ficas com paredes, área, vistas e infra-estruturas de luxo e uma habitação banalíssima.

Sim há muitos ateliers de decoração que transformam os móveis do IKEA para os projetos de decoração em casas por vezes de milhões.[;)]

Sim há muitos ateliers de decoração que transformam os móveis do IKEA para os projetos de decoração em casas por vezes de milhões.[;)]

É um conceito interessante mas não pode ser confundido com luxo ou mobiliário de autor limitado em unidades.

É apenas uma personalização/costumização de um artigo produzido em massa e sem valor acrescentado.

O luxo pressupõe alguma exclusividade, numa situação dessas ficas com paredes, área, vistas e infra-estruturas de luxo e uma habitação banalíssima.

Se entrares um pouco nesse mundo ficarás espantado com a quantidade de móveis e produtos Ikea em geral são utilizados por alguns dos maiores decoradores de interiores. E nem sequer estou a falar de designers portugueses. Uma Catarina Batista, uma Ana Cordeiro, ou uma Graça Viterbo, isso é gente que nem sequer conta para o totobola do design de interiores Europeu, quanto mais mundial. Falo de uma Patrícia Urquiola (acho que se escreve assim), de um Weinfeld, para já não falar do Philip Starck, que já usou e abusou da Ikea. Claro que o truque é sempre o mesmo: primeiro conta logo o nome do designer, e depois é a conjugação inteligente entre as peças, modificações, utilizações nada óbvias, etc. No fundo, é quase como a arte. O valor acrescentado está na instalação e não no custo industrial de uma peça concreta.

Se entrares um pouco nesse mundo ficarás espantado com a quantidade de móveis e produtos Ikea em geral são utilizados por alguns dos maiores decoradores de interiores. E nem sequer estou a falar de designers portugueses. Uma Catarina Batista, uma Ana Cordeiro, ou uma Graça Viterbo, isso é gente que nem sequer conta para o totobola do design de interiores Europeu, quanto mais mundial. Falo de uma Patrícia Urquiola (acho que se escreve assim), de um Weinfeld, para já não falar do Philip Starck, que já usou e abusou da Ikea. Claro que o truque é sempre o mesmo: primeiro conta logo o nome do designer, e depois é a conjugação inteligente entre as peças, modificações, utilizações nada óbvias, etc. No fundo, é quase como a arte. O valor acrescentado está na instalação e não no custo industrial de uma peça concreta.

A questão é que eu disse que não fazia sentido mobilar/equipar a casa toda com IKEA num segmento de luxo.

Ter um ou outro apontamento com artigo do IKEA ou da Feira da Ladra é perfeitamente aceitável. Mas estamos a falar de coisas distintas.

Exemplo do mármore que mais vejo em construção banal (Estremoz Claro): Decormar

E o Estremoz Corrente também vejo muito: https://www.maroufi.pt/materiais.html

desses aí para wc, escolhia ou crema marfil ou ataija bege. É clarinho, parece fácil de limpar, e por ser claro da um aspecto mais higiénico e parece-me clássico, que não passa de moda facilmente.

nas wcs cá de casa ha azulejos, e foram renovadas por um excelentíssimo arquitecto com algum nome em PT. Já vi algumas casas que ele faz, quase sempre na zona do sul de Portugal, e mantém sempre o azulejo nas wcs. Este arquitecto nunca deve ter feito uma casa que fosse construída por menos de 1kk, mas no Algarve isto também não é difícil.

Pessoalmente, prefiro mármore, pela funcionalidade

Luxo tem a ver com vários aspectos, localização, espaço, ligação ao exterior, enquadramento e também materiais.

Um quarto grande, com varanda e num enquadramento muito bom, a dar para um parque ou o mar:

92834629.jpg

Luxo e "carpêtas" (ler cárpêtas) é daquelas coisas que "does not compute" [:D][:D]

Para mim carpetas é a coisa mais nojenta que existe, até os hotéis eu escolho de modo a não ter carpetas. Então carpetas à beira mar, petáculo!!! [:D]

Tudo nesse quarto grita low cost, cortina, candeeiros, mesas de cabeceira, colcha, frame dos quadros, etc.

EDIT: depois li o resto do tópico. OK, se luxo é apenas localização e não o quarto em si, então OK. Mas sim, este quarto merecia uma "melhoria".

Last edited:
Luxo e "carpêtas" (ler cárpêtas) é daquelas coisas que "does not compute" [:D][:D]

Para mim carpetas é a coisa mais nojenta que existe, até os hotéis eu escolho de modo a não ter carpetas. Então carpetas à beira mar, petáculo!!! [:D]

Tudo nesse quarto grita low cost, cortina, candeeiros, mesas de cabeceira, colcha, frame dos quadros, etc.

É uma casa com uns anos e a decoração está muito desactualizada, mas é quarto para ter uns 20 m2 em suite e tem uma varanda enorme que dá para um parque, que à noite fecha.

Como referi é dos melhores,mais bonitos e mais bem enquadrados prédios que conheço. [;)]

Não ! creio que ninguém discordou.

Perante isso o que eu acho é que se 500 euros permite uma remodelação média, se calhar na Amadora tentamos fazer uma de 300 euros e na Lapa uma de 800 euros.
Ok, agora percebi... Mas não sei se concordo. Tendo a ver "qualidade de construção" e "localização" como sendo coisas distintas. Não me choca construção de luxo em locais "esquisitos" desde que o preço compense plenamente a pior localização.

Em relação ao IKEA, vocês desculpem lá, mas o que diferencia um bom móvel do norte da Europa de um do Ikea é um mundo. Pode haver um ou outro objecto de decoração do Ikea, mas não é comum entrar numa casa rica e encontrar muito mobiliário do Ikea.

Back