Tópico das Casas

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

cá para mim a única coisa que falhou ali foram os fulanos que instalaram as campainhas e dizeres das caixas de correio. vai na volta todos os condóminos sofrem do mesmo "problema"[:D]
Eu tive um apartamento, que entretanto vendi, cujas fracções eram designadas por letras. A minha fração era a fração E, que ficava no terceiro andar Direito. A fração que ficava no segundo andar esquerdo era a fração D! Sempre deu confusão desde o início, quer com os correios, quer com quem serviços vários (EDP, operadores de telecomunicações, etc).

Eu tive um apartamento, que entretanto vendi, cujas fracções eram designadas por letras. A minha fração era a fração E, que ficava no terceiro andar Direito. A fração que ficava no segundo andar esquerdo era a fração D! Sempre deu confusão desde o início, quer com os correios, quer com quem serviços vários (EDP, operadores de telecomunicações, etc).

Não vejo porque haveria de dar problema. Existe mais do que uma fracção D? :confused:

Obviamente desde que os endereços sejam bem explícitos, como indicar 3º, fracção E, ou 2º, fracção D.

Até porque existem prédios onde no mesmo andar tem, por exemplo, fracção A, B, C, D, E e afins.

Não percebi (hoje estou assim [:D]). Havia Drt. e Esq. e estavam identificados por E e D respectivamente?

Bom, se for assim imagino que dê confusão, não conheço nenhum caso em que havendo apenas duas fracções por piso as mesmas estejam identificadas com essas letras. Se são duas quando muito seriam A e B... Mas normalmente é mesmo: Direito abreviado é Drt. ou D; esquerdo abreviado é Esq ou E.

Não percebi (hoje estou assim [:D]). Havia Drt. e Esq. e estavam identificados por E e D respectivamente?

Bom, se for assim imagino que dê confusão, não conheço nenhum caso em que havendo apenas duas fracções por piso as mesmas estejam identificadas com essas letras. Se são duas quando muito seriam A e B... Mas normalmente é mesmo: Direito abreviado é Drt. ou D; esquerdo abreviado é Esq ou E.

Conheço prédios em que as fracções são A e B (rés do chão), C e D, (1º andar), e por aí fora. E nenhuma letra tem nada a ver com ser esquerdo ou direito.

Conheço prédios em que as fracções são A e B (rés do chão), C e D, (1º andar), e por aí fora. E nenhuma letra tem nada a ver com ser esquerdo ou direito.
Penso que te estás a referir ao registo predial.No registo predial de facto as fracções estão sempre identificadas dessa forma. No entanto essa não é a forma comum de identificar as fracções para receber correspondência.

edit: Por exemplo, não é comum que alguém que tenha a fração "e" que corresponde ao "2º esq." diga para entregar a correspondência na "Rua xpto, 10, E". Normalmente será "Rua xpto, 10, 2º esq".

Last edited:
A minha namorada chegou a morou num apartamento que era o Esquerdo Centro Frente. :sh) Não faço ideia como eram designados os outros apartamentos nem como chegaram a essas designações.

Penso que te estás a referir ao registo predial.No registo predial de facto as fracções estão sempre identificadas dessa forma. No entanto essa não é a forma comum de identificar as fracções para receber correspondência.

edit: Por exemplo, não é comum que alguém que tenha a fração "e" que corresponde ao "2º esq." diga para entregar a correspondência na "Rua xpto, 10, E". Normalmente será "Rua xpto, 10, 2º esq".

Não. Tem mesmo de ser pela letra da fracção. Senão como fazes quando tens duas fracções do mesmo lado e uma é a letra D e outra a letra E?

A minha namorada chegou a morou num apartamento que era o Esquerdo Centro Frente. :sh) Não faço ideia como eram designados os outros apartamentos nem como chegaram a essas designações.

É por isso que faz muito mais sentido o endereço indicar o piso e a letra da fracção. Até porque o simples esquerdo ou direito, ou está bem identificado ou pode também dar erro, já que num prédios a esquerda/direita muda.

penso que o bg2 se estava a referir aos amigos do alheio
Não sei se por sorte, mas nunca aconteceu nada. Apenas a garagem, por estar junto à rua e longe da casa, tinha por cautela o alarme sempre ligado.

Não. Tem mesmo de ser pela letra da fracção. Senão como fazes quando tens duas fracções do mesmo lado e uma é a letra D e outra a letra E?
Quando apenas há duas fracções por piso o mais comum aqui em Lisboa é a fracção que está à esquerda relativamente às escadas que sobem ao patamar ser o esquerdo e o outro o direito.

Last edited:
eu acho que já se está a misturar identificações prediais como a que vem mencionada no documento do IMI, com identificação "de policia".
tanto a minha casa como a da minha mãe estão identificadas predialmente por letra, mas efeitivamente nos predios que só tem 2 fogos por piso a identificação já está por exemplo 2ºdrt. e 2ºesq
no caso da minha sogra, apesar de não saber os dados prediais, como por piso existem alguns 8 fogos a identificação "de policia" vai de 2ºA a 2ºH.

depois ainda há casos antigos dos 2º frente, dos 2º frentes esq. e 2º frente drt. para alem do esq. e drt.
mas acho que nada disso tem a ver com o registo predial.

Não vejo porque haveria de dar problema. Existe mais do que uma fracção D? :confused:

Obviamente desde que os endereços sejam bem explícitos, como indicar 3º, fracção E, ou 2º, fracção D.

Até porque existem prédios onde no mesmo andar tem, por exemplo, fracção A, B, C, D, E e afins.

Eu acho que isso foi confundir a letra que consta no registo predial a identificar a fração com a letra do apartamento.

Não sei se por sorte, mas nunca aconteceu nada. Apenas a garagem, por estar junto à rua e longe da casa, tinha por cautela o alarme sempre ligado.

Quando apenas há duas fracções por piso o mais comum aqui em Lisboa é a fracção que está à esquerda relativamente às escadas que sobem ao patamar ser o esquerdo e o outro o direito.

Não ligavas o alarme da casa?

No meu prédio, por exemplo, é ao contrário.

Por isso esquerdo ou direito não diz muito, se as fracções não estiverem devidamente identificadas. E estando identificadas tanto faz ser por esquerdo/direito ou por letra apenas.

As confusões não eram com as escrituras de compra e venda, mas sim com situações do dia-a-dia (correios, visitas, etc). As fracções eram A e B no 1º andar, C e D no 2ª andar, E e F no 3º, G e H no 4º, e I e J no 5º. Se não me engano as lojas também eram identificadas por letras, provavelmente K, L M, ou coisa assim (já não me lembro).

A confusão vinha do facto de o 2º Esquerdo ser a fração D, e o 3º Direito ser fração E. As portas tinham umas plaquinhas com o numero do andar e a fração. A minha era "3-E". A que correspondia o 3º andar Direito! Quando chegava alguém que queria tocar à porta do 3º direito, olhava para a porta e via lá um 3-E e ficava confuso. No andar de baixo, a mesma coisa com o 2º esquerdo.

Não ligavas o alarme da casa?
A diferença é que, por causa daquela configuração, o da garagem normalmente estava sempre ligado, mesmo quando se estava em casa.

edit: E pelo que sei os novos proprietário também seguem essa politica de segurança. As moradias são sempre mais inseguras do que os apartamentos, faz parte da sua natureza.

Last edited:
Para remodelar/reestruturar uma casa é preciso dar cavaco a qualquer entidadezeca?

Vamos supor que há uma moradia de 900m2 onde Cristo não passou, com muito bom aspecto exteriormente, conservada e arrabjada, e o dono lembra-se e quer reestruturar a casa toda, só ficando paredes exteriores e telhados, e que passa a ser uma casa de classe mediaa uma casa já considerada luxuosa. O IMI aumenta? É preciso projetos da treta e andar a arranjar amigos nas câmeras para isto acontecer ou o proprietário poderia agir consoante quisesse?

Estou confuso neste campo da lei, porque sei que há imensos apartamentos a serem remodelados inteiramente sem projeto nenhum, mas nas moradias pode-se fazer o mesmo?
Se o que fizeres não alterar a estrutura da mesma, e assumindo que não mexes no telhado ou no exterior, penso que não tens problema...

A diferença é que, por causa daquela configuração, o da garagem normalmente estava sempre ligado, mesmo quando se estava em casa.

edit: E pelo que sei os novos proprietário também seguem essa politica de segurança. As moradias são sempre mais inseguras do que os apartamentos, faz parte da sua natureza.
Nem todas, só as que são assaltadas.

Back