Tópico das Casas

Uma vez, um cliente meu Inglês perguntou-me se os Chineses também não andavam a comprar casas em Lisboa, porque tinha como exemplo Londres, onde estes compram tudo o que lhes aparece pela frente, o que leva a preços absurdos de mercado e seja impossível comprar decentemente por lá...

Londres é um mundo à parte. Se em Lisboa a classe média não tem hipótese de comprar casa, em Londres nem sequer a classe alta tem hipótese de comprar casa. Para comprares casa em Londres ou és magnata do petroleo ou então estás metido em esquemas ilícitos.

Teoricamente estes imóveis vão ser atribuídos por sorteio. Desde que cumpras os requisitos minimos (não ter casa própria e a taxa de esforço para o arrendamento ser inferior a 30%) terás as mesmas probabilidades que toda a gente. Agora, se o concurso é auditado por uma entidade independente, isso já é outra história.

Na EPUL era carta fechada e houve muitas estórias algumas soube na primeira pessoa

Teoricamente estes imóveis vão ser atribuídos por sorteio. Desde que cumpras os requisitos minimos (não ter casa própria e a taxa de esforço para o arrendamento ser inferior a 30%) terás as mesmas probabilidades que toda a gente. Agora, se o concurso é auditado por uma entidade independente, isso já é outra história.

Atenção que a CML anda a investigar os donos das casas, quanto mais não seja para arranjar casas para responder aos pedidos de auxílio. E das três uma: ou compras; ou sujeitas-te a um valor de arrendamento mais alto; ou à perda da regalia de ter casa a custo controlado.

A minha ex-sogra entregou a casa à câmara, já a mãe preferiu comprar (ainda que a um custo muito baixo...).

Para pedir um credito imobiliário e' melhor já ter uma propriedade em nome próprio ou não ter?

Pergunto isto devido a estar a pensar adquirir a minha primeira casa mas tenho familiares que me vão doar uma propriedade na aldeia (de valor baixo) e não sei se deva pedir para adiarem a doação para contrair o credito habitação primeiro? Podem me sugerir qual a melhor opção?

Londres é um mundo à parte. Se em Lisboa a classe média não tem hipótese de comprar casa, em Londres nem sequer a classe alta tem hipótese de comprar casa. Para comprares casa em Londres ou és magnata do petroleo ou então estás metido em esquemas ilícitos.

Não é bem assim....
Londres é muito grande e divide-se em 6 zonas, a zona 1 que é no coração da cidade está reservada para a elite mundial, depois á medida que nos vamos afastando do centro os preços vão baixando. Neste momento a classe média/média alta já só consegue comprar casa apartir na zona 3 onde os preços para uma casa com 2 quartos começa nas £400k.

Estes foram os salários médios brutos em Portugal em 2015. O base é tal como o nome indica, o salário base. O ganho é o salário base acrescido de prémios de desempenho e horas extra-ordinárias. Estes valores são antes de pagar impostos:

2.png

Este é o preço médio por m2 dos apartamentos de acordo com o PORDATA:

Norte: 865€
Centro: 803 €
Lisboa:
1.914 €
Alentejo:
859 €
Algarve:
1.085 €

E por fim, o rácio (preço médio do m2) : (salário médio):

Norte: 89%
Centro: 85%

Lisboa: 139%

Alentejo: 87%

Algarve:
117%

Este rácio demonstra que é muito mais difícil comprar casa em Lisboa do que em qualquer outra zona do país.

Incrivel que afinal a zona mais pobre do país é o Centro e não o Norte..

por acaso ca em Aveiro os tipos do douro pra cima, sempre me pareceram mais ricos

Incrivel que afinal a zona mais pobre do país é o Centro e não o Norte..

por acaso ca em Aveiro os tipos do douro pra cima, sempre me pareceram mais ricos

De Aveiro para cima a este não se declaram tantos rendimentos nem se pagam tantos impostos tb...[:D]
Declara-se o mínimo e tá andar. Por isso é que há bons carros e boas casas por aí acima atá Braga.
Só não vê quem não quer.

Em Lisboa, com o tecido empresarial é diferente ( menos informal), as pessoas declaram muito mais e pagam mais impostos tb.

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Novos créditos habitação - volume de novos créditos atribuidos em milhões de euros num dado mês:

2007 - Julho - 1875
2008 - Julho - 1205
2009 - Julho - 894
2010 - Junho 1005
2011 - Junho - 398
2012 - Junho - 156
2013 - Julho - 185
2014 - Julho - 213
2015 - Junho - 377
2016 - Março - 491

Sente-se uma positiva evolução, motivada maioritariamente pelas taxas de juro baixas.
No entanto, com as condições actuais muito dificilmente se voltam a atingir os patamares de 2007 e 2008 (nesta altura a taxa de juro, spread+euribor ultrapassava facilmente os 4,5%). Actualmente a taxa de juro, spread+euribor anda nos 1,5%.

Então se a taxa de juro actual é um terço da equivalente na altura do pico dos novos créditos, porque é que os novos créditos são um terço daqueles?

Porque em 2007/2008 emprestava-se 100% do valor de avaliação do imóvel. Como em média um imóvel é avaliado em 110% do valor da escritura, as pessoas na altura recebiam um crédito do banco que dava não só para a escritura, como para mobilar a casa e pagar impostos (IMT e IS). A partir de 2009 os bancos passaram a emprestar apenas 80% do valor da avaliação e o montante atribuído a novos créditos veio por aí abaixo. A partir de 2011 vieram os spreads de 5% e estrangulou-se o crédito habitação. Vejamos um exemplo prático para percebermos:

Ano: 2007
a = Valor de compra do imóvel: 150k
b = Valor de avaliação do imóvel: 165k
c = Empréstimo concedido pelo banco: 165k
d = IMT+IS: 3k
e = Mobilia: 12k
Juro (Euribor+Spread): 4.5%
Prestação mensal durante 40 anos: 674,34€
c - (a+d+e) = 0, ou seja, o banco emprestava-me dinheiro para comprar a casa, pagar os impostos inerentes e ainda dava para mobilar a casa. Como a maioria dos Portugueses ao longo de uma vida inteira são incapazes de poupar 500 euros, esta solução era ideal para toda a gente.

Vejamos agora o que acontece em 2016:

Ano: 2016
a = Valor de compra do imóvel: 150k
b = Valor de avaliação do imóvel: 165k
c = Empréstimo concedido pelo banco: 132k
d = IMT+IS: 3k
e = Mobilia: 12k
Juro (Euribor+Spread): 1.5%
Prestação mensal durante 40 anos: 365,87€
c - (a+d+e) = -33k, ou seja, para comprar e mobiliar um apartamento de 150k, eu tenho de ter 33k na conta bancária. Como bem sabemos, isto é um feito impossível para mais de 90% dos Portugueses.

Apesar da prestação bancária ser quase o dobro em 2007 (para o mesmo imóvel), o simples facto de não ser necessário ter um centimo de poupança na conta, tornava o crédito habitação bastante aliciante.

Portanto, a não ser que os bancos passem a financiar pelo menos 90% do valor da avaliação, isto dificilmente descola. Coisa que acredito que comecem a fazer dentro de 1 ano.

Eh... Há vários bancos a emprestar 100% do valor da avaliação. Fiz crédito agora e foi emprestado 97% do valor da avaliação (por causa da entrada que dei. Senão era mesmo 100%).

Pode não ser a todos os clientes ou com a facilidade de 2007/2008. Tive crédito 100% no bpi (onde tenho conta), cgd (também tenho conta lá) e santander (não tenho conta nem nunca tive). Não é assim tão excepcional.

Eh... Há vários bancos a emprestar 100% do valor da avaliação. Fiz crédito agora e foi emprestado 97% do valor da avaliação (por causa da entrada que dei. Senão era mesmo 100%).

Pode não ser a todos os clientes ou com a facilidade de 2007/2008. Tive crédito 100% no bpi (onde tenho conta), cgd (também tenho conta lá) e santander (não tenho conta nem nunca tive). Não é assim tão excepcional.

Em casas de bancos emprestam a 100%
E até podes conseguir perto disso, o valor depende da avaliação

De Aveiro para cima a este não se declaram tantos rendimentos nem se pagam tantos impostos tb...[:D]
Declara-se o mínimo e tá andar. Por isso é que há bons carros e boas casas por aí acima atá Braga.
Só não vê quem não quer.

Em Lisboa, com o tecido empresarial é diferente ( menos informal), as pessoas declaram muito mais e pagam mais impostos tb.

Até me admira que se paguem impostos cá por cima..

Só não vê quem não quer.

Este comentário é sério?

Absolutamente. Tal como é tb verdade que as pessoas tb trabalham muito mais no norte do que no sul.

Em economias informais, qt mais trabalhas mais ganhas...
há sempre um risco de generalizações, mas concordo

e há o norte litoral e norte interior, que tem diferenças.
aliás é crónico que a riqueza está mais presente no litoral que no interior, de norte a sul

Só não vê quem não quer.

Acho que foste infeliz nesta resposta..
Hoje em dia há muito mais controlo fiscal.

E dizer que o Norte é mais corrupto que o Sul não te fica bem. As "generalizações"...

Voltar
Superior