Tópico das Casas

É em parte [:D]

Basta ver que a evasão fiscal nos últimos anos baixou muitíssimo..

Não foi à toa que o Governo deu os "Audi´s" com as faturas da sorte. Hoje em dia, mesmo sem a oferta dos carros, é corrente toda a gente pedir fatura. Excepto nos barbeiros [:D]

É em parte [:D]

Basta ver que a evasão fiscal nos últimos anos baixou muitíssimo..

Não foi à toa que o Governo deu os "Audi´s" com as faturas da sorte. Hoje em dia, mesmo sem a oferta dos carros, é corrente toda a gente pedir fatura. Excepto nos barbeiros [:D]

Eu trabalho por Braga, os construtores por aqui devem ter tido anos dourados [:D]

De Aveiro para cima a este não se declaram tantos rendimentos nem se pagam tantos impostos tb...[:D]
Declara-se o mínimo e tá andar. Por isso é que há bons carros e boas casas por aí acima atá Braga.
Só não vê quem não quer.

Em Lisboa, com o tecido empresarial é diferente ( menos informal), as pessoas declaram muito mais e pagam mais impostos tb.

Claro, os BES, BPN e afins estão de Aveiro para cima. Existem comentários que nem valem a pena. Esta mania dos Mouros que são melhores que os outros mete nojo!

Estamos no tópico das casas. Quem fez a minha foi uma empresa de Braga.
Acredito que aqui há uns anos largos pouco fosse declarado..

O problema começava na compra dos terrenos que não era declarada na totalidade, depois ia a fuga até ao fim...

Hoje em dia é tudo facturado por isso já pouco não é declarado.

Conheço o caso de um construtor (já se reformou), que na década de 90 ia buscar o material tudo sem factura, depois no fecho de contas tinha de "comprar" facturas para não pagar impostos...

Eu não sou desse tempo, mas a coisa de 5 anos, quando estávamos a fazer o desaterro de um prédio passou la um gajo para dar orçamento para a armação de ferro, eu fiquei com o cartão para lhe mandar projecto para orçamento, o gajo disse logo ao meu patrão que podia facturar só metade, depois do gajo se ir embora o meu patrão pediu-me o cartão do gajo, nunca mais o vi...

Estamos no tópico das casas. Quem fez a minha foi uma empresa de Braga.
Acredito que aqui há uns anos largos pouco fosse declarado..

O boom da construção em Braga aliada a essas fugas fizeram muita gente rica.

Em Braga existem tantas que deve acabar por bom em termos de competitividade.

Analisaste várias empresas ou tinhas alguma referência?

Pedi cotação a 3 empresas.

Depois também vi "in loco" algumas casas deles já feitas em alguns sítios de Braga e gostei.

Estou satisfeito, lá para o final do mês já conto morar lá.

Para pedir um credito imobiliário e' melhor já ter uma propriedade em nome próprio ou não ter?

Pergunto isto devido a estar a pensar adquirir a minha primeira casa mas tenho familiares que me vão doar uma propriedade na aldeia (de valor baixo) e não sei se deva pedir para adiarem a doação para contrair o credito habitação primeiro? Podem me sugerir qual a melhor opção?

Acho que é totalmente indiferente.
Em nenhum dos crédito que fiz me perguntaram pelo património que tinha ou não tinha. Só pelas dívidas.[:D]

Se tiveres a propriedade em teu nome quando fizeres o crédito, podes é tentar oferecer esse imóvel também como hipoteca (por exemplo, para melhorar o rácio financiamento/garantia), mas nem sei se os bancos estarão normalmente interessados em fazer um negócio assim. Eu, pelo menos, tentei fazer isso em tempos e não vi nenhuma receptividade.

Claro, os BES, BPN e afins estão de Aveiro para cima. Existem comentários que nem valem a pena. Esta mania dos Mouros que são melhores que os outros mete nojo!

[:D]

Impressionante como a malta só lê o que quer...

O que acontece em Lisboa é que grande parte da malta ou trabalha nos serviços ou então em grandes empresas multinacionais com regras mais rígidas em empregos de papel e lápis em que não dá para fugir de maneira nenhuma aos impostos.

Já na região norte a configuração empresarial é diferente ( mais industrializada) e abundam muito as pequenas e médias empresas com poucos trabalhadores. As pessoas são muito mais dinâmicas e trabalham muito mais que em Lisboa ( em média). Mas por serem mais pequenas, são tb muito mais informais e é muito mais fácil fugir aos impostos, ganhar horas por fora etc. Para não falar do trabalho não declarado que existe em muitas empresas tb do norte na área das manufacturas.

Eu não percebo qual o espanto...

Tudo isso faz com que os valores apresentados no quadro acima não sejam muito rigorosos. O Norte é bem mais rico e próspero do que o que dizem os números.

O turismo levou um abanão gigante com o combate à evasão fiscal. Até finais dos anos 90, incio dos 2000s, a maior parte das reservas eram feitas por telefone ou através do site do hotel. Um hotel que faturasse 300 mil euros num ano, declarava apenas 50 mil euros (que na maioria dos casos era à justa para pagar salários e custos operacionais, ou seja, na prática pagavam zero de impostos).

Desde finais da década passada, 99% das reservas são feitas através da Booking, Trivago, Airnbnb, etc. que são obrigadas a comunicar ao fisco todas as reservas efectuadas em cada hotel. Agora o hotel passou a comunicar 300 mil euros de lucros ao invés dos anteriores 50 mil euros.

Grande parte do que lemos nos jornais acerca de aumentos de 30% nas ocupações dos hoteis, na realidade é um aumento de uns 10%. Os outros 20% são reservas que não eram declaradas e agora passaram a sê-lo.

Tudo isso faz com que os valores apresentados no quadro acima não sejam muito rigorosos. O Norte é bem mais rico e próspero do que o que dizem os números.

Eu sou do norte e acredita, o norte tem imensa miséria, imensa mesmo (o norte é muito mais que Porto e Braga).

Mas tens razão no que diz respeito aos rendimentos não declarados. Os nortenhos são campeões dos biscates. Mas esses biscates acontecem por serem um mal necessário, devido às condições de miséria. Conheço imensas familias no norte em que num T3 ou T4 vivem 6 ou 7 pessoas (normalmente três gerações) e em que se entraram 1000€ num mês para sustentar essas 6 ou 7 pessoas é muito. E isto é banalíssimo no norte. Se não fossem os biscates não declarados morria muita gente.

Penso que é do Norte mas vive na zona de Lisboa.

Vivo em Lisboa desde 2008, mas ainda tenho a minha antiga casa no Porto (neste momento arrendada).

Aliás, esse facto é que também me limita a minha procura por nova casa em Lisboa. Tenho 240k em cash para comprar casa em Lisboa (200k para casa e 40k para futuras obras). Como ainda estou a pagar crédito bancário pela casa do Porto e apesar do dinheiro que recebo do arrendamento chegar e sobrar para pagar o credito, nenhum banco me dá novo crédito para comprar casa em Lisboa (uma vez que já possuo um crédito), portanto não posso passar dos 200k para uma casa usada.

Até agora não tem sido fácil. A Maria é muito intransigente, diz que para Lisboa só se for em Campo de Ourique, Alvalade ou no Areeiro, caso contrário prefere ficar onde está. E aí as casas são pequenas, velhas, sem elevadores e a zona é de dificil estacionamento. Mas ao longo dos tempos aprendi (a mal) que se a esposa não estiver feliz, então o marido está f*dido. Portanto lá terei de fazer a vontade à Maria e ver se arranjo casa por Campo de Ourique, Alvalade ou Areeiro, ainda que tenha de ser um 3º andar sem elevador. Mas como gosto imenso da zona não me importo nada de morar ali. Corta-me é um pouco os horizontes, pois há outras zonas que gosto imenso, particularmente algumas zonas das avenidas novas como o Bairro Azul e algumas zonas da Lapa, especialmente junto à Estrela. E apesar de não ter gostado muito do urbanismo marquizado de Benfica, gostei muito do imenso comércio de rua que possui e espaços verdes e ainda mais de puder comprar casa com garagem, mas a Maria torceu o nariz, portanto nada a fazer.

Também não tenho muita pressa. Até finais de 2017 queria fechar negócio, portanto tenho tempo de sobra.

Última edição:
[:D] Acabamos sempre por usar avental em casa.
Os tempos mudaram. Os nossos bisavós teriam vergonha nossa [:cool:]

MVA, como estás sempre atento ao mercado imobiliário tenho a certeza que vais acabar por encontrar. No entanto, os maiores achados são aqueles que nem chegam a ir para as imobiliárias e, sendo assim, é muito importante conheceres gente do meio ou amigos que te vão informando do "ouvi dizer que fulano X está a pensar vender a casa".

Em casas de bancos emprestam a 100%
E até podes conseguir perto disso, o valor depende da avaliação

A casa em causa (apartamento) não é do banco. Quer dizer foi construída com Santander como financiador do construtor, mas não foi por isso que BPI e CGD financiavam a 100% a minha aquisição.

Conheço vários relatos de financiamentos a 100%. Provavelmente no mercado hiper-inflacionado da região de Lisboa isto não acontece mas não devia fazer diferença porque o banco avalia e quando antes só emprestava 80% do valor de avaliação, agora empresta a 100%.

Mas a ideia era manteres a casa atual em LX?

Será para vender. Já não tenho paciência para arrendamentos. Já tive inquilinos que me deram muitas dores de cabeça no passado e não tenho pachorra para voltar a passar por isso.

A minha actual (a 25 km de Lisboa) é esta:

exterior-2.jpg

Se estivesse em Lisboa (concelho) valeria à vontade para cima de 2 milhões.

A casa em causa (apartamento) não é do banco. Quer dizer foi construída com Santander como financiador do construtor, mas não foi por isso que BPI e CGD financiavam a 100% a minha aquisição.

Conheço vários relatos de financiamentos a 100%. Provavelmente no mercado hiper-inflacionado da região de Lisboa isto não acontece mas não devia fazer diferença porque o banco avalia e quando antes só emprestava 80% do valor de avaliação, agora empresta a 100%.

O banco empresta 100% da escritura e até 85% da avaliação. Para emprestar 100% do custo da casa, o banco terá de avaliar a casa em 118% do valor de mercado (o que é normal acontecer).

Voltar
Superior