Tópico das Casas

Procuro deste género

ba393b05d53805b5be0fe6f225632721.jpg

Ou assim

28357e06d337c02185a5bbec7bf481a1.jpg

Isso já não acontece. O valor da avaliação é sempre menor ou igual ao valor de escritura. Só se fizeres um negócio da China.

A minha diz respeito a casa à venda a qualquer pessoa anunciada em imobiliária.

Queres os papéis do banco para ver que empréstimo pode ser 100% do valor da avaliação? Lol. Tive crédito aprovado esta semana.

Os 100% do valor da escritura não fa qualquer sentido. Isso foi o que aconteceu na bolha especulativa imobiliária.

Imagina que um apartamento que vale 200 mil euros em que eu sou proprietário e vendo-te por 400 mil euros (valor de escritura). se banco te emprestasse 100% do valor de escritura, emprestava-te 400 mil euros, mas se não pagasses, ficava a arder em pelo menos 200 mil porque tinha aceite como garantia do empréstimo uma casa que só valia 200 mil.

Ou seja, tinhas feito um muito mau negócio e banco um ainda pior pelo que nem sequer encontravas um banco que te emprestasse 400 mil. Só te emprestavam 200 mil que era os 100% do valor da avaliação.

O que dizes aconteceu entre 2000-2009 e desde então bancos começaram a defender-se por isso nunca avaliavam casas por mais do que valor da escritura (muitas vezes por menos) impedindo muita gente de aceder à compra de casa. E o empréstimo concedido nunca ultrapassava 80% do valor da avaliação a menos que cliente tivesse maia valias relevantes.

Desde ano passado, começou a inverter-se ciclo. Ainda não avaliam casas por valores superiores aos de aquisição/mercado, mas já emprestam 100% do valor avaliado pelo banco.
Bolas, o que não tem faltado por aqui (Cascais/Oeiras) são casas avaliadas em mais do que o valor pedido (ou de escritura).
A minha, que vai este mês a escriturar, foi 225k avaliada em 250k ou lá o que foi. O duplex lá de cima também.

Este foi o meu ultimo investimento: uma pérgola com 33 m2 (a maior que alguma vez vi e não me admirava que fosse das maiores de Portugal). O pano chega dentro de 2 semanas. Só em madeira foram mais de 3 mil euros:

Pergola-b.JPG

A tua maria não gosta dessa casa? E foste investir 3.000e porque?

Boa noite,

Tenho uma questão: Como é que os bancos avaliam as casas? Quais são os critérios/factores principais que determinam o preço..é apenas por ser T1/T2/T3 mais a análise do valor por metro quadrado num determinado bairro x o numero de metros quadrados do apartamento em causa?

Digo isto porque não percebo bem como é que os bancos avaliam a subjectividade de cada habitação.

Imaginemos uma rua comprida que de um lado tem montes de comércio (junto da àrea central do bairro) e na outra ponta já não tem comércio nenhum e tem jardins (mais longe do centro do bairro). Eu por exemplo se não gostar de barulho e confusão, vou preferir comprar uma casa na ponta da rua junto aos jardins e estou disposto a pagar mais por ela. Por outro lado, uma pessoa que queira estar mesmo junto ao centro do bairro irá estar disposta a pagar mais por uma casa na outra ponta da rua.

Se o banco for avaliar as nossas casas, estas questões são tidas em conta (e aí vai depender da opinião pessoal do avaliador) ou apenas é verificado o número de divisões e de m2 da casa, bem como o preço medio por m2 nesse bairro?

Boa noite,

Tenho uma questão: Como é que os bancos avaliam as casas? Quais são os critérios/factores principais que determinam o preço..é apenas por ser T1/T2/T3 mais a análise do valor por metro quadrado num determinado bairro x o numero de metros quadrados do apartamento em causa?

Digo isto porque não percebo bem como é que os bancos avaliam a subjectividade de cada habitação.

Imaginemos uma rua comprida que de um lado tem montes de comércio (junto da àrea central do bairro) e na outra ponta já não tem comércio nenhum e tem jardins (mais longe do centro do bairro). Eu por exemplo se não gostar de barulho e confusão, vou preferir comprar uma casa na ponta da rua junto aos jardins e estou disposto a pagar mais por ela. Por outro lado, uma pessoa que queira estar mesmo junto ao centro do bairro irá estar disposta a pagar mais por uma casa na outra ponta da rua.

Se o banco for avaliar as nossas casas, estas questões são tidas em conta (e aí vai depender da opinião pessoal do avaliador) ou apenas é verificado o número de divisões e de m2 da casa, bem como o preço medio por m2 nesse bairro?

para avaliação entram alguns pontos objectivos e outros subjectivos:
- valor m2 da zona
- comparação directa de preço com habitações na zona, com as mesmas áreas e tipologia
- aspecto e conservação geral
- transportes e serviços na zona
- infraestruturas/equipamentos da habitação (garagem, condomínio, etc)

Neste momento nos créditos é melhor taxa fixa ou variável?
A taxa fixa é tentadora, já passei por essa experiência anteriormente e não compensa monetariamente.
A única compensação é a psicológica pois ficamos sempre com a segurança de que a prestação daquilo não passa.
Mas como é óbvio os bancos ao "empurrar" os clientes para a taxa fixa é porque só ganham com isso.

Tenho familiares que me vao fazer uma doação de uma casinha la na terra e parece que é mais vantajoso eles fazerem uma venda do que uma doação directamente, porque o custos com impostos iam ser mais reduzidos com a venda, alguém tem experiência neste assunto?

Tenho familiares que me vao fazer uma doação de uma casinha la na terra e parece que é mais vantajoso eles fazerem uma venda do que uma doação directamente, porque o custos com impostos iam ser mais reduzidos com a venda, alguém tem experiência neste assunto?

Cuidado com isso se envolver terrenos rusticos por causa do direito de preferencia.

Se for por um valor simbolico tipo 1000€ diz que são 999€ por causa dos impostos.

Tem aqui uma que é muito boa que faz Guimarães e arredores.
Fez a minha cozinha. Tem 2 lojas em Guimarães e 1 em Famalicão perto do Mac drive.

DL cozinhas.

Depende. É diferente se for doação a familiares diretos (pai para filho por exemplo) ou se for família indireta.

Qual é o grau de parentesco?

Voltar
Superior