Carangeijo
New member
Depende. É diferente se for doação a familiares diretos (pai para filho por exemplo) ou se for família indireta.
Qual é o grau de parentesco?
É pai e tio (sem filhos), metade da família é directa e outra metade indirecta?
Depende. É diferente se for doação a familiares diretos (pai para filho por exemplo) ou se for família indireta.
O preço foi de 2800€, e foi na DLCozinhas em Guimarães.
P.S.: Foi valor para obra de empreiteiro que fez mais 6 moradias
Eu gostei muito do serviço deles. Trabalham bem e ajudam as pessoas quando não sabem bem o que quer no projecto.
A minha custou 12 mil com eletrodomésticos.
Depende da Madeira e pedra que escolhas.
Tem preços pra todas carteiras.
Eu também gostei muito do trabalho deles.Eu gostei muito do serviço deles. Trabalham bem e ajudam as pessoas quando não sabem bem o que quer no projecto.
A minha custou 12 mil com eletrodomésticos.
Depende da Madeira e pedra que escolhas.
Tem preços pra todas carteiras.
Tenho familiares que me vao fazer uma doação de uma casinha la na terra e parece que é mais vantajoso eles fazerem uma venda do que uma doação directamente, porque o custos com impostos iam ser mais reduzidos com a venda, alguém tem experiência neste assunto?
É pai e tio (sem filhos), metade da família é directa e outra metade indirecta?
Há 2 impostos na transmissão.
IMT e Imposto Selo.
Já estudei isso e agora não me lembro bem.
Mas do que me lembro, se for uma doação de pai para filho não se paga imposto nenhum.
De tio para sobrinho ou de primo para primo já se paga um importo qualquer. Falamos de doação.
---
Para venda o caso muda de figura. Teria de tentar encontrar os meus apontamentos para te ajudar melhor. Para ver se compensa a venda ou doação.
Em todo o caso, acho que doação será sempre mais vantajoso que uma venda.
Mas aguarda, talvez o
@JDEM ou @Mva ou o "DocJra te possam ajudar.
Só o facto de ser em madeira, encarece bastante.A minha foi madeira com as frente de madeira wengue.
A pedra foi da marca compact branca. Electrodomésticos foi 3800€. Foi tudo AEG. Tinha orçamento fora da DL mas eles acompanharam.
Como a minha faz um L tive que meter um "canto mágico" é só isso foram 500€. Mas consigo aproveitar um espaço que estaria morto sem isso. Porta óleos. Cestos de reciclagem.
A disposição da minha é como a tua sem o armário da esquerda.
Desse lado tenho o que faz o L e do lado de fora 3 bancos para tomar pequeno almoço ou almoçar na banca.
Tipo os cafés com cadeiras altas.
E aí tem gavetas e o dito canto mágico.
Do lado direito uma torre com forno e micro ondas.
Se for uma venda, os atuais proprietarios pagam a mais valia do imóvel porque de certeza absoluta que está registado com um valor muito, muito baixo.
Doações não sei quando se paga.
A minha foi madeira com as frente de madeira wengue.
A pedra foi da marca compact branca. Electrodomésticos foi 3800€. Foi tudo AEG. Tinha orçamento fora da DL mas eles acompanharam.
Como a minha faz um L tive que meter um "canto mágico" é só isso foram 500€. Mas consigo aproveitar um espaço que estaria morto sem isso. Porta óleos. Cestos de reciclagem.
A disposição da minha é como a tua sem o armário da esquerda.
Desse lado tenho o que faz o L e do lado de fora 3 bancos para tomar pequeno almoço ou almoçar na banca.
Tipo os cafés com cadeiras altas.
E aí tem gavetas e o dito canto mágico.
Do lado direito uma torre com forno e micro ondas.
Eu fui à DLCozinhas porque era a que tinha contrato com o empreiteiro.Eu fui ontem pedir orçamento para uma cozinha á Angelus Mobiliario, fica á face da estrada Nacional Famalicão-Braga, parecem-me bastante Profissionais e com muitos materiais a escolha…
Aguardo agora o orçamento e respectivo desenho 3D.
Tambem me falaram da Delicat e da DL cozinhas, mas ainda não passei lá…
Já que foi aqui abordado o tema dos terrenos rústicos, alguem me consegue dizer como é possível fazer uma "coisa destas" num terreno rústico?
View attachment 136598View attachment 136599View attachment 136600View attachment 136601
Há 2 impostos na transmissão.
IMT e Imposto Selo.
Já estudei isso e agora não me lembro bem.
Mas do que me lembro, se for uma doação de pai para filho não se paga imposto nenhum.
De tio para sobrinho ou de primo para primo já se paga um importo qualquer. Falamos de doação.
---
Para venda o caso muda de figura. Teria de tentar encontrar os meus apontamentos para te ajudar melhor. Para ver se compensa a venda ou doação.
Em todo o caso, acho que doação será sempre mais vantajoso que uma venda.
Mas aguarda, talvez o
@JDEM ou @Mva ou o "DocJra te possam ajudar.
Depende se o terreno tem mais ou menos de 5 hectares.
Em caso de venda paga IMT (variavel consoante o preço de venda) e IS no valor de 0,8% do valor de venda. Caso o valor de venda seja inferior ao VPT (valor patrimonial tributário), considera-se o VPT como valor de venda.
Em caso de doação a filhos, irmãos e pais não se paga nada.
Caso de doação a restantes familiares ou pessoas, paga-se IS no valor de 10% do VPT.
Como diz o outro, é fazer as contas, também não é dificil.
Ele que diga o VPT que está nas finanças e em que ano foi calculado/obtido esse VPT que eu faço-lhe as contas.
Ele que diga o VPT que está nas finanças e em que ano foi calculado/obtido esse VPT que eu faço-lhe as contas.