Tópico das Casas

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Não é superior, basta ter um filho ;)

Infantário (no meu caso): 150€
Roupas/calçado (tem 3 anos): não é difícil de dividindo por 12 meses gastar 100€ p/mês
Saúde: 50€
Diversão (brinquedos/parques/etc): 50€

Ou basta andar de carro mais como eu faço. Em que 350-400€ são combustíveis, 250€ portagens e dos 400€ de alimentação só se for só para a de casa. Refeições em restaurantes junta-lhe outros 400€.

Mas isso é óbvio.

Se compras um carro "a 2" fica mais acessível que se for só um a pagar.

Bem sei, a questão não quando é mais acessível, mas sim quando se não for "a 2" é impossível.
É aí que o tabuleiro é um verdadeiro campo de minas!

Temos uma tia em Portimão na rocha.
Normalmente as férias e são 15 dias ficam por 600€ com tudo.
Só na casa da para poupar muito. E ainda faz-nos o almoço. Jantar é sempre fora.
Essa tua tia tem mais 1 quartinho de vago?
Vamos todos no meu carro (ainda dá lol) e dividimos despesas da viagem!!

Este ano decidimos passar uma semana de luxo. A Maria quer descanso absoluto!
Normalmente fazemos ano sim ano não férias em hotel com tudo incluído.

Há 2 anos foi nos Salgados este ano será no RIU

Só na casa da para poupar muito. E ainda faz-nos o almoço. Jantar é sempre fora.

Ainda digo eu que tenho sorte por ter casa em Portimão, na Rocha!
Não tenho lá ninguém que me faça o "tacho"!!

Malta da "vida a dois", se não for muito descaramento permitam-me duas perguntas:

- Vale a p€na fazer uma vida a dois? É uma necessidade ou um prazer? (isto é mesmo e só uma fria pergunta financeira)
- Em caso de divórcio a vossa qualidade de vida ia para o galheiro?

1- Quando se gosta da pessoa é um prazer e tendencialmente há maior possibilidade de optimização financeira (fica mais barato pagar só uma casa, por exemplo).

2- Em caso de divórcio a minha vida, por ex., continuaria com a mesma qualidade. Eventualmente sem tanta folga financeira (perdem-se algumas optimizações financeiras), mas seguramente com folga.

Malta da "vida a dois", se não for muito descaramento permitam-me duas perguntas:

- Vale a p€na fazer uma vida a dois? É uma necessidade ou um prazer? (isto é mesmo e só uma fria pergunta financeira)

1 - É um prazer. Começámos a namorar com 17, a viver juntos com 19, aos 30 anos temos um filho com 7 meses.

2 - Iria dar uma grande volta já que ela contribui com 70% do rendimento bruto mensal.

Ou basta andar de carro mais como eu faço. Em que 350-400€ são combustíveis, 250€ portagens e dos 400€ de alimentação só se for só para a de casa. Refeições em restaurantes junta-lhe outros 400€.
Claro ;)

Personalizei para o meu caso. E claro alimentação é só a de casa.
Coloquei lá o valor para as que são fora de casa

Bem sei, a questão não quando é mais acessível, mas sim quando se não for "a 2" é impossível.
É aí que o tabuleiro é um verdadeiro campo de minas!
Tudo depende. Se estiveres sozinho e a viver na casa dos pais, até podes ter um carro melhor do que se fosses casado ;)

Mas isso é óbvio.

Se compras um carro "a 2" fica mais acessível que se for só um a pagar.

No meu caso temos 2 carros, cada um o seu, por isso, estar ou não junto não influencia.

A principal variável numa vida a dois é sempre a casa. É sempre mais fácil serem 2 a pagar uma casa do que cada um pagar a sua.

No meu caso temos 2 carros, cada um o seu, por isso, estar ou não junto não influencia.

A principal variável numa vida a dois é sempre a casa. É sempre mais fácil serem 2 a pagar uma casa do que cada um pagar a sua.
Claro. Só dei o exemplo do carro porque o user estava a usar o carro como questão.

No meu caso também temos 2 carros.

O que atrapalha os divórcios é a falta de dinheiro. Muitas vezes é apenas nessa altura que muitos casais se apercebem pela primeira vez que a casa onde moram e que estão a pagar ao banco na verdade não lhes pertence.

Havendo dinheiro a coisa resolve-se, um compra a parte do outro e assunto resolvido, mas quando não há dinheiro... Conheço vários casos de casais que permanecem juntos apenas por causa da casa... É muito complicado.

Estou numa situação similar, mas mete Monte Gordo em vez de Portimão.
Apesar de ter casa de borla e quem me faça o almoço e jantar, desisti de ir para lá à 2 anos.

Odeio o Algarve no verão. Nunca percebi a cena de viver 10 ou 11 meses por ano numa confusão infernal em Lisboa e quando se tem férias, o destino é o Algarve, com ainda mais confusão e stress que Lisboa.

Para mim não dá. Fiz lá féria durante muitos anos e apenas porque tinha casa de borla. Actualmente férias é numa herdade no meio do Alentejo, bem longe da civilização.

Estou numa situação similar, mas mete Monte Gordo em vez de Portimão.
Apesar de ter casa de borla e quem me faça o almoço e jantar, desisti de ir para lá à 2 anos.

Odeio o Algarve no verão. Nunca percebi a cena de viver 10 ou 11 meses por ano numa confusão infernal em Lisboa e quando se tem férias, o destino é o Algarve, com ainda mais confusão e stress que Lisboa.

Para mim não dá. Fiz lá féria durante muitos anos e apenas porque tinha casa de borla. Actualmente férias é numa herdade no meio do Alentejo, bem longe da civilização.
Eu e o Labita moramos longe de cidades com grandes confusões e stress, pelo que, e falo por mim, um pouco daquela agitação do Algarve até é agradável.

Esses refúgios de que falas eu uso durante o ano 1 fim de semana de 2 em 2 meses.

P.e. No último fim de semana deste mês vou para perto de Óbidos

Francamente não recomendo casamentos por questões financeiras, pelo menos não quando se trate de pessoas de estatuto financeiro médio.

Pelo contrário casar com alguém muito rico já poderá fazer sentido. A isso chama-se "golpe do baú" mas é importante lembrar que só resulta se a pessoa com que se casa for mesmo MUITO rica. [:D]

Com carro com despesas pagas e casa de férias disponível, dá para viver muito bem ;)

Pois dá! [:D]

Aqui em casa só trabalho eu(remunerado), a Maria infelizmente tem problemas de saúde e não pode fazer grandes esforços, nesse sentido vai tratando da casa e do nosso primeiro rebento (um chihuahua de 1,5 anos [:)]).

Entre bolsa, emprego, negócios: consigo mais ou menos entre 22 a 28 mil euros líquidos anuais.

Neste momento pouco cerca de 40% do que ganho entre 9 a 12 mil euros por ano.
Gasto o restante dá-me entre 1100 a 1400€ por mês (todas as despesas).

O meu objectivo é atingir a liquidez e ter poupados cerca de 100.000€, ou seja ter este montante em cash. (depositos, acções, obrigações, certificados etc). Faltam-me poucos anos de poupança para o atingir.

Quando lá chegar, espero deixar de me preocupar com poupança e fazer render este valor até á reforma. Objectivo, ter este valor até aos 32 anos.

De momento estou com 28 anos. [;)]

Eu confesso que gosto do Cheiro do algarve, gosto da confusão, do reboliço, das pessoas!

De qualquer das formas chego lá e não preciso mais de carro pelo que só isso já sabe a férias a quem conduz 4000km por mês![;)]

Eu confesso que gosto do Cheiro do algarve, gosto da confusão, do reboliço, das pessoas!

De qualquer das formas chego lá e não preciso mais de carro pelo que só isso já sabe a férias a quem conduz 4000km por mês![;)]
Também adoro o Algarve e o seu característico cheiro. Mas não largo o carro, pela simples razão que os bons restaurantes estão espalhados por toda aquela costa e jantar bem faz parte do estar de férias. Adicionalmente é também obrigatório aproveitar esse tempo para estar com grandes amigos que naturalmente também não se encontram todos no mesmo local.

edit: Mas isto virou completo off topic.

Last edited:
Back