Tópico das Casas

A minha primeira casa foi comprada em 2007, com 0.5% de Spread.
A minha Maria ainda estudava.
Os meus pais foram fiadores.

Não dava para arriscar.
Se um dia comprar casa tem que ser sem fiadores. Senão não compro.
Se algum motivo as coisas correm mal não tenho que estragar a vida a mais ninguém.
Seja pais ou irmãos ou outra pessoa.
E nem sou fiador de ninguém.

Porque quem precisa de fiador é porque os bancos não confiam nos rendimentos de quem pede o empréstimo.

Meu ponto de vista.

Não dava para arriscar.
Se um dia comprar casa tem que ser sem fiadores. Senão não compro.
Se algum motivo as coisas correm mal não tenho que estragar a vida a mais ninguém.
Seja pais ou irmãos ou outra pessoa.
E nem sou fiador de ninguém.

Porque quem precisa de fiador é porque os bancos não confiam nos rendimentos de quem pede o empréstimo.

Meu ponto de vista.
E é um ponto de vista correto.

Mas na altura teve que se arriscar. Aliás o meu trabalhava em part time na empresa que vendia os apartamentos e como tal consegui um bom valor para compra.
Claro que o banco não confiava muito, só eu trabalhava e embora fosse seguro, não ganhava muito a Maria era minha namorada e ainda estudava.

Quem propôs a compra foi mesmo o meu pai, por conseguir um bom desconto.
Se eu não conseguisse pagar ele assumia os custos. Até eu poder, ou casa às coisa entre mim e Maria não corressem bem ele ficava com a casa.

Eles nunca ficaram em causa, até porque nas piores das hipóteses era um investimento para eles

Felizmente nesta segunda casa não foi preciso fiadores

Como tencionas fazer render 100 mil e isso dar para a reforma? É que isso não é nada... (Aliás, é muito dinheiro, muito difícil de juntar, mas nada em termos de dinheiro a sério, penso que me fiz entender)
Não tenho a certeza, mas não eras tu que querias deixar de trabalhar aos 50?

Querer, quero. Se correr bem como tenciono.
A par da poupança em cash actualmente já tenho outras fontes de rendimento que estão a tender a aumentar.

A ideia é ter 100 em cash que dos 30 e picos até aos 66 ou 70 darão uns 300 e picos. Hipoteticamente.

Depois já tenho um imóvel a render e no restante tempo até aos 50 e picos espero comprar mais dois ou três, com isso já me garante um bom salário dos 50 e picos até ao final dos meus dias.

Claro, isto são tudo ideias. Espero as conseguir concretizar. Para isso já ando a abdicar de coisas que gosto, carros, lixos, etc. Vou vivendo a resistir à tentação. [:D]

Para investimento, e pelo menos aqui na minha zona as melhores opções são T1 e T2.

Inclusive chega a haver T2 quase ao preço de T3. Com pouca diferença de valor...

Há dias num livro, e voltando ao tópico, a compra de casa estará relacionada na seguinte regra:

Vencimento 5000€, casa no máximo 250.000€.
Achei demasiado conservador, mas como dizem, tem.que haver espaço no orçamento para segurar a vida de outra forma e fugir à escravatura do novo mundo.

Querer, quero. Se correr bem como tenciono.
A par da poupança em cash actualmente já tenho outras fontes de rendimento que estão a tender a aumentar.

A ideia é ter 100 em cash que dos 30 e picos até aos 66 ou 70 darão uns 300 e picos. Hipoteticamente.

Depois já tenho um imóvel a render e no restante tempo até aos 50 e picos espero comprar mais dois ou três, com isso já me garante um bom salário dos 50 e picos até ao final dos meus dias.

Claro, isto são tudo ideias. Espero as conseguir concretizar. Para isso já ando a abdicar de coisas que gosto, carros, lixos, etc. Vou vivendo a resistir à tentação. [:D]

Para investimento, e pelo menos aqui na minha zona as melhores opções são T1 e T2.

Inclusive chega a haver T2 quase ao preço de T3. Com pouca diferença de valor...

Há dias num livro, e voltando ao tópico, a compra de casa estará relacionada na seguinte regra:

Vencimento 5000€, casa no máximo 250.000€.
Achei demasiado conservador, mas como dizem, tem.que haver espaço no orçamento para segurar a vida de outra forma e fugir à escravatura do novo mundo.

Com 100 mil consegues tirar 300 e picos mês?
a família, ou seja país, tem 4 imóveis, que devem dar uma renda bruta de 800-900 euros (todos, um predio velho de rendas e um bom apartamento)
Não sei se 250-300-400k e com isto é impossível viver dos rendimentos, é certo que são investidores conservadores, só mesmo depósitos a prazo..

Mas acho que com menos de 1M em cash bem investido e outros investimentos imobiliários é que acho que seja possível.

Ja que estamos num tópico de imobiliário, até que ponto compensa criar uma empresa para gerir alugueres de apartamentos e não estar sujeito à taxa de 28% de IVA, é possível, alguém já pensou nisto? Até aue ponto ou valor bruto de rendas/ valor do conjunto de apartamentos/ isto é viável, se é que possível?

Já vi algumas casas, mas com um estilo tão "incoerente" nunca vi. Naquela casa há de tudo, móveis modernos, antigos, artigos que ficam bem, outros que nem pensar. Sala muito cheia, fios à mostra por todo o lado, uma confusão!
O espaço exterior também merecia mais. E depois as garagens não são fechadas e não têm ligação ao interior da casa..

Estou interessado em saber quanto gasta em manutenção no enorme espaço exterior, piscina e campo de ténis. Se calhar 1000€ mês não chegariam.. Não pesa tanto os eventuais 400.000€ que ela valha, mas sim a enorme despesa com ela. Um pouco como dar 40.000€ por um V8 com 10 anos, o pior são as revisões, gasolina e impostos..

a família, ou seja país, tem 4 imóveis, que devem dar uma renda bruta de 800-900 euros (todos, um predio velho de rendas e um bom apartamento)
Não sei se 250-300-400k e com isto é impossível viver dos rendimentos, é certo que são investidores conservadores, só mesmo depósitos a prazo..

Mas acho que com menos de 1M em cash bem investido e outros investimentos imobiliários é que acho que seja possível.

Ja que estamos num tópico de imobiliário, até que ponto compensa criar uma empresa para gerir alugueres de apartamentos e não estar sujeito à taxa de 28% de IVA, é possível, alguém já pensou nisto? Até aue ponto ou valor bruto de rendas/ valor do conjunto de apartamentos/ isto é viável, se é que possível?

Acho que não me fiz entender.

De momento já tenho um imóvel arrendado;
Vivo num apartamento que tenciono trocar nos próximos anos, sendo que onde vivo será para arrendar;
Entretanto quero acumular 100.000€ para deixar de me preocupar com cash, sendo que esse valor vai ser investido(não em imobiliário) para tentar em 30/40 anos (quando farei 65/70 anos) chegar aos 200/300 mil euros.
Quando tiver o cash, o dinheiro que for acumulando vai ser para investir (imobiliário, negócios, etc);

Com isto espero aos 65/70 anos ter:

A herança dos pais [:D] (espero que seja muito, muito tarde);
entre 200 a 300 mil em cash;
2 a 3 casas arrendadas;
estar sem trabalhar "obrigatóriamente" a partir dos 50/55 (ir trabalhando consoante me apetecer);

Quero:

nos próximos 5 anos chegar aos 100k - cash;
nos próximos 22/27 anos conseguir pagar a minha casa actual, arrenda-la, e comprar pelo menos mais uma.
tentar subir rendimentos, depois de chegar ao conforto dos 100k, abrir negócio para tentar impulsionar a coisa, ainda não sei.

Não é dificil... o dificil é a vida correr como o planeado e resistir á tentação dos bens materiais. [:D]
Ou seja, por exemplo, a compra de casas abaixo das possibilidades permite folga para organizar toda a vida de uma outra forma.
É preciso é:
Rigor,
Objectivos,
força de vontade,
esperança![;)]

O viver de rendimentos é relativo, se for uma pessoa, um casal, um casal com filhos...

Mas com o que descreves é perfeitamente possível viver de rendimentos, desde que seja cerca de 1000 euros/mês.

A questão é se a pessoa de contenta com estes valores ou não...[:D]

Vivo num apartamento que tenciono trocar nos próximos anos, sendo que onde vivo será para arrendar;
Entretanto quero acumular 100.000€ para deixar de me preocupar com cash, sendo que esse valor vai ser investido(não em imobiliário) para tentar em 30/40 anos (quando farei 65/70 anos) chegar aos 200/300 mil euros.
Quando tiver o cash, o dinheiro que for acumulando vai ser para investir (imobiliário, negócios, etc);

2 a 3 casas arrendadas;
estar sem trabalhar "obrigatóriamente" a partir dos 50/55 (ir trabalhando consoante me apetecer);

Quero:

nos próximos 22/27 anos conseguir pagar a minha casa actual, arrenda-la, e comprar pelo menos mais uma.
tentar subir rendimentos, depois de chegar ao conforto dos 100k, abrir negócio para tentar impulsionar a coisa, ainda não sei.

Não é dificil... o dificil é a vida correr como o planeado e resistir á tentação dos bens materiais. [:D]
Ou seja, por exemplo, a compra de casas abaixo das possibilidades permite folga para organizar toda a vida de uma outra forma.
É preciso é:
Rigor,
Objectivos,
força de vontade,
esperança![;)]

não consigo fazer planos como tu [:D]
vê lá se não chegas aos 50 e percebeste que não gozaste a vida como devias [;)]

tenho as minhas seguranças (poupanças), mas não deixo de me divertir e fazer o que me dá prazer.

2 a 3 casas arrendadas;

Quero:

É preciso é:
Rigor,
Objectivos,
força de vontade,
esperança![;)]

E saúde. Os planos podem ser bons mas a saúde pregar partidas.

Por isso, aproveita o dia a dia e não te prives de tudo pois nunca se sabe o dia de manhã e no final, ter dinheiro ou não ter não nos serve de nada.

E saúde. Os planos podem ser bons mas a saúde pregar partidas.

Por isso, aproveita o dia a dia e não te prives de tudo pois nunca se sabe o dia de manhã e no final, ter dinheiro ou não ter não nos serve de nada.

Claro que sim. [;)]

Isto é teoria... Na prática sei lá eu daqui a uns anos [:D]

Gasta-se em momento o que se poupa em anos. [:D]

Ao fazer uma pesquisas no imovirtual, deparei-me, logo na "homepage" com o seguinte gráfico:

Municipios mais procurados.jpg

Como podemos ver a procura de apartamentos para compra em Lisboa chega a ser quase 4 x mais do que no Porto, logo por aqui se percebe o porquê de o mercado imobiliário em Lisboa ser muito mais caro do que qualquer outra zona do pais.

PS: não consigo colocar fotos aqui diretamente não sei porquê..... sigo as instruções, mas não funciona.. será do browser? (Firefox)

2 a 3 casas arrendadas;

Quero:

É preciso é:
Rigor,
Objectivos,
força de vontade,
esperança![;)]

O mais difícil a meu ver nem é a tentação mas a dificuldade de criar o tal negocio..

O viver de rendimentos é relativo, se for uma pessoa, um casal, um casal com filhos...

Mas com o que descreves é perfeitamente possível viver de rendimentos, desde que seja cerca de 1000 euros/mês.

A questão é se a pessoa de contenta com estes valores ou não...[:D]

Casal com um filho, com uma vida de classe média, média, nem chega a ser alta, sem grandes carros, grandes ferias e grandes luxos, até porque mesmo que desse, a vida não lhes permite gozar mais para já, não pelo dinheiro, mas por factores externos.

Tudo que seja menos de 500 euros é complicado para manter o que já há e viver confortavelmente sem preocupações

Casal com um filho, com uma vida de classe média, média, nem chega a ser alta, sem grandes carros, grandes ferias e grandes luxos, até porque mesmo que desse, a vida não lhes permite gozar mais para já, não pelo dinheiro, mas por factores externos.

Tudo que seja menos de 500 euros é complicado para manter o que já há e viver confortavelmente sem preocupações

Mas um casal com 1 filho com 2 carros e férias 1x ano, os 1000 não sei se não será curto...

2 a 3 casas arrendadas;

Quero:

É preciso é:
Rigor,
Objectivos,
força de vontade,
esperança![;)]

O que é que tu fazes mesmo? [:D]

Depois aos 75 bates a bota e os putos vão estoirar tudo o que te sacrificaste por [:p]

Mas um casal com 1 filho com 2 carros e férias 1x ano, os 1000 não sei se não será curto...
é impossível, há património a manter e despesas fixas, a conta da luz da minha casa às vezes é de 300 eur [:cool:]
3 carros, 2 fracos e um melhorzito, os 3 valem uns 20k no máximo e impostos sobre estes são baixos.

Como disse, com menos de um milhão e alguns investimentos, é muito difícil de viver de rendimentos..
ate porque o rendimento não é mensal e não é a mesma coisa do que receber salário ou reforma.

Ninguem conhece ninguém que tenha um empresa para gerir património imobiliário? Isto é que me interessava...

Ninguem conhece ninguém que tenha um empresa para gerir património imobiliário? Isto é que me interessava...

Vais a um contabilista e pedes-lhe para fazer a simulação tendo em função o património e as rendas esperadas e do teu IRS actual...

Em qualquer dos casos, uma empresa aberta leva atrás todo um comboio de burocracias que custam dinheiro e dias de trabalho pelo que só se justifica a partir dum determinado rendimento expectável já elevado.

Além disso, além dos IRC tens tb depois de pagar IRS sobre dividendos recebido... Dificilmente ganhas dinheiro se não entrares no negócio da compra/venda de imóveis que é principal fonte de rendimentos das empresas gestoras de património imobiliário. Mas para isso tens de ter funcionários ou tu perderes tempo...

Vais a um contabilista e pedes-lhe para fazer a simulação tendo em função o património e as rendas esperadas e do teu IRS actual...

Em qualquer dos casos, uma empresa aberta leva atrás todo um comboio de burocracias que custam dinheiro e dias de trabalho pelo que só se justifica a partir dum determinado rendimento expectável já elevado.

Além disso, além dos IRC tens tb depois de pagar IRS sobre dividendos recebido... Dificilmente ganhas dinheiro se não entrares no negócio da compra/venda de imóveis que é principal fonte de rendimentos das empresas gestoras de património imobiliário. Mas para isso tens de ter funcionários ou tu perderes tempo...
Quanto é que isso pode custar num contabilista? A família já tem um, mas acho que ele não percebe a ponta de um .., também já é reformado!
O objetivo da empresa não seria ganhar dinheiro mas pagar menos impostos, poderia entrar até na compra e venda, vendo os velhos para comprar novos e assim sucessivamente
Se eu for empresário em nome individual, pago irs sobre uma cada minha que tenho alugada ou irc?

Back