Tópico das Casas

Querem limitar o alojamento local a 90 dias por ano.
É uma proposta sem grande lógica, pois, o que é que fazes nos restantes 270 dias do ano? Ficas com a casa vazia? Nenhum potencial inquilino está disposto a arrendar uma casa por apenas 9 meses.

Teria mais lógica fazerem quotas. Por exemplo, dividir Lisboa e Porto por bairros ou secções e dizer que cada secção só poderia ter X unidade de alojamento local.
Sou mais apologista desta medida. E iria mais longe: dentro de cada bairro/secção só poderiam haver Y casas em nome de pessoas estrangeiras.

Agora a proposta dos 90 dias tem pouco sentido.

É uma proposta sem grande lógica, pois, o que é que fazes nos restantes 270 dias do ano? Ficas com a casa vazia? Nenhum potencial inquilino está disposto a arrendar uma casa por apenas 9 meses.

Teria mais lógica fazerem quotas. Por exemplo, dividir Lisboa e Porto por bairros ou secções e dizer que cada secção só poderia ter X unidade de alojamento local.
Sou mais apologista desta medida. E iria mais longe: dentro de cada bairro/secção só poderiam haver Y casas em nome de pessoas estrangeiras.

Claro que tem sentido. O principio do alojamento local e' alugares a casa onde moras quando não estas la'. O grande problema aqui e' que houve grandes investimentos para reabilitar casas antigas. E claro que os investidores com todo o direito, querem ter o retorno do investimento.
E ja' agora, na Holanda ha 2 anos restringiram o máximo para 60 dias. E olha que aqui ha bem mais falta de alojamento para turistas do que em Lisboa.

Mesmo que o alojamento local acabe, os investidores vao-se virar para o arrendamento tradicional. E com a procura que existe hoje, o problema vai-se manter, com a especulação das rendas. A menos que ponham um travão, e limitem o maximo de valor de uma renda.

Última edição:
Eu trabalho com mármores, granitos não, mas assim por alto podes contar com 100€+m2 para bancada pronta. E se quiseres granitos pretos atenção que a maioria é granito indiano ou chinês pintado de preto.

Como é que eles pintam o granito? Vulgo como é se nota, faz-se o teste?

Acho piada ao granito preto Angola e deverei colocar nas próximas obras, mas obviamente não quero pagar gato por lebre.

Última edição:
Eu trabalho com mármores, granitos não, mas assim por alto podes contar com 100€+m2 para bancada pronta. E se quiseres granitos pretos atenção que a maioria é granito indiano ou chinês pintado de preto.

Nas bancadas é metro linear. Certamente tu sabes, mas há quem não saiba. Só para clarificar.

Portanto o "m2" na verdade é um 1m de comprimento por 63cm de profundidade.

€100/m2 com ou sem IVA? Por acaso acabei por desistir do granito na cozinha por uma questão sobretudo estética, mas dificilmente há melhor quando se quer preço.

Como é que eles pintam o granito? Vulgo como é se nota, faz-se o teste?

Acho piada ao granito preto Angola e deverei colocar nas próximas obras, mas obviamente não quero pagar gato por lebre.
Em chapa é facílimo detetar, basta olhar para os topos e dá para ver perfeitamente a tinta escorrida, em produto acabado já deve ser mais complicado de ver.
Se queres Angola atenção. Não estou a dizer que todos vendem gato por lebre, mas é fácil enganar. Se pedires vários orçamentos e vires muita discrepância desconfia do mais barato.

Nas bancadas é metro linear. Certamente tu sabes, mas há quem não saiba. Só para clarificar.

Portanto o "m2" na verdade é um 1m de comprimento por 63cm de profundidade.

€100/m2 com ou sem IVA? Por acaso acabei por desistir do granito na cozinha por uma questão sobretudo estética, mas dificilmente há melhor quando se quer preço.
Se for medida standard pode ser metro linear, mas não sei se funciona assim em todas as casas.
Esse valor mais IVA. Eu não estou por dentro dos preços do granito acabado, estou apenas a tentar dar uma noção.
Se queres bancada escura com boa resistência só aconselho granito. Se quiseres coisas claras, tens Estremoz, Lioz, calcários duros e etc. tudo mais em conta que o granito.
Desaconselho silstone e compactos. É caríssimo e a durabilidade não tem nada a ver, é bem inferior.

Granitos acabados na regiao de aveiro consegui entre os 70€/ metro linear para o granito normal, e os 140€ para o preto. Produto acabado e instalado e com iva incluido. Se alguel estiver interessado posso passar o contacto.

Claro que tem sentido. O principio do alojamento local e' alugares a casa onde moras quando não estas la'. O grande problema aqui e' que houve grandes investimentos para reabilitar casas antigas. E claro que os investidores com todo o direito, querem ter o retorno do investimento.
E ja' agora, na Holanda ha 2 anos restringiram o máximo para 60 dias. E olha que aqui ha bem mais falta de alojamento para turistas do que em Lisboa.

Mesmo que o alojamento local acabe, os investidores vao-se virar para o arrendamento tradicional. E com a procura que existe hoje, o problema vai-se manter, com a especulação das rendas. A menos que ponham um travão, e limitem o maximo de valor de uma renda.

O problema é a instabilidade legislativa e fiscal que faz com que muitos investidores fiquem con receio de investir.

Vou partilhar a minha experiencia. Ha uns anos comprei e reabilitei um apartamento bastante grande (5 quartos) com pinta para hostel, mas com o objetivo de o arrendar a estudantes. Entretanto e face à realidade envolvente coloquei em alojamento local, na modalidade de quartos.
Ao fim de contas, ganho ligeiramente mais nesta modalidade, mas tambem tenho mais trabalho e preocupaçoes. A mais valia disto é que entre lavandaria, limpezas e check ins dou emprego a 2 pessoas e o estado também ganha mais em impostos.

Se acabar com o AL volto a meter estudantes e a minha vida nao é muito afetada, mas há 2 pessoas que ficam no desemprego.

Em chapa é facílimo detetar, basta olhar para os topos e dá para ver perfeitamente a tinta escorrida, em produto acabado já deve ser mais complicado de ver.
Se queres Angola atenção. Não estou a dizer que todos vendem gato por lebre, mas é fácil enganar. Se pedires vários orçamentos e vires muita discrepância desconfia do mais barato.

Se for medida standard pode ser metro linear, mas não sei se funciona assim em todas as casas.
Esse valor mais IVA. Eu não estou por dentro dos preços do granito acabado, estou apenas a tentar dar uma noção.
Se queres bancada escura com boa resistência só aconselho granito. Se quiseres coisas claras, tens Estremoz, Lioz, calcários duros e etc. tudo mais em conta que o granito.
Desaconselho silstone e compactos. É caríssimo e a durabilidade não tem nada a ver, é bem inferior.

Não posso concordar.
Como em tudo depende de muita coisa. Tens pedra natural que mancha com imensa facilidade. E tens compactos que duram séculos.
Em termos de preço sim, um compacto é caro, mas tens uma gama de cores alargada e acabamentos mate que não consegues em pedra. Para além de uma maior homogeneidade.

Fazer uma bancada em lioz ou estremoz branco também não sai nada barato.

Se fosse por quotas, as licenças iriam pela senda dos táxis. Bloqueias a hipótese de entrar no mercado quem não consegue apanhar a "1ª fase" e inflacionas o preços das casas com a dita licença (supondo que seria transmissível com a propriedade). Criavas todo um lobby e uma máfia do alojamento local, quando o que querias era regular e aliviar o problema...

Granitos acabados na regiao de aveiro consegui entre os 70€/ metro linear para o granito normal, e os 140€ para o preto. Produto acabado e instalado e com iva incluido. Se alguel estiver interessado posso passar o contacto.

Um conheçido meu que tem uma empresa de mármores e granitos deu-me um orçamento de £300 o m2 e numa pesquisa que fiz pela net, vi a £440 o m2, por isso vim aqui perguntar para ter uma melhor ideia sobre preços. Estou a achar uma diferença muito grande de preços entre PT e UK.

Não posso concordar.
Como em tudo depende de muita coisa. Tens pedra natural que mancha com imensa facilidade. E tens compactos que duram séculos.
Em termos de preço sim, um compacto é caro, mas tens uma gama de cores alargada e acabamentos mate que não consegues em pedra. Para além de uma maior homogeneidade.

Andei a pesquisar e pelo que percebi o granito é o melhor material que existe para cozinha e a seguir vem o silestone (quartz) com a diferença que o silestone não suporta tão bem o calor quanto o granito.

Ando à procura de novo poiso e se no ano passado havia imensa oferta para arrendamento, este ano, nem com as imobiliárias ou intermediários me estou a safar. [8b]

Querem ver que a retoma da economia voltou a privilegiar a venda, em virtude da valorização dos imóveis? :confused:

Não posso concordar.

Há pedras que não são indicadas para cozinha, as pedras mais macias absorvem tudo, é lógico que isso não pode ir para uma cozinha receber gorduras.
A nível de homogeneidade, se queres algo de uma só cor é óbvio que também não procuras produto natural. Quem mete um tempo em silstone não está preocupado se é pedra X ou Y, simplesmente querem algo “pintado”.
Não sai barato o lioz ou o Estremoz branco, mas sai mais barato que granito.
Neste momento vou começar a comercializar basalto, algo que não é muito comum cá, vamos lá ver se resulta. Mas é uma pedra que aguenta bem numa cozinha como em exterior.

Um conheçido meu que tem uma empresa de mármores e granitos deu-me um orçamento de £300 o m2 e numa pesquisa que fiz pela net, vi a £440 o m2, por isso vim aqui perguntar para ter uma melhor ideia sobre preços. Estou a achar uma diferença muito grande de preços entre PT e UK..

Não tenhas dúvidas que no UK é MUITO mais caro. Sei de quem exportava degraus a 20 e poucos € metro linear para o UK, para depois ver no site dessa empresa 90£.

Ando à procura de novo poiso e se no ano passado havia imensa oferta para arrendamento, este ano, nem com as imobiliárias ou intermediários me estou a safar. [8b]

Querem ver que a retoma da economia voltou a privilegiar a venda, em virtude da valorização dos imóveis? :confused:

Efeito do turismo e de muito investimento estrangeiro em imobiliário. Estás a procurar em que concelhos?

Por culpa de quem?

A minha está marcada para dia 2 às 12h. Parece-me que é desta...

Foi reagendamento...falta de disponibilidade. Disseram que a primeira marcação, era só uma pré-marcação.
Mas como tudo ainda podia correr pior, a escritura foi feita só perto das 16h, porque o banco do vendedor enviou o destrate trocado, para a solicitadora.:sh)

Isto foi um negócio e pêras.....[8b][8b]
Não me meto noutra tão depressa!!!![:D]

Não posso concordar.

tenho aplicado o corian e até agora, zero queixas.

Voltar
Superior