Tópico das Casas

No meu ainda marca 22,5º a esta hora 18h10.

Já que se falou aí em últimos pisos, já morei também no último piso e com 3 frentes num prédio de 2003 com certificado B- e a casa era muito pior comportada em termos térmicos. Mais quente de verão e muito mais fria de inverno. Tinha uma diferença de inverno de pelo menos 5ºc para a actual que não é no último piso, tem 2 frentes e certificado B.

Neste momento tenho um T2 ultimo piso mas construção de 1998: Certificado E. A casa é fria sim. No inverno mesmo com aquecedores (Que comprei ha cerca de 2 anos para cumular com o AC) atingir os 18 é necessária muito energia.

Em Zurique tenho 1 apartamento todo vidrado sendo a sala com vidros todos acima abaixo e passo bem em roupa interior quer esteja 20 la fora ou -10. Penso que a construção é muito mais importante.

O novo na Maia como referi é B. Meto experiencias apos este inverno.

A minha é ultimo piso, sem sótão e nota se bem a diferença quer de verão, quer de inverno.

É A+, mas isto das classificações vale o que vale.[:D]

Último piso já não quero mais nenhuma.

Neste momento tenho um T2 ultimo piso mas construção de 1998: Certificado E. A casa é fria sim. No inverno mesmo com aquecedores (Que comprei ha cerca de 2 anos para cumular com o AC) atingir os 18 é necessária muito energia.

Em Zurique tenho 1 apartamento todo vidrado sendo a sala com vidros todos acima abaixo e passo bem em roupa interior quer esteja 20 la fora ou -10. Penso que a construção é muito mais importante.

O novo na Maia como referi é B. Meto experiencias apos este inverno.

O de Zurique também é último piso?
Passas bem em roupa interior, mas com que aquecimento e gasto de energia?

Os 22,5ºc que referi à pouco é por enquanto sem consumo algum de energia.
Mas o inverno também ainda não chegou.

Os 22,5ºc que referi à pouco é por enquanto sem consumo algum de energia.

Não tenho muita razão de queixa, menos ruído, maior privacidade, melhor vista, maior valor de mercado.

Pena o comportamento térmico, mas também não é nada demais. Voltava a escolher o último.[;)]

Por falares em inverno, onde anda ele?

O apartamento é B-

A exposição solar é Norte - Sul, mas este Sul é meio manhoso de Inverno porque como o Sol está mais baixo, as arvores que estão num monte, tapam os raios na maior parte do tempo.

Ontem, ao abrir as janelas a Norte e Sul, consegui aquecer mais a casa tal o bafo que estava lá fora. À noite e de madrugada já esteve menos frio, e hoje acordei com 14° nas divisões.
Claro que ontem aqueci com o ac, durante umas 2 horas a 22°

Como já postei para trás, tenho recuperador na sala, ac nos quartos e sala e ainda pedras de aquecimento dentro das paredes dos quartos e sala.

Edit : ah, recordando, o apartamento é na Malveira
Por vezes as casas são projectadas com vidros inadequados. Uma casa com pouca exposição solar com vidros todos xpto no isolamento termico, só prejudica o aproveitamento do sol como fonte gratuita de aquecimento. Tornando caro aquecimento e quanto maior a casa maior a despesa.

Este blog tem muita informação de como escolher o vidro certo.

http://www.alunefe.com/blog-alunefe/21-melhor-vidro-para-janelas.html

Abrir as janelas uns 20 minutos para arejar e depois deixar o estores levantados nas janelas expostas ao Sol de forma a fazer o efeito estufa.

Last edited:
Sabem se, ao adquirir um imóvel de 1938, há lugar a alguma isenção de IMT na escritura? Tinha ouvido qualquer coisa sobre casas construídas antes de 1989, ou assim. Alguém que esteja mais por dentro?

Só em reabilitação, e tem que subir dois níveis numa escala relativa ao conforto da mesma.

Comprei uma de 1947 há umas semanas e não tive isenção.

A minha é ultimo piso, sem sótão e nota se bem a diferença quer de verão, quer de inverno.

É A+, mas isto das classificações vale o que vale.[:D]

(...)

O que se perde em conforto térmico, ganha-se em minimização de ruídos. A primeira coisa que me faz querer mudar de casa são, exactamente, os vizinhos de cima. A perda de qualidade de vida por causa do barulho deles é exasperante.
Já morei, durante em alguns anos, num último andar sem sótão e acho que é mais mais fácil resolv€r a questão térmica do que a questão do barulho.

Os 22,5ºc que referi à pouco é por enquanto sem connnsumo algum de energia.
Tambem comprei no ultimo piso (3° andar) com uma terraça de 40m2 e estou contente ,o proximo investissimento meter vidros duplos ,so passei um inverno nele e nao è muito quente.
Cumps

Pessoalmente preferi fixa(mas jà vai à 10anos) e se os juros baixam entre tempo(depois da compra) negocio com a Banca de preferencia ou procuro outrA com juros mais baixos.

cumps!

O apartamento é B-

A exposição solar é Norte - Sul, mas este Sul é meio manhoso de Inverno porque como o Sol está mais baixo, as arvores que estão num monte, tapam os raios na maior parte do tempo.

Ontem, ao abrir as janelas a Norte e Sul, consegui aquecer mais a casa tal o bafo que estava lá fora. À noite e de madrugada já esteve menos frio, e hoje acordei com 14° nas divisões.
Claro que ontem aqueci com o ac, durante umas 2 horas a 22°

Como já postei para trás, tenho recuperador na sala, ac nos quartos e sala e ainda pedras de aquecimento dentro das paredes dos quartos e sala.

Edit : ah, recordando, o apartamento é na Malveira

Tu mudaste há poucos dias, certo? O apartamento estava vazio?
É normal que demore uns (valentes) dias até que se consiga manter uma temperatura confortável. Como já disseram, é deixar entrar o máximo de luz natural possivel e se durante o dia o ar exterior estiver mais quente, deixar ventilar...

Gosto muito da Malveira, andei durante algum tempo a ver casas aí e estive quase quase com duas delas. As duas únicas desvantagens era a distância e clima no inverno. É muito húmido!

Malta taxa fixa ou variavel?

Depende do que podes pagar hoje, tem atenção às diferenças nas despesas iniciais que podem ser grandes entre vários bancos... soma os 2 seguros, etc. e compara as várias simulações

de resto toda a gente anda a chamar pelos juros tal como pela chuva... portanto mais 1-2 anos eles começam a subir... talvez devagarinho se não vier mais nenhuma crise como a de 2011.

Eu apostaria na taxa fixa a 5 anos, parece-me ser um bom compromisso! Hoje foi no BCP para um determinado caso, há um ano teria sido no bankinter para as mesmas condições... é uma questão de regatear bem, especialmente no banco onde tens conta ou com quem mais trabalhas.

Pessoal tenho uma parede a fazer no Meu apartamento (Exterior) estou a pensar em fazer em Polistirene*(sei que se dà um nome Ai mas nao me lembro )sabem o preço do M2 feito pour uma Empresa ?
Cumps!

Tive a melhor proposta para a fixa na caixa a 5 anos a TAE de 2,948 a TAER 3,32 e spread de 1,75,com muitos produtos associados. O bankiter fazia TAE 2,39 a TAER a 2,9 e o spread a 1,25 mas para 10anos. Como tenho uma pequena no infantário e preciso de mais liquidez nesta fase acabei por ir para a variável. É certo que a euribor vai subir mas deverá ser lentamente (espero) e daqui a 1 ano logo vejo se fixo ou continuo na variável.

Só para dar uma ideia da variável e para a malta ter uma ideia dos valores TAN 1,17 Spread 1,35 TAE 2,009 e TAER 2,52 para valores abaixo de 150k

Depende de muita coisa... capital próprio, avaliação, valor de escritura, prazo, etc...

Que tal um empréstimo a 25 anos (300 meses), taxa fixa a 5 anos, spread contratado 1,35%, TAE 1,87%?

Mais! LTV 77% e despesas iniciais das mais baixas no mercado (não as mais baixas!)

4 produtos contratados que todos utilizamos mensalmente. Taxa de esforço baixa... 20% (135k escritura)

Só falar com vários bancos (não é simulações online!), escolher os 2-3 melhores programas e pô-los a dar a volta ao miolo se quiserem ficar com esse cliente.

Este foi hoje! Há 3 dias foi outro, noutro banco, nestas condições:

360 meses (30 anos), taxa fixa a 5 anos, spread contratado 2,75%, APR 5,37%, LTV 56%, taxa de esforço 35,9% (sim! 36%... num LTV de 56% em 245k)

Porquê este banco e estas condições? Porque mais banco nenhum lhe fazia melhor ou sequer emprestava...

Porque o banco sabe que este cliente lhe vai pagar sempre! Porque lhes mostrei porquê e porque me conhecem há muito. Há coisas que fazem a diferença, se soubermos mostrá-la.

Porque, em última análise, aquela hipoteca até é excelente para o banco se o cliente falhar nos pagamentos... :)

Last edited:
Boa noite
Gostaria de saber ate que ponto acham que seja dificil alguem com idade de 38 anos
que dispondo de muitos baixos rendimentos declarados (ou ate no desemprego) tendo
metade do valor para entrada de uma casa bem como um excelente fiador pode ser concedido o
credito.

A questao é que apos um divorcio meu irmão por questoes que nao entressam
aqui colocou parte da sua vida financeira em nome de terceiro declarando assim
muitos poucos rendimentos últimos anos. No entanto tem em dinheiro para metade da habitacao
e sendo prestacao mensal de 100 ou 120 euros (baixa num credito a 25 anos)
se acham que o banco aceitaria o emprestimo se tiver um bom fiador.

A questao é que apesar de baixo rendimento dando metade do valor da casa eles estao
basicamente salvaguardados a prejuízos pq o lucro deles esta sempre garantido, e tendo posteriormente um fiador com varios bens
a questao fica ainda mais terceirizada. Na pratica a possibilidade de meu irmão nao conseguir pagar
só mesmo por morte (e mesmo assim meu pai venderia ou pagaria resto pq temos montante para isso)

O valor do imóvel seria entre apenas 50 a 60 mil e dando metade do valor a pronto.
Seria casa no Ribatejo para espapadelas fim de semana
registada como 1 casa de habitacao

Last edited:
Tenho ideia que um forte factor de decisão é o tipo de contrato de trabalho, os anos de trabalho em determinada empresa e se aa empresa está ou não bem cotada para eles e também os rendimentos.

Creio que se isto for bom até abrem a ltv de 100%.

A questão está 1 pouco errada mas vamos tentar melhorar:

Se tem metade de entrada significa que precisa de 50%. Para o banco so interessa o montante que precisa: 30 000 euros. Com 38 anos é novo.

Se tem fiador e o fiador tem 1 boa situação não será problema.

Por exemplo a minha mãe está nos 58 anos e já é muito mais complicado arranjar um emprestimo. Mas com 38 será nao problema e 30 000 euros não é muito dinheiro. Depende é do fiador.

Back