Tópico das Casas

Eu então, já tenho a minha casa fria novamente.[s)]

Isto de ter o sotão por cima (que não é frio, aparentemente), ter o apartamento do lado desocupado, e na outra lateral não haver nada encostado ao prédio, não ajuda nada.:sh)
Chego a duvidar mesmo, dos dados da ficha técnica do apartamento.

Enquanto um gajo anda de um lado para o outro, tudo bem, mas assim que pára parece que está sei lá aonde.
A garagem por baixo do prédio, consegue ser muuuuuito mais quente...abafada, mesmo.

Isto de ter o sotão por cima (que não é frio, aparentemente), ter o apartamento do lado desocupado, e na outra lateral não haver nada encostado ao prédio, não ajuda nada.:sh)

Enquanto um gajo anda de um lado para o outro, tudo bem, mas assim que pára parece que está sei lá aonde.
A garagem por baixo do prédio, consegue ser muuuuuito mais quente...abafada, mesmo.

Como já disse atrás, as fichas técnicas valem o que valem. [s)]

O Sótão é só teu?
Tem o chão revestido a quê? Poderás encontrar uma solução com roofmate no pavimento do sótão, SE, estiver desocupado e for só teu e não pretenderes de lá nada. [:D]

Na casa dos meus pais fizemos o inverso, ou seja, no tecto da garagem. Melhorou muito.

A casa do lado estar desabitada ajuda, mas não é essencial.
No meu caso tenho uma parede a todo o comprimento do apartamento que bate com outro que está desocupado, não tenho sótão, bate logo com o telhado (tem laje e depois cobertura metálica), e o outro lado bate com a circulação do prédio. O piso de baixo está ocupado.
Hoje estiveram -5ºc, só com 1 equipamento de AC na sala consigo ter a casa sempre confortável, ando de tshirt em casa.
Tenho uns 120m2 de apartamento, por aí.
A construção é (bloco térmico+esferovite de 6cm+fachada ventilada numa espécie de gesso/cimento/madeira, são umas placas), área envidraçada tenho alguma(sala 6m2, quartos 4m2 cada, cozinha 3m2), com janelas de correr, o que prejudica.

Se ligar o recuperador consigo aquecer a casa toda, apesar de estar na sala fica numa posição +/- central, o que ajuda.
O facto de ter tecto falso e o pé direito estar mais baixo uns 10/15cm ajuda muito á sensação de conforto.
No apartamento de baixo, não tem tecto falso e nota-se uma diferença no conforto.

Aí o que podes fazer, se tiveres algum meio de aquecimento diferente do AC é ligares por dois ou tres dias e depois manteres o AC sempre ligado numa temperatura mais baixa.
Contudo isso tem custos energéticos. [s)]

Do meu exemplo, a nivel de custos, posso partilhar as experiencia entre os diversos meios que testei em casa:

Tenho recuperador a lenha, uso briquetes, custa uma embalagem 2.49€ dá para um dia. Gasto cerca de 77€;
AC sempre ligado, 24/24h de dia nos 18/20ºc, á noite dos 22ºc (aprendi á dias no tópico dos AC), deu-me um consumo total de 18kW em 6 dias, deverá gerar menos de 20€ por mês. Só tenho um aparelho numa posição central, nas extremidades não chega bem o calor (quando meti o AC foi a pensar no verão e cumpre), mas fica confortável.
Aquecimento central a gás natural, com Cronotermostato ligado nos 21ºC gasta cerca de 90/110€ por mês.

Portanto do que testei, sem dúvida o AC, desde que, seja de baixo consumo.

Acabo por usar o Aquecimento uma ou duas vezes por ano, para não enferrujar.
O recuperador quando estou mais por casa, gosto do calor e de ver aquela coisa a arder. O meu cão dorme valentes sonecas em frente a ele. [:D]
Uso o AC 99% das vezes.

Last edited:

Há um empreendimento, dito de luxo, aqui na aldeia, composto por 3 prédios gémeos, com idêntica exposição solar.

Todos tiveram construtores diferentes.

No prédio do construtor "A" consegues que a Penthouse Duplex +300m2 de 4 frentes, com enormes envidraçados e grande parte do chão em mármore, consiga ser termicamente mais agradável que um T2 com chão em flutuante na torre B /C. Já as Penthouses nestes é +/- o equivalente a viveres na rua. Não estou a brincar. :sh)

Curiosamente os preços de venda eram todos +/- alinhados.

Há um empreendimento, dito de luxo, aqui na aldeia, composto por 3 prédios gémeos, com idêntica exposição solar.

No prédio do construtor "A" consegues que a Penthouse Duplex +300m2 de 4 frentes, com enormes envidraçados e grande parte do chão em mármore, consiga ser termicamente mais agradável que um T2 com chão em flutuante na torre B /C. Já as Penthouses nestes é +/- o equivalente a viveres na rua. Não estou a brincar. :sh)

É o problema dos construtores.
Devia haver leis mais restritas quer relativamente à questão térmica quer à questão acústica que previssem verdadeiras penalizações para os construtores que não cumprissem os parâmetros exigidos.
Isto assim é um degredo: uma pessoa paga por uma casa sem ter hipóteses de saber se a mesma é boa ou não.

Como já disse atrás, as fichas técnicas valem o que valem. [s)]

O Sótão é só teu?
Tem o chão revestido a quê? Poderás encontrar uma solução com roofmate no pavimento do sótão, SE, estiver desocupado e for só teu e não pretenderes de lá nada. [:D]

Na casa dos meus pais fizemos o inverso, ou seja, no tecto da garagem. Melhorou muito.

A casa do lado estar desabitada ajuda, mas não é essencial.
No meu caso tenho uma parede a todo o comprimento do apartamento que bate com outro que está desocupado, não tenho sótão, bate logo com o telhado (tem laje e depois cobertura metálica), e o outro lado bate com a circulação do prédio. O piso de baixo está ocupado.
Hoje estiveram -5ºc, só com 1 equipamento de AC na sala consigo ter a casa sempre confortável, ando de tshirt em casa.
Tenho uns 120m2 de apartamento, por aí.
A construção é (bloco térmico+esferovite de 6cm+fachada ventilada numa espécie de gesso/cimento/madeira, são umas placas), área envidraçada tenho alguma(sala 6m2, quartos 4m2 cada, cozinha 3m2), com janelas de correr, o que prejudica.

Se ligar o recuperador consigo aquecer a casa toda, apesar de estar na sala fica numa posição +/- central, o que ajuda.
O facto de ter tecto falso e o pé direito estar mais baixo uns 10/15cm ajuda muito á sensação de conforto.
No apartamento de baixo, não tem tecto falso e nota-se uma diferença no conforto.

Aí o que podes fazer, se tiveres algum meio de aquecimento diferente do AC é ligares por dois ou tres dias e depois manteres o AC sempre ligado numa temperatura mais baixa.
Contudo isso tem custos energéticos. [s)]

Do meu exemplo, a nivel de custos, posso partilhar as experiencia entre os diversos meios que testei em casa:

Tenho recuperador a lenha, uso briquetes, custa uma embalagem 2.49€ dá para um dia. Gasto cerca de 77€;
AC sempre ligado, 24/24h de dia nos 18/20ºc, á noite dos 22ºc (aprendi á dias no tópico dos AC), deu-me um consumo total de 18kW em 6 dias, deverá gerar menos de 20€ por mês. Só tenho um aparelho numa posição central, nas extremidades não chega bem o calor (quando meti o AC foi a pensar no verão e cumpre), mas fica confortável.
Aquecimento central a gás natural, com Cronotermostato ligado nos 21ºC gasta cerca de 90/110€ por mês.

Portanto do que testei, sem dúvida o AC, desde que, seja de baixo consumo.

Acabo por usar o Aquecimento uma ou duas vezes por ano, para não enferrujar.
O recuperador quando estou mais por casa, gosto do calor e de ver aquela coisa a arder. O meu cão dorme valentes sonecas em frente a ele. [:D]
Uso o AC 99% das vezes.

O sotão é comum, e está a ser utilizado como complemento das arrecadações, da parte dos outros condóminos. Na tal ficha técnica, diz que o sotão levou roofmate....mas vale o que vale, como dizes. Só em concordância de todos os condóminos (3 prédios), é que essa solução podia ser colocada. seria colocar roofmate ou lã de rocha e depois, madeira a fazer de chão.

Durante a semana tenho ligado o AC; são 3 aparelhos (sala e quartos). Tenho metido a bombar nos 30º, e desde que cá moro, só cerca de 1 semana é que não o liguei. Foi na altura que a temperatura mínima subiu um pouco.

Pela contagem que fiz da luz, o consumo mensal irá estar à volta dos 170Kw, com o AC a trabalhar, máquinas de roupa e loiça e o dia a dia para 3 pessoas. Na antiga, sem MLL e AC, gastava mais...na maioria das vezes encostava nos 200Kw e por vezes ultrapassava.

Agora, tenho recuperador a bombar e já queimei meia dúzia de toros grandes e mais alguns gravetos. O recuperador tem 3 saídas (grelhas) na sala, além da saída do próprio recuperador, e mais 1 saída para o quarto encostado à sala. Tenho a porta da sala aberta, e assim vai aquecendo o hall e a suite.

Tenho ainda outra solução de aquecimento, que já tinha referido atrás; pedras de aquecimento embutidas na parede. Não liguei porque não sei o consumo daquilo...mas que aquece aquece, porque dei-lhe um cheirinho ontem, e a zona onde está a pedra aqueceu logo.[:D]

O viver na rua, é a sensação que tenho ao chegar a casa, depois do trabalho[:D]:sh)

Eu tenho uma casa assim. Não 11 ou 12 graus mas cerca de 17 graus com temperatura exterior nos 10 e cerca de 14 com exterior nos 0 graus. Foi a casa que vendi.

A certificação energética foi E e a fuga era quase toda pelo telhado (ultimo andar) e as paredes sao fracas (construção de 1998). Instalei aquecedores de parede (não me lembro do nome) e ja tinha desde 2006 ar condicionado.

É possivel com algum gasto ter a casa sempre a 20 graus mas em Portugal a electricidade é cara.

A nova é ultimo andar tambem e certificação B e digo-te algo daqui a 1 ou 2 meses. Mudamos para a semana (tecnicamente os meus pais porque sao eles que vao viver la).

Deixo aqui o antes e depois de duas divisões da casa que estou a remodelar. Teoricamente tinha sido remodelada em 2014, mas como já esperava, além da canalização e electricidade (mal feita), foi apenas maquilhagem.

Escadas antes (vista para os dois lados)

2ilycko.jpg

10mspif.jpg

Durante (demolição de escadas completamente podres, forradas a aglomerado que parecia novo) :sh)

ossx9c.jpg

A casa tinha duas escadas de acesso ao 1º piso, frente a frente, com um ângulo ~50º. Optou-se por demolir e fazer uma escada com uma inclinação de 37º, alterando o ponto de entrada no 1º piso.

Parede da sala... Azulejos de gosto duvidoso, assentes em 2015 sobre reboco de 1947, já solto da parede. :sh)
No canto direito da parede será aberta porta acesso interno à escada.
A porta que se vê à esquerda é o acesso à casa das máquinas/despensa, sob a escada.

Antes

sbnhmx.jpg

Durante

2gsplaf.jpg

Amanhã a ver se tiro umas fotos ao 1º andar, com o estado actual.

Já que é para partir, estamos a fazer pré-instalação para AC, aumento do nº de tomadas eléctricas e de telecomunicações nos quartos e escritório.

Comprámos a casa com a noção de que teria muito a fazer, mas não deixo de me espantar com a falta de ética de alguns profissionais.

Se esta casa calha a ser comprada por alguém que a tomasse como pronta a habitar, estava metido numa camisa de 11 varas.

Last edited:
foi a tal que esteve vai não vai para fazeres negócio?
é casa por inteira certo?
já agora onde?
Gosto de fogões de sala, salamandra ou lareira; mas tem de ser bonita e eficiente - não sei se gosto desse fogão de sala

foi a tal que esteve vai não vai para fazeres negócio?
é casa por inteira certo?
já agora onde?
Gosto de fogões de sala, salamandra ou lareira; mas tem de ser bonita e eficiente - não sei se gosto desse fogão de sala

Sim, essa mesmo.

É toda a parte de habitação, visto que metade do piso térreo é estabelecimento comercial. São cerca de 180 m2 de habitação. Ao todo vamos fazer:
- Substituição de forno e placa na cozinha;
- Demolição de escadas e construção de escada metálica forrada em madeira na face superior;
- Criação de wc de serviço no R/C sob a escada nova;
- Abertura de novo acesso interno à escada;
- Alteração de localização de quadro eléctrico;
- Substituição dos rodapés actuais, que estão completamente podres, por novos em madeira maciça. (~90 metros);
- Aumento do número de tomadas de electricidade e de rede;
- Pré-instalação de AC no escritório;
- Reparação de todos os tetos em pladur;
- Reparação de rebocos e aplicação de estuque em todas as paredes;
- Reparação de aduelas e "molduras" (esqueço-me do termo correcto) de portas e janelas;
- Colocação de novas sancas, removidas devido à reparação total dos tetos e paredes;
- Correcção de algumas irregularidades na instalação eléctrica.

Existem mais algumas coisas não essenciais para fazer, no entanto o orçamento não estica. Como a colocação de:
- sanca sobre os móveis da cozinha, com pontos de luz;
- torneira na zona frontal da casa (jardim);
- barbecue em alvenaria;
- pontos de luz junto a um dos portões e em redor da casa, para motores elétricos e iluminação de perímetro;
- porta da man cave ("oficina" para restauro das minhas motas e albergue das mesmas);
- Porta para WC da suite e despensa;
- piscina e telheiro para viaturas;
- Walkin shower e consequente remoção da banheira de canto da WC principal e do revestimento cerâmico dessa divisão (igual à parede da sala colocada acima) :sh)

Também não morro de amores pela salamandra, mas já lá estava e está em bom estado (é praticamente nova), por isso irá continuar por enquanto.

Entretanto soube hoje que terei que abandonar a casa onde me encontro até dia 31 de Dezembro. Tinha dado essa data há uns meses, mas a compra e obras atrasaram. As obras só devem acabar em meados de Fevereiro... Assim, iniciarei 2018 como homeless, com um filho de 2 anos e a mulher grávida de 22 semanas... Está a correr bem [:D]

Last edited:
Belo projeto que aí tens, com muito trabalho - e atrasos... - pela frente!

Custos estimados da remodelação/reparação? (Se quiseres revelar, claro)

Sim, essa mesmo.

É toda a parte de habitação, visto que metade do piso térreo é estabelecimento comercial. São cerca de 180 m2 de habitação. Ao todo vamos fazer:
- Substituição de forno e placa na cozinha;
- Demolição de escadas e construção de escada metálica forrada em madeira na face superior;
- Criação de wc de serviço no R/C sob a escada nova;
- Abertura de novo acesso interno à escada;
- Alteração de localização de quadro eléctrico;
- Substituição dos rodapés actuais, que estão completamente podres, por novos em madeira maciça. (~90 metros);
- Aumento do número de tomadas de electricidade e de rede;
- Pré-instalação de AC no escritório;
- Reparação de todos os tetos em pladur;
- Reparação de rebocos e aplicação de estuque em todas as paredes;
- Reparação de aduelas e "molduras" (esqueço-me do termo correcto) de portas e janelas;
- Colocação de novas sancas, removidas devido à reparação total dos tetos e paredes;
- Correcção de algumas irregularidades na instalação eléctrica.

Existem mais algumas coisas não essenciais para fazer, no entanto o orçamento não estica. Como a colocação de:
- sanca sobre os móveis da cozinha, com pontos de luz;
- torneira na zona frontal da casa (jardim);
- barbecue em alvenaria;
- pontos de luz junto a um dos portões e em redor da casa, para motores elétricos e iluminação de perímetro;
- porta da man cave ("oficina" para restauro das minhas motas e albergue das mesmas);
- Porta para WC da suite e despensa;
- piscina e telheiro para viaturas;
- Walkin shower e consequente remoção da banheira de canto da WC principal e do revestimento cerâmico dessa divisão (igual à parede da sala colocada acima) :sh)

Também não morro de amores pela salamandra, mas já lá estava e está em bom estado (é praticamente nova), por isso irá continuar por enquanto.

Entretanto soube hoje que terei que abandonar a casa onde me encontro até dia 31 de Dezembro. Tinha dado essa data há uns meses, mas a compra e obras atrasaram. As obras só devem acabar em meados de Fevereiro... Assim, iniciarei 2018 como homeless, com um filho de 2 anos e a mulher grávida de 22 semanas... Está a correr bem [:D]

Parece-me que estás a tomar umas boas decisões nas obras! Boa sorte.

E agora tenta organizar a casa e a mulher. [:D]

Deixo aqui o antes e depois de duas divisões da casa que estou a remodelar. Teoricamente tinha sido remodelada em 2014, mas como já esperava, além da canalização e electricidade (mal feita), foi apenas maquilhagem.

Escadas antes (vista para os dois lados)

Durante (demolição de escadas completamente podres, forradas a aglomerado que parecia novo) :sh)

A casa tinha duas escadas de acesso ao 1º piso, frente a frente, com um ângulo ~50º. Optou-se por demolir e fazer uma escada com uma inclinação de 37º, alterando o ponto de entrada no 1º piso.

Parede da sala... Azulejos de gosto duvidoso, assentes em 2015 sobre reboco de 1947, já solto da parede. :sh)
No canto direito da parede será aberta porta acesso interno à escada.
A porta que se vê à esquerda é o acesso à casa das máquinas/despensa, sob a escada.

Antes

Durante

Amanhã a ver se tiro umas fotos ao 1º andar, com o estado actual.

Já que é para partir, estamos a fazer pré-instalação para AC, aumento do nº de tomadas eléctricas e de telecomunicações nos quartos e escritório.

Comprámos a casa com a noção de que teria muito a fazer, mas não deixo de me espantar com a falta de ética de alguns profissionais.

Se esta casa calha a ser comprada por alguém que a tomasse como pronta a habitar, estava metido numa camisa de 11 varas.

É verdade, fazem tudo pelo mais barato e pela estética, mesmo que existam temas graves, como essa escada podre que poderia matar alguém...
Duas dicas: "carrega" no isolamento e tomadas nunca são demais![:D]

Coragem està quase ,lool
Cumps!
Obrigado, sim mais 2 meses e está... [:D]
Belo projeto que aí tens, com muito trabalho - e atrasos... - pela frente!

Custos estimados da remodelação/reparação? (Se quiseres revelar, claro)

Espero que não derrape muito mais.

A primeira estimativa era de cerca de 20k€. Iniciámos a obra sem orçamento concluído, e além de algumas surpresas que surgiram na fase inicial, quisemos ter uma noção dos custos totais ( excepto piscina e telheiro para carros). Recebemos um orçamento de 29k €, de onde cortámos ~5k€.

Parece-me que estás a tomar umas boas decisões nas obras! Boa sorte.

E agora tenta organizar a casa e a mulher. [:D]

Obrigado, vindo de alguém da área tranquiliza-me. [;)]

O pedreiro e a malta das especialidades é quase tudo conhecido e de confiança. Acabam por dar-me uma preciosa ajuda em aspectos mais técnicos.

Back