Tópico das Casas

Não percebi... A água irá invariavelmente para o esgoto, não tendo onde a armazenar e a construção de um reservatório parece-me ruinosa em termos de custo/beneficio.

Gostaria de resolver as coisas dentro da legalidade, respeitando as áreas máximas de impermeabilização, mas evitando que a água se infiltrasse sob a casa.

Não estou a perceber, o que pretendes fazer exactamente?

E quais são os problemas?

Da minha interpretação, pensei que canalizasses a água das caleiras para o solo, que depois se infiltraria.

A minha sugestão era canalizá-la directamente para o sistema de águas residuais doméstico.

Não estou a perceber, o que pretendes fazer exactamente?

E quais são os problemas?

Da minha interpretação, pensei que canalizasses a água das caleiras para o solo, que depois se infiltraria.

A minha sugestão era canalizá-la directamente para o sistema de águas residuais doméstico.

Actualmente a água cai e tenho duas situações... Na lateral e traseiras a água infiltra-se pela gravilha... Na área frontal, rampa cimentada com declive em direcção à casa, a água acumula-se demorando horas a desaparecer. A 2ª situação resolve-se com a criação de um declive em direcção à lateral e escoamento através de rede de caleiras até caixa de esgoto. Esta solução será implementada de forma a evitar a acumulação das águas.

No entanto, mesmo com esta solução, a água que cair na gravilha continuará a infiltrar-se sob a casa. É esta situação que não sei como resolver.

Actualmente a água cai e tenho duas situações... Na lateral e traseiras a água infiltra-se pela gravilha... Na área frontal, rampa cimentada com declive em direcção à casa, a água acumula-se demorando horas a desaparecer. A 2ª situação resolve-se com a criação de um declive em direcção à lateral e escoamento através de rede de caleiras até caixa de esgoto. Esta solução será implementada de forma a evitar a acumulação das águas.

No entanto, mesmo com esta solução, a água que cair na gravilha continuará a infiltrar-se sob a casa. É esta situação que não sei como resolver.

Isso traz problemas?

Se não traz, deixa estar. Não te preocupes.

Se achas que pode vir a trazer, impermeabilizas o solo à volta da casa.

A solução encontrada depende daquilo que tu queiras.

Se for uma impermeabilização total, lembrei-me agora do alcatrão. No entanto, acho que não vais querer isso. [:D]

Isto agora é difícil para mim dar-te a solução ideal para aí.

Atenção, em Lisboa o turismo está a funcionar o ano inteiro! O ano passado, em parte pelo verão prolongado até novembro, andei no elétrico até ao castelo por essa altura e não parecia época baixa.

O preço das casas está inflacionado, mas no Algarve também deve estar. O Boom agora são brasileiros mas com dinheiro a fugir da violência. Estão a ir mais para Oeiras.

Devido à lei da isenção das reformas, muitos franceses no Oeste. Óbidos, São Martinho.

Ericeira com o Boom do surf. Nazaré, Baleal idem.

Atenção, em Lisboa o turismo está a funcionar o ano inteiro! O ano passado, em parte pelo verão prolongado até novembro, andei no elétrico até ao castelo por essa altura e não parecia época baixa.

O preço das casas está inflacionado, mas no Algarve também deve estar. O Boom agora são brasileiros mas com dinheiro a fugir da violência. Estão a ir mais para Oeiras.

Devido à lei da isenção das reformas, muitos franceses no Oeste. Óbidos, São Martinho.

Ericeira com o Boom do surf. Nazaré, Baleal idem.
Bem verdade. Também tenho observado isso em Alcobaça, de tal forma que uma casa que comprámos lá para férias passou a ser casa para alojamento local, de forma a ajudar a amortizar a coisa (para lhe chamarmos investimento ao invés de prejuízo).
Mas por lá o fenómeno é mais sazonal e restringe-se aos meses de Verão e pouco mais: começámos a publicitar a casa em Janeiro e no início de Fevereiro tínhamos Julho e Agosto preenchidos. Não nos vai dar rios de dinheiro, mas basta que se vá pagando sozinha.

Rasec, acho que não podes comparar a povoa de Varzim, um jardineiro no Algarve não custa o que custa na Póvoa, e muitos outros serviços...

Os preços das casas não são tão diferentes quanto isso, será que os preços dos serviços são assim tão diferentes? :confused:

E não é Póvoa pá, não me ofendas, odeio a Póvoa [:p]

Concordo.

Penso que o custo de dar a explorar uma casa no Algarve (tratar de tudo, limpeza, roupas, chaves) é bastante mais elevado do que o Rasec está a avaliar.

Por isso perguntei, não conheço a realidade do Algarve.

Posso dizer que no Norte pago 12% do valor da reserva (até 30 dias) por serviço de check in+check out e garantir que está tudo em ordem. Limpeza+lavandaria é à parte (um valor fixo por estadia, que no fundo cobro directamente aos clientes à parte do preço). Sou eu que trato de contactos com hóspedes, dos sites, das reservas, etc.

Lavandaria e Limpeza é cobrado ao cliente, por isso é irrelevante.

Será que custa 20% por um serviço de check in / check out no Algarve? Estamos a falar de 400€ numa reserva de 2000€... é ridículo [:D]

Se alguém tiver números concretos agradeço.

Tens aqui dois factores em jogo.

Primeiro, conhecendo bem a zona (que adoro!) de Vila do Conde sei que tudo lá é relativamente barato. Isto mesmo comparando com uma média nacional. Portanto usar como referência é sempre arriscado.

Segundo, e muito mais importante, no Algarve este tipo de serviços é uma industria local. Não faltam pequenas empresas que se dedicam a explorar as casas que de quem vive longe. É o ganha pão de muita gente numa zona do país onde (para referência) as casas custam o que custam e que com isso levam tudo um pouco atrás.

Mas há-de haver alguém aqui no fórum com esta experiência. Não é uma ciência oculta nem perto disso... [:D]

Sinceramente não percebo onde está o problema disto... As pessoas não podem compartilhar experiências do seu modo de vida e objectivos? Se eu fosse assim, na minha profissão de reles técnico de uma seguradora, passa a vida enchouriçado... [:D]

De mau gosto só se viesse aqui alguém procurar informação sobre a Damaia, ou similar, e fosse gozado.

O problema não está em quem partilha, o problema está em quem não tem capacidade de encaixar o que é partilhado...

Isto é um forum de carros, mas esta é a secção Off-Topic, e aqui é para abordar todo o tipo de temas. Este tópico em concreto é sobre as casas e se é sobre casas é para falar sobre elas e tudo o que as envolve!

Quando alguem é incapaz de lidar com a realidade de alguns "users virtuais" nem quero imaginar como lidará com o sucesso das pessoas que o rodeiam na vida real..

Aquela estória reboscada em género de aviso, é de um ressabiamento atroz..[:D]

Depois, acusa alguns users de bajularem o tal colega dos carros, mas ele próprio termina o post a bajular outros users que pouco tempo antes tinha "atingido" de forma deselegante... secalhar os alvos da critica eram outros e estes levaram por tabela, vindo depois a necessidade de se justificar...

O outro género são os que colocam DB apenas e só para receberem elogios, incapazes de aceitar críticas ou comentários que não alinhem no “fantástico”, “brutal”, “adorava ter um”, “que Sonho”, “uau”....

Até no tópico das casas gostam de falar no Iuri. [:D]

O problema não está em quem partilha, o problema está em quem não tem capacidade de encaixar o que é partilhado...

Isto é um forum de carros, mas esta é a secção Off-Topic, e aqui é para abordar todo o tipo de temas. Este tópico em concreto é sobre as casas e se é sobre casas é para falar sobre elas e tudo o que as envolve!

Quando alguem é incapaz de lidar com a realidade de alguns "users virtuais" nem quero imaginar como lidará com o sucesso das pessoas que o rodeiam na vida real..

Aquela estória reboscada em género de aviso, é de um ressabiamento atroz..[:D]

Depois, acusa alguns users de bajularem o tal colega dos carros, mas ele próprio termina o post a bajular outros users que pouco tempo antes tinha "atingido" de forma deselegante... secalhar os alvos da critica eram outros e estes levaram por tabela, vindo depois a necessidade de se justificar...
Há uma coisa em que tenho de discordar, provavelmente nada tem que ver com inveja como insinuas. Há pessoas que por serem mais reservadas não apreciam atitudes demasiado "abertas" por parte de terceiros, é uma questão de diferentes educações.

Penso que neste assunto não há certo e errado, há atitudes diferentes. naturalmente os mais reservados tenderão a olhar para os outros como uns vaidosos, enquanto os que mais expõem a sua vida privada se calhar pensam que os outros são uns hipócritas.

Em resumo, penso que o importante é que se respeitem uns aos outros pese embora as diferentes sensibilidades.

edit: Pessoalmente aprendi a apreciar e a respeitar ambas as opções, principalmente porque ao longo dos anos aprendi muito com os que partilham mais. :)

Última edição:
Uma coisa em que o ser humano é exímio é em criticar terceiros pelas mesmas coisas que faz. É tipo um "mea culpa" demagogo e dissimulado.

Há 37 500 pessoas que potencialmente poderão comprar casas de 500k!

"O número de trabalhadores por conta de outrem que ganha três mil euros ou mais líquidos por mês disparou 30% no primeiro trimestre deste ano face a igual período de 2017 e atingiu o maior valor das séries do Instituto Nacional de Estatística (INE): este grupo dos mais abonados tem agora 37,5 mil pessoas.

Este reforço ajudou a que o salário líquido médio da economia subisse 3,5%, para 876 euros mensais, o maior aumento em sete anos. Os salários baixos (menos de 600 euros) estão a perder peso.
De acordo com o primeiro inquérito trimestral ao emprego deste ano, somam-se os sinais de que as condições estão a melhorar. A taxa de desemprego total baixou para 7,9% da população ativa, o registo mais baixo em quase dez anos; o desemprego jovem, embora continue entre os maiores da Europa, caiu para 21,9%, também o valor mais baixo da série do INE que remonta ao início de 2011. O número de desempregados que procuram emprego há um ano ou mais (longa duração) recuou 28%.

Além disso, o ritmo de criação de emprego continua acima de 3%. As formas mais precárias de contratação (a prazo e outras tipologias ainda mais precárias) continuam a subir em termos homólogos, é certo, mas começam finalmente a perder peso no emprego total. De acordo com cálculos do JN/Dinheiro Vivo, embora haja mais de 870 mil casos oficialmente mais precários, este grupo vale agora 21,7% do total. Está a cair há dois trimestres consecutivos.

Os dados do INE mostram ainda que depois da classe salarial dos três mil euros ou mais, o segundo escalão que mais cresceu (aumento de 18,4%) foi o dos 1800 a 2500 euros."

Última edição:
Há uma coisa em que tenho de discordar, provavelmente nada tem que ver com inveja como insinuas. Há pessoas que por serem mais reservadas não apreciam atitudes demasiado "abertas" por parte de terceiros, é uma questão de diferentes educações.

Penso que neste assunto não há certo e errado, há atitudes diferentes. naturalmente os mais reservados tenderão a olhar para os outros como uns vaidosos, enquanto os que mais expõem a sua vida privada se calhar pensam que os outros são uns hipócritas.

Em resumo, penso que o importante é que se respeitem uns aos outros pese embora as diferentes sensibilidades.

edit: Pessoalmente aprendi a apreciar e a respeitar ambas as opções, principalmente porque ao longo dos anos aprendi muito com os que partilham mais. :)

Mas esses, os mais reservados e de boa educação, lidam bem com os de comportamento "mais aberto" porque simplesmente lêm e passam á frente, não os afeta!. Esses , os mais reservados, também se expôem só que a "espaços" e de forma mais discreta.

Ainda há dias li um post teu num outro tópico em que referias que acabaste de comprar uma casa no valor de 420K, não vi problema nenhum nisso! Foi um post com todo o sentido devido ao rumo que a conversa tinha tomado!
Mas aos olhos de alguns é considerado gabanço...

(...)

por falar em poder de encaixe, muitos dos que neste tópico foram de certa forma visados pelo o que o clio3rs disse, são os mesmos que ficam sentidos com os posts do superfast no tópico da suíça

se é para uma pessoa se "indignar" com a vida dos users de um fórum automóvel, que seja no ferrarichat

Mas esses, os mais reservados e de boa educação, lidam bem com os de comportamento "mais aberto" porque simplesmente lêm e passam á frente, não os afeta!. Esses , os mais reservados, também se expôem só que a "espaços" e de forma mais discreta.

Ainda há dias li um post teu num outro tópico em que referias que acabaste de comprar uma casa no valor de 420K, não vi problema nenhum nisso! Foi um post com todo o sentido devido ao rumo que a conversa tinha tomado!
Mas aos olhos de alguns é considerado gabanço...
Um belíssimo negócio... Mas não é para ficar com ele, só será meu (e de mais outra pessoa) por um breve período. Compra-se, remodela-se e vai de vela. :)

Pode-se saber porque razão se deu esse descalabro?
Esses bens estavam todos suportados em créditos com a banca?

Uma ideia que sempre "defendi" aqui um pouco, é não se estar atulhado em divida.

Não sei todos os detalhes, mas era um casal que vivia de um negócio que durante décadas deu mesmo muito dinheiro e como eram pessoas que "vinham do nada" certamente se deslumbraram. Nunca falaram abertamente disto (ou pq achavam que todos fazem o mm, ou seja, usar e abusar do crédito, ou, mais provável, não queriam dar parte fraca), mas depois de se saber o resultado final é óbvio que a conclusão a retirar é que era tudo exclusivamente à base de crédito. Peço desculpa em insistir na expressão mas eram os verdadeiros novos ricos.

Se a isso somares a irresponsabilidade dos bancos nos loucos anos 90 e inícios dos 2000 tens a receita perfeita. Para mim têm tanta culpa nisto como as pessoas. Devem ter confiado cegamente na continuação dos rendimentos deste género de negócio.

Nos últimos anos antes do "boom" deve ter sido uma soma de situações: o negócio ter começado a render muito menos e ter sido vendido (certamente ao desbarato) e substituído por outro que não dava quase nada (ou até prejuízo?), mais a soma de elevadas taxas de juros, elevados seguros de vida já nesta fase da vida etc. (todos os CH juntos com todas as despesas devia dar uma despesa bonita) deve ter levado (deve não, levou mesmo) o banco a ter de penhorar tudo depois de haver incumprimento. Isto fora dívidas ao fisco, ex fornecedores, contabilidade etc.

Claro que uma "pessoa normal" só pensaria em comprar um 2a e 3a casa com as outras pagas (ou pelo menos com uma situação bem mais confortável), ainda para mais quando já se está nos 50s (agora já estão nos 60 e tais e as futuras reformas devem vir a ser uma ninharia pois aposto que declaravam o SMN, aliás ela se calhar nem declarava nada, e ele provavelmente apenas o mínimo), mas o deslumbramento deve ter levado a mais forte.

Imagino que não seja caso único, embora seja o único assim que conheço.

Esse é um princípio básico.

Se recebo X, por fazer Y trabalho na empresa Z.
Se a empresa Z fecha e tenho de voltar ao mercado de trabalho, na grande maioria dos casos já ganho X—? Para fazer Y+?.

Isto aconteceu a N pessoas.

Um conhecido meu, na Teixeira Duarte há imensos anos, recebia quase 5.000€ limpos, e depois passou a ser pago como a grande maioria 1.000 e tal €.

Isto assusta, a dívida assusta por esta variável.

Exatamente, é esse tipo de situação que é perigosa porque quanto mais se sobe maior pode ser a queda. Claro que um tipo pode sempre vender, e o risco faz parte da vida (por vezes arriscar dá frutos, que o diga quem investiu o ano passado em certas ações e/ou fundos), mas deve ser uma situação complicada.

É por isso que em valores de casas já bem acima da média, para mim, as coisas só fazem sentido com uma verdadeiramente boa entrada. E na perspetiva dos bancos também.

Por saber claramente que não a enfiei é que senti a necessidade de o esclarecer contigo.

Infelizmente o meu problema é exactamente a antítese do que relatas. Eu, no contexto actual, precisando de comprar um T4 e podendo ir para valores que aqui há 2/3 anos permitiam escolher umas casas porreirissimas, na actual conjectura estou sem alternativas quase nenhumas! É frustrante, sinto me um teso. Isto é gabarolice? Adorava poder gabar me mas não há condições...[:D]

Da minha interpretação e relendo um pouco as páginas que referes, eventualmente, posso reconhecer que houve ali alguma descontração a falar e juntou se ali muita gente que estará em menos de 10% da realidade portuguesa. Falou se um pouco sem filtro e, reconheço que talvez não seja a forma mais educada por respeito a quem não pode.

Não obstante, não se pode condenar quem tem e se sente bem a falar do que tem.
Está nos seus direitos e não têm que se calar. São opções.

Fazer conclusões como as que tu fizeste é que já me parece realmente inadequado e, repito, não acrescentaste nada ao tópico.

Aqui uso a mesma justificação que tu. Não é o conteúdo, foi a forma como te manifestaste. Repito, e acho que é um elogio que te faço, não estou habituado a ler os teus posts com essa atitude, forma. Foste desagradável, agressivo, quase rancoroso. Confesso que, não me entrando a carapuça, caiu me mal.

Nisto sim, dou te razão.

Mas esse perfil há os dos dois lados, ou seja, há quem pareça uma carpete e só faltam fazer vénias (alguns até tratam directamente por você!!!???) aos carros e aos donos de determinados carros. Visto de fora ultrapassa o ridículo e toca a comédia.

O outro género são os que colocam DB apenas e só para receberem elogios, incapazes de aceitar críticas ou comentários que não alinhem no “fantástico”, “brutal”, “adorava ter um”, “que Sonho”, “uau”....

Alguns deixo de seguir pois tornam se monótonos...

Quem anda aqui à partida conhece o mercado e o que referes ng discute. Olha sei de quem tenha vendido um T2 numa zona porreira de Lx por uns €200-220k (sem certeza, mas foi à volta disto) há uns 4 anos (ainda em altura de crise e antes do boom em Lx) que agora vale pelo menos o dobro. Se fosse cmg acho que cortava os pulsos pois agora tiveram de pedir um CH de uns €200k a somar a esta venda para construir uma vivenda e se vendessem agora o apt acho nem precisavam de pedir dinheiro ao banco para a tal vivenda (não é na AML, nem AMP, nem Coimbra nem Algarve) :sh)

Portanto só por isto facilmente se percebe que hoje em dia para ter um bom T4 meio milhão em zonas "bem cotadas" da AML já não dá para o que uma pessoa poderia imaginar até há bem pouco tempo atrás. Nada disso está em discussão, é o mercado atual e Lx e bons subúrbios.

Mas nada disso muda o facto de, na ótica da larga maioria das pessoas em PT, dizeres que tens condições para comprar um imóvel de 500k pode ser considerado gabarolice. Se isso dá para algo assim tão estrondoso nos dias que correm na AML é outra questão.

Para mim isto por si só para mim não é gabarolice, mas se somarmos muitas outras conversas a isto já considero gabarolice. É a minha opinião.
No entanto, acredites (acreditem) ou não, o que neste tópico em concreto e nas últimas páginas me "picou" não foste tu com essa possível compra.

Foi uma conjunto de situações, mas foi sobretudo as falsas modéstias e gabarolice de "ah e tal podia ter muito melhor, ganho x (muitíssimo acima da média), mas sou modesto e só comprei esta tal casa". Nada contra as pessoas serem conservadoras, mas qual é a necessidade destes comentários acessórios ?

Depois fiz o post polémico que teve como resposta de alguns users o clássico "tens inveja". Que só por acaso é a resposta típica do novo rico que acha que é o centro do mundo e que todos os invejam.

Ainda se fosse gabarolice para sacar um gaja tesuda (o que saí mais vezes furado, que isso de ter posses e sacar em proporção é preciso saber fazer as coisas) ainda podia perceber, agora tentar impressionar desconhecidos num forúm na net :confused:

Continuo a achar que ng se deve sentir "censurado" aqui, independentemente da carteira, aliás uma das coisas que mais gosto aqui no fórum é de haver espaço para todos, mas nos últimos tempos aqui neste tópico em concreto acho que começa a haver alguma "exclusão social". Até não costumo ser o defensor dos pobres e oprimidos, mas como já disse, não gosto muito de gabarolices, acho que deve haver espaço para todos e acho que isso está a deixar de acontecer por aqui.

Tu achas que não acrescentei nada, da mesma forma que eu acho que "certos apartes" (gabarolice) tb não acrescentam nada.

Tb acho que dizeres que te sentes teso caí mal a muita gente. Por um lado sei que estás meio a brincar, mas por outro lado estás tb meio a falar a sério e acho que caiu um pouco mal na mesma.

Até no tópico das casas gostam de falar no Iuri. [:D]

Por acaso não estava a falar do Iuri e nem estava a criticar tanto o criador do DB que tenho em mente mas até mais as pessoas com necessidade de bajular. Até porque neste caso parece-me que a pessoa em questão tem mesmo gosto em partilhar fotos, conhecimento e obter feedback.

Quer dizer, no fundo no fundo todos nós quando partilhamos coisas é pq queremos feedback (faz parte da condição humana), simplesmente para uns isso é apenas uma parte da equação, para outros é quase um caso de vida ou de morte e precisam de se mostrar quase tanto como precisam de respirar.

Nesse caso do Iuri é o que se sabe, embora não siga esse DB. Mas se estiveres a criticar espero que sejas mais rico que o Iuri, caso contrário tens inveja :)

Última edição:
Gosto de partilhar, gosto de receber feedback, infelizmente falta-me algo para vos poder impressionar.

Posso tirar umas fotos sem fazer a depilação na zona púbica, mas mesmo assim a tufa não atinge proporções de impressionar.

Falando de casas, e mais concretamente da valorização que se tem verificado e que tem alastrado a outras cidades.
Como vêm a situação do Banco de Portugal que vai agora a partir de 1 de Junho se fazer reflectir?

por falar em poder de encaixe, muitos dos que neste tópico foram de certa forma visados pelo o que o clio3rs disse, são os mesmos que ficam sentidos com os posts do superfast no tópico da suíça

se é para uma pessoa se "indignar" com a vida dos users de um fórum automóvel, que seja no ferrarichat

Não sei se era para mim, mas.... quem é que consegue ficar "sentido" com os delírios de alguem ainda na fase da puberdade?[:D]

Um belíssimo negócio... Mas não é para ficar com ele, só será meu (e de mais outra pessoa) por um breve período. Compra-se, remodela-se e vai de vela. :)

Mai nada!!!

Só me faz confusão usar essa estratégia (comprar, remodelar, vender), numa altura em que o preço das casas não para de subir.
E se depois de venderem essa com bom lucro não houver outra boa oportunidade? Como é que fica?

Voltar
Superior