Tópico das Casas

Atenção que a imobiliária arrenda ao 1º sem-abrigo que lhe dar o valor da comissão.

Não é bem assim!

Tu como dono tens sempre a última palavra a dizer!

Na agência com quem trabalho deixei sempre bem claro que não tinha pressa em arrendar e que queria saber sempre quem eram os inquilinos e que teriam de dar boas garantias!
São sempre exigidas provas de rendimento, profissão, e vários meses de caução.

Até á data não tenho razão de queixa..... bem, tive á dias com um inquilino italiano que quis ir embora de repente e deixou uma contas penduradas...... o problema é que esqueçeu-se de cancelar o débito direto...... e passou de devedor a credor....[:D]

Não é bem assim!

Tu como dono tens sempre a última palavra a dizer!

Na agência com quem trabalho deixei sempre bem claro que não tinha pressa em arrendar e que queria saber sempre quem eram os inquilinos e que teriam de dar boas garantias!
São sempre exigidas provas de rendimento, profissão, e vários meses de caução.

Até á data não tenho razão de queixa..... bem, tive á dias com um inquilino italiano que quis ir embora de repente e deixou uma contas penduradas...... o problema é que esqueçeu-se de cancelar o débito direto...... e passou de devedor a credor....[:D]

Provas de rendimento não implica que os vás ver... e é como a bolsa, rendimentos passados não significam rendimentos futuros.

Profissão infelizmente perde-se de um dia para o outro...

Vários meses de caução? Talvez seja a solução, mas não é prática usual e afasta muita gente.

Portanto, é sempre um risco, seja a imobiliária, sejas tu a ter o trabalho.

Atenção que a imobiliária arrenda ao 1º sem-abrigo que lhe dar o valor da comissão.
Quem paga a comissão é o senhorio. Quem aceita ou não o arrendamento é também, e como é óbvio, o senhorio. Da mesma maneira que na venda não é a imobiliária que decide a quem é feita a venda.

Aliás isso que aí afirmas é juridicamente uma impossibilidade, o contrato de arrendamento é celebrado entre locador e locatário, tal como uma escritura de venda é entre vendedor e comprador.

Última edição:

Depende um pouco da imobiliária.

Conheço quem consiga fazer alguma triagem e fazer um trabalho bastante profissional, avisa, adverte e chega a ter uma lista negra de pessoas que não admite para arrendamentos (más experiências). A última palavra é sempre do proprietário, obviamente.

Mas lá está, é numa cidade mais pequena onde um bom profissional consegue dar alguma atenção ao cliente e acumular "experiência local".

Provas de rendimento não implica que os vás ver... e é como a bolsa, rendimentos passados não significam rendimentos futuros.

Profissão infelizmente perde-se de um dia para o outro...

Vários meses de caução? Talvez seja a solução, mas não é prática usual e afasta muita gente.

Portanto, é sempre um risco, seja a imobiliária, sejas tu a ter o trabalho.

Sim, tive um caso de um casal de retornados do brasil em que ele ainda não tinha emprego (era alto quadro no brasil) e além de uma boa caução ainda pagaram 6 meses de renda de avanço.

Mas sim, tal como dizes, sejas tu ou a agência o risco está sempre lá.

Sim, tive um caso de um casal de retornados do brasil em que ele ainda não tinha emprego (era alto quadro no brasil) e além de uma boa caução ainda pagaram 6 meses de renda de avanço.

Mas sim, tal como dizes, sejas tu ou a agência o risco está sempre lá.

Tens de ter a sorte de arranjar gente assim louca ou desesperada. Eu não tos dava. Neste processo de procura de casa pediram-me coisas absurdas, tipo um ano de rendas adiantadas [:)][:)]. Lá tive a sorte de encontrar quem arrendasse a troco de 2 rendas e 1 de caução, e nem pediram contrato de trabalho, nem saldo da conta bancária nem IRS dos últimos 10 anos...

Tens de ter a sorte de arranjar gente assim louca ou desesperada. Eu não tos dava. Neste processo de procura de casa pediram-me coisas absurdas, tipo um ano de rendas adiantadas [:)][:)]. Lá tive a sorte de encontrar quem arrendasse a troco de 2 rendas e 1 de caução, e nem pediram contrato de trabalho, nem saldo da conta bancária nem IRS dos últimos 10 anos...

E eu não tu alugava.[:D]

Não se trata de sorte, é mesmo da procura desenfreada de gente de fora e com guito.
Para termos garantias, tem de ser assim.

Com a procura que há por apartamentos até 800 euros em Lisboa podes pedir o que quiseres que fazem fila na mesma.

Claro que se falarmos de apartamentos de 2 ou 3 mil euros não vais ter filas de pessoas a querer arrendar. [:p]

A garantia está apenas na tua cabeça, não tens garantia de nada [;)]

Como não?

3 ou 6 meses de caução já é uma garantia consideravél, se o inquilinino deixar de pagar a renda é tempo quase suficiente para tratares dos trâmites legais de os pôr a andar...

Podemos não estar protegidos a 100%, mas por outro lado, não é qualquer inquilino que se arrisca a ficar sem 3 ou 4 mil euros de caução...

Como não?

3 ou 6 meses de caução já é uma garantia consideravél, se o inquilinino deixar de pagar a renda é tempo quase suficiente para tratares dos trâmites legais de os pôr a andar...

Podemos não estar protegidos a 100%, mas por outro lado, não é qualquer inquilino que se arrisca a ficar sem 3 ou 4 mil euros de caução...

Tudo depende do amor que tens à casa, aos eletrodomésticos, etc... [:D]

Um senhorio precisa de muita sorte, mas acima de tudo de bom senso!

Tudo depende do amor que tens à casa, aos eletrodomésticos, etc... [:D]

Um senhorio precisa de muita sorte, mas acima de tudo de bom senso!

Certo, mas quando compras uma casa com objetivo de arrendamento não a vais mobilar toda xpto, os 3 ou 4K de caução mobilão-te a casa toda.
De qualquer modo não estou a ver um inquilino a fazer isso tendo na "chapa" uma caução elevada e arriscando penalização penal mais custos tribunal no caso de destruição de património alheio.

Depois , lá está o escrutinio que é feito logo no inicio serve para isso mesmo, para filtrar ao máximo o nível de inquilino que lá vais pôr.
Não é garante de nada, mas diminui as propabilidades.

Última edição:
Um ano de rendas adiantadas pode ser absurdo por cá mas é normal noutros quadrantes geográficos.

Até te digo que em Portugal conheço quem tenha pago logo três anos de renda à cabeça.

Eu neste momento sou senhorio e sem dúvida que o papel de selecção é muito complicado. Tive a sorte de arrendar a casa a uma pessoa "conhecida" que se tem portado bem até à data. Mas no futuro não me estou a ver a tratar do assunto. Irei entregar a casa a uma imobiliária, com total controlo deles. Principais motivos, estou deslocado da zona do apartamento, não tenho tempo e não gosto de me ver no papel de inspector de IRS e afins... Mas sou da opinião que deve ser feito um escrutínio do inquilino o máximo possivel. No mínimo dois meses de caução e logo uma renda ou duas adiantadas. Mas é sempre uma sorte.

Também sou senhorio (já referi isso várias vezes, tenho um apartamento no Porto arrendado). O escrutinio é dificil, muito dificil mesmo e dá imenso trabalho escrutinar toda a gente que vai ver o imóvel.

Para não me chatear muito, passei a pedir 10 mil euros de caução. E sim, os inquilinos que tenho deram-me essa caução sem problemas. De resto nem sei se estão desempregados, se têm dinheiro para pagar a renda, etc. Essa caução dá para cobrir mais de um ano de renda, pelo que se os inquilinos deixarem de pagar, tenho várias rendas cobertas pelas caução enquanto o processo de despejo não avança.

Desculpem aquilo que vou dizer mas acho isso da caução do irs e o escrutínio da vida privada um abuso

Nao é por alguém ter 1 milhao que será mais serio que alguem que simplesmente ganha 1 salário normal aliás diz-me a experiência que quem mais € tem, menos vergonha tem de ficar a dever ou atrasar pagamentos.

Por aqui apenas se ganha 1 salário normal e o senhorio ao dia 1-2 tem o € na mão isto sem qualquer pedido de garantia, os vossos inquilinos escrutinados fazem melhor?

Desculpem qualquer coisa

Desculpem aquilo que vou dizer mas acho isso da caução do irs e o escrutínio da vida privada um abuso

Nao é por alguém ter 1 milhao que será mais serio que alguem que simplesmente ganha 1 salário normal aliás diz-me a experiência que quem mais € tem, menos vergonha tem de ficar a dever ou atrasar pagamentos.

Por aqui apenas se ganha 1 salário normal e o senhorio ao dia 1-2 tem o € na mão isto sem qualquer pedido de garantia, os vossos inquilinos escrutinados fazem melhor?

Desculpem qualquer coisa

Não te esqueças de ir dizer isso ao banco quando lá fores pedir o guito para o CH....

Não te esqueças de ir dizer isso ao banco quando lá fores pedir o guito para o CH....

Por aqui, numa conversa no banco, por alturas da documentação do 3º CH, só me disseram isto...." Tomara termos os problemas com aqueles que aqui aparecem com altos IRS, como aqueles que temos tido consigo, em todos os CH"

Ordenados banalíssimos, neste agregado.

Por aqui, numa conversa no banco, por alturas da documentação do 3º CH, só me disseram isto...." Tomara termos os problemas com aqueles que aqui aparecem com altos IRS, como aqueles que temos tido consigo, em todos os CH"

Ordenados banalíssimos, neste agregado.
Na minha opinião 1 papel nunca deveria rotular 1 pessoa nem uma escritura devia valer mais que a palavra dada ou que 1 aperto de mão.

Chamem-me antiquado ou romântico se quiserem mas é a minha maneira de ver as coisas, obviamente que sei que o mundo real nao é assim

Voltar
Superior