Tópico das Casas

Qual a melhor altura de comprar casa? Mercado ao rubro!

Que lei foi essa de 1951?

O que me incomoda mais na habitação são as leis das rendas

Tivéssemos uma boa e rápida rede de transportes e não existiria sequer um interior em Portugal nem pressão imobiliária. Fácil e naturalmente se viveria a 70 km de Lisboa por ex.

Tivéssemos uma boa e rápida rede de transportes e não existiria sequer um interior em Portugal nem pressão imobiliária. Fácil e naturalmente se viveria a 70 km de Lisboa por ex.

Os comboios na zona urbana de Lisboa são muito bons. Há um comboio que faz Lisboa-Azambuja em 45 min por 1,95€

O problema é que o valor das rendas é igualmente elevado nas periferias. Porque? Pouca oferta de casas para alugar.

Que manía de dizer mal, pah

Só a Linha do Oeste tá velha, mas já tem planos de modernização

Última edição:
O último t3 a venda nesses prédios do Olival basto era um t3 com 150m2 e 3 lugares de garagem foi vendido em 3h após entrar o anúncio nos sites .
Ainda tentei ir ver para o meu irmão mas simplesmente foi rápido a vender .
Estava por 233 mil €

Conversa de café:

Um casal amigo comprou uma moradia próxima de lx (concelho de Loures) há 4 ou 5 anos em fase de acabamentos e agora surgiu a possibilidade de venda com uma mais-valia enorme (não me adiantou valores, mas imagino que deve ser de 50% ou mais).

Ele quer vender (é muito dinheiro), mas a mulher e os filhos não, por vários argumentos: para comprar algo parecido o preço será próximo que vão vender (esta foi um "achado" de alguém aflito), gostam dos vizinhos/zona, construir nova leva sempre 2 ou anos ou mais (escolher terreno, licenças, construção...).

O homem veio pedir a minha opinião (porque nos conhecemos bem e moramos perto, embora a minha casa seja uma casinha ao pé da dele).

Não sei que sugira ao homem... a proposta que tem parece que é firme, mas exigiram uma decisão rápida!

Há desenvolvimentos!

O home ligou-me há pouco a dizer que vai mesmo vender a casa! Os compradores subiram a parada e ele não conseguiu resistir!

Já encontrou uma para alugar e agora está em busca de um terreno para fazer uma de raiz! A mais valia é tão grande que, segundo ele, deve dar para fazer esta por completo!

PS: dado o negócio que foi... eu também teria dificuldade em resistir...

Entre o começar a procurar terrenos para venda e ter a chave da casa nova na mão passam-se facilmente 3 anos. Este foi um dos motivos pelos quais eu remodelei uma casa velha em vez de construir de raiz.

Ele tem paciência para esse tempo todo? Mesmo depois de já teres o terreno na tua posse, a maioria das câmara municipais demoram entre 12 a 18 meses só para aprovar os projectos de arquitectura e de especialidades. Só depois é que podes começar a construir, o que ainda leva mais ano e meio.

Entre o começar a procurar terrenos para venda e ter a chave da casa nova na mão passam-se facilmente 3 anos. Este foi um dos motivos pelos quais eu remodelei uma casa velha em vez de construir de raiz.

Ele tem paciência para esse tempo todo? Mesmo depois de já teres o terreno na tua posse, a maioria das câmara municipais demoram entre 12 a 18 meses só para aprovar os projectos de arquitectura e de especialidades. Só depois é que podes começar a construir, o que ainda leva mais ano e meio.

Para além dos anos de vida que se perdem na construção.

3 anos de rendas em Loures = 20.000€ (sim, porque enquanto a casa é construida, o homem precisa de um tecto)
Taxas de construção = 15.000€

Esse teu amigo que não se esqueça destes custos. E somar aí o IMT da casa nova, que é variável, mas numa moradia facilmente passa dos 10.000€
Ah, e uma moradia nova paga um IMI brutalissimo, facilmente mais de 1000€ por ano.

3 anos de rendas em Loures = 20.000€ (sim, porque enquanto a casa é construida, o homem precisa de um tecto)

Esse teu amigo que não se esqueça destes custos. E somar aí o IMT da casa nova, que é variável, mas numa moradia facilmente passa dos 10.000€
Ah, e uma moradia nova paga um IMI brutalissimo, facilmente mais de 1000€ por ano.

Eu percebo-te! Essas contas já não são minhas... felizmente! Quando tiver novidades eu tento atualizar.

PS: admiro a coragem do homem... até para enfrentar a família!!!

1000e é um IMI brutalissimo? O que é um IMI razoável para ti?

Só para complementar, nesse momento pago mensalmente 4,5€ de manutenção, 2,5€x2 de processamento do crédito e outras taxinhas menores. Tudo somado e com IS, dá uns 15€ por mês só para ter lá o CH.

Eu tenho, pior banco com quem já trabalhei e olha que fui cliente da CGD e do Montepio.

Confere... tem valido exclusivamente porque tem actualizado o spread
O melhor banco com quem trabalhei foi o Barclays, mas tive genericamente gestores de conta competentes.
O Santander esteve 6 semanas para me responder a revisão de spread. Só quando liguei um pouco ríspido é que a coisa andou.
Enviei 3 e-mails...

No momento em que o Barclays/ Bankinter pagar a transferência de CH é no dia!! Ainda é muito dinheiro e sou forreta lol

Última edição:
Voltar
Superior