Tópico das Casas

Não concordo nada com esta afirmação.
Uma casa de 200k dá, num crédito, uma prestação mensal de 700 euros. Para alguém "ter capacidade para suportar os custos inerentes a este valor" (estou a citar-te), basta que a taxa de esforço se situe abaixo dos 30%. Ora um casal, sem quaisquer dividas, em que ambos ganhem 1200 euros por mês, conseguem facilmente suportar este custo, pois estão abaixo da taxa de esforço de 30% (e olha que o banco de Portugal até recomenda que a taxa esteja abaixo dos 50%, mas eu meto 30%).

Achas que este casal do meu exemplo, ambos a ganharem 1200 euros por mês, seriam irresponsáveis por avançarem para a compra de uma casa de 200k, sem terem quaisqueres poupanças no banco? Pois eu não acho.

Uma casa de 200k em que o montante mutuado é 160k dá prestação à volta dos €525 a 30 anos. Se for a 40 fica a €400.

Perfeitamente gerivel para um agregado em que cada um ganha €1200.

Já foram demasiadas as vezes, que estava pronto a começar e que as maquinas entravam em obra dali a 6 meses.

As noticias sobre isso, são sempre plantadas...

Depois do que se passou noutro forum, acerca desse empreendimento, e de conhecer o sitio há mais de 10 anos acho que só compra la alguma coisa quem não for visitar o local - e não tem nada a ver com ser Amadora Vs Oeiras.
As obras estão a andar https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2030384443643088&id=1096401967041345

Sent from my ZUK Z2121 using Tapatalk

Por curiosidade podes descrever o perfil da tua amiga?

Se quiseres claro.

Desperta-me curiosidade o perfil Português que assume um T2 de 330 mil € nos arredores de Lisboa... [:D]
se arranjares um T2 com aqueles equipamentos - ginásio, piscinas, segurança 24h, 2 lugares de garagem - e com aqueles acabamentos/ áreas, em Oeiras ou Lisboa concelho avisa. [;)]
para se perceber, a "parvoíce" continua: https://www.idealista.pt/imovel/28801558/

para referência, em Oeiras:
https://casa.sapo.pt/Venda/Apartamentos/T2-ate-T2/Oeiras/?sa=11&ft=2097164

Última edição:

Se quiseres claro.

Desperta-me curiosidade o perfil Português que assume um T2 de 330 mil € nos arredores de Lisboa... [:D]

Paitrocinio...de ambos os membros do casal. Tiveram de dar já 10% do valor total para fazer reserva.

O rendimento global do casal não deverá ultrapassar os 3000€ limpos sequer.

Já acho 250k demasiado caro. Acabamentos do mais barato possivel, aparenta ser uma gaiola enfiada num prédio com dezenas de vizinhos, localização que não é nada de especial.

550k é uma parvoíce. Mas maior parvoíce é que isso é capaz de se vender por esse preço.

Tb não exageremos.
São casas com projecto em 2005. Não estão 100% actuais, mas continuam a ser melhores que muitas que por ai se vêem.
Os acabamentos são simples, mas não são do pior que há, de longe.

Se quiseres claro.

Apesar de muito, não acho 100% descabido, até acho que era dos melhores negócios dos últimos tempos. E viu-se que sim porque venderam-se em 5 dias.

Ali há várias coisas que marcam a diferença.
Duas suites e ainda wc social. Impecável. Raro.
Varanda enorme. Adoro, super super raro.
Condomínio com bom aspecto, bem localizado e numa zona calma. Piscina, ginásio, garagem.

Comparando com o anuncio que o JDEM meteu. Prefiro 50x este T2 ao T3 por 550.000€ que ele meteu, que é um condomínio "semelhante".

Aquela de 550k é sem dúvida caríssima, e eu nunca na vida daria tanto por aquilo.

Aquele T2 de 330k não é tão mau, mas também não comprava. A varanda é enorme, adoro isso. Tudo o resto da casa acho demasiado pequeno. A casa de banho de 7,5m^2 ainda é aceitável, agora a de 3,4m^2 seria para mim pequena de mais. Para além disso parece-me ser tudo casas de banho interiores. Falta-lhes uma janela.

Os quartos também são apertadinhos. Têm tamanho o suficiente para cama, mesas de cabeceira e uma cómoda, mas não há sítio onde se possa pôr uma secretária para se trabalhar, já que falta escritório à casa.

A sala de estar também não é das maiores, mas tendo ali logo ao lada a varanda não é má de todo.

Também não estou a ver onde estariam as máquinas de lavar e secar a roupa. Na cozinha não deve dar, que ali a bancada não é muito grande, e o espaço debaixo é necessário para gavetas, forno, caixote lixo, máquina lavar louça e uma ou outra de arrumação. Casas de banho já são pequenas, enfiar lá máquinas ainda mais pequeno ficaria.

Seja como for, também não fui eu a comprar, portanto não tenho que ser eu a gostar. Quem comprou que aproveite, que pelas imagens parece ser bastante bonita. Um pouco apertada, mas bonita.

Última edição:
Aquela de 550k é sem dúvida caríssima, e eu nunca na vida daria tanto por aquilo.

Aquele T2 de 330k não é tão mau, mas também não comprava. A varanda é enorme, adoro isso. Tudo o resto da casa acho demasiado pequeno. A casa de banho de 7,5m^2 ainda é aceitável, agora a de 3,4m^2 seria para mim pequena de mais. Para além disso parece-me ser tudo casas de banho interiores. Falta-lhes uma janela.

Os quartos também são apertadinhos. Têm tamanho o suficiente para cama, mesas de cabeceira e uma cómoda, mas não há sítio onde se possa pôr uma secretária para se trabalhar, já que falta escritório à casa.

A sala de estar também não é das maiores, mas tendo ali logo ao lada a varanda não é má de todo.

Seja como for, também não fui eu a comprar, portanto não tenho que ser eu a gostar. Quem comprou que aproveite, que pelas imagens parece ser bastante bonita. Um pouco apertada, mas bonita.

Os quartos não me chocam.
Nem as casas de banho.

O pior é não haver um único armário na zona da entrada da casa, para casacos, e roupas de casa.

E a cozinha não ter nenhum movel despenseiro pelo menos.
Aliás se comprasse a casa mudava a cozinha... Não gosto dela 100% aberta, mas nem é isso que me chateia mais, a parede da cozinha que encosta com a casa de banho devia ser com movel de baixo a cima e com o frigo e forno e afins. Ali ter banca não serve para nada e ganha-se imenso espaço.
Depois nunca metia o fogão na "ilha" é giro nas fotos, é giro na revista da moda, é giro na casa dos outros.
Estou a imagina com um tacho de sopa de 3 litros, a borbulhar ali, e os putos a correr e brinca na sala. :sh)

Entretanto editei o post, que ainda reparei que falta sítio para máquinas (ou pelo menos o sítio escapou-me).

Uma despensa na cozinha também faz falta, não reparei nisso. Também não acho assim grande ideia o fogão estar virado para a sala. Tens visitas, estás ali a cozinhar, vai o cheiro para a sala. Pessoalmente gosto mais de cozinhas fechadas, cada coisa no seu sítio. Mas isso já não é bem defeito da casa, já é mais uma preferência minha.

Entretanto editei o post, que ainda reparei que falta sítio para máquinas (ou pelo menos o sítio escapou-me).

Uma despensa na cozinha também faz falta, não reparei nisso. Também não acho assim grande ideia o fogão estar virado para a sala. Tens visitas, estás ali a cozinhar, vai o cheiro para a sala. Pessoalmente gosto mais de cozinhas fechadas, cada coisa no seu sítio. Mas isso já não é bem defeito da casa, já é mais uma preferência minha.

Nisso o T3 é bem mais simpático.

Planta.jpg

Tem um armário no acesso aos quartos, dá para arrumar coisas de casa e a entrada da casa é larga o que permite fazer ali um armário ou meter um movel aparador com muita arrumação também.

Na cozinha, eu mudava o fogão para a parede do quarto, e fechava ali um pouco a cozinha.
E apertava mais o espaço entre moveis da cozinha.

Alguém sabe os preços dos T3's?

Sim, sem dúvida que ali há mais espaço. O Hall é quase do tamanho dos quartos. [:D] Dá bem para lá pôr um móvel para arrumar sapatos, um bengaleiro, umas plantas e tal, e fica um hall bonito e útil.

Eu tirava ali era uma das casas de banho, 4 casas de banho parece-me ser excessivo, não precisa tudo de ser suite. Seria, a meu ver, muito melhor juntar as duas casas de banho da suite 1 e suite 2 numa casa de banho maior, ou então transformar a de 3m^2 numa mini-lavandaria, com máquina de lavar e secar roupa.

Para estas casas que tem os fogoes no meio da sala, que sistemas de extraccao usam? Ou é inevitável a sala ficar com cheiro a comida (fritos/grelhados/etc)?

Gosto do conceito de cozinha+sala, mas o hall de entrada é enorme, e a meu ver, 2 WCs são suficientes. Mas isto são construções "modernas", eu é que devo estar "antiquado" demais [:D]

se arranjares um T2 com aqueles equipamentos - ginásio, piscinas, segurança 24h, 2 lugares de garagem - e com aqueles acabamentos/ áreas, em Oeiras ou Lisboa concelho avisa. [;)]

Apesar de muito, não acho 100% descabido, até acho que era dos melhores negócios dos últimos tempos. E viu-se que sim porque venderam-se em 5 dias.

Ali há várias coisas que marcam a diferença.
Duas suites e ainda wc social. Impecável. Raro.
Varanda enorme. Adoro, super super raro.
Condomínio com bom aspecto, bem localizado e numa zona calma. Piscina, ginásio, garagem.

Comparando com o anuncio que o JDEM meteu. Prefiro 50x este T2 ao T3 por 550.000€ que ele meteu, que é um condomínio "semelhante".
Eu não disse que achava caro ou barato, simplesmente queria perceber o tipo de pessoa que compra este tipo de casas. [;)]

Que quem compra casas deste género no centro de Lisboa é quem tem um alto poder aquisitivo já todos sabemos, quem compra nos arredores mais desfavorecidos também sabemos, agora estes "segmentos médios" (que para mim de médios têm muito pouco, 330 mil € não é um preço "médio" em Portugal) é que me despertam curiosidade... [:cool:]

Voltar
Superior