Tópico das Casas

Tendo em conta que não dispenso estores, acho uma porcaria.

Tendo em conta que hoje de manhã fui acordado 2 horas mais cedo do que aquilo que eu estava a contar pelos estores do vizinho, talvez seja uma moda porreira para pessoal que não tem o mínimo de noção. [:D][:D]

O que acham desta nova moda das casas não terem estores e ser tudo à base de blackouts?
Persianas?

Aquela coisa que só serve para emperrar, ter caixas de ar onde entra frio, ficam feias com o tempo etc.

A ideia da persianas é uma coisa bem portuguesa, acho que nunca vi fora de Portugal.

Last edited:
O que acham desta nova moda das casas não terem estores e ser tudo à base de blackouts?

Nunca gostei de estores. Prefiro portadas metálicas até.

No entanto, assistes a essa moda onde? Nos projectos de segmento superior possivelmente... em que a caixilharia possa apresentar uma performance térmica de topo, faz todo sentido estético e térmico.

Nunca gostei de estores. Prefiro portadas metálicas até.

No entanto, assistes a essa moda onde? Nos projectos de segmento superior possivelmente... em que a caixilharia possa apresentar uma performance térmica de topo, faz todo sentido estético e térmico.

Sim, no segmento superior parece-me a regra.

A questão é que uma performance térmica não substitui a ausência de luminosidade imperativa para não andares a acordar com os galos...

Amanhã coloco fotos de vários prédios do início do século no parque das nações e alta de Lisboa para verem a novidade...

Por acaso tenho um apartamento num predio com mais de 20 anos e nao tem persianas..

A minha casa tambem nao tem persianas e detesto! As persianas alem de porem o quarto completamente escuro tambem ajudam a isolar os ruidos.

Por acaso tenho um apartamento num predio com mais de 20 anos e nao tem persianas..

A minha casa tambem nao tem persianas e detesto! As persianas alem de porem o quarto completamente escuro tambem ajudam a isolar os ruidos.
E além disso é péssimo para entrar frio.

O meu apartamento tem cerca de 20 anos de design/construção e felizmente não tem nada disso. Estou com o Bolide neste ponto. Essa moda tem décadas, felizmente!

Tudo muito giro mas casas onde a exposição solar é grande sem persianas, brisa solar ou semelhante a casa é uma estufa.

Os blackouts pelo interior funcionam relativamente para ocultar luz mas termicamente.....

Se a minha casa não tivesse estores, nem o ar condicionado seria capaz de evitar a estufa. É uma moda portuguesa porque o nosso verão é bastante agressivo.

Tudo muito giro mas casas onde a exposição solar é grande sem persianas, brisa solar ou semelhante a casa é uma estufa.

Os blackouts pelo interior funcionam relativamente para ocultar luz mas termicamente.....
Vivi 6 anos num dos sítios mais quentes do planeta e nunca ninguém ouviu falar em persianas.

Imagino que estamos a falar das de pvc ou alumínio que se vêem por cá. Obviamente que havia portadas, cortinas, rolos, black outs, etc.

Vivi 6 anos num dos sítios mais quentes do planeta e nunca ninguém ouviu falar em persianas.

Imagino que estamos a falar das de pvc ou alumínio que se vêem por cá. Obviamente que havia portadas, cortinas, rolos, black outs, etc.

O problema é na construção moderna... Vidro e mais vidro. E vidro com controlo solar ajuda mas não chega. Nos US até é muito normal colocares peliculas de proteção solar(espelhadas ou não) so que aqui no inverno é um contra dado que o sol faz falta para aquecer...

Um dia de verão quando passares pelo parque da cidade no Porto repara nos belos blackouts no edifico da RAR pelo exterior. E a caixilharia/vidros não é fraca mas não chega..

Figura de estilo.

Ainda ontem grelhei um salmãozinho no fogão. Estava uma maravilha, nham nham, mas claro que a cozinha ficou "empestada" de cheiro a peixe bem como, parcialmente, o hall de entrada (apesar do cuidado de fechar a porta).

Num open space havia de ser bonito (e aromático).

O pessoal vê as revistas de decoração e os programas dos gémeos canadianos e fica com as vistas cheias, mas nem sempre a coisa resulta como parece...
O problema disso não é estar ou não em open space. É um problema de exaustão e de tipo de comida.

Tenho um extractor de 400 m3 por hora, esteve a funcionar o tempo todo e ainda um bom bocado após ter terminado de cozinhar, sempre a topo. E janela aberta para entrar ar fresco e permitir uma renovação do ar mais fácil!

Há coisas que são inevitáveis quando se cozinha "a sério", e os cheiros é uma delas. Só quem o faz é que o sabe.

Não é por acaso que tradicionalmente as cozinhas eram separadas, e bem separadas, das salas. O ppl não era todo burro no séc XX para gastar tijolos e portas para criar uma divisão sendo o espaço aberto muito mais agradável! A pólvora não foi descoberta ontem!

Hoje cozinha-se muito menos do que se cozinhava antes, e o conceito de opne-space ganha (com justiça) popularidade. Para os programas de decoração na TV vindos de países (EUA, Canadá, Austrália) onde "cozinhar em casa" significa montar uma sandes ou encomendar uma pizza pelo telefone, o open space está perfeito.

Para quem cozinhar implica fazer assados, grelhados cozidos e fritos, manter os cheiros de cozinha longe da sala parece uma boa ideia.
Um bom extractor faz pelo menos 800m3.

E nunca abro janela da cozinha porque isso faz variações na circulação de ar e pode levar cheiros para outro lado.

Back