Tópico das Casas

Acesso a Lisboa, vindo da margem sul, deve ser o que queres dizer...

Contudo, os tempos que referes não correspondem aos meus sempre que vou para a margem Sul em horas de ponta. É sempre um caos, com ou sem acidente, a entrada e saída para o Montijo por exemplo.

O que eu quero dizer é que um gajo que more no Montijo, Alcochete ou Moita, sai de casa às 08:00 e às 08:15 está a chegar à portagem da Vasco da Gama.
Já um gajo que more em Almada ou Seixal, sai de casa às 08:00 e às 09:00 está a chegar à portagem da 25 de Abril.
O mesmo se aplica a um gajo que more no Cacém ou em São Domingos de Rana: saiem de casa às 08:00 para entrar no IC19/A5 e só chegam a Lisboa depois das 09:00.

Não há comparação possível.

Em relação à hipotética bolha, não vai acontecer tão cedo:

1) Tirando Lisboa e Porto, o resto do país não tem sentido uma evolução muito significativa nos preços das casas. Há dezenas de municipios onde os preços das casas não para de cair;
2) O crédito habitação é cerca de 50% daquilo que era em 2007. Isto significa que a maioria das pessoas ou pagam a pronto ou dão 30% ou 40% do valor da casa de entrada (quando a bolha rebentou, as pessoas pediam empréstismos de 120% do valor da casa).

Talvez se venha a sentir uma micro-bolha, restrita a Lisboa e Porto, mas para isso acontecer tinham de acabar com as licenças para novos hoteis, alojamento local, vistos gold, reformados da UE com isenção de imposto, etc.

Não conheço a realidade espanhola mas não estou a ver como é que ocorre uma bolha imobiliária porque construtoras faliram... Posso estar a ver mal a coisa ou não sei o que é isso da bolha, na minha definição é quando alos compradores deixam de pagar aos bancos os bancos retomam as casas e não têm a quem vender para liquidar as dívidas...

Estarei errado?

Há várias formas de bolha, no caso espanhol em con creto foi devido ao excesso de construção.
Foram construidas em Espanha pequenas cidades fantasma, as construtoras individaram- se em excesso para construção e acabaram por não conseguir vender os ativos levando-as á falência.

Há várias formas de bolha, no caso espanhol em con creto foi devido ao excesso de construção.
Foram construidas em Espanha pequenas cidades fantasma, as construtoras individaram- se em excesso para construção e acabaram por não conseguir vender os ativos levando-as á falência.

A parte estranha era haver tanta construcao e os precos nao paravam de subir. :sh)

Esqueçam lá isso da bolha, a procura é tão grande que não existe bolha, é apenas o mercado a funcionar normalmente. Acho que quem fala na bolha é mais whishful thinking do que propriamente com razão de ser.

Há três fatores que estão a alimentar a procura e continuarão pelo menos nos próximos 20 anos… Franceses, brasileiros e turismo.

1) Tirando Lisboa e Porto, o resto do país não tem sentido uma evolução muito significativa nos preços das casas. Há dezenas de municipios onde os preços das casas não para de cair;
2) O crédito habitação é cerca de 50% daquilo que era em 2007. Isto significa que a maioria das pessoas ou pagam a pronto ou dão 30% ou 40% do valor da casa de entrada (quando a bolha rebentou, as pessoas pediam empréstismos de 120% do valor da casa).

Talvez se venha a sentir uma micro-bolha, restrita a Lisboa e Porto, mas para isso acontecer tinham de acabar com as licenças para novos hoteis, alojamento local, vistos gold, reformados da UE com isenção de imposto, etc.

Por cada dezena de município onde os preços caem, há centenas onde sobem.

1) quais são os municípios onde o preço da habitação está a cair???
Tirando Lisboa e Porto há tanta mad tanta cidade onde os preços subiram em flecha...

Isto é o mais importante neste momento, qualquer aproximação a Lisboa ou ao Porto de avião dá para ver imensos espaços vazios ou de armazéns abandonados. Espaços esses que com maior flexibilidade poderiam ser rapidamente recuperados para escritórios ou apartamentos. Entendo que tem de ser feito com calma para de um momento para o outro não haver excesso de oferta, mas neste momento olha-se para Lisboa e vêem-se muito poucas gruas, muito pouca construção. Ou seja, a situação vai continuar por largos e bons anos, a não ser que haja uma regulação desmesurada do Alojamento Local que obrigue as pessoas a meterem esses espaços no arrendamento de longa duração ou vender... O que não acredito de todo que venha a acontecer!

Há empresas à procura de escritórios para ~1000 a 2000 pessoas e não há um único sítio em Lisboa para isso.
Por curiosidade porque é que essa empresa apenas tem como horizonte Lisboa?

Não, não vou sugerir o interior como alternativa, porque depois sou cilindrado com as conversas das infra-estruturas e localização e o caraças.

Mas o Porto não é opção?

Lisboa está atoladissima, quer de turismo, quer de habitantes, quer de Expats (há montes de estrangeirada a trabalhar), eu neste momento tenho ódio a Lisboa que evito ao máximo ir para Lisboa loool, tal a massificação e confusão que há.

E ainda se querem enfiar cá mais, a Mercedes meteu-se cá com o centro de IT, agr a Google, apenas para nomear alguns nomes mais sonantes, fora o resto.

A minha empresa (multinacional de software) tb já está a planear ampliar de forma considerável as instalações.

Não se pode enfiar tudo em Lx... Acho que é isto que falta aos gestores deste país.

Recentemente tive numa mega cidade na Ásia e aquilo não é vida ahahah

Não, não vou sugerir o interior como alternativa, porque depois sou cilindrado com as conversas das infra-estruturas e localização e o caraças.

Mas o Porto não é opção?

Lisboa está atoladissima, quer de turismo, quer de habitantes, quer de Expats (há montes de estrangeirada a trabalhar), eu neste momento tenho ódio a Lisboa que evito ao máximo ir para Lisboa loool, tal a massificação e confusão que há.

E ainda se querem enfiar cá mais, a Mercedes meteu-se cá com o centro de IT, agr a Google, apenas para nomear alguns nomes mais sonantes, fora o resto.

A minha empresa (multinacional de software) tb já está a planear ampliar de forma considerável as instalações.

Não se pode enfiar tudo em Lx... Acho que é isto que falta aos gestores deste país.

Não só os gestores deste país, muitas empresas estrangeiras também preferem Lisboa porque é mais fácil atrair estrangeiros para trabalhar em Lisboa porque é a cidade portuguesa mais global.

Capacidade têm, mas não querem. Querem alugar. E como diz o Rasec, não há oferta para essas empresas.

Não entendo é a relação com hotel, já que uma empresa de 1000 pessoas tem uma densidade por m2 muito superior a um hotel...

O que queria dizer é que para uma empresa dessa dimensão não deveria ser muito relevante a questão de investir ou não em instalações próprias, e nem faz sentido o mercado estar "à espera" com uma oferta dessa natureza para pouquíssimos potenciais clientes. Conheço várias empresas de apenas algumas centenas de trabalhadores e já têm essa dificuldade e investem em instalações próprias com toda a naturalidade.

Quanto à densidade por m2, eu estava mesmo a falar de empresas e não de aviários (se ofensa)...[:D]

Conheço empresas que têm um rácio entre 20 a 30m2 por colaborador. Eram logo 20.000 m2 no mínimo para 20 mil colaboradores, incluindo espaços comuns. Se falares em 2m2 por pessoa, ou seja, 2.000m2, aí sim talvez seja mais fácil...[:D]

Nas contas que fiz deu +-100€.

Os anos de empréstimo sao irrelevantes.

Podes simular aqui: https://www.idealista.pt/credito-habitacao/simulador-credito
Ou aqui: https://usmortgagecalculator.org/

Uma prestação de 800€.
Usando como dados:
- Capital = 250000€
- Prazo = 360 meses (30 anos)

Com aumento de 1% do juros, sobe 120€
Com aumento de 2% do juros, sobe 250€
Com aumento de 3% do juros, sobe 389€

-------------------------------------------

Agora deixo apenas um exemplo real de à 10 anos atrás:

Em finais de 2008, uma colega de trabalho ficou a pagar ~1400 € de prestação (seguros à parte), quando 3 anos antes pagava ~ 800€ pelo mesmo crédito. Isto no tempo dos spreads "recordistas".

Tens de entender o processo de tomada de decisão, a empresa X decide abrir um centro de operações e coloca uma equipa no terreno a avaliar onde é possível encontrar o talento necessário ao preço pretendido, Lisboa entra na equação junto com Barcelona, Dublin, Cracóvia, etc. Mas se a empresa não encontra uma espaço pronto a fazer leasing a cidade deixa logo de ser considerada. Construções, licenciamentos, etc... Ninguém tem tempo para isso! Estas coisas decidem-se e acontecem em meses!

Alguém saberá eventualmente qual é a taxa de ocupação do Tagus e do Lagoas Park? Se não estão nos 100% andarão lá próximo! O que só prova a necessidade de mais espaços pensados de raiz para atrair empresas! A mesma coisa com o Parque das Nações (mais empresas por m2 do país)!

E se nenhuma cidade oferecer isso, o projecto fica na gaveta...ou afinal avançam com licenças em algum lugar?

É só vejo proprietários de imóveis a terem uma área disponível para 1.000 pessoas em mercados/cidades onde exista realmente uma procura sólida. Ou pensas que alguém também tem t€mpo para andar a fazer investimentos desses? Até porque mesmo os grandes espaços que conheço de vários milhares de m2 começam a ser fraccionados porque ninguém vai estar à espera indefinidamente de um cliente que alugue/precise de tudo.

Estás ao corrente do que seria necessário ter acontecido ou estar a acontecer para que a euribor suba 5% num curto espaco de tempo? [:D]

Não sou economista. O que sei é que é possível, e se é possível temos de estar preparados para os piores cenários.

Até porque não precisa subir num curto espaço de tempo porque ninguém compra casa a curto prazo. Compram a 30 anos e mais e nesse tempo muito acontece...

Mas o Porto não é opção?

As empresas de IT em pt que mais crescem não me parece que seja em Lisboa que olham para alargar horizontes. Qualquer escritório já serve para o serviço básico e o backoffice bem longe. [:D]

Uma prestação de 800€.
Usando como dados:
- Capital = 250000€
- Prazo = 360 meses (30 anos)

Com aumento de 1% do juros, sobe 120€
Com aumento de 2% do juros, sobe 250€
Com aumento de 3% do juros, sobe 389€

-------------------------------------------

Agora deixo apenas um exemplo real de à 10 anos atrás:

Em finais de 2008, uma colega de trabalho ficou a pagar ~1400 € de prestação (seguros à parte), quando 3 anos antes pagava ~ 800€ pelo mesmo crédito. Isto no tempo dos spreads "recordistas".

Esse exemplo é muito bom. Essa colega entregou a casa ao banco?

Basta começar por ser a única com um aeroporto com ligações decentes ao mundo e com capacidade de atrair talento de fora do país.

Acham que um recém graduado alemão quer ir trabalhar para a Guarda ou para Chaves?

Não só os gestores deste país, muitas empresas estrangeiras também preferem Lisboa porque é mais fácil atrair estrangeiros para trabalhar em Lisboa porque é a cidade portuguesa mais global.

Basta começar por ser a única com um aeroporto com ligações decentes ao mundo e com capacidade de atrair talento de fora do país.

Acham que um recém graduado alemão quer ir trabalhar para a Guarda ou para Chaves?

Cidades para formar família há muitas melhores do que Lisboa em Portugal mas para um estrangeiro que já viveu e trabalhou em grandes cidades globais como NYC, Paris ou Londres, Lisboa é a cidade portuguesa que se consegue aproximar mais da oferta que há nessas cidades globais.

Por isso Lisboa tem grande atratividade e recebe a grande maioria do investimento estrangeiro principalmente em termos de serviços IT, banca, consulting, etc..

Voltar
Superior