Tópico das Casas

Sim, mas houve mesmo muita gente que não aguentou e teve mesmo que entregar a casa ao banco.
Tanto é que todos os bancos em portugal tinham em carteira largas dezenas de casas por incumprimento dos créditos.

E vai voltar a acontecer em barda... a única dúvida é se falta muito ou pouco. Eu ao muito, não daria mais de 5/6 anos.

Sim, mas houve mesmo muita gente que não aguentou e teve mesmo que entregar a casa ao banco.
Tanto é que todos os bancos em portugal tinham em carteira largas dezenas de casas por incumprimento dos créditos.

Sim, claro. Aliás, no meu caso, por exemplo, se à subida dos juros se tivesse juntado uma situação de desemprego ou de doença, as coisas teriam sido muito complicadas.

Mas também é certo que na altura podia ter comprado uma casa de 250k€ e comprei uma de 175k€ salvaguardando o futuro.

Optimista. Eu dou 2 anos.

Nao tem a ver com optimismo.

Com os preços actuais (e respectivos CH inerentes) variações de 2% na Euribor, podem ter como consequência aumentos muito significativos nas prestações...

Como os ajustes vão ser faseados, ainda irá demorar uns anos até este acumulado fazer estragos.

Os preços baixarem... depende se depois de sermos invadidos pelas “Madonnas” (leia se malta com muotondinheiro que expulsaram a malta da cidade pra osnarredores) virao os “bifes” de classe media ocupar as casas dos arredores que os tesos nacionais terão que abandonar.

Se estes vierem, os preços não descem e vão começar a subir os preços das barracas.

Mesmo numa crise de imobiliário, os preços não descem da mesma maneira em todo o lado.

Mais uma vez a localização é essencial, e casas longe de transportes públicos e fora dos grandes centros e eixos, são logo as que colapsam em valor.

Mesmo no auge da última crise, os preços em Lisboa nos bons sítios não desceram grande coisa para não dizer nada.

Não aguentaram por força dos 3 d,s, sendo o principal o desemprego.

Chegou a estar em 17,5% q é uma taxa brutal.

Agora está a simpáticos 6,7 e continua a cair o q é muito bom.

Entre o 1º trimestre de 2017 e o 1º trimestre de 2018, o preço por m2 caíu em 71 dos 308 municipios Portugueses. Mais concretamente nestes:

A estatística tem destas coisas: a lista até parece grande mas na realidade diz-nos precisamente que é curta... porque se desceu em 71 de 308 é porque subiu (ou manteve-se) em 237. Seria interessante ver uma lista ao lado da outra, em coluna.

Por outro lado, sem querer entrar em preciosismos, alguns desses concelhos não têm uma quantidade de imóveis capaz de tornar a comparação minimamente justa...

Mesmo numa crise de imobiliário, os preços não descem da mesma maneira em todo o lado.

Mais uma vez a localização é essencial, e casas longe de transportes públicos e fora dos grandes centros e eixos, são logo as que colapsam em valor.

Mesmo no auge da última crise, os preços em Lisboa nos bons sítios não desceram grande coisa para não dizer nada.

Mas o salto que os valores deram quer no centro quer nos arredores é ficarmos com a garganta seca...

Creio que isto, nunca se passou no nosso mercado.

Veremos que sustentabilidade isto terá, eu não acredito que tenha.

Muita familia já estáva com a corda no pescoço quando os juros começaram a subir depois com o desemprego foi a machadada final.

Atualmente começam a ver-se prenúncios do passado, CH elevados por longos periodos e o credito ao consumo a aumentar desmesuradamente...

Está-se a formar um barril de pólvora.

Muita familia já estáva com a corda no pescoço quando os juros começaram a subir depois com o desemprego foi a machadada final.

Atualmente começam a ver-se prenúncios do passado, CH elevados por longos periodos e o credito ao consumo a aumentar desmesuradamente...

Está-se a formar um barril de pólvora.

E vai voltar a acontecer em barda... a única dúvida é se falta muito ou pouco. Eu ao muito, não daria mais de 5/6 anos.

Eu acho que não, mas só o futuro dirá quem tem razão.

Lisboa e Porto hoje em dia vivem um período muito distinto daquilo que acontecia na década passa, são cidades com muita procura por parte de estrangeiros, principalmente franceses e brasileiros, e também devido ao turismo. Por isso, mesmo que venha aí outra crise, não acredito que o mercado imobiliário nestas duas cidades colapsará como aconteceu há uns anos. Além disso, não existe uma corrida desenfreada à construção como aconteceu em Espanha.

Como disse o André e bem, mesmo em alturas de crise, os imóveis com elevada procura mantêm o preço.

Eu acho que não, mas só o futuro dirá quem tem razão.

Lisboa e Porto hoje em dia vivem um período muito distinto daquilo que acontecia na década passa, são cidades com muita procura por parte de estrangeiros, principalmente franceses e brasileiros, e também devido ao turismo. Por isso, mesmo que venha aí outra crise, não acredito que o mercado imobiliário nestas duas cidades colapsará como aconteceu há uns anos. Além disso, não existe uma corrida desenfreada à construção como aconteceu em Espanha.

Como disse o André e bem, mesmo em alturas de crise, os imóveis com elevada procura mantêm o preço.

Eu abordo essa hipótese no meu post 15036 neste tópico...

Mas isso é o mercado para os estrangeiros, o rotura dos pagamentos nos crédito habitação acontecerá como nacionais que compraram casa inflacionadas pelo mercado mesmo nos arredores (oeiras, Amadora, Cascais, etc...) e que vão ter que lidar com a subidas das prestações em valores absolutos de montantes muito pesados.

Não estou a torcer por isso, obviamente! Mas é o que antevejo com um elevado grau de certeza.

E quem fala de valores altos no centro de Lx, há 10/12 anos o valor mais alto em Lx eram 6000€/m2... sabem a quanto andamos no dia de hoje? Sustentabilidade disto é dos efeitos onda destas subidas no centro?

Eu abordo essa hipótese no meu post 15036 neste tópico...

Mas isso é o mercado para os estrangeiros, o rotura dos pagamentos nos crédito habitação acontecerá como nacionais que compraram casa inflacionadas pelo mercado mesmo nos arredores (oeiras, Amadora, Cascais, etc...) e que vão ter que lidar com a subidas das prestações em valores absolutos de montantes muito pesados.

Não estou a torcer por isso, obviamente! Mas é o que antevejo com um elevado grau de certeza.

Numa crise os preços descem sempre em algum lado mas numa próxima crise o mercado terá um comportamento muito diferente do que aconteceu no passado, as casas desvalorizarão menos e muitas manterão o preço, primeiro porque há muita procura e irá continuar e depois como disse o Rasec porque há pouca nova construção de raiz.

O mercado imobiliário está muito dinâmico e tem hoje especificidades que nunca teve, nomeadamente a elevada procura por parte de estrageiros para viver e não para especular/vender mais caro como os chineses faziam e grande investimento para turismo/escritórios, e uma crise não afetará muito estes fatores.

Numa crise os preços descem sempre em algum lado mas numa próxima crise o mercado terá um comportamento muito diferente do que aconteceu no passado, as casas desvalorizarão menos e muitas manterão o preço, primeiro porque há muita procura e irá continuar e depois como disse o Rasec porque há pouca nova construção de raiz.

O mercado imobiliário está muito dinâmico e tem hoje especificidades que nunca teve, nomeadamente a elevada procura por parte de estrageiros para viver e não para especular/vender mais caro como os chineses faziam e grande investimento para turismo/escritórios, e uma crise não afetará muito estes fatores.

Estás com os mesmos óculos de quem está actualmente no mercado imobiliário...

E, depois dos estrangeiros, o português compra o que é paga como?

Os salários dos portugueses subiu 50%? É que muitas casas nos arredores (onde os estrangeiros ainda não compram oi fazem no residualmente...) eu sei de aumentos em 10anos de 150/200.000€, ou seja, 2009 custaram menos de 300k...

A casa dos meus Pais em Carnaxide, um T3 totalmente remodelado, em 2012 valia 120k... hoje estão à venda por 200/2xx... e sem reformulações tão profundas como o dos meus Pais.

Outro exemplo, também em Carnaxide. Quando me divorciei, vendi o T2 num condomínio fechado por 190K (vendi em dez/2013), actualmente, está um à venda rigorosoamente igual (andar e tudo!) por 320K.

Não vai haver ajustes quando isto começar a apertar outra vez? Só se, como disse lá em cima, depois das Madonna’s e franceses forrados, venham tb os da classe média do resto do mundo ocupar essas casas nos arredores...

E, claro, se for está a política que quisermos seguir, mais umas décadas e somos uma República Dominicana, temos a maioria do portugueses a viver em guetos para sustentar o “Resorts Residenciais” onde estão os estrangeiros que mantêm a economia.

Nao sei se este é o Portugal que eu gostarei de viver mesmo que arranje um T1 num
Qq resort...

Se o mercado continuar a subir durante mais 5 ou 6 anos quer dizer que as casas de agora ainda estao baratas em relacao ao que vem aí.

Se a procura aumenta sem haver nova construção que consiga acompanhar essa procura então os preços têm de subir, isto é o ABC da economia de mercado…

Em relação ao futuro, logo se verá quem terá razão, mas não havendo catástrofes naturais (nunca se sabe e Lisboa está bastante vulnerável a terramotos e tsunamis), não prevejo que os preços baixem muito em Lisboa/Porto mesmo com uma crise.

A indignação chegou a Évora, T1 para alugar ao ano no centro da cidade a 580€ por mês..
Évora sempre foi uma cidade cara, mas agora está demais.

Tenho dois amigos à procura de aluguer e os preços são surreais. Recentemente um T0 com parqueamento no centro a 550€. Abaixo dos 500€ já começa a ser raro. :eek:

Há dois anos havia apartamentos a 300/350€ sem dificuldades.

E agora motivos para isto? Não sei, não encontro motivos. Há mais emprego na cidade? Não. Há mais dinheiro? Também acho que não. Mudou algo na dinâmica da cidade? Apenas a abertura de um centro comercial...

Já houveram eventos que mexem com a dinâmica/economia de uma cidade em Évora, como a abertura da Embraer, e no entanto os preços não dispararam. E agora? :rolleyes:

Não vai haver ajustes quando isto começar a apertar outra vez? Só se, como disse lá em cima, depois das Madonna’s e franceses forrados, venham tb os da classe média do resto do mundo ocupar essas casas nos arredores...

E, claro, se for está a política que quisermos seguir, mais umas décadas e somos uma República Dominicana, temos a maioria do portugueses a viver em guetos para sustentar o “Resorts Residenciais” onde estão os estrangeiros que mantêm a economia.

Nao sei se este é o Portugal que eu gostarei de viver mesmo que arranje um T1 num
Qq resort...
É este cenário que eu já tentei expor aqui várias vezes.

Esta propagação, divulgação e "protagonismo" de Lisboa e Portugal no Estrangeiro pode-nos e vai-nos trazer consequências menos boas a longo prazo.

Mas os "gestores" e empresas parecem não querer saber disso.

O que interessa é que agora Lisboa é fashion e trendy e por isso há que difundir ao máximo... Porquê? Porque estávamos na mrde e vamos lá tentar ser uma potência turística pra virmos dizer que tá tudo bem pá e que somos muita bons e cenas... Esquecem-se que o emprego gerado pelo turismo mtas vezes é precário, e o turismo em si é uma coisa super sazonal, agr estamos na moda, muito por causa das ligações Low-Cost, e daqui a 5 anos?

Aposta em industria? Zero... Aposta em agricultura? Zero... Serviços? Mais ou menos, e os que vêm, vêm porque é "cool" e "fashion" Lisboa.. :sh)

Mas o turismo é que é! O problema é que o turismo em Portugal varia entre o turismo asqueroso (bifes ingleses que vêm só para apanhar grandes cadelas no Algarve, o chamado turismo de borrachera em Espanha) e o turismo de alto nível (€€€), como sempre, nunca se faz nada pela bitola média, 8 ou 80. [:D]

Viajo bastante de avião e às vezes para tentar vencer o aborrecimento leio as revistas da TAP e não é rara a vez que vem uma entrevista a um alemão qlq ou holandês sobre a vida a Lisboa, a contar as experiências e blá blá blá, que Lisboa é tudo tão tradicional, tudo tão isto e aquilo (inserir termos de linguagem XPTO...), ou seja, fomentam ainda mais isto.

Eu acho que um país como Portugal não devia apoiar a sua economia e actividade no turismo, porque parece-me que o fazem por ser a "via fácil", mas eu sou apenas um xavalo a mandar uns bitaites pro ar, "desde la barra del bar" como dizem os Espanhóis. [:)]

Last edited:
Back