Isso depende das expectativas do cliente. Sempre haverá consultores, vendedores e paraquedistas em todas as profissões. É difícil ter um consultor e pagar preço de paraquedista...
Uma coisa acaba por implicar a outra. Para teres um sector com capacidade de fazer entrar e saír profissionais com muita velocidade, naturalmente vais ter muita gente com pouca preparação. O que eu notei nas (poucas) vezes que contactei com profissionais do ramo imobiliário é que eles tendem a dar muita importância às técnicas de venda e à negociação, mas tecnicamente tendem a ser relativamente fraquinhos.
O problema é que temos agências que querem la ter numero não interessa como, sei de uma agência de uma rede grande, numa capital de distrito com pouco mais de 100.000 habitantes, que o objetivo e ter la 20 comerciais, perdão consultores imobiliários, alguns nem dois meses se aguentam lá e para conseguirem sobreviver tem de fazer vendas, como tem uma pressão grande acabam por ter de "enganar" os clientes, o que não é bom para a própria credibilidade do sector.
A maior parte dos que vão parar ás imobiliárias é porque lhes dizeram que ali podem ganhar dinheiro, e como até têm jeito para as vendas, bora lá, mas depois não tem preparação nenhuma, pouco ou nada percebem da legislação, eu estive ligado a uma imobiliária a cerca de 10 anos, e como tal foi fazer o exame que existia na altura, não sei se existe atualmente e em que moldes, o exame era fácil para quem perde-se 3h/4h a ler umas coisas, as duvidas que o pessoal estava a saída do exame, deixaram-me de boca aberta, duvidas básicas, e no entanto mais de metade chumbaram no exame, mas acredito que continuavam alegremente a trabalhar no sector...
Eu quando contacto com algum "consultor imobiliário", trabalho no sector da construção, costumo meter uma questão na conversa, que fico logo a qualidade do comercial, a pergunta é simples "É possivel ter isenção de IMI numa garagem?" ficam todos a olhar para mim, a percentagem dos que sabem a resposta correcta é bem abaixo dos 10%.
E ainda me veio um uma vez dizer que todas as transmissões imobiliárias deviam ter uma mediadora no meio para garantir que o negocio é bem feito...