Tópico das Casas

Daqui a uns tempos (pouco) esta subida de preços em bens que só podem é desvalorizar, vai dar asneira...
Como sempre, a especulação conduz à crise!

Este ano durante as férias o que mais me saltou á vista foi o número impressionante de novas imobiliárias que abriram!
Durante os últimos anos de crise muitas lojas foram ficando abandonadas e hoje arrisco a dizer que 80% desses espaços forāo reabertos por imobiliárias, umas já conhecidas da praça mas a maioria imobiliárias novas.

Este ano durante as férias o que mais me saltou á vista foi o número impressionante de novas imobiliárias que abriram!
Durante os últimos anos de crise muitas lojas foram ficando abandonadas e hoje arrisco a dizer que 80% desses espaços forāo reabertos por imobiliárias, umas já conhecidas da praça mas a maioria imobiliárias novas.

As imobiliárias fazem-me lembrar as lojas de ouro há uns anos atrás, até em shoppings se encontravam. A maior parte foi-se em pouco tempo.

Este promotor diz que vai conseguir 1 milhão em comissões este ano:
1809_Forbes_PT-31-cover-510x659.jpg

Last edited:
As imobiliárias fazem-me lembrar as lojas de ouro há uns anos atrás, até em shoppings se encontravam. A maior parte foi-se em pouco tempo.

1809_Forbes_PT-31-cover-510x659.jpg

É um sector muito dinâmico que se ajusta bem às oscilações do mercado. O que é bom.

Essa casa em Vila do Conde está a um preço altíssimo. A menos que seja para "ficar", nunca na vida vejo esse imóvel com perspectivas de valorizar além do preço absurdo que já pedem. Just my two cents.

Isso depende das expectativas do cliente. Sempre haverá consultores, vendedores e paraquedistas em todas as profissões. É difícil ter um consultor e pagar preço de paraquedista...
Em termos de quantidade sim, agora em termos de qualidade...

Por colocaram aí a Forbes, alguém viu/tem a lista que eles publicaram relativamente aos 45 mais ricos de Portugal?

Em termos de quantidade sim, agora em termos de qualidade...

Uma coisa acaba por implicar a outra. Para teres um sector com capacidade de fazer entrar e saír profissionais com muita velocidade, naturalmente vais ter muita gente com pouca preparação. O que eu notei nas (poucas) vezes que contactei com profissionais do ramo imobiliário é que eles tendem a dar muita importância às técnicas de venda e à negociação, mas tecnicamente tendem a ser relativamente fraquinhos.

Uma coisa acaba por implicar a outra. Para teres um sector com capacidade de fazer entrar e saír profissionais com muita velocidade, naturalmente vais ter muita gente com pouca preparação. O que eu notei nas (poucas) vezes que contactei com profissionais do ramo imobiliário é que eles tendem a dar muita importância às técnicas de venda e à negociação, mas tecnicamente tendem a ser relativamente fraquinhos.

Nota-se nas promoções, fotos horríveis, descrições vagas e erradas, perdas de tempo constantes com clientes.

Isso depende das expectativas do cliente. Sempre haverá consultores, vendedores e paraquedistas em todas as profissões. É difícil ter um consultor e pagar preço de paraquedista...

O problema é que temos agências que querem la ter numero não interessa como, sei de uma agência de uma rede grande, numa capital de distrito com pouco mais de 100.000 habitantes, que o objetivo e ter la 20 comerciais, perdão consultores imobiliários, alguns nem dois meses se aguentam lá e para conseguirem sobreviver tem de fazer vendas, como tem uma pressão grande acabam por ter de "enganar" os clientes, o que não é bom para a própria credibilidade do sector.

A maior parte dos que vão parar ás imobiliárias é porque lhes dizeram que ali podem ganhar dinheiro, e como até têm jeito para as vendas, bora lá, mas depois não tem preparação nenhuma, pouco ou nada percebem da legislação, eu estive ligado a uma imobiliária a cerca de 10 anos, e como tal foi fazer o exame que existia na altura, não sei se existe atualmente e em que moldes, o exame era fácil para quem perde-se 3h/4h a ler umas coisas, as duvidas que o pessoal estava a saída do exame, deixaram-me de boca aberta, duvidas básicas, e no entanto mais de metade chumbaram no exame, mas acredito que continuavam alegremente a trabalhar no sector...

Eu quando contacto com algum "consultor imobiliário", trabalho no sector da construção, costumo meter uma questão na conversa, que fico logo a qualidade do comercial, a pergunta é simples "É possivel ter isenção de IMI numa garagem?" ficam todos a olhar para mim, a percentagem dos que sabem a resposta correcta é bem abaixo dos 10%.

E ainda me veio um uma vez dizer que todas as transmissões imobiliárias deviam ter uma mediadora no meio para garantir que o negocio é bem feito...

https://www.forbespt.com/wp-content/uploads/2018/08/1809_Forbes_PT-31-cover-510x659.jpg

Imobiliárias e barbearias gourmet. Neste momento, nascem como cogumelos.

O homem parece meio grunho (é uma opinião, nunca falei directamente com ele), mas o certo é que a equipa parece trabalhar muito bem e é, sem dúvida alguma, a agência que disponibiliza mais e melhor informação aos interessados, sem andar a engonhar para a frente e para trás.

Mas esta explosão de imobiliárias parece- me um sinal claro que esta loucura na procura de casas está para durar, pêlo menos aqui pela minha zona.
Também observei um aumento substancial no que respeita a empresas de gestão de condomínios.

Mas esta explosão de imobiliárias parece- me um sinal claro que esta loucura na procura de casas está para durar, pêlo menos aqui pela minha zona.
Também observei um aumento substancial no que respeita a empresas de gestão de condomínios.
Aqui onde moro são : imobiliárias , barbearias pseudo xpto e gelatarias !
Cada loja que fecha abre com uma dessas 3 hipóteses

Para mim é o sinal do contrário...

Já foi falado cá.

É cíclico.

Meados décadas 70, Pós 25 Abril --- loucura, com salários a crescerem 100%

Início anos 80 ---- crise

Finais anos 80 com a adesão à CEE --- loucura

Início anos 90 --- crise

Finais dos anos 90 --- loucura

Depois da crise de 2009 a 2014, começa a loucura de novo.

início dos anos 20 prevejo ------- crise :sh)

Há muitos tipos de crises e de bolhas. Umas rebentam outras não.
Vejam o quadro abaixo, a partir de 2007 houve uma crise financeira mundial e diferentes cidades reagiram de maneira de muito diferente.
Acredito que o alojamento local que reduz oferta e concorrência de compradores estrangeiros que aumenta a procura ajude a que nos próximos anos não tenhamos grande volatilidade. Acredito num arrefecimento, pois muitos aspectos da procura e oferta variam muito rapidamente no mundo atual.
20180811_FNC011.jpg

Vejam o quadro abaixo, a partir de 2007 houve uma crise financeira mundial e diferentes cidades reagiram de maneira de muito diferente.
Acredito que o alojamento local que reduz oferta e concorrência de compradores estrangeiros que aumenta a procura ajude a que nos próximos anos não tenhamos grande volatilidade. Acredito num arrefecimento, pois muitos aspectos da procura e oferta variam muito rapidamente no mundo atual.
View attachment 145275
PS comparem Lisboa desde 2011 com algumas outras cidades e digam que cá é que está a loucura.

View attachment 145275
PS comparem Lisboa desde 2011 com algumas outras cidades e digam que cá é que está a loucura.

Não há loucura nenhuma, principalmente quando os salários dos Portugueses não recuperaram da crise e se abusa do crédito:

Valor das habitações compradas com recurso a crédito já é o mais alto de sempre

https://observador.pt/2018/08/29/va...recurso-a-credito-ja-e-o-mais-alto-de-sempre/

Back