Tópico das Casas

É capaz de ser a melhor solução que tenho...

Sim, o necessário mesmo era o crédito habitação para a comprar, mas é necessário obrigatoriamente obras para poder viver nela.

Estou a fazer simulações no Activo Bank e eles dão até 90% do valor, ao invés da anterior instituição bancária, que fica pelos 80%.

Uma TAEG de 4.6% acham elevada?

Explica lá melhor:

O problema é eles só financiarem 80% do valor da avaliação?

Podes sempre sugerir uma especie de ch (o nome concreto não sei), como se faz quando é para construir - o que é o caso ao fim e ao cabo - embora no teu caso, segundo percebo, o grosso do dinheiro seja logo no inicio.

Nesse caso a avaliação a fazer ja seria sobre o valor final, ou seja da casa com as obras e não a casa como se encontra agora.

Provavelmente não expuseste a big picture ao banco e teu pedido foi tratado como singelo ch para compra de habitação.

Caso bicudo. Mas como disseram ai...em último caso recorres a crédito pessoal [;)]

Sim, mas o pressuposto para comprar a casa era ter crédito (quase) aprovado para ambas as coisas.

Eu sugiro consultar outros bancos o mais rápido possível e falar com o vendedor para ver se dará para adiar a escritura umas semanas.

Explica lá melhor:

O problema é eles só financiarem 80% do valor da avaliação?

Podes sempre sugerir uma especie de ch (o nome concreto não sei), como se faz quando é para construir - o que é o caso ao fim e ao cabo - embora no teu caso, segundo percebo, o grosso do dinheiro seja logo no inicio.

Nesse caso a avaliação a fazer ja seria sobre o valor final, ou seja da casa com as obras e não a casa como se encontra agora.

Provavelmente não expuseste a big picture ao banco e teu pedido foi tratado como singelo ch para compra de habitação.

Se me financiarem em 90% ao invés de 80%, liberto dinheiro para as obras necessárias. Na instituição em questão não é permitido, eles somam o crédito multifunções (ou obras) ao crédito habitação, ultrapassando o LTV de 80% permitido por eles.

Eles calculam o LTV com base no valor de aquisição e não no valor de avaliação, que é mais elevado. Parece que são as recomendações recentes do Banco de Portugal.

Quanto à comunicação, foi devidamente explicita e está documentada em emails trocados. Houve um FINE apresentado com aval do banco e tomei a decisão com base nisso. Agora mudaram e já não permitem os valores apresentados.

Se me financiarem em 90% ao invés de 80%, liberto dinheiro para as obras necessárias. Na instituição em questão não é permitido, eles somam o crédito multifunções (ou obras) ao crédito habitação, ultrapassando o LTV de 80% permitido por eles.

Eles calculam o LTV com base no valor de aquisição e não no valor de avaliação, que é mais elevado. Parece que são as recomendações recentes do Banco de Portugal.

Quanto à comunicação, foi devidamente explicita e está documentada em emails trocados. Houve um FINE apresentado com aval do banco e tomei a decisão com base nisso. Agora mudaram e já não permitem os valores apresentados.

Também recebi essa informação, que estão a limitar o financiamento a 80% do valor mais baixo: valor de avaliação ou valor efectivo de compra. Dantes era sempre pelo valor de avaliação o que permitia dar mais margem caso a avaliação fosse bem acima do valor de compra.

A FINE, não é um um contrato, mas sim um "estudo", e muito genérica, carece sempre de aprovação final da parte do banco.

A FINE, não é um um contrato, mas sim um "estudo", e muito genérica, carece sempre de aprovação final da parte do banco.

Eu sei que não é, mas não é uma questão de aprovação sequer, foi a retirada por completo do outro crédito da proposta inicial. E a tomada de uma decisão com base nestas condições pré-aprovadas.

E aparentemente foi mesmo um erro da gestora de conta, ligou-me à bocado a gerente a pedir desculpa por toda a situação ceiada e que a colega dela, agora de férias, nunca poderia ter apresentado as condições, porque não existem simplesmente. Ficaram de dar uma resposta à situação, mas julgo que obrigatoriamente terá de passar por crédito pessoal.

Entretanto já estou a ver outras instituições de crédito.

Eu sei que não é, mas não é uma questão de aprovação sequer, foi a retirada por completo do outro crédito da proposta inicial. E a tomada de uma decisão com base nestas condições pré-aprovadas.

E aparentemente foi mesmo um erro da gestora de conta, ligou-me à bocado a gerente a pedir desculpa por toda a situação ceiada e que a colega dela, agora de férias, nunca poderia ter apresentado as condições, porque não existem simplesmente. Ficaram de dar uma resposta à situação, mas julgo que obrigatoriamente terá de passar por crédito pessoal.

Entretanto já estou a ver outras instituições de crédito.

Aperta com essa tropa e eles que se desenrasquem. Apresentaram-te um produto que aceitaste e agora não o podem supostamente vender. Foi incompetência deles e devem retractar-se, e a melhor maneira de o fazer é honrarem a proposta que fizeram. Isto porque pelo que percebo não houve alteração dos pressupostos da tua parte.

Podes ver outras entidades bancárias, mas o prazo é apertado...

Ps: foge do Santander!

Aperta com essa tropa e eles que se desenrasquem. Apresentaram-te um produto que aceitaste e agora não o podem supostamente vender. Foi incompetência deles e devem retractar-se, e a melhor maneira de o fazer é honrarem a proposta que fizeram. Isto porque pelo que percebo não houve alteração dos pressupostos da tua parte.

Podes ver outras entidades bancárias, mas o prazo é apertado...

Ps: foge do Santander!

Sobre o Santander, estou aguardar uma proposta do Bankinter para transferência do CH, parece que se vão chegar à frente e pagar a transferência.
Não suporto o Santander, banco pouco transparente

Sobre o Santander, estou aguardar uma proposta do Bankinter para transferência do CH, parece que se vão chegar à frente e pagar a transferência.

Eles agora têm sido impecáveis... Não comunicamos desde Fevereiro [:D]

Entretanto mudei para a agência da minha terra. As abéculas que me orientaram o processo tiveram todo o prazer em se ver livre de mim, e eu delas...

Eles agora têm sido impecáveis... Não comunicamos desde Fevereiro [:D]

Entretanto mudei para a agência da minha terra. As abéculas que me orientaram o processo tiveram todo o prazer em se ver livre de mim, e eu delas...

Eles quem? O Std ou o Bankinter?

Que taxa estás a negociar?

Que taxa estás a negociar?

Para já nada, apenas recebi um e-mail da minha gestora do bankinter a perguntar as condições actuais, e se podia fazer uma proposta!
Ela há anos que sabe que detesto o Santander e se o bankinter pagasse a transferência eu mudava, pode ter chegado o tempo.

Mas como o Rui disse, o Santander parece funcionar mal em Lisboa, na província melhora significativamente! Por outro lado o Barclays (agora bankinter), sempre teve um trato excelente, mas em 2015 não acompanhavam o Santander. Com o que sei hoje tinha ido para o Bankinter na mesma.
Caso se concretize a transferência, partilho aqui

falei com a minha gestora do Santander por causa de uma coisa, na 3ªfeira de manhãzinha. Ligo-lhe já de seguida, disse ela....

hoje, ainda estou à espera do telefonema....e já não é a primeira vez que isto acontece.
ah, e enviei mail na 4ªfeira, a dizer que estava à espera do esclarecimento que pedi.

falei com a minha gestora do Santander por causa de uma coisa, na 3ªfeira de manhãzinha. Ligo-lhe já de seguida, disse ela....

hoje, ainda estou à espera do telefonema....e já não é a primeira vez que isto acontece.
ah, e enviei mail na 4ªfeira, a dizer que estava à espera do esclarecimento que pedi.

Tive um mês à espera de uma resposta... simples.
Durante esse período enviei 5 e-mails a lembrar, veio a avaliação, dei mau!
Ligou-me a directora do balcão a questionar porquê, depois de 10m a levar na cabeça arrependeu-se de ter ligado

Confesso que vinha MUITO mal habituado do Barclays, mas o Santander é de muito longe pior em serviço que uma CGD

Sim, os Brasileiros estão muito fortes por cá.
Muitos, relativamente pobres, a fugir da miséria. E muitos também, muito ricos, a comprarem grandes propriedades por cá.

Cascais e Estoril é a zona preferida dos brasileiros ricos ou de classe alta. As casas mais do que duplicaram nos últimos 3 anos por causa deles.

Houve um Brasileiro que disse-me que o aluguer da casa dele em São Paulo permite-lhe viver sem preocupações em Portugal.

Ligou-me a directora do balcão a questionar porquê, depois de 10m a levar na cabeça arrependeu-se de ter ligado

Confesso que vinha MUITO mal habituado do Barclays, mas o Santander é de muito longe pior em serviço que uma CGD

Assim que o Bankinter (ou um outro qualquer, com condições iguais (no mínimo)) começar a pagar transferências de Ch a "clientes normais", salto fora com toda a certeza.

Sou cliente Santander e são 5 estrelas.

Só não sei se moro numa província(?)

Back