Tópico das Casas

Rua Narciso Leal, 5 minutos a pé da Estação Comboios, longe do Metro.

Apesar de "ser Amadora", o edificado dessa zona é idêntico ao de várias zonas de Lisboa, como Alvalade, Entrecampos, Avenida da Igreja, etc. Como é uma zona menos valorizada, esse mesmo edificado está é menos reabilitado. Há poucos prédios recuperados.

De resto, sendo a zona mais antiga e central da Amadora, é tranquila em termos de segurança e a oferta de serviços é enorme. Tal como em algumas zonas de Lisboa, podes fazer quase tudo a pé. De carro, os acessos são porreiros.

Quanto ao preço, parece-me justo.

Boa tarde colegas.
Hoje é a minha vez de pedir ajuda neste tópico.
O problema é o seguinte:
Vou comprar o apartamento em que estou a viver, que pensava eu era o 1º direito, mas agora reparei que na escritura esta escrito 1º esquerdo.
A porta do apartamento no patamar fica à esquerda mas visto da entrada do predio já é o direito, mesmo a campainha e a caixa do correio esta como direito.
Já ouvi falar que por vezes existe o domicilio fiscal e o dos CTT. Será que vou ter chatices com isto?

Boa tarde colegas.
O problema é o seguinte:
Vou comprar o apartamento em que estou a viver, que pensava eu era o 1º direito, mas agora reparei que na escritura esta escrito 1º esquerdo.
A porta do apartamento no patamar fica à esquerda mas visto da entrada do predio já é o direito, mesmo a campainha e a caixa do correio esta como direito.
Já ouvi falar que por vezes existe o domicilio fiscal e o dos CTT. Será que vou ter chatices com isto?

Vê como está descrito no registo predial.

Boa tarde colegas.
O problema é o seguinte:

Os lados dos apartamentos são de acordo com o lado em que a porta fica quando sais da escada do prédio para o patamar.
E não se estão do lado direito ou esquerdo do prédio.

Por exemplo no meu prédio os R/C são de uma maneira e o resto do prédio de outra. [;)]

Quando sais da escada para o patamar de que lado fica a porta?

Depende das situações.
Se for o único acesso a um espaço habitável da casa, o regulamento de mobilidade não permite escadas em caracol, logo não são permitidas.

eu percebo o que queres dizer, mas...
as escadas em caracol não são proibidas mesmo no regulamento de mobilidade. capitulo 2, secção 2.4.5. E há muitas situações que se pode usar escadas em caracol legalmente, MESMO em habitações. Uma casa de dois pisos que tenhas um quarto e wc acessível no RC, podes favor uma escada em caracol para o andar sem cumprir com o regulamento de mobildiade, apenas cumprindo o RGEU.

atenção, escadas de caracol, não têm de ser essas com 60cm de largura... podem ter 1.50 ou 2m por ex...

Boa tarde colegas.
O problema é o seguinte:

Para efeitos legais, o que interessa é o número do artigo e a letra. Isso depois deve ser confrontado com as plantas de serviço municipais respectivos.

Se é esquerdo ou direito não é muito relevante.

Coloca ai a transcrição da escritura na parte que identifica o imóvel ( altera nomes e números).

Podes ir tb à Certidão permanente, onde diz Matriz , tem um número e depois a letra da fracção autónoma. Isso é o que tem valor legal.

Última edição:
Para remodelar/reestruturar uma casa é preciso dar cavaco a qualquer entidadezeca?

Vamos supor que há uma moradia de 900m2 onde Cristo não passou, com muito bom aspecto exteriormente, conservada e arrabjada, e o dono lembra-se e quer reestruturar a casa toda, só ficando paredes exteriores e telhados, e que passa a ser uma casa de classe mediaa uma casa já considerada luxuosa. O IMI aumenta? É preciso projetos da treta e andar a arranjar amigos nas câmeras para isto acontecer ou o proprietário poderia agir consoante quisesse?

Estou confuso neste campo da lei, porque sei que há imensos apartamentos a serem remodelados inteiramente sem projeto nenhum, mas nas moradias pode-se fazer o mesmo?

Falando de coisas comedidas, o que vos parece 125 mil euros por um T3+1 na Amadora, muito próximo da Elías Garcia ? É um 3º andar sem elevador, num prédio recentemente recuperado e tem apenas 1 wc.

Por dentro está semi-remodelado, mas a precisar de alguma actualização, digamos 20 mil euros de obras, sendo bastante racional.

Um amigo meu comprou recentemente um T2 no Monte Abraão por 110 ou 115 mil euros a precisar de obras, portanto 125 não parece ser um mau negócio.

As certidões do registo predial e a da matriz das finanças têm que estar iguais. Se nos estiverem minguem te faz a escritura. O notário não quer correr o risco de te estar a vender o apartamento do vizinho!

cá para mim a única coisa que falhou ali foram os fulanos que instalaram as campainhas e dizeres das caixas de correio. vai na volta todos os condóminos sofrem do mesmo "problema"[:D]

Rua Narciso Leal, 5 minutos a pé da Estação Comboios, longe do Metro.

Atenção que essa zona em termos trânsito em hora de ponta e estacionamento consegue ser tão caótica quanto o centro de Lisboa. Em termos de segurança, tem os seus problemas mas não é tão mau quanto se costuma pensar quando se ouve "Amadora".

Epá... Não... Ali não a queria, a menos que me a dessem. Muita confusão.
O trânsito agora está bastante reduzido em relação ao que já foi. E em todo o caso a confusão é ainda assim bastante menor do que a que se tem, por exemplo, no Parque das Nações.

Atenção que essa zona em termos trânsito em hora de ponta e estacionamento consegue ser tão caótica quanto o centro de Lisboa. Em termos de segurança, tem os seus problemas mas não é tão mau quanto se costuma pensar quando se ouve "Amadora".
Tens muito estacionamento ao longo da Gago Coutinho, e não só. Em relação á segurança desconheço a existente de problemas naquele local que bem conheço.

Última edição:
Voltar
Superior