Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
https://www.jornaldenegocios.pt/eco...is-reduzido-do-ano?ref=HP_DestaquesPrincipais
Bem chegou a altura das previsões para 2019.
Creio que atingiremos o pico dos valores de venda no 1.º semestre de 2019.
A partir daí e especialmente no 4.ºT o sentimento pode mudar.
O tail wind que se vem sentido especialmente nos segmentos mais elevados provavelmente vai-se esbater. Os petrodólares de Angola estão a secar e os yuan da China estão a ser fortemente afectados pela tradewar. A incerteza na Europa, especialmente com o Brexit pode refrear as transferências de capitais para Portugal. Daí que os principais drivers dos últimos anos estejam prestes a fechar.
Porém o mercado vai continuar alimentado pela, aparente, bonança económica do País e este ano creio que será o consumo interno a suportar valorizações na primeira metade.
Depois das eleições a realidade vai bater forte com repercussões principalmente em 2020.
Sobre a Euribor acredito que entre em terreno positivo também na primeira metade mas não irá escalar para valores mto substanciais durante o ano. Menos de 0,50% no final do ano é a minha previsão. O BCE não vai aumentar juros o que não sendo um limite taxativo impede grandes subidas dela.
Não acho que vá provocar grandes desequilíbrios nas famílias em 2019, dado que também os spread vão descer para a casa dos 0,8/0,9% o que mantém o acesso ao crédito mto facilitado.
Como é que é? 270 euros o m2? Isso inclui o quê?
Pq para muita gente o que interessa é o caminho da euribor, está na altura de actualizar a previsão, dado que hj surgiram importantes novidades:
https://www.bloomberg.com/news/arti...ials-inject-more-stimulus?srnd=premium-europe
Não tenho tempo para estar com grandes considerandos economicos, mas acredito que actuais medidas hj descritas vão manter a euribor em terreno negativo mais tempo do que o previsto no inicio do ano, pelo que o outlook para 2019 é q a euribor se mantenha em terreno negativo.
Isso não é especulação. Especulação é comprar e apostar numa subida. Aqueles comentários típicos "o imobiliário nunca cai" que se ouviam muito antes da crise, ou contratar financiamento taxa fixa, para nos protegermos duma subida das taxas de juro na qual acreditamos, isso são exemplos de especulação.Há uns meses atrás estive mesmo, mesmo, mesmo para comprar uma moradia em pleno centro histórico de Setúbal.
Moradia centenária com 9 quartos (minusculos; despois de obras feitas talvez ficasse um T4), completamente devoluta (só se aproveitava a fachada, todo o interior tinha demolido.
A localização era perfeita. O preço: 150 mil euros. Essencialmente eu estaria a pagar o preço do terreno, pois o miolo da moradia era para demolir na integra. O negócio não se concretizou e sei que há apenas 2 meses um individuo qualquer comprou a moradia pelos referidos 150k. Não fez rigorosamente nada a nivel de obras, zero. Na semana seguinte a ter comprado a moradia, meteu lá uma placa da Remax. Como curioso que sou, fui checkar o preço pedido: 274 mil euros. Se isto não especulação, não sei o que será :sh)
Isto não vai cair. Não há oferta de construção nova, e a pouca que há é para alojamento local. Se vai arrefecer e estabilizar, acredito que sim. Até podemos ter uma crise, mas não acredito num crash.Nem a Euribor baixa vai safar o mercado.
Soube hoje que há players com milhões investidos no Porto que querem despachar tudo até ao Verão...
Nem a Euribor baixa vai safar o mercado.
Soube hoje que há players com milhões investidos no Porto que querem despachar tudo até ao Verão...
Isto não vai cair. Não há oferta de construção nova, e a pouca que há é para alojamento local. Se vai arrefecer e estabilizar, acredito que sim. Até podemos ter uma crise, mas não acredito num crash.
Players? 2 players, 200 players?
Milhões? 2M, 200M??
Despachar?! Despachar o quê, alojamento local, arrendamento, moradia própria? No Aleixo, na Foz?
Essas "notícias" a apelar ao drama []
Isto não vai cair. Não há oferta de construção nova, e a pouca que há é para alojamento local. Se vai arrefecer e estabilizar, acredito que sim. Até podemos ter uma crise, mas não acredito num crash.
Agora não encontro a estatistica nem tem tempo de procurar, mas quando comprar com o pré crise, que se anda a construir é irrelevante e quando consideras a quantidade que é depois convertido em alojamento local, a oferta é mesmo reduzida a quase nada.Em Lisboa tens alguma oferta de construção nova na gama Alta, e agora também na Gama Média.
E como foi dito, já não está a ir à velocidade que iam...
Agora não encontro a estatistica nem tem tempo de procurar, mas quando comprar com o pré crise, que se anda a construir é irrelevante e quando consideras a quantidade que é depois convertido em alojamento local, a oferta é mesmo reduzida a quase nada.
O skycity está à venda há vários anos que me lembre.
Só se for em Lisboa e Porto. Duvido que consigam vender em outros pontos do país com as subidas.
SilverArrow, quando falava em construção falava em números à séria. Não em exemplos sem expressão.
Segundo este estudo faltam 70 mil casas em Portugal, das quais 1/3 seriam em Lisboa. São precisas dezenas de milhares de casas.
Vou te arranjar a estatistica para se perceber a dimensão da falta de oferta. E nos próximos tempos náo há nada de relevante a ir para o mercado, e por tempos digo anos.
Só se for em Lisboa e Porto. Duvido que consigam vender em outros pontos do país com as subidas.
SilverArrow, quando falava em construção falava em números à séria. Não em exemplos sem expressão.
Segundo este estudo faltam 70 mil casas em Portugal, das quais 1/3 seriam em Lisboa. São precisas dezenas de milhares de casas.
Vou te arranjar a estatistica para se perceber a dimensão da falta de oferta. E nos próximos tempos náo há nada de relevante a ir para o mercado, e por tempos digo anos.