Tópico das Casas

Existe alguma zona em Portugal, onde dá para ir á praia a pé e que tenha bom urbanismo?

Há, Matosinhos Sul. Uma verdadeira "cidade" em frente ao mar, com tudo o que é necessário, incluindo estação de Metro, acesso a um dos melhores parques da Europa (Parque da Cidade) e com um areal muito considerável [;)]

Água quente em Portugal continental, só estou a ver um local... S. Torpes. [:D]

Entretanto, voltando ao imobiliário. Ando aqui com umas ideias de comprar uma pequena moradia para remodelar e arrendar... Apartamento está completamente fora de questão... Qual o período de retorno mínimo que consideram aliciante?

Existe Lucro e Rentabilidade. O lucro pode ser medida de duas formas:

1 - Recuperação do investimento total (Break Even ou Ponto de equilíbrio), considerando os custos de aquisição, encargos e obras.

2 - Break Even do montante entregue a título inicial (compra alavancada pelo banco/outros).

No 1.º Caso é comumente aceitável uma rentabilidade de 7% Brutos (14 anos). No 2.º Caso a rentabilidade é "menos importante" porque o Break Even pode ser feito a partir dos primeiros 12 ou 24 meses.

De uma forma informal, se me perguntares o que considero aliciante, diria que 10 anos (10% Brutos anuais), mas não é fácil conjugar o rácio de boa localização versus excelente rentabilidade.

Existe Lucro e Rentabilidade. O lucro pode ser medida de duas formas:

1 - Recuperação do investimento total (Break Even ou Ponto de equilíbrio), considerando os custos de aquisição, encargos e obras.

2 - Break Even do montante entregue a título inicial (compra alavancada pelo banco/outros).

No 1.º Caso é comumente aceitável uma rentabilidade de 7% Brutos (14 anos). No 2.º Caso a rentabilidade é "menos importante" porque o Break Even pode ser feito a partir dos primeiros 12 ou 24 meses.

De uma forma informal, se me perguntares o que considero aliciante, diria que 10 anos (10% Brutos anuais), mas não é fácil conjugar o rácio de boa localização versus excelente rentabilidade.

Esses valores são demasiado optimista.
aponto que acima dos 4% brutos poderá ser interessante

Também diria que 7% ou mais é ser muito optimista.

Estou fora deste mercado, mas a pensar em investir (diversificar) e as minhas contas apontam para 5-6,5% de rendimento bruto. Considero os 5% o mínimo para justificar investir neste sector.

Também diria que 7% ou mais é ser muito optimista.

Estou fora deste mercado, mas a pensar em investir (diversificar) e as minhas contas apontam para 5-6,5% de rendimento bruto. Considero os 5% o mínimo para justificar investir neste sector.

Nesta altura é um pouco dificil conseguir esse tipo de retorno porque o valor das casas está muito elevado. Para atingir os 5/6/7% rendimento só com rendas demasiado elevadas, sendo proibitivas para a maior parte da população.
Atualmente 4% já é bom.

Se for em AL já poderá ser diferente, mas aqui não estou por dentro e deverá variar bastante consoante a localização.

Nesta altura é um pouco dificil conseguir esse tipo de retorno porque o valor das casas está muito elevado. Para atingir os 5/6/7% rendimento só com rendas demasiado elevadas, sendo proibitivas para a maior parte da população.
Atualmente 4% já é bom.

A "minha" zona é de segmento médio-alto. Já está tudo habituado a preços elevados e existe pouca oferta para arrendamento e/ou períodos curtos, pelo que rendas elevadas é o normal.

Tenho adiado o investimento porque não aprecio imobiliário. Dá chatices, é fixo e temos mais trabalho a gerir. A minha ideia será investir o mínimo possível de forma inicial, usar CH, e deixar ser o rendimento a pagar o CH.

A "minha" zona é de segmento médio-alto. Já está tudo habituado a preços elevados e existe pouca oferta para arrendamento e/ou períodos curtos, pelo que rendas elevadas é o normal.

Tenho adiado o investimento porque não aprecio imobiliário. Dá chatices, é fixo e temos mais trabalho a gerir. A minha ideia será investir o mínimo possível de forma inicial, usar CH, e deixar ser o rendimento a pagar o CH.

Investir o mínimo possível com segmento médio-alto não "rima" lá muito bem...

A questão é que não tens grandes opções de investimento na banca com rentabilidade perto de 4%

Investir em imobiliário é investir no longo prazo onde existem oscilações no valor das mesmas.
Em alturas, como agora, em que o valor das casas está alto, o retorno baixa. Mas no futuro, havendo quebra no valor do mercado imobiliário e consequentemente do nosso imóvel , aí o retorno % aumenta.

Independentemente da % de retorno, para mim a mais valia do imobiliário é no futuro com a chegada da reforma. Por essa altura e já com os imóveis pagos, ter as rendas como complemento da reforma é uma mais valia.

Voltar
Superior