Tópico das Casas

Eu também preferi pelo que te compreendo. Passei exactamente por isto há umas semanas e avancei com a variável quando estive vai não vai para a fixa.

Pode sair-me bem a jogada a médio prazo posso gastar mais dinheiro. A avaliar futuramente

Como já referiram, nos próximos anos não se prevêem subidas acentuadas. Mais lá para a frente logo se vê... mas sendo conservador nos valores pedidos, ajuda a minimizar o risco.

Então? Contrato prestação de serviços?

Carro, casa (arrendamento)[:D], telemóvel, acções da empresa, PPR, cheque ensino, seguro de saúde.

Esqueci-me de um. Saco azul do BES[:D]

index.php

Os bancos estavam quase impedidos de emprestar para cumprir racios do que me lembro.

Foram umas condições especiais. Nem sei se voltam a acontecer se não tivermos mais uma bancarrota.

Houve uma insuflação muito grande, quer de preços, quer de egos, quando a Madonna e afins começaram a vir para cá. Muitas das casas compradas por estrangeiros são puro investimento e esse agora está perto de zero. Lembrem-se que a haver correcção, essa também será sentida em mercados maiores e mais apetecíveis do que o nosso.

Não acredito nisto. Portugal é cada vez mais um paraíso para novos-ricos.

Todos compram sem poupanças?
Sem vender outras casa e dar entrada para a próxima?
Ou arrendar a anterior, para pagar parte da nova.
Tantas hipóteses...

Claro que não são todos com a corda ao pescoço, nem todas compradas com as poupanças dos pais.

Nem 8 nem 80..

É fácil ver de fora.. mas só quem paga é que sabe como o faz..

Sent from my RMX1931 using Tapatalk
O que é que isso tem a ver com o que eu disse?
Eu disse que há muita gente que tem carros/casas que faz com que tenham dívidas a mais.
Há um pouco de tudo, como é lógico.
Eu não disse que todos compram sem poupanças.
Só estou a comentar um facto.

Enfadonho é um gajo meter-se a construir casa, isso realmente é de pobre! Porra, ainda nem levantei um tijolo e já envelheci 10 anos.

Vi o que o meu pai passou, acho que não tinha coragem para me meter numa dessas...
Já nem falo se formos também nós a meter a mão na massa, mas só para mandar fazer já deve dar trabalho , não?
Além da burocracia, é contratar quem seja bom a construir, saber se eles estão a fazer bem, saber supervisionar, perceber de materiais, etc.

Pra mim não dava :sh)

Até a nível das amortizações acho que a maioria dos bancos cobra uma penalização absurda (2%?).
Do que li é 2% quando a taxa é fixa, e 0,5 % quando a taxa é variável.

Já agora, taxa fixa a vários anos faz algumas prestações aumentarem 4 e 5x nos simuladores que vi.... :sh)

Daí na última crise, em pessoal que já andava nos limites, a subida da euribor colocou literalmente a corda na garganta a muitos. Com vendas de casas para irem para mais baratas...

Das duas uma. Convém comprar dentro das possibilidades, e ter margem para uma pequena poupança para períodos mais negros. Ou comprar bem abaixo das possibilidades para garantir que nenhum tremor de terra mete a casa abaixo.
É, tambem sou adepto disso, deixar sempre uma reserva nem que seja de uns 3 ou 4 mil euros para situações mais graves.
Isto em prestações de 180/250 euros já permite alguma margem nos imprevistos.
Claro que numa prestação de 800 , os 4 mil rapidamente voam.
Mas tambem quem paga 800, é de esperar que tenha uns 20 mil em reservas hehe.

O mercado habitacional no nosso retângulo tem muito de irracional e realidades muito díspares por esse país fora, mas há um facto indesmentível:
Fruto de vários fatores, nomeadamente o turismo, tem-se assistido a um aumento dos preços quase generalizado e não é apenas nos grandes centros urbanos (lx, porto...) ou turísticos (algarve...).

Como a situação atual é de incerteza e esta não é amiga do mercado imobiliário (acho que nem de nenhum) é natural que haja alguma correção e não apenas nos segmentos mais premium, mas isto é no domínio do meu "achamento"!
Nada nos garante que a recuperação possa vir mais rápido que o previsto, que o turismo recomece em força e a especulação imobiliária se torne bolha!

Vamos esperar para ver, sabendo que todas as alturas podem ser boas (ou más) para comprar casa!

O que quis dizer foi também que se fala de 6K líquidos mensais com uma leviandade do caraças :)

Nao é leviandade, só conheço um casal que juntos devem chegar a esse income, afinal ninguém anda a ver os recibos de ordenados de ninguém, mas tendo em conta as empresas onde trabalham, eu conhecer relativamente as grelhas salariais dessas empresas e os cargos respectivos, parece-me perfeitamente plausível. Mas isto é um caso e é um casal.

A casa que te custa 300/400/../600 mesmo nos arredores custaria muito mais em Lisboa para a mesma tipologia, é tudo uma questão de pouca e "má" oferta em Lisboa.

No centro de Lisboa, mesmo se fores para um segmento bem premium, as áreas são pequenas. Tens muito T2 a menos de 90m2 (vários nos 7x), T3 que mal passam os 110, isto para valores de ABP. São áreas próximas as que se faziam nos anos 60-70 e pré-CEE, a diferença é que agora são "disfarçadas" com os open-space e menos corredores.

Portanto, até uma boa classe média vê-se "obrigada" a ir para as colinas do cruzeiro desta vida para conseguir chegar a um T2 ou T3 "decente" em áreas e novo/recente. E que não seja (tão) um cubículo.

Agora haver capital para isto tudo dentro do comprador nacional, também a mim faz espécie/confusão mas admito que há um misto de esforço exagerado e a cultura de ajudas crónica dos pais tão comum em Portugal. Não sei. Por enquanto não as entregam ao banco pelo que se admite que numa situação de emprego estável conseguem pagar...

O problema de Lisboa também é a geografia da zona que nao te permite construir em muitos sentidos, tens um rio, oceano, pontes, para sul e este tens um rio no meio, para oeste tens o oceano e só podes construir para norte.

Isto faz com que a oferta seja relativamente baixa, é certo, mas também o que se vê a construir é tudo valores para classe média ou até mesmo alta, ou entao, como eu quero dizer, sao zonas de classe média-baixa mas maquilhadas em zonas de classe média-alta. [:D]

Eu odeio classisimos e gosto de casas pequenas e relativamente discretas, mas nao consigo perceber como é que uma zona como as colinas (o caso mais flagrante que conheço) que é em Odivelas (e atençao, nada contra Odivelas, vivia lá tranquilamente), que nos anos 90 e 2000 era mais um arrebalde de Lx cheio de marquises, constroem um monstro de betao que sao as colinas, com prédios e mais prédios, uma loucura para estacionar em horário pós-laboral, epá e depois mascaram aquilo como se fosse uma cena mm brutalissima e pumba 400k um T2 ali... Epá [:D] Get out. Eu vivia nas colinas pq curto as casas por dentro, mas acho um autêntico monstro de cimento num arrebalde de Lx com muito bons acessos, mas vivia lá <200k como elas custaram novas, nao 400k, olhando as casas isoladamente ok, mas quando indexas ao preço deixa de fazer sentido.

O mercado habitacional no nosso retângulo tem muito de irracional e realidades muito díspares por esse país fora, mas há um facto indesmentível:
Fruto de vários fatores, nomeadamente o turismo, tem-se assistido a um aumento dos preços quase generalizado e não é apenas nos grandes centros urbanos (lx, porto...) ou turísticos (algarve...).

Como a situação atual é de incerteza e esta não é amiga do mercado imobiliário (acho que nem de nenhum) é natural que haja alguma correção e não apenas nos segmentos mais premium, mas isto é no domínio do meu "achamento"!
Nada nos garante que a recuperação possa vir mais rápido que o previsto, que o turismo recomece em força e a especulação imobiliária se torne bolha!

Vamos esperar para ver, sabendo que todas as alturas podem ser boas (ou más) para comprar casa!
Do que tenho falado com 1 ou outro consultor imobiliario, consta que nas casas mais caras , isto é, a partir de 300 / 400K os preços podem descer mais depressa.
Mas nas de baixo segmento, tipo entre 50 e 120 mil paus, é possível que se mantenha bem estável.

Nao é leviandade, só conheço um casal que juntos devem chegar a esse income, afinal ninguém anda a ver os recibos de ordenados de ninguém, mas tendo em conta as empresas onde trabalham, eu conhecer relativamente as grelhas salariais dessas empresas e os cargos respectivos, parece-me perfeitamente plausível. Mas isto é um caso e é um casal.

O problema de Lisboa também é a geografia da zona que nao te permite construir em muitos sentidos, tens um rio, oceano, pontes, para sul e este tens um rio no meio, para oeste tens o oceano e só podes construir para norte.

Isto faz com que a oferta seja relativamente baixa, é certo, mas também o que se vê a construir é tudo valores para classe média ou até mesmo alta, ou entao, como eu quero dizer, sao zonas de classe média-baixa mas maquilhadas em zonas de classe média-alta. [:D]

Eu odeio classisimos e gosto de casas pequenas e relativamente discretas, mas nao consigo perceber como é que uma zona como as colinas (o caso mais flagrante que conheço) que é em Odivelas (e atençao, nada contra Odivelas, vivia lá tranquilamente), que nos anos 90 e 2000 era mais um arrebalde de Lx cheio de marquises, constroem um monstro de betao que sao as colinas, com prédios e mais prédios, uma loucura para estacionar em horário pós-laboral, epá e depois mascaram aquilo como se fosse uma cena mm brutalissima e pumba 400k um T2 ali... Epá [:D] Get out. Eu vivia nas colinas pq curto as casas por dentro, mas acho um autêntico monstro de cimento num arrebalde de Lx com muito bons acessos, mas vivia lá <200k como elas custaram novas, nao 400k, olhando as casas isoladamente ok, mas quando indexas ao preço deixa de fazer sentido.
As colinas são um oásis na zona de Odivelas.
Porque, de facto, é como dizes.

Ontem lembrei-me de vocês aqui no tópico: tive que fazer um avoid e passei por Monte Abraão, mas na zona mais " marquise anos 70 e 80 " e concordo com o que voces dizem: aquilo assusta.
Eu já nem estava habituado pois só costumo passar em Monte Abraaão mais " novo " , junto à repsol, que sempre é menos mau.

Mas Montes Abraões há muitos, a começar pelas zonas centrais de odivelas, amadora, moscavide, etc etc.
Olhar para aquelas construções...epah...
Mas pronto é o que é e no nosso país não podemos ser muito esquisitos, e eu que o diga.
Mas tudo depende da carteira claro.

li não sei onde que só para 2027 ou 2028 é que as taxas EURIBOR podem mexer (aka subir) a sério, mas não sei a validade disto

Pessoalmente por mim podem continuar assim:

474c073ee0913ef0bab86edba942e30d.jpg

E para o mês que vem vou receber ~2,7€ empréstimo em 2007 com spread de 0,5%.

Não é só nas Colinas, é em todo o concelho, que neste momento é um dos concelhos limítrofes com as casas mais caras.

Haverá certamente dados concretos, mas "a olho", daquilo que me apercebo, só Cascais e Oeiras terão casas mais caras.

Para além de ser, de facto, uma zona relativamente pacifica, tens bons e variados acessos a todo o lado. Não que não se apanhe trânsito ás horas de ponta, obviamente, mas face a outras zonas é um oásis! Por exemplo, ao pesquisar vivendas, constato que, pelo valor que compro aqui um T2, já compro uma vivendazinha razoável em Algueirão.

Exemplo: Eu, a qualquer hora que saia de casa, estou a entrar no IC22 passados 2 minutos (1km). A partir dai, se subir tenho acesso direto á CREL, que liga á A5, IC19, A10, A1, A16, e se descer tenho acesso direto á Calçada de Carriche se quiser ir para o centro de Lisboa, ou á CRIL, que dá acesso á A8, A5, A1, IC19, PVG, P25A, Eixo N/S. Que me lembre, poucas zonas têm um hub de acessos tão variado como Odivelas, e creio que a procura vá muito por ai. Já para não falar no metropolitano, obviamente.

Contratei uma decoradora, disse o que gostava e ela tratou de tudo, senão ainda hoje andava a escolher cadeiras... Nada bate chave na mão!

Gosto de tudo o que ela fez? Não!

Eu fazia melhor? Nem pensar!
Quem me dera conseguir isso.

Mas conheço-me. Ia estar sempre insatisfeito e a acabar a ter praticamente o mesmo trabalho a corrigir/alterar.

(I can't let go. [:D])
Cedo percebi que construir casa não era para mim... Até comprar é difícil! Em 2011 comprei apartamento e começou logo aí, na escolha. Mas para mobilar foi um filme. Mesmo dentro da limitação que tinha (espaço e monetario) foi um processo longo e complexo.

Ainda falei com a minha mulher para contratar uma decoradora mas ela disse logo que nem pensar.

Hoje, estou num projecto de renovar a garagem e lembro-me logo que só podia ser maluco em fazer uma casa. Desde a cor das paredes, ao chão, a resolver as imperfeições, disposição das coisas e simetria, cores...argh

Qto à decoração o melhor é pedir ideias.

No meu caso tinha mto boas referências de uma certa loja. Fomos lá falar com eles, dissemos o que pretendiamos, e eles fizeram as sugestões.

Não era bem serviço de decoração.

Da proposta ainda encomendámos lá diversos moveis, bespoke claro está.

Deixámos cair, que me lembre e desde logo, o papel de parede e o sofá. Também alguns moveis deixámos cair, tipo mesas de cabeceira a preços absurdos.

A casa comprei-a feita como é óbvio.[:cool:]

Fazer por minha conta só em caso de absoluta necessidade.[:D]

Last edited:
Uma amiga recentemente também recorreu a uma decoradora para redecorar a casa e resultou muito bem.

Estabeleceu-se um orçamento e houve um trabalho conjunto, mas a capacidade da decoradora em ter descontos e comprar coisas baratas que resultam bem absorveu completamente o pagamento do seu trabalho e o resultado final, demonstra que há alguma "ciência" no processo.

Por melhor gosto que tenhamos dificilmente conseguimos um resultado tão bom sózinhos.

Back