Tópico das Casas

A maior parte dos clientes não têm essa disponibilidade, hoje ir escolher azulejo, amanhã tinta, depois portas, depois caixilhos, depois torneiras... Nunca mais acaba :sh)

Seja numa construção ou numa remodelação, terá que o fazer... a menos que deixe tudo nas mãos do arquitecto/decorador

e se desses o trabalho à primeira tinhas uma boa probabilidade de ser a 3ª a fazê-lo na mesma

Há preço para tudo.

Numa obra queria uma parede em azulejo manuais.
A primeira empresa que contactei eram 135€/m2 + iva + transporte
A segunda 89€ + iva
A terceira arranjava a 55€ + iva

Claro que os melhores eram de longe os primeiros. Mas todos faziam o mesmo "serviço". Mas se fosse para uma obra sem execução, qualquer empreiteiro metia um um "igual" a 10€ já com iva.

Azulejos manuais são feitos á mão? uma empresa SERIA E HONESTA deveria devia colocar o valor considerado em plafond , "tipo azulejos de 50euros planfond" se o cliente escolher uns de 100euros paga a diferença, se o cliente escolher uns de 30euros recebe a diferença.
Tem de haver total transparência e essas coisas tem de ser o cliente a escolher e a pagar o preço, muitas vezes ate levam o cliente á loja escolher o material

Assim é que é justo e não ha o risco de o cliente ser enganado e pagar gato por lebre.

Sim, são feitos à mão.
Quando trabalhas com projecto de execução e tens lá que é a marca X tem de ser a Marca X, não é para o empreiteiro dizer que mete a marca X e depois mete a Y...

e se desses o trabalho à primeira tinhas uma boa probabilidade de ser a 3ª a fazê-lo na mesma

Eram preços dos fabricantes.

Sem contar com o terreno, gostava de ir a baixo dos 200k. Mas pelo sim pelo não o banco já está preparado
4600€ para o projecto
Mais cerca de 12000€ para levantar a licença e caução. Conto receber de volta 6000€ como é óbvio.
Até agora foi o que gastei.
Eu sei que vou sofrer derrapagens como toda a gente, mas vou tentar fazer o melhor possível em termos de custo/qualidade.

Sim a caução não entra para as contas.
Os projetos foram a bom preço. 4.600€ dá 3.700€ sem iva. Para arquitetura e todas as especialidades... :sh)
Fizeste levantamento topográfico também suponho. Está nos 4.600€ ?

A maior parte dos clientes não têm essa disponibilidade, hoje ir escolher azulejo, amanhã tinta, depois portas, depois caixilhos, depois torneiras... Nunca mais acaba :sh)

Da experiencia que tenho como comercial tanto em veiculos ou atualmente em acabamentos , o cliente sempre teve disponibilidade, e mais vem o cliente e a familia, ou seja vem o casal escolher, e não é a questão de "nunca mais acabar" normalmente é feita uma reunião com o cliente e nessa reunião se escolhe e define tudo, raras são as excepções que assisti até hoje com clientes que não escolhem de forma presencial ou escolhem por catalogo.

Eu estou a falar com base no que eu faço, antes de marcar uma reunião eu reuno os elementos todos, catalogos, mostradores, amostras, exemplos etc cores fica tudo definido na reunião, depois alguma duvida que possa surgir é por mail, mas não ando a chatear clientes, sei da dificuldade em disponibilidade de cada um em ir ás empresas ter reuniões e muitas vezes agendei reunião para sabado, já para o cliente ter mais disponibilidade.

Dificilmente depois de uma reunião e com a explicação exautiva que lhe mostro e com a transparência que lhe apresento o cliente não fica "rendido" [:D] a menos que não tenha dinheiro mas isso é outra conversa...[:cool:]

Não sei qual é o caso mas o banco em empréstimo de construção liberta em tranches e só pagas juros, durante o período de construção, terá um custo financeiro muitíssimo reduzido.
O reverso é que só empresta 70/80% do custo construção e depois há derrapagens e custos não incluídos, como por exemplo piscina ou jardim (imagino para a maioria não aceite ou entenda estes custos, mas para determinado mercado é ponto muito relevante)
Esse ltv é apenas de custo de construção ou considera o valor do terreno?

É que vejo algumas opções onde só o terreno pode ultrapassar facilmente os 30% da avaliação global com construção.

Esse ltv é apenas de custo de construção ou considera o valor do terreno?

É que vejo algumas opções onde só o terreno pode ultrapassar facilmente os 30% da avaliação global com construção.

Sem terreno, só construção
Falo do Santander, não conheço as soluções de outros bancos

Obtuso, o que é para ti uma moradia "decente" ?

Se for uma moradia moderna T4 isolada num lote urbano de + ou - 300m2 e com piscina e tudo, não custa meio milhão nem de perto nem de longe.

Agora se for uma moradia grande, ou uma casa senhorial(que para um casal normal não faz sentido pois é demasiado grande) com piscina e num terreno grande (acima de 1000m2) sim essas já se atiram para outros valores
Boas áreas, relativamente decente, isolada, com espaço para piscina e jardim, com estacionamento para vários carros, salão de jogos, cave adega.

Disse meio milhão de forma arredondada. Mas pode ser 400k. Mas essas de 200-300-400k invariavelmente têm coisas a resolver e a ajustar.

E vê-se cada construção que até fere os olhos.

Boas áreas, relativamente decente, isolada, com espaço para piscina e jardim, com estacionamento para vários carros, salão de jogos, cave adega.

Perguntei porque o "decente" achei discutivel, nos lotes urbanos de -+ 300m2 tenho vista moradia t4 de 2 pisos, mais piscina , tou a falar de areas de construção inferiores a 200m2 , o normal é rondarem 170-180m2 que é ja uma excelente moradia unifamiliar, e rondam os 200-350euros

Depois ha as casas já em terrenos de 1000m2 para cima e casas senhoriais ou mansões com uma carrada de quartos, salas de jojos e cinema adegas garagens para uma carrada de carros, essas custa sempre acima de meio milhão até ao céu.

Disse meio milhão de forma arredondada. Mas pode ser 400k. Mas essas de 200-300-400k invariavelmente têm coisas a resolver e a ajustar.

E vê-se cada construção que até fere os olhos.

Curiosamente, o fazer mal ou bem, o feio ou bonito, na grande maioria das vezes custa o mesmo. Até porque o que não falta é gente rica com um mau gosto incrivel.

Foi basicamente assim que decorei a casa, projectos 3D e muitas fotos (no pico de covid do ano passado), mas isso foi só a decoração e o chão da cozinha (que foi um inferno de escolher), nem imagino estar a escolher uma casa inteira de cima abaixo.

Já fiz múltiplas recuperações, nesta moradia vai ser KISS
- chão todo em micro cimento afagado e envernizado mate - a casa toda
- kitchenette será relativamente básica e já tenho sugestão do arquiteto que gostei, a ideia é ser funcional e pouco intrusiva na sala
- wc’s serão minimalistas igualmente em cimento com walking shower construído, loiças vejo 3 ou 4 e chega conheço as linhas que gosto
- torneiras já tenho 3 ou 4 gamas pre selecionadas
- tenho de escolher as pastilhas da piscina
- cor do deck / tratamento
- faltam coisas, mas não me lembro

Já fiz múltiplas recuperações, nesta moradia vai ser KISS
- chão todo em micro cimento afagado e envernizado mate - a casa toda
- kitchenette será relativamente básica e já tenho sugestão do arquiteto que gostei, a ideia é ser funcional e pouco intrusiva na sala
- wc’s serão minimalistas igualmente em cimento com walking shower construído, loiças vejo 3 ou 4 e chega conheço as linhas que gosto
- torneiras já tenho 3 ou 4 gamas pre selecionadas
- tenho de escolher as pastilhas da piscina
- cor do deck / tratamento
- faltam coisas, mas não me lembro

Interruptores, tomadas, iluminação, core textura das paredes, mobiliário, etc.

Vais fazer piscina com azulejo de pastilha?

Sim a caução não entra para as contas.
Os projetos foram a bom preço. 4.600€ dá 3.700€ sem iva. Para arquitetura e todas as especialidades... :sh)
Fizeste levantamento topográfico também suponho. Está nos 4.600€ ?

Dos 4600€ não paguei mais um cêntimo de correções nem nada disso. Só paguei à parte entrada dos papéis na câmara etc.
O levantamento paguei eu, 150€ acho.

Pelo que falei com o pessoal que anda a construir foi um bom preço que tive. E nem sequer pedi orçamento nem nada ao arquitecto, falei com ele e só falamos em contas na entrega da arquitectura na câmara.

Qual a melhor altura de comprar casa?

Interruptores, tomadas, iluminação, core textura das paredes, mobiliário, etc.

Vais fazer piscina com azulejo de pastilha?

Interruptores e tomadas vai ser a gama e marca que usei na minha casa de Lisboa, iluminação serão focos no tecto por sugestão do Arq, depois adoro luz de candeeiro de pé / mesa
Paredes todas brancas
Decor sao outros 500
Piscina não sei, mas sou grande fã de pastilha esverdeada , mas sei que não é o mais barato e duradouro

Nota: é casa de verão / praia! Tivemos um dia a discutir um recuperador suspenso tipo lágrima , que custava 10k a discussão acabou aí …

Interruptores e tomadas vai ser a gama e marca que usei na minha casa de Lisboa, iluminação serão focos no tecto por sugestão do Arq, depois adoro luz de candeeiro de pé / mesa
Paredes todas brancas
Decor sao outros 500
Piscina não sei, mas sou grande fã de pastilha esverdeada , mas sei que não é o mais barato e duradouro

Iluminação, no apartamento cuja remodelação coloquei há uns meses, aconselhei a minha avó a optar por focos LED também. Assim, não há inquilinos a pendurar coisas no tecto. No teu caso será para AL, mas é a melhor opção também.

A diferença de custo da piscina de pastilha para a tela armada facilitou-me a escolha pela 2ª [:D], mas obviamente também gosto mais da 1ª.

Pastilha verde? Parece que vais mergulhar no pântano. E depois fica verde e branco.
Mete mas é pedra nisso!

Epa já estive numa casa assim e tinha pinta
Isso é problema para mais a frente

Tipo isto

aae322fb8a425635e48a7f005259d40e.jpg

477b180bd796a6dcfa86349c41a3e8d6.jpg

Última edição:
Voltar
Superior