Tópico das Casas

Tópico das Casas - índice post #1.

Tópico das Casas - índice post #1.

Mas que raio de conversa essa, eu da região de Lisboa, sou comercial á 1 ano mas antes tive cota numa empresa durante anos que comprava-mos material variado, no mercado nacional e internacional.
Bastava ir á net encomendar ou fazer um telefonema que tinhamos um camião á porta com tudo o que precisamos. E nunca em uma carrada de anos o material foi mais caro por ser em Lisboa ou na região de Lisboa e não noutra localidade.

Eu sinceramente não entendo essa conversa que julgo ser uma "moda" de dizer que "em Lisboa é mais caro" compras uma sanita mais cara em Lisboa que no resto do país? os azulejos são mais caros? o perfis de aço são mais caros? obviamente que não!!!

Sim o exemplo que dei é na zona da grande Lisboa, margem norte e margem sul.

No caso dela não é propriamente matérias em Lisboa mas sim a mão de obra, cotações serviços…

Deixo aqui comparativos de algumas coisas de 3 orçamentos. É pena ela não ter posto o custo inicial em fevereiro em todas as comparações.

“Fundações e estruturas - 62.000€/99.800€/100.000€
Montagem de estaleiro 2.000€/4.000€/28.000€
Desmatação passou de fev21 (650€) para ago21 (4.400€)
Em comparativo: 4.400€/1.600€/1.850€
Desaterro: 17.700€/20.500€/22.700€ (em fev21 com cave (16.500€))
Fornecimento e aplicação de três demãos
cruzadas de emulsão betuminosa como primário
de impermeabilização: 6.480€/1.063€/248€
Fornecimento e colocação de uma membrana de polietileno tipo "Fondaline" de
500gr/m2 em PVC de separação de terreno:7.897€/2.855€/331€”

Isto é um relato de uma utilizadora de um fórum de casas, não sei se posso colocar aqui o link ou se vai contra as regras.

Ela diz que depois do empreiteiro original lhe ter dado um aumento de 100k, acabou por contactar outros empreiteiros. Para surpresa dela o orçamento do empreiteiro original com o aumento (375k+iva) foi o mais barato de todos, chegaram lhe a dar orçamentos de 490k+Iva.

Se puder colocar aqui o link digam que ela tem lá tudo detalhado com plantas de projecto e tudo mais.

No meio disto tudo, o que mais me assusta é para onde isto caminha… em 2017 dizíamos que o mercado estava caro, em 2019 dizíamos que o mercado estava caro e que os preços de 2017 deviam ter sido aproveitados, em 2021 dizemos que o mercado está caro e que devíamos era ter aproveitado os preços de 2019…. Por este caminhar como é que vamos estar em 2023/2025/2027…? Nem quero imaginar.

Dando o meu exemplo eu comprei um T2 novo em Lisboa com 130 m2 por 370k no início de 2021, em 2017 era capaz de comprar o mesmo por pouco mais de 250k, em 2019 por pouco mais de 300k, agora o mesmo t2 está à venda no novo empreendimento ao lado por 460k. Como é que vai ser em 2023/2025/2027 etc etc?

Os valores estão a subir por causa dos materiais, mas os preços ainda não têm em consideração as exigências para novos projectos a partir de 1 de julho, em que vão exigirque o imobiliário tenha necessidades quase nulas de energia, ainda não vi nenhum projecto com estas novas regras, mas deve consistir em:
- Mais isolamento;
- Mais equipamento e mais eficiente, já não deve bastar a pre-instalação do ar condicionado mas provavelmente a instalação do equipamento e com boa eficiência;
- Melhor controlo da qualidade do ar, provavelmente com sistema tipo VMC;
- Etc;

Serão novos exigências que irão fazer subir ainda mais o custo.

Eles lá por Lisboa chulam-se muito mais que nos cá no Norte. Não há bitoques a 7€
Meu caro, se fores sem conhecer para uma zona turistica, levam-te o couro e o cabelo e na volta ainda te servem o pior bitoque da tua vida... outra é conheces a zona, eu sou da região de Lisboa e até pagava 7 euros por tudo incluido antes do covid, agora não sei porque nunca mais fui a restaurantes.
nem podes pagar parte da construção por fora em notas. [:D]

Deve estar a fazer agora 3 anos, na empresa tinha-mos um cliente que era mafioso, mas para mim era apenas meu cliente que pagava bem, mas com um problema... pagava em notas!!!, uma vez de uns trabalhos pagou 100mil euros em dinheiro...tivemos uma trabalheira em nos livrarmos desse dinheiro.[:blush:]

Pagam o IVA todo certinho e um pedreiro ao dia fica acima dos nossos 55€.

Essa é a piada... mas empresas serias e maiores tem auditorias , obvio que se tem de pagar iva é mais facil fugir com o empreiteiro ze da esquina , mas em empresas grandes pagam o iva nas 10 ou 20% muitas vezes ficam por pagar... ou seja ha fuga mas é uma fuga menor porque o controlo é maior.

200k é irreal.
Não é irreal não!! sei o que estou a falar, e é o valor só da casa sem o exterior nem iva, sei o que estou a falar porque sou comercial.

Última edição:
No caso dela não é propriamente matérias em Lisboa mas sim a mão de obra, cotações serviços…

Deixo aqui comparativos de algumas coisas de 3 orçamentos. É pena ela não ter posto o custo inicial em fevereiro em todas as comparações.

Esses preços são uma trapalhada, porque raio existe uma desmatação se existe um desaterro?

Ou seja retiraram e terra e depois ainda vão desmatar?? [:blush:]

Essa membrana ta uma coisa esperta, se a implantação tem 90m2e dividir esse valor por 90m2 daria uns 87euros m2(sem iva) a membrana aplicada que é só desenrolar [:D] deve ser membrana de ouro.:(

Tás a perceber o que estou a dizer , esses preços não são sérios

Esses preços da direita parecem bons.

Mas uma coisa chama a atenção, os desaterros serem tão caros, ha assim tanta terra para retirar? e depois a estrutura tambem é caro porque devem haver muros exterior a conter essa terra toda. Isso faz e bem subir o preço da estrutura.
Resta saber se está correto.

É que nestas coi uma que percebi é que contruir num terreno direito é um preço mas construir num terrenos muito inclinado e que envolva aterros escavações ,muros e paredes estruturais o preço dispara.

Esses preços da direita parecem bons.

Mas uma coisa chama a atenção, os desaterros serem tão caros, ha assim tanta terra para retirar? e depois a estrutura tambem é caro porque devem haver muros exterior a conter essa terra toda. Isso faz e bem subir o preço da estrutura.
Resta saber se está correto.

É que nestas coi uma que percebi é que contruir num terreno direito é um preço mas construir num terrenos muito inclinado e que envolva aterros escavações ,muros e paredes estruturais o preço dispara.

É contratar o da direita e pedir ao da esquerda que vá montar o estaleiro e fazer escavação [:D]

PS: Tenho um orçamento para escavação, em terreno "não rochoso" de 18€/m3, julgo que seja + IVA

Mas que raio de conversa essa, eu da região de Lisboa, sou comercial á 1 ano mas antes tive cota numa empresa durante anos que comprava-mos material variado, no mercado nacional e internacional.
Bastava ir á net encomendar ou fazer um telefonema que tinhamos um camião á porta com tudo o que precisamos. E nunca em uma carrada de anos o material foi mais caro por ser em Lisboa ou na região de Lisboa e não noutra localidade.

Eu sinceramente não entendo essa conversa que julgo ser uma "moda" de dizer que "em Lisboa é mais caro" compras uma sanita mais cara em Lisboa que no resto do país? os azulejos são mais caros? o perfis de aço são mais caros? obviamente que não!!!

Sim o exemplo que dei é na zona da grande Lisboa, margem norte e margem sul.

O problema dos custos da construção não são as sanitas, andas enganado.
Tudo o que é material primário subiu imenso, mas não é só isso.
A procura é muito superior à oferta. Portugal ficou literalmente depauperado de mão de obra minimamente especializada na construção. Ao menos não foram piegas.

O problema dos custos da construção não são as sanitas, andas enganado.
Tudo o que é material primário subiu imenso, mas não é só isso.

Não estou enganado nada, dei o preço das sanitas como exemplo , no entanto sei o preço das sanitas e vocês tasmbem sabem bastam irem ao Leoy Merlin ou outra loja e os preços são publicos.

Sei que o material primário subiu, por exemplo há 1 ano quando começei como comercial 1 quilo de perfil de aço custava 1 euro e hoje 1,80euro...imagina

A procura é muito superior à oferta. Portugal ficou literalmente depauperado de mão de obra minimamente especializada na construção. Ao menos não foram piegas.

Atualmente ha mais procura mas tambem mais gente a trabalhar, e ser em Santarem não faz o preço ser mais baixo que na Amadora ou no Montijo .

A mão de obra especializada é relativa, o que não falta é malta para os "pladures" e chão, com muita brasileirada a trabalhar.

Ha empresas que tem excesso de trabalho e dispara preços altissimos fora da realidade quando não estão interessadas ...

Continuo a dizer que 200k só a casa(em terreno plano sem escavações nem iva ) de cerca de 160m2 é um preço normal(e atualizado) na região de Lisboa , lido com clientes diariamente a construir por esses valores.

Por Defeito
Não esquecer de acrescentar uma bancada de apoio ao mini bar, os copos não se lavam sózinhos e não é tarefa que se faça no WC da suíte.
Bem pensado, e uma churrasqueira também, que isto de beber sem comer um petisco não tem piada nenhuma!

Portanto dentro do quarto temos uma lavandaria, um frigorífico, uma bancada de cozinha e uma churrasqueira, tudo com bastante luz natural!!

Não estou enganado nada, dei o preço das sanitas como exemplo , no entanto sei o preço das sanitas e vocês tasmbem sabem bastam irem ao Leoy Merlin ou outra loja e os preços são publicos.

Sei que o material primário subiu, por exemplo há 1 ano quando começei como comercial 1 quilo de perfil de aço custava 1 euro e hoje 1,80euro...imagina

Atualmente ha mais procura mas tambem mais gente a trabalhar, e ser em Santarem não faz o preço ser mais baixo que na Amadora ou no Montijo .

A mão de obra especializada é relativa, o que não falta é malta para os "pladures" e chão, com muita brasileirada a trabalhar.

Ha empresas que tem excesso de trabalho e dispara preços altissimos fora da realidade quando não estão interessadas ...

Continuo a dizer que 200k só a casa(em terreno plano sem escavações nem iva ) de cerca de 160m2 é um preço normal(e atualizado) na região de Lisboa , lido com clientes diariamente a construir por esses valores.

Pelo menos em construção modular é perfeitamente viável. Encontrei uma empresa aqui do norte (não conheço), de construção modular, a preços muito interessantes e a 625€ m2 + iva, neste exemplo abaixo.

Espaços com Vida - moradias chave na mão - Esmeralda (Mod.s07)

125k + iva por 200m2 de construção, fora garagem, espaços exteriores, piscina, etc, não parece muito mau.

Bem pensado, e uma churrasqueira também, que isto de beber sem comer um petisco não tem piada nenhuma!

Portanto dentro do quarto temos uma lavandaria, um frigorífico, uma bancada de cozinha e uma churrasqueira, tudo com bastante luz natural!!

[:D]

Vamos lá com calma. Dentro do quarto é mesmo só frigobar como os hotéis. A lavandaria também é fora do quarto, apenas se situa no mesmo piso. E a churrasqueira não será necessária porque os petiscos ali comem-se muito bem sem grelha!!!

Por aqui com data de final ano para terminar a barraca.

Ainda não foi este verão que iniciei o que queria…

URL]

Ele coloca um daqueles “recuperador de calor” multifunções, que as pessoas normais chamam forno.

Pelo menos em construção modular é perfeitamente viável. Encontrei uma empresa aqui do norte (não conheço), de construção modular, a preços muito interessantes e a 625€ m2 + iva, neste exemplo abaixo.

Espaços com Vida - moradias chave na mão - Esmeralda (Mod.s07)

125k + iva por 200m2 de construção, fora garagem, espaços exteriores, piscina, etc, não parece muito mau.
Mas essa tem a lavandaria na cozinha e não nos quartos.
Depois precisas de ler as letras pequeninas desses anúncios, pois os preços não incluem muitas coisas.

200m2?

A casa tem uns 130/140... Estão a contar com o espaço para o carro e a piscina. [:)]

Depois com camas de 1.30x1.80 também eu faço os quartos parecerem grandes. [:D]

Voltar
Superior