Tópico das Casas

O problema não vai ser no primeiro ou segundo mês.
O problema será mais a frente, porque agora as poupanças ainda dão para o gasto, daqui a uns meses já não sei (e se a inflação teimar poderá haver subida de juros que seria o pior que poderia acontecer)

E o período que os bancos têm de dar quando as pessoas deixam de pagar para uma tentativa de recuperação do crédito. Só após três meses podem avançar.

Mas falamos de cerca de 230 mil créditos imobiliários, e seguramente muitos cairão no mercado de diversas formas. Mas salvo excepções, as vendas terão valores na mesma elevados face à realidade do mercado (bastante procura).

Creio que não se vai sentir qq tipo de alteração no mercado porque a procura é tanta por casas para investir (e já nem falo da procura de casas para morar) que mal surge uma casa a preço racional (dessas pessoas a quem o fim das moratórias fez mossa) que é logo absorvido.

O preço do mercado só vai ser alterado quando a procura for afetada, e do lado da oferta começar a aumentar sem haver saída de casas e consequentemente haver numero de pessoas suficientes a terem efetivamente de vender as casas para fazer dinheiro. Ou isso ou o os bancos começarem a encher-se de casas outra vez...

Em casas novas a oferta, pelo que tenho visto em todo o lado, na empresa onde trabalho há 20 anos, nunca tivemos o "stock" para venda tão baixo, pode acontecer o que dizes, mas vai demorar algum tempo a que a oferta, e quando refiro que estamos em mininos, actualmente temos menos de 10 imóveis disponíveis, quando na ultima ultima crise chagamos a ter cerca de 70.

A isso junta o aumento do custo de construção durante este ano e para as casas novas baixarem para valores como alguns querem só com falências.

Uma curiosidade os dados do INE:

No segundo trimestre o preço da habitação subiu 6,6% - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xp...472939790&DESTAQUEStema=55534&DESTAQUESmodo=2

No mesmo trimestre o custo de construção também subiu 6,6% - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xp...472476984&DESTAQUEStema=55534&DESTAQUESmodo=2

O preço dos emprestimos não é o mesmo do preço das casas, aqui noto que a malta pede emprestimo de muito mais dinheiro que o preço da casa, ou seja o preço da casa é inflacionado e muito para os bancos mas na realidade o cliente não paga isso.

Boas,

Devido a um incidente, vou ter que remodelar por completo a cozinha.

Referencias para o Porto, alguém pode dar? Algo bom, bonito e barato.

Obrigado.

Ikea bom bonito e barato? Não concordo, e as empresas contratadas para instalar cozinhas do IKEA são de fugir a sete pés, péssimos profissionais.

Com qual deles? Ou com todas?

A minha única questão é que marcas específicas de cozinhas são por norma caras.

E depois 95% das cozinhas são feitas por um marceneiro qualquer.
Por isso é sempre complicado apontar uma "marca".

Boas,

Devido a um incidente, vou ter que remodelar por completo a cozinha.

Referencias para o Porto, alguém pode dar? Algo bom, bonito e barato.

Obrigado.

Em principio quem faz custom será sempre mais caro. Dos que vendem cozinhas standard o IKEA sempre me pareceu o melhor em tudo, mas está aí em cima aquilo de quem monta as cozinhas ser fraquinho que já não sei... Imagino que no IKEA se pague tudo antecipado e claro que depois com o dinheiro do lado de lá seja mais complicado reclamar...
É aquela coisa, o barato sai caro.

Em casas novas a oferta, pelo que tenho visto em todo o lado, na empresa onde trabalho há 20 anos, nunca tivemos o "stock" para venda tão baixo, pode acontecer o que dizes, mas vai demorar algum tempo a que a oferta, e quando refiro que estamos em mininos, actualmente temos menos de 10 imóveis disponíveis, quando na ultima ultima crise chagamos a ter cerca de 70.

A isso junta o aumento do custo de construção durante este ano e para as casas novas baixarem para valores como alguns querem só com falências.

Uma curiosidade os dados do INE:

No segundo trimestre o preço da habitação subiu 6,6% - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xp...472939790&DESTAQUEStema=55534&DESTAQUESmodo=2

No mesmo trimestre o custo de construção também subiu 6,6% - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xp...472476984&DESTAQUEStema=55534&DESTAQUESmodo=2

O meu comentário pode ter sido confuso mas eu estou a concordar contigo. Há pouca oferta de casas de momento.

Que tal este T1 por 60k no Porto?

https://www.idealista.pt/imovel/31424747/

O projeto ‘Seis casas e um jardim’ de Fala Atelier no Porto combina uma série de geometrias conflitantes que definem os seus espaços internos e externos. Ocupando dois edifícios de aspecto semelhante, um muito comprido e outro muito curto, o projeto compreende seis residências em torno de um jardim comum. As linhas ortogonais, diagonais e curvas compõem cada interior, enquanto o exterior apresenta uma fachada rítmica de finas colunas de metal, portas azuis listradas e clarabóias pretas quadradas.

Estão para venda 6 moradias do tipo T1. Esta pequena moradia pode ser vendida isoladamente ou em conjunto com as restantes 5 na ilha. Consulte o link:

Veja as restantes casas tambem:

Características Gerais da Casa 6:
Devoluto Tipologia: T1
Área Bruta Privativa: 11,51
Área de Construção: 14,41
Renda mensal possível: 250€
Rentabilidade possível: 5,45%

As fotos são cortesia do fotógrafo Ricardo Loureiro.
As plantas são cortesia do arquiteto Fala Atelier.

Alguém que tenha instalado uma placa BORA com extração central? Se sim, alguém o fez com esgoto directo ou apenas usa os filtros?

Esgoto?
A placa não tem esgoto.

Tem duas hipóteses, ou instalas com a caixa e filtros por baixo da bancada.
Ou fazes a ligação a uma parede exterior com uma conduta e grelha exterior.

No teu caso é impossivel a ligação ao exterior, porque tens a placa na Ilha. Tens de ter o sistema dos filtros.

Tópico das Casas - índice post #1.

Esgoto?
A placa não tem esgoto.

Tem duas hipóteses, ou instalas com a caixa e filtros por baixo da bancada.
Ou fazes a ligação a uma parede exterior com uma conduta e grelha exterior.

No teu caso é impossivel a ligação ao exterior, porque tens a placa na Ilha. Tens de ter o sistema dos filtros.

Impossível? Não posso ligar ao esgoto da máquina de lavar louça por exemplo?
88f47bddbabefd1ed789dcb84949440e.png

875e086274a2a1b58963fb72ae2888f3.png

Era isso que eu queria perceber! Portanto só preciso de um tubo para sair os vapores para a rua.

Edit: onde arranjaste essa imagem?

Última edição:
Era isso que eu queria perceber! Portanto só preciso de um tubo para sair os vapores para a rua.

Edit: onde arranjaste essa imagem?

Sim só precisas de um tubo para os vapores.
Eles acho que têm umas que permitem deixar uma grelha no rodapé da cozinha e deita o ar para ai. Mas deve ficar desconfortável nessa zona, com "vento" nos pés.

A foto é do site da BORA. Mas foi um mero exemplo que encontrei na net.

No site deles têm um video da Bora 3.0 que mostra as duas opções de instalação, com filtros ou com tubagem para o exterior.

Sim, estou a pensar na Puré X.
Qual é a viabilidade de por a ventilação para baixo da laje? Será que vai criar problemas a longo prazo. A casa vai estar 90cm elevada do piso do terreno.

A empresa que me vai fazer a cozinha sugeriu que eu colocasse Bora visto que são representantes e têm tido óptimos resultados.
A minha placa também é na ilha e falaram-me em colocar a ventilação como o Silver colocou aí em cima. Como não ponho hipótese de avançar para a Bora devido a €€€ não pedi mais informações mas referiram que normalmente apresentam o projeto à Bora e eles aprovam ou não dependendo de vários fatores tais como esse da ventilação.

Voltar
Superior