Tópico das Casas

Ou eu estou a ver mal, ou esse alçado não está bem desenhado!!
Um conselho, comecem já a ver a disposição dos móveis, cozinha.
Quanto mais cedo as coisas ficarem definidas, melhor.

Edit: o meu comentário relativamente à janela foi no sentido de verificares se existia alguma incompatibilidade, não tem nada a ver com estética.

O alçado está bem de certeza, o 3D é que não é versão final.

Por exemplo a cozinha já está definida, a suite também. A sala ainda não, nem os outros quartos mas para já não há problema. Um dos quartos vai ser escritório e o outro vai ficar vazio por enquanto.

Conheço muito bem esses apartamentos de Alvaldade.
São um autêntico pardieiro.

Áreas minusculas (os T3 têm 70 m2, ao contrário da informação que está nesse anuncio - mal cabe uma cama no quarto).

Prédios de construção com custos controlados (portanto, com tudo do mais barato possível a nível de estrutura).
O vizinho dá um peido e tu ouves o peido dele como se estivesse ao teu lado, no teu apartamento.

Aviões passam a razar os telhados.
Todo o prédio parece um bloco de um bairro social.

Sobre as áreas não há discussão possível. São pequenas. Mas quanto à construção não é exatamente assim. É verdade que o bairro foi projetado na sua maioria para arrendamento a custos controlados, mas está desde o início muito longe de ser um bairro social. Pelo contrário, a opção por células de várias tipologias e áreas diferentes, com uma continuidade urbanística plena entre elas, mostra uma preocupação clara em dar ao, na altura, bairro novo um enquadramento harmónico sem qualquer tipo de "guetização".
A própria construção assentou sobretudo em poupanças de eficiência e industrialização ao máximo dos processos de fabrico e montagem, e não no uso de materiais o mais baratos possível. Por essa razão é que hoje, volvidos mais de 50 anos sobre a construção, ainda é possível encontrar apartamentos com as janelas e portadas originais, canalizações originais, etc. Claro que são raras, porque a esmagadora maioria dos apartamentos já conheceu obras, muitas delas profundas, sobretudo desde que os apartamentos foram vendidos aos inquilinos nos anos 90.
Este projeto adoptou várias técnicas construtivas inovadoras, inspiradas em projetos estrangeiros com adaptações desenvolvidas pelo LNEC. Por exemplo, o recurso a blocos de betão para as paredes, uma quase novidade à época. Ou seja, estas casas têm uma construção frugal mas eficiente que apostou na eficiência e durabilidade sacrificando a estética e a nobreza dos materiais. O único problema crónico identificado naquelas construções foi o recursos a vigas em madeira onde assentavam os soalhos (estes prédios só tinham "placa" nas zonas húmidas - cozinha e wc), mas a sua substituição por vigamentos em aço e lages aligeiradas já ocorreu em muitos casos. Factor e ter sempre em conta se estiverem de olho num apartamento deste bairro. Nã quer dizer que não valha a pena comprar um apartamento sem placa, mas o preço tem que reflectir isso!

Já ganhei algum dinheiro neste bairro e posso afiançar que o estado geral dos apartamentos é muito razoável, raramente necessitando de obras estruturais profundas.

Última edição:
O alçado está bem de certeza, o 3D é que não é versão final.

Por exemplo a cozinha já está definida, a suite também. A sala ainda não, nem os outros quartos mas para já não há problema. Um dos quartos vai ser escritório e o outro vai ficar vazio por enquanto.

Olha que estou com o rcontra... algo não está ali a bater bem no alçado vs planta.
Para veres a janela assim, teria de ser torta.
Há ali alguma perspectiva errada.

A Janela alta, é "normal" isso entende-se em cima da sanita teria de ser.

Só reparei agora que tens 30cm nas paredes exteriores. Qual a sua constituição? Tijolo térmico de 20?

Na suite e com essa janela toda, eu nunca faria um duche "pequeno" de canto. Fazia tudo duche, da janela à outra parede.

Olha que estou com o rcontra... algo não está ali a bater bem no alçado vs planta.

Só reparei agora que tens 30cm nas paredes exteriores. Qual a sua constituição? Tijolo térmico de 20?

Na suite e com essa janela toda, eu nunca faria um duche "pequeno" de canto. Fazia tudo duche, da janela à outra parede.

Não estou a chegar lá…

Vai ser bloco térmico e capoto.

Boa ideia sobre o duche, agora está na moda dois chuveiros, caso faça a base de duche ao tamanho da parede é uma hipótese.

Eu no Wc gosto de entrar e ver o lavatório/espelho.
Por outro lado, não gosto de me ver ao espelho enquanto estou na sanita!!
Eu trocava o duche com o lavatório.
Nao comento a planta em si (disposição), porque cada um tem a sua vivência.

Foi apenas a sensação que fiquei. A casa parecia gigante na fotografia.
Editei o post mas já foi tarde.
Vais ter a sanita e bidé debaixo da janela? A janela é daquelas pouco altas e que ficam junto ao teto, certo?
Ainda assim, é sempre de evitar ter loiças sanitárias em paredes exteriores (espero que não sejam suspensas!!).

Por acaso não partilho dessa opinião, defendo que as loiças nomeadamente a sanita deve estar na parede exterior ou perto desta na maioria dos casos.

Desde que não seja uma janela de alto a baixo nada tem a ver com a sanita, a janela está mais acima.

Isolamento se for exterior nada tem a ver com a sanita, se for interior tambem não, a menos que que o conjunto sanita seja encastrado

Por outro lado não gosto de sanitas suspensas...podem esteticamente serem atraentes, podem ser mais facéis de limpar mas todas as que conheço acho-as por norma uma treta.

Temos de ver isto de outra forma, com os pormenores.

In Berlin, where more than 84% of the population are tenants...

The proposal applies to property companies that own more than 3,000 rental units...

Deutsche Wohnen said it doesn’t expect that expropriation of flats will happen, and that such a move would be unconstitutional.

Vonovia and Deutsche Wohnen earlier this month agreed to sell 14,750 apartments to Berlin as part of their effort to merge.

Portanto tens apenas 16% da população com casa própria, muito diferente dos casos portugueses. Em Lisboa não sei, mas em Portugal quase 75% da população tem casa própria, mas deverá ser mais baixo que 75% certamente.

Se aqui os valores estão certos: https://www.numbeo.com/cost-of-livi...al&country2=Germany&city1=Lisbon&city2=Berlin

Os de Lisboa estão desatualizados, os preços de Berlim são mais caros que Lisboa, mas os valores de compra de casa/ arrendamento em Berlim são muito mais altos que em Lisboa.

Tirando distorções, Berlim congelou as rendas e depois o tribunal constitucional deu como inconstitucional a medida.

Os valores de compra e arrendamento estão ligados e numa cidade com 84% de arrendatários, quem é que vende casa?

Mas é uma boa situação de caso de estudo para seguir.

O problema não vai ser no primeiro ou segundo mês.
O problema será mais a frente, porque agora as poupanças ainda dão para o gasto, daqui a uns meses já não sei (e se a inflação teimar poderá haver subida de juros que seria o pior que poderia acontecer)

O problema não vai ser no primeiro ou segundo mês.
O problema será mais a frente, porque agora as poupanças ainda dão para o gasto, daqui a uns meses já não sei (e se a inflação teimar poderá haver subida de juros que seria o pior que poderia acontecer)
Poupanças? Grande parte do pessoal aproveitou as moratórias para gastar o dinheiro noutras coisas.
Também estás a assumir que grande parte do pessoal está a viver sem rendimentos mensais, o que não me parece certo, porque o desemprego não está assim tão alto.

Logo parece me que vai ficar tudo igual.

Última edição:
Eu assumi que os rendimentos mensais reduziram, não que desapareceram por completo...
Isso sim é complicado... Porque tens emprego mas não o salário de antigamente (que permitiu o crédito)

Tópico das Casas - índice post #1.

Tópico das Casas - índice post #1.

A vista é espetacular, não me canso.
780027b61b2f8095ab4d37d8ce579038.jpg

Amanhã acabam as moratórias de crédito habitação. Mas acho que não vai fazer mossa no mercado.

Creio que não se vai sentir qq tipo de alteração no mercado porque a procura é tanta por casas para investir (e já nem falo da procura de casas para morar) que mal surge uma casa a preço racional (dessas pessoas a quem o fim das moratórias fez mossa) que é logo absorvido.

O preço do mercado só vai ser alterado quando a procura for afetada, e do lado da oferta começar a aumentar sem haver saída de casas e consequentemente haver numero de pessoas suficientes a terem efetivamente de vender as casas para fazer dinheiro. Ou isso ou o os bancos começarem a encher-se de casas outra vez...

Voltar
Superior