Podias ter dito, acabaste de perder um T4 por ~800k com uma sala de 50m2 (área total ~210m2) e um terraço de mais de 200 m2... acabou de ser comprado.
Vendeste a casa? [
Podias ter dito, acabaste de perder um T4 por ~800k com uma sala de 50m2 (área total ~210m2) e um terraço de mais de 200 m2... acabou de ser comprado.
e então a cozinha com 11m2 ?!
aquilo é o quê ? uma cozinha tipo corredor ?!
Claramente não é gigante. Mas por acaso não sou fã de cozinhas gigantes e prefiro muito mais cozinhas em corredor.
Por exemplo a cozinha do outro T3, tem 16m2 e é um quadrado, dá muito menos jeito.
Na altura ia responder, mas o forum estava com problemas e não consegui.
Por baixo da laje não há nenhum Grande problema. Mas se algo avaria... Não tens acesso.
Tens de ver com o instalador qual a melhor opção e distâncias. Não acredito que isso faça uma enormidade de metros em conduta.
Claramente não é gigante. Mas por acaso não sou fã de cozinhas gigantes e prefiro muito mais cozinhas em corredor.
Por exemplo a cozinha do outro T3, tem 16m2 e é um quadrado, dá muito menos jeito.
Eu prefiro cozinha e sala juntos, quando há uns anos mandei fazer a casa, basei-me numa construção simples e tradicional, que a grande "ousadia" da época era cozinha e sala juntos , na altura li e ouvi criticas e tal, mas a coisa foi para a frente, e hoje posso afirmar que foi a melhor coisa que fiz e hoje todas as casas construídas são assim, sala e cozinha juntos, na verdade antigamente em Portugal era assim a cozinha era sala de estar...só depois nos anos 50-60 em diante é que se separou a cozinha da sala e ainda bem que se voltou a juntar, as melhores recordações caseiras de infância que tenho era numa sala e cozinha junta.
Hoje estranho e detesto cozinha separada.
Já eu é ao contrário. Mas não há resposta certa.
Quando os miúdos são pequenos há uma clara vantagem em ter a cozinha separada com portas.
Fora isso é uma questão de gosto, sentido de praticabilidade de cada um.
Eu ando à procura de casa há mais de 4 anos.
E bem sei os preços estúpidos que se vêm a praticar.
Mas volta e meia há umas coisas que ainda me fazem cuspir todo quando vejo a lista de preços.
Estava a ver o Lumino.
Um empreendimento em construção no Campo Pequeno.
https://www.luminolisbon.pt/pt/apartamentos/
Bom aspecto, zona boa.
Deixa cá ver as casas.
T3 há o A e o B.
Abro a planta do A.
![]()
Ok... Casa normal. Uma suite simpática, dois quartos normais. 5 Varandas. Boa.
Sala?? 29m2?? Curto.
Ok.
Preço? 1.100.000€ :sh)
A versão B:
![]()
Já tem uma sala de 38m2...
Preço. 1.250.000€
Mas volta e meia há umas coisas que ainda me fazem cuspir todo quando vejo a lista de preços.
Estava a ver o Lumino.
Bom aspecto, zona boa.
Deixa cá ver as casas.
T3 há o A e o B.
Abro a planta do A.
![]()
Sala?? 29m2?? Curto.
Ok.
A versão B:
![]()
Preço. 1.250.000€
Vendeste a casa? []
Estava a ver o Lumino.
Bom aspecto, zona boa.
Deixa cá ver as casas.
T3 há o A e o B.
Abro a planta do A.
![]()
Sala?? 29m2?? Curto.
Ok.
A versão B:
![]()
Preço. 1.250.000€
Não daria mais de 10%, a não ser que queiras mesmo fazer financiamento por menos. Mas assim dá flexibilidade para fazeres financiamento até 90% sem teres que andar a meter dinheiro à frente.Preciso da vossa ajuda...
Fui ver um apartamento que aparentemente está com muita procura (anunciado abaixo do preço de anúncio do outros semelhantes).
Tenho até amanhã para apresentar uma proposta de aquisição com indicação do valor do sinal.
Pela conversa deu a entender que o sinal poderia / deveria ser semelhante ao valor de capitais próprios, através de cheque ou transferência para o proprietário.
Por norma qual é a percentagem mais justa de sinal para ambas as partes? 5%? 10%?
Além disso, cuidados a ter com a proposta/cpcv além dos mais badalados?
A cozinha e sala junta, quais são as vantagens? vou dizer com base na minha experiência
1º custo de execução, sai mais barato a nivel de construção e há uma poupança de área
2º como a cozinha está na sala, obriga sempre a se ter a cozinha arrumada [] ok que a cozinha deve sempre estar arrumada mas na sala ela cria mais esse efeito psicológico de estar sempre arrumada
3º tudo se torna mais facil a arrumação e o serviço de cozinha, podemos estar a conviver como na sala e a arrumar a cozinha ou a cozinhar.
4º acabam as barreiras entre estar na sala e na cozinha, a ideia que estar fechado na cozinha é para trabalhar e ficamos excluidos da parte social que é a sala para conviver, permite conviver na cozinha tornando-a mais agradável. Isso acontece com visitas, niguem fica na cozinha fechado a trabalhar...
5º existe um melhor aproveitamento da casa, isto é mais para as gerações mais antigas que tem uma sala fechada sem utilidade cheia de cristaleiras e porcarias sem utilidade ou para serem usadas no natal ou noutros dias pontuais de festa.
As desvantagens: na minha opinião não existem...
Here we go again![]()
Tenho cozinha aberta há quase 10 anos e nunca cheirou a assado na sala.O ponto 2 é 4 facilmente são desvantagens.
2-Posso não ter tempo para arrumar uma cozinha a tempo de receber alguém por breves momentos na sala, é só fechar as portas da cozinha.
4. Por outro lado, as pessoas que estão na sala não precisam de levar com alguns processos barulhentos como martelar uns bifes ou passar uma sopa entre outros.
E depois há um jantar que se prepara no forno com a cozinha fechada e na sala é muito minimizado os cheiros do assado, ou outros cozinhados mais complicados nesse aspecto, para as pessoas que lá vão é muito mais agradável.
Há um aproveitamento da simplicidade de utilização e limpeza de uma mesa, cadeiras e chão de cozinha para refeições rápidas e de pouca pessoas.
Na verdade só me interessa fazer financiamento por menos se tiver algum benefício nisso.Não daria mais de 10%, a não ser que queiras mesmo fazer financiamento por menos. Mas assim dá flexibilidade para fazeres financiamento até 90% sem teres que andar a meter dinheiro à frente.
Eu dava de sinal um valor ligeiramente superior a metade da diferença de valor entre o apartamento que queres e os outros semelhantes que estão mais caros.Na verdade só me interessa fazer financiamento por menos se tiver algum benefício nisso.
Por exemplo, o ActivoBank nas simulações baixa o spread de 1,3% para 1,1%, se não estou em erro, caso ligeiramente os capitais próprios.
Nos outros bancos nem por isso...
Mas simulações online são uma coisa, propostas concretas são outras.