Tópico das Casas

e então a cozinha com 11m2 ?!

aquilo é o quê ? uma cozinha tipo corredor ?!

Claramente não é gigante. Mas por acaso não sou fã de cozinhas gigantes e prefiro muito mais cozinhas em corredor.

Por exemplo a cozinha do outro T3, tem 16m2 e é um quadrado, dá muito menos jeito.

Claramente não é gigante. Mas por acaso não sou fã de cozinhas gigantes e prefiro muito mais cozinhas em corredor.

Por exemplo a cozinha do outro T3, tem 16m2 e é um quadrado, dá muito menos jeito.

Eu prefiro cozinha e sala juntos, quando há uns anos mandei fazer a casa, basei-me numa construção simples e tradicional, que a grande "ousadia" da época era cozinha e sala juntos , na altura li e ouvi criticas e tal, mas a coisa foi para a frente, e hoje posso afirmar que foi a melhor coisa que fiz e hoje todas as casas construídas são assim, sala e cozinha juntos, na verdade antigamente em Portugal era assim a cozinha era sala de estar...só depois nos anos 50-60 em diante é que se separou a cozinha da sala e ainda bem que se voltou a juntar, as melhores recordações caseiras de infância que tenho era numa sala e cozinha junta.

Hoje estranho e detesto cozinha separada.

Na altura ia responder, mas o forum estava com problemas e não consegui.

Por baixo da laje não há nenhum Grande problema. Mas se algo avaria... Não tens acesso.
Tens de ver com o instalador qual a melhor opção e distâncias. Não acredito que isso faça uma enormidade de metros em conduta.

Para já vou optar por esta opção, mas pedi que ficasse uma chaminé(tapada) a jeito de receber um exaustor normal se for necessário.

Um quadrado tem a vantagem de poder meter uma ilha, que dá imenso jeito.

Uma galé um gajo sente-se sempre enclausurado, abres uma porta de um dos lados já não se passa na cozinha :sh)

Eu prefiro cozinha e sala juntos, quando há uns anos mandei fazer a casa, basei-me numa construção simples e tradicional, que a grande "ousadia" da época era cozinha e sala juntos , na altura li e ouvi criticas e tal, mas a coisa foi para a frente, e hoje posso afirmar que foi a melhor coisa que fiz e hoje todas as casas construídas são assim, sala e cozinha juntos, na verdade antigamente em Portugal era assim a cozinha era sala de estar...só depois nos anos 50-60 em diante é que se separou a cozinha da sala e ainda bem que se voltou a juntar, as melhores recordações caseiras de infância que tenho era numa sala e cozinha junta.

Hoje estranho e detesto cozinha separada.

Já eu é ao contrário. Mas não há resposta certa.
Quando os miúdos são pequenos há uma clara vantagem em ter a cozinha separada com portas.
Fora isso é uma questão de gosto, sentido de praticabilidade de cada um.

Já eu é ao contrário. Mas não há resposta certa.
Quando os miúdos são pequenos há uma clara vantagem em ter a cozinha separada com portas.
Fora isso é uma questão de gosto, sentido de praticabilidade de cada um.

A cozinha e sala junta, quais são as vantagens? vou dizer com base na minha experiência

1º custo de execução, sai mais barato a nivel de construção e há uma poupança de área

2º como a cozinha está na sala, obriga sempre a se ter a cozinha arrumada [:cool:] ok que a cozinha deve sempre estar arrumada mas na sala ela cria mais esse efeito psicológico de estar sempre arrumada

3º tudo se torna mais facil a arrumação e o serviço de cozinha, podemos estar a conviver como na sala e a arrumar a cozinha ou a cozinhar.

4º acabam as barreiras entre estar na sala e na cozinha, a ideia que estar fechado na cozinha é para trabalhar e ficamos excluidos da parte social que é a sala para conviver, permite conviver na cozinha tornando-a mais agradável. Isso acontece com visitas, niguem fica na cozinha fechado a trabalhar...

5º existe um melhor aproveitamento da casa, isto é mais para as gerações mais antigas que tem uma sala fechada sem utilidade cheia de cristaleiras e porcarias sem utilidade ou para serem usadas no natal ou noutros dias pontuais de festa.

As desvantagens: na minha opinião não existem...

Eu ando à procura de casa há mais de 4 anos.
E bem sei os preços estúpidos que se vêm a praticar.
Mas volta e meia há umas coisas que ainda me fazem cuspir todo quando vejo a lista de preços.

Estava a ver o Lumino.
Um empreendimento em construção no Campo Pequeno.

https://www.luminolisbon.pt/pt/apartamentos/

Bom aspecto, zona boa.
Deixa cá ver as casas.
T3 há o A e o B.
Abro a planta do A.

P01.jpg

Ok... Casa normal. Uma suite simpática, dois quartos normais. 5 Varandas. Boa.

Sala?? 29m2?? Curto.
Ok.

Preço? 1.100.000€ :sh)

A versão B:

P02.jpg

Já tem uma sala de 38m2...

Preço. 1.250.000€

A sala é maior mas a cozinha é comparativamente ainda maior.

E sobretudo, permite ter uma mesa de refeições para as comuns refeições sem necessidade de andar com a tralha de e para a sala.

Prefiro cozinhas mais generosas, se der, que permite ter uma mesa grande de 8/10 lugares. [:D]

E lareira com panelas de ferro. :sh)

A mim o que mete confusão é o parco espaço de arrumação desses apartamentos.
A suite tem um armário minúsculo. Como é que um casal tem espaço para colocar a sua roupa?
Aquele armário no corredor tem espaço para a roupa cama, toalhas, etc? Não me parece.
A cozinha também tem pouca arrumação.
Acho piada ao tamanho que se utiliza nos blocos do mobiliario dos quartos!! Realmente assim parecem quartos com muito espaço.

Mas volta e meia há umas coisas que ainda me fazem cuspir todo quando vejo a lista de preços.

Estava a ver o Lumino.

Bom aspecto, zona boa.
Deixa cá ver as casas.
T3 há o A e o B.
Abro a planta do A.

P01.jpg

Sala?? 29m2?? Curto.
Ok.

A versão B:

P02.jpg

Preço. 1.250.000€

As de canto já foram todas:sh)

Preciso da vossa ajuda...

Fui ver um apartamento que aparentemente está com muita procura (anunciado abaixo do preço de anúncio do outros semelhantes).

Tenho até amanhã para apresentar uma proposta de aquisição com indicação do valor do sinal.

Pela conversa deu a entender que o sinal poderia / deveria ser semelhante ao valor de capitais próprios, através de cheque ou transferência para o proprietário.

Por norma qual é a percentagem mais justa de sinal para ambas as partes? 5%? 10%?

Além disso, cuidados a ter com a proposta/cpcv além dos mais badalados?

Estava a ver o Lumino.

Bom aspecto, zona boa.
Deixa cá ver as casas.
T3 há o A e o B.
Abro a planta do A.

P01.jpg

Sala?? 29m2?? Curto.
Ok.

A versão B:

P02.jpg

Preço. 1.250.000€

A planta A só fará sentido para uma família que precise mesmo dos 3 quartos e faça questão de viver nessa zona. E vá que nao consiga pagar mais 150k, ok, aqui já acho o aegumento mais fraco ihihi

Uma sala de 30m2 não é assim tão raro nessa tipologia T3, sobretudo com cozinha separada.

Preciso da vossa ajuda...

Fui ver um apartamento que aparentemente está com muita procura (anunciado abaixo do preço de anúncio do outros semelhantes).

Tenho até amanhã para apresentar uma proposta de aquisição com indicação do valor do sinal.

Pela conversa deu a entender que o sinal poderia / deveria ser semelhante ao valor de capitais próprios, através de cheque ou transferência para o proprietário.

Por norma qual é a percentagem mais justa de sinal para ambas as partes? 5%? 10%?

Além disso, cuidados a ter com a proposta/cpcv além dos mais badalados?
Não daria mais de 10%, a não ser que queiras mesmo fazer financiamento por menos. Mas assim dá flexibilidade para fazeres financiamento até 90% sem teres que andar a meter dinheiro à frente.

A cozinha e sala junta, quais são as vantagens? vou dizer com base na minha experiência

1º custo de execução, sai mais barato a nivel de construção e há uma poupança de área

2º como a cozinha está na sala, obriga sempre a se ter a cozinha arrumada [:cool:] ok que a cozinha deve sempre estar arrumada mas na sala ela cria mais esse efeito psicológico de estar sempre arrumada

3º tudo se torna mais facil a arrumação e o serviço de cozinha, podemos estar a conviver como na sala e a arrumar a cozinha ou a cozinhar.

4º acabam as barreiras entre estar na sala e na cozinha, a ideia que estar fechado na cozinha é para trabalhar e ficamos excluidos da parte social que é a sala para conviver, permite conviver na cozinha tornando-a mais agradável. Isso acontece com visitas, niguem fica na cozinha fechado a trabalhar...

5º existe um melhor aproveitamento da casa, isto é mais para as gerações mais antigas que tem uma sala fechada sem utilidade cheia de cristaleiras e porcarias sem utilidade ou para serem usadas no natal ou noutros dias pontuais de festa.

As desvantagens: na minha opinião não existem...

O ponto 2 é 4 facilmente são desvantagens.
2-Posso não ter tempo para arrumar uma cozinha a tempo de receber alguém por breves momentos na sala, é só fechar as portas da cozinha.
4. Por outro lado, as pessoas que estão na sala não precisam de levar com alguns processos barulhentos como martelar uns bifes ou passar uma sopa entre outros.

E depois há um jantar que se prepara no forno com a cozinha fechada e na sala é muito minimizado os cheiros do assado, ou outros cozinhados mais complicados nesse aspecto, para as pessoas que lá vão é muito mais agradável.
Há um aproveitamento da simplicidade de utilização e limpeza de uma mesa, cadeiras e chão de cozinha para refeições rápidas e de pouca pessoas.

O ponto 2 é 4 facilmente são desvantagens.
2-Posso não ter tempo para arrumar uma cozinha a tempo de receber alguém por breves momentos na sala, é só fechar as portas da cozinha.
4. Por outro lado, as pessoas que estão na sala não precisam de levar com alguns processos barulhentos como martelar uns bifes ou passar uma sopa entre outros.

E depois há um jantar que se prepara no forno com a cozinha fechada e na sala é muito minimizado os cheiros do assado, ou outros cozinhados mais complicados nesse aspecto, para as pessoas que lá vão é muito mais agradável.
Há um aproveitamento da simplicidade de utilização e limpeza de uma mesa, cadeiras e chão de cozinha para refeições rápidas e de pouca pessoas.
Tenho cozinha aberta há quase 10 anos e nunca cheirou a assado na sala.
Os Natais eram sempre passados na minha casa e quem estava a cozinhar não ficava excluído do convívio.
Na casa que estou a construir, a cozinha é novamente aberta para a sala e a zona de confecção da comida fica mais próximo da sala de jantar, enquanto a mesa para refeições ligeiras fica mais próximo da janela para ter vista para a piscina.
As paredes internas do 1o piso da minha casa demoraram meio dia a levantar, porque tenho apenas 3 paredes a fazer um “F”, para separar a cozinha/sala do WC e da sala de brincar dos putos. O resto é tudo aberto.

Não daria mais de 10%, a não ser que queiras mesmo fazer financiamento por menos. Mas assim dá flexibilidade para fazeres financiamento até 90% sem teres que andar a meter dinheiro à frente.
Na verdade só me interessa fazer financiamento por menos se tiver algum benefício nisso.

Por exemplo, o ActivoBank nas simulações baixa o spread de 1,3% para 1,1%, se não estou em erro, caso ligeiramente os capitais próprios.
Nos outros bancos nem por isso...

Mas simulações online são uma coisa, propostas concretas são outras.

Na verdade só me interessa fazer financiamento por menos se tiver algum benefício nisso.

Por exemplo, o ActivoBank nas simulações baixa o spread de 1,3% para 1,1%, se não estou em erro, caso ligeiramente os capitais próprios.
Nos outros bancos nem por isso...

Mas simulações online são uma coisa, propostas concretas são outras.
Eu dava de sinal um valor ligeiramente superior a metade da diferença de valor entre o apartamento que queres e os outros semelhantes que estão mais caros.
Assim o proprietário não vai na tentação de vender a alguém que esteja a pagar o valor correto do imóvel.

Back