Tópico das Casas

Na verdade só me interessa fazer financiamento por menos se tiver algum benefício nisso.

Por exemplo, o ActivoBank nas simulações baixa o spread de 1,3% para 1,1%, se não estou em erro, caso ligeiramente os capitais próprios.
Nos outros bancos nem por isso...

Mas simulações online são uma coisa, propostas concretas são outras.
Espreme os tipos. Tenho várias propostas de 0,9% recentes, e para segundas habitações.

Penso que só o bankinter vai aos 0,85% mas só para habitação própria.

A cozinha e sala junta, quais são as vantagens? vou dizer com base na minha experiência

1º custo de execução, sai mais barato a nivel de construção e há uma poupança de área

2º como a cozinha está na sala, obriga sempre a se ter a cozinha arrumada [:cool:] ok que a cozinha deve sempre estar arrumada mas na sala ela cria mais esse efeito psicológico de estar sempre arrumada

3º tudo se torna mais facil a arrumação e o serviço de cozinha, podemos estar a conviver como na sala e a arrumar a cozinha ou a cozinhar.

4º acabam as barreiras entre estar na sala e na cozinha, a ideia que estar fechado na cozinha é para trabalhar e ficamos excluidos da parte social que é a sala para conviver, permite conviver na cozinha tornando-a mais agradável. Isso acontece com visitas, niguem fica na cozinha fechado a trabalhar...

5º existe um melhor aproveitamento da casa, isto é mais para as gerações mais antigas que tem uma sala fechada sem utilidade cheia de cristaleiras e porcarias sem utilidade ou para serem usadas no natal ou noutros dias pontuais de festa.

As desvantagens: na minha opinião não existem...

Olha que este ponto não sei...

Uma Ilga ou Peninsula é MUITO mais caro que uma armário de parede. Tem de ser acabado de todos os lados, tem uma "pedra" muito maior e muitas vezes com "catarata" que torna tudo muito, mas muito mais caro.
Além disso como passa a fazer parte da sala há soluções que vais querer mais bonitas. O Exaustor por exemplo, um de parede custa 300€ um de ilha 800€ um de tecto 1200€, uma placa com exaustor como o allstarfabio falou 2.500€... etc etc.

Eu gostava de ter uma cozinha aberta para a sala. Mas se possivel com uma zona de "lavandaria" isolada (e não... não ao perto dos quartos [:)])

Um quadrado tem a vantagem de poder meter uma ilha, que dá imenso jeito.

Uma galé um gajo sente-se sempre enclausurado, abres uma porta de um dos lados já não se passa na cozinha :sh)

Para ter uma ilha a sério já tem de ser muito muito grande a cozinha. Ai sim tem interesse. Mas raramente têm área para isso.

Para ter uma ilha a sério já tem de ser muito muito grande a cozinha. Ai sim tem interesse. Mas raramente têm área para isso.

Não precisa de ser uma ilha gigante, mas dá imenso jeito ter aquela bancada de apoio de todos os lados da cozinha, algo assim terá qt? Uns 20 m2?

timeless-white-kitchen-in-new-canaan-nukitchens-img~f11130be0ce3fe33_4-1165-1-ba1f3af.jpg

Até escolhi uma imagem com garrafeira para poderes apreciar melhor [:)]

Mudava aquele backsplash e os bancos e estava a minha cozinha perfeita.

Não precisa de ser uma ilha gigante, mas dá imenso jeito ter aquela bancada de apoio de todos os lados da cozinha, algo assim terá qt? Uns 20 m2?

timeless-white-kitchen-in-new-canaan-nukitchens-img~f11130be0ce3fe33_4-1165-1-ba1f3af.jpg

Essa é gira... Mas ilegal cá. [:D]

Tens de ter 1.20m (mínimo) da ilha às bancadas. e ai do lado esquerdo não tens isso de certeza.

Tenho cozinha aberta há quase 10 anos e nunca cheirou a assado na sala.

Eu tambem tenho há 10anos ou nem isso uma cozinha e sala junta e pergunto como isso é possivel.?

Costumo usar muito o forno, alias até tenho 2 fornos um deles eletrico pequenas mas meio industrial externo e uso muito, com o covid logo no inicio sem poder sair fiz da minha casa uma especie de "restaurante" pois tenho uma esplanada, faço churrascadas com bom tempo e da cozinha tenho o fogão e o forno.

E é costumo assar carne no forno e cheira a assado na sala obviamente se a sala é junta com a cozinha isso é inevitável.

Mas pela experiencia se tiver com carne no forno , ou uma bolo ou mesmo pão é um cheiro agradável, pois as visitas chegam e normalmente dizem, "ja cheira bem, que cheirinho... ou algo do genero, porque de facto cheira bem, depois abro a janelas e o cheiro a comida desaparece rapidamente.

Mas num apartamento com cozinha isolada tambem existe cheiro, é dificil isolar a cozinha de forma que cheiro da comida não saia de lá.

Portanto esta cena do problema do cheiro a comida pela minha experiencia não é problema nenhum porque a casa é arejada e o cheiro desaparece e quando cheira na sala na hora de fazer o cheiro a comida é agradável.

Tens de ter 1.20m (mínimo) da ilha às bancadas. e ai do lado esquerdo não tens isso de certeza.

Não tens cartão do PS? [:D]

A solução é meter umas rodinhas (com travão) na ilha [;)], quando for lá o inspetor metes à distância legal [:)]

Last edited:

Como assim tens que ter 1,2m em redor da ilha? Essa medida é assim tão restritiva?
Onde é que se pode achar isso?

Edd :)

Eu tambem tenho há 10anos ou nem isso uma cozinha e sala junta e pergunto como isso é possivel.?

Costumo usar muito o forno, alias até tenho 2 fornos um deles eletrico pequenas mas meio industrial externo e uso muito, com o covid logo no inicio sem poder sair fiz da minha casa uma especie de "restaurante" pois tenho uma esplanada, faço churrascadas com bom tempo e da cozinha tenho o fogão e o forno.

E é costumo assar carne no forno e cheira a assado na sala obviamente se a sala é junta com a cozinha isso é inevitável.

Mas pela experiencia se tiver com carne no forno , ou uma bolo ou mesmo pão é um cheiro agradável, pois as visitas chegam e normalmente dizem, "ja cheira bem, que cheirinho... ou algo do genero, porque de facto cheira bem, depois abro a janelas e o cheiro a comida desaparece rapidamente.

Mas num apartamento com cozinha isolada tambem existe cheiro, é dificil isolar a cozinha de forma que cheiro da comida não saia de lá.

Portanto esta cena do problema do cheiro a comida pela minha experiencia não é problema nenhum porque a casa é arejada e o cheiro desaparece e quando cheira na sala na hora de fazer o cheiro a comida é agradável.

Acho que só é problema mesmo para quem não sabe cozinhar [:D]. Infelizmente a minha cozinha é separada da sala por um corredor, mas as portas estão sempre abertas e as refeições são sempre feitas na sala, ou seja, o cheirinho agradável da comida está sempre na sala!

Infelizmente quando estamos a cozinhar não estamos a ver o que os putos estão a fazer e uma vez a miúda pintou-me o sofá todo com marcadores... nunca teria acontecido se a sala fosse aberta para a cozinha!

Como assim tens que ter 1,2m em redor da ilha? Essa medida é assim tão restritiva?
Onde é que se pode achar isso?

Edd :)

A lei das acessibilidades DL 163/2006.

A distância entre bancadas fixas de cozinha tem de ser 1.20
Podes reduzir a 1.10m mas os rodapés têm de ser recuados.

E tens de ter uma zona na cozinha onde possas meter um círculo de 1.50m sem qualquer obstáculo.

Não tens cartão do PS? [:D]

A solução é meter umas rodinhas (com travão) na ilha [;)], quando for lá o inspetor metes à distância legal [:)]

Era bom ter cartão do PS. [:)]

Infelizmente são as nossas leis e se queres aprovar um projecto na câmara é isso que tens de cumprir.

1.2m de distância da ilha às bancadas em toda a volta?

Então tenho visto muita ilegalidade, mas coko parece que as inspecções devem ser feitas pelo exterior da casa, deve ser tudo tranquilo...

O ponto 2 é 4 facilmente são desvantagens.
2-Posso não ter tempo para arrumar uma cozinha a tempo de receber alguém por breves momentos na sala, é só fechar as portas da cozinha.
4. Por outro lado, as pessoas que estão na sala não precisam de levar com alguns processos barulhentos como martelar uns bifes ou passar uma sopa entre outros.

.

Depois de dar a opinião sobre os cheiro dos assados,,, a esse problema da desarrumação.

Quando vivia em casa com cozinha fechada, era isso, loiça suja e porta fechada para minguem ver...
Em 10anos de cozinha e sala junta acho que a cozinha nunca esteve desarrumada, porque uma cozinha em uso não está suja nem desarrumada e depois é arrumada logo, na verdade a arrumação nunca cozinha aberta é algo muito mais normal , natural e mais em convivio.

Essa ideia da cozinha fechada e estar um na sala com amigos a beber uns copos e a mulher(ou vice versa) na fechada na cozinha não me agrada, em casa ninguem é empregado de ninguem, sou um gajo que pode passar uma imagem de convervador mas sou mais tradicionalista por um lado mas muito racional e avançado, defendo que trabalhamos todos e convivemos todos. E nisso uma cozinha aberto permite o trabalhar e conviver sem ninguem estar excluido de nada, vive-se de uma forma mais feliz.

Sobre barulhos, na sala tenho musica , se ha convidados eles fazem mais barulho que uma varinha magica 1 minuto a trabalhar , disso tenho a certeza [:D]

Mas no verão e com bom tempo e convidados vivemos mais no exterior da casa.

1.2m de distância da ilha às bancadas em toda a volta?

Então tenho visto muita ilegalidade, mas coko parece que as inspecções devem ser feitas pelo exterior da casa, deve ser tudo tranquilo...

Sim 1.20m entre bancadas fixas. A toda a volta.
Mas um local com 1.50m. [:)]

Obras de interior não estão obrigadas a procedimento de licenciamento nem fiscalização.

O que também não quer dizer que se possa fazer ilegalidades. [;)]

Curiosamente está tudo legal, cumprimos essa legislação mesmo não sabendo que ela existia, mas não temos ilha, temos península, foi o que conseguimos encaixar com o espaço. Se tivéssemos optado pela ilha um dos lados da cozinha teria de ter ficado sem móveis e mal aproveitado.

Essa ilha na verdade é mais uma mesa no centro que outra coisa, não é ilegal se for móvel, e provavelmente é, uma ilha dessas é basicamente uma mesa com aproveitamento por baixo. pode perfeitamente ter umas rodas até ocultas e se mover e tornar mais pratico sem retirar nada estético.

Curiosamente mostraste uma cozinha com aspeto de cozinha. Eu sou tradicionalista, ou seja acabo por procurar sempre ter referencias familiares do passado para me identificar no presente, isso faz-me no caso de uma cozinha gostar de cozinhas que podem e devem ser modernas e funcionais mas com aspecto de cozinha e não de um "laboratório" vanguardista.

Olha que este ponto não sei...

Uma Ilga ou Peninsula é MUITO mais caro que uma armário de parede. Tem de ser acabado de todos os lados, tem uma "pedra" muito maior e muitas vezes com "catarata" que torna tudo muito, mas muito mais caro.
Além disso como passa a fazer parte da sala há soluções que vais querer mais bonitas. O Exaustor por exemplo, um de parede custa 300€ um de ilha 800€ um de tecto 1200€, uma placa com exaustor como o allstarfabio falou 2.500€... etc etc.

Eu gostava de ter uma cozinha aberta para a sala. Mas se possivel com uma zona de "lavandaria" isolada (e não... não ao perto dos quartos [:)])

tu és arquiteto e eu comercial , enquadro a arquitetura no cliente, trabalho junto com arquitetos , clientes em harmonia

Na minha opinião , eu até nem gosto de ilhas , na verdade não se trata de não gostar ou achar feio, mas para que serve a ilha com fogão numa moradia unifamiliar? rouba imenso espaço á cozinha, e depois a ideia que tenho é que isso é mais uma ideia influenciada pelos programas do masterchef que algo racional ou util para uma familia normal, que na verdade não precisa de uma cozinha de aspeto industrial.

Sobre o preço e eu tou dentro disso pois aqui vendemos e equipamos cozinhas, eu com os clientes uso preços de "plafond" nas casas ao fornecer a cozinha no preço base ja vem o básica, exaustor, forno e placa.

Uma ilha rouba espaço é certo mas não tem de fazer disparar o preço necessáriamente, basicamente esse "quadrado" tem um tampo, que é somado ao resto, ha casa com ilha e de tampo tem menos que uma cozinha normal, outras não. Depois ha tantos e tampos, os folheados basicos sao baratos as pedras podem ser caras...mas o cliente decide quanto quer gastar.

De resto a ilha é uma armário no meio com frentes mas nao passa disso, o caro da ilha é o tampo se este for de material caro.

Sobre o exaustor pela experiencia discordo, pois o preço pode ser barato, nas ilhas muitas delas se coloca os clientes escolhem um tecto falso rebaixado e um exautor de tecto encastrado e o preço é normal,no leroy ha varios apartir de 100-200 e tal euros já de marcas conhecidas e em inox, fica encastrada no teto rebaixado, se for de chaminé igual nas de parede, se for de tecto suspenso pode ser mais caro mas ser feito á medida e acopular um estrator.

Na verdade numa moradia não se precisa de um exautor digno de uma casa de assar frangos, nem nada de 2500euros... tenho clientes de classe media alta e tem exaustores bons de marcas conhecidas pelo menos e de inox a preços normais.

o que é uma ilha em "catarata"?

Mas é como disse no meu caso não sou fan de ilha, gosto de cozinha com o fogao encostado a uma parede normal e sala junta mas com uma mesa/balcão na zona de separação.

Back