Tópico das Casas

Tenho uma amiga que trabalha numa imobiliária e andava a fazer uma compilação a que chamou pomposamente "As fotos mais úteis do ramo imobiliário". Já partilhei esta pérola com ela...

Mas olha que há uns anos também encontrei uma foto de uma bancada de cozinha em que nem se deram ao trabalho de arrumar os bifes. Só rir.

Edit: era para citar a foto do estendal...

Ando a fazer rondas pelos vários bancos para fazer financiamento de 100.000€ a 40 anos.

Neste momento as melhores propostas são as seguintes:

Banco CTT
Taxa Variável
TAEG 1,3%
MTIC 128.599€

Bankinter
Taxa Mista (30 anos fixa + 10 anos variável)
TAEG 2,3%
MTIC 151.070€

Se não estou a cometer um enorme erro de análise, a diferença mensal entre as duas propostas é de 46€ (ao longo de 40 anos).
Sinceramente estou muito inclinado a optar pela proposta do Bankinter tendo em conta a segurança da fixação da taxa face a uma eventual subida da Euribor nos próximos 30 anos.

O que têm a dizer sobre isto?
Terei possibilidade de conseguir melhor do que estas propostas?

Se é para fazer fixa porque tens medo da euribor aumentar se calhar mais vale fazer fixa nos 40 anos.

De resto depende sempre muito do que se pretende, se o objectivo for nunca amortizar talvez faça sentido, ficas com um valor certo e siga a vida, se bem que é preciso ter em conta que não consegues fixar o valor do seguro de vida... e se tiveres o seguro dentro do banco pagas o que eles disserem.

Eu acho que é mais interessante variavel e usar os tais 46 euros para amortizar capital em divida, eu prefiro pagar o quanto o credito.

Há pelo menos mais cinco anos de taxas Euribor negativas. Depois de ter chegado a apontar, em maio, para o fim das taxas negativas no final de 2025, o mercado de futuros voltou a adiar a expectativa de um retorno a valores positivos das taxas. As novas indicações colocam o indexante mais usado no crédito à habitação em Portugal abaixo de zero até, pelo menos, ao final de 2026.
https://www.jornaldenegocios.pt/mer...lhe/mercado-ve-euribor-negativa-por-mais-anos

Ainda há pouco tempo mostrei isso a um cliente.

Adorou a ideia. Mas o facto de uma normal custar 200/300€ e uma destas custar 2.500€... Pesou na decisão.

Onde compras janelas de sotão a 200/300euros? e ainda para mais normais.

Na empresa os meus clientes quando pedem isso, uma janela de sotão aceitável motorizada , fica nuns 800euros no minimo, e a instalação 200 ou 300euros, pois é trabalhosa, envolve rufos e cortes precisos e bem feitos senão acontece o que não pode acontecer , que é chover lá dentro.

Essas janelas de sotão que abrem e fica tipo varanda, parece giro e tal mas na pratica não acho utilidade nenhuma e devem ser bem caras.

Sobre estas coisas de casas, construções e afins e sendo eu comercial vi uma noticia que me despertou a atenção pela negativa, negativa do caso em si, e na noticia ao dizer que "acontece aos melhores" em vez de dizer "acontece aos mais burros"

Alguem pagou a um empreiteiro e fugiu e foi dar pela segunda vez a um albrabão "pastor" evangélico e brasileiro que claro desapareu com o dinheiro, isto não acontece "aos melhores" mas sim ao mais burros" mau jornalismo ao normalizar a imbecilidade[8b]

Na verdade enganados ninguem está isente mas temos de ser inteligentes minimamente e dar dinheiro a alguem credível, alguem transparente com empresa montada e condições de pagamento parcelares, para não haver estes riscos.

Por isso é isso que transmito ao clientes é preferível e sai mais BARATO pagar 15 a alguem sério e honesto com provas datas, que 10 a um vigarista que fuja com o dinheiro.[;)]

https://tvi24.iol.pt/sociedade/paul...-burlada-nao-por-um-mas-por-dois-empreiteiros

É gente de bem, sem nada a esconder!!! Eu comprava a essas pessoas [:)][:)]

Eu tambem... gostei do apartamento, e pelo menos as fotos mostram tudo, é uma apartamento usado bastante interessante, com uns anos, uns problemas normais como o chão gasto e a pintura, o estuque estragado num ponto ou outro, mas parece uma boa casa, a varanda com roupa estendida é o normal em casa sem estendal...alias em Lisboa e em Portugal todo o que não falata é roupa estendida em cordas á vista de todos, é um dos nossos cartões turísticos.
Só nos bairros novos alguem criou a ideia que a roupa não se suja...mas o normal é haver roupa estendida.

Mas olha que há uns anos também encontrei uma foto de uma bancada de cozinha em que nem se deram ao trabalho de arrumar os bifes. Só rir.

Olha... muitas fotos dão para perceber o estrato sociológico de quem lá vive... como vive, quem serão os vizinhos, etc.

Nem tudo se resume ao estado das paredes e dos tectos nas casas de banho. Há sempre algo de útil, muita informação escondida!, a retirar de todas as fotos.

Esses conseguem comprar bifes e viver nessa casa! Estão vários escalões acima de quem encomenda pizzas pelos Eats e Gloves e similares.

Vá... que eu não vivo para sempre... [;)]

Mas ainda há gente à espera que os preços baixem? [:D]
Devem ser os mesmos que dizem que estamos em bolha há 10 anos!

Baixam sim...

Um T1 em Belas custava em Agosto de 2021 445k€. Foi vendido em Setembro por 465k€.

Em Agosto havia para venda: 3 T3; 3 T2; 1 T1

Todo o prédio está vendido!

Agora temos o próximo.

Ainda há muitos apartamentos para venda!

Este mês... (porque em Janeiro irão aumentar!) os T1 vão dos 405 aos 425k€! Baixaram de preço!

Sabem porquê?

No edificio anterior, os T1 tinham 91 m2 de área, 38 m2 de varandas e 50 m2 de jardim, onde se inclui uma piscina pequena.

Agora têm 83m2 de área, 33 m2 de varanda e 44 m2 de jardim, também com a mesma dimensão de piscina (não é para fazer natação olímpica... é para estar com a família!).

Sim... onde antes havia 4 apartamentos, agora há 5! Por isso os preços diminuíram...

Olha... muitas fotos dão para perceber o estrato sociológico de quem lá vive... como vive, quem serão os vizinhos, etc.

Nem tudo se resume ao estado das paredes e dos tectos nas casas de banho. Há sempre algo de útil, muita informação escondida!, a retirar de todas as fotos.

Esses conseguem comprar bifes e viver nessa casa! Estão vários escalões acima de quem encomenda pizzas pelos Eats e Gloves e similares.

Vá... que eu não vivo para sempre... [;)]
Sei que és consultor imobiliário, por isso estás mais por dentro do assunto do que eu, mas...

Para mim as fotos, tanto como ou até mais do que o estrato sociológico, revelam se a família é arrumada ou vive no meio do caos.

E também mostram se o consultor tentou, no mínimo, disfarçar um pardieiro que lhe foi parar à carteira (já não digo fazer home staging a todos os imóveis...).

Nem sempre o imóvel ou o cliente merece um investimento em Home Staging e por vezes até é engraçado deixar uns bifes temperados para o jantar. Oh pá! Estou a falar em generalidades!

Todos conhecemos os programas americanos onde se investe imenso em decoradores para mobilar um imóvel, quer estivesse vazio ou não! Não vamos fazer isso num imóvel que é para vender por 120 mil euros...

Já fiz muita mred@... uns shampoos à vista... talvez uma tampa da sanita levantada... mas não me choca ver roupa estendida... pelo menos saberei onde a pôr... coisa que hoje me fica difícil com esta chuva... por isso não quero lavar roupa nenhuma e ando sujo! [:D]

Essa da roupa pode não ter sido a mais feliz... mas no meio de umas 15-20 fotos... o que interessa serão as outras! Olha... as do prédio que poucos põem! A informação se é 4º andar com ou sem elevador, ou se tem elevador mas é uma cave... :sh)

E que tal fotos de uma arrecadação que é grande? Como é que a gente mostra que é grande sem desarrumar tudo?

Não é fácil...

IMG-9834-resize.jpg

Last edited:
Pois, home staging é quando os números justificam. E também não estava a falar em arrumar arrecadações. [;)] Mas que diabo, nesse T4 de Miraflores nem a bendita porta do roupeiro foi fechada antes de fotografarem o quarto!

Mas concordo que a falta de informação é mais "grave". Isso e não se darem ao trabalho de fotografarem os parqueamentos.

Boas,

Assim muito rapidamente... Loures (Infantado para ser mais especifico), sim ou não?

Procuro um apartamento T2 recente, para comprar, sendo que o projecto é ficar pela AML mais 5 anitos e depois, correndo as coisas bem, sair um pouco mais para os arrabaldes (Ribatejo). Lisboa, MS e Linha estão fora de questão por razões óbvias (imho nada vale o € pedido por um T2 com garagem e bons acabamentos nestas zonas)

É só mesmo porque se vê muita coisa por lá e a nível de preços a coisa ainda está 'aceitável'. Confesso que não conheço a zona (apenas Odivelas, SAC, por aí).

Assim de chofre vem-me à cabeça: a construção é boa? Socialmente, que 'tipo' de gente se apanha por lá? Comércio sei que tem o chamado 'grande' mas a nível de comércio de bairro o que existe? Acessos, além de A8, chega-se bem a Lx? (sou madrugador lol)

Obrigado amigos!

.

Muito comércio local, além do shopping. Na A8 não pagas portagem até LX. Como és madrugador, não há qualquer problema com o trânsito

Sobre estas coisas de casas, construções e afins e sendo eu comercial vi uma noticia que me despertou a atenção pela negativa, negativa do caso em si, e na noticia ao dizer que "acontece aos melhores" em vez de dizer "acontece aos mais burros"

Alguem pagou a um empreiteiro e fugiu e foi dar pela segunda vez a um albrabão "pastor" evangélico e brasileiro que claro desapareu com o dinheiro, isto não acontece "aos melhores" mas sim ao mais burros" mau jornalismo ao normalizar a imbecilidade[8b]

Na verdade enganados ninguem está isente mas temos de ser inteligentes minimamente e dar dinheiro a alguem credível, alguem transparente com empresa montada e condições de pagamento parcelares, para não haver estes riscos.

Por isso é isso que transmito ao clientes é preferível e sai mais BARATO pagar 15 a alguem sério e honesto com provas datas, que 10 a um vigarista que fuja com o dinheiro.[;)]

https://tvi24.iol.pt/sociedade/paul...-burlada-nao-por-um-mas-por-dois-empreiteiros
Realmente vi também a reportagem....
Tudo bem que todos podemos ser enganados, mas porra está família foram uns patos autênticos...

330k a 40 anos e 1% tan dá cerca de 835 euros por mês.

Um casal com salário médio deverá conseguir isso, ou bastante perto. Precisa é de uns 50-60k para entrada e impostos.

Mas a média pode ser desvirtuada por um negócio. Basta teres 9 casas de 100k e 1 casa de 3 milhoes e tens média de 390k nas casas em venda.

Por isto:

FDC5sevWYAEp92B

[;)]

Portugal tem a extraordinária capacidade de ser simultaneamente um paraíso e um inferno fiscal[:D]
Esses 600€ de mediana das rendas em Lx deve ter sido já há uns anos... Ou então estão a considerar a AML, não apenas a cidade.

Back