Tópico das Casas

Oh malta não será melhor falar dito no tópico da Crise? Este é o tópico das casas.

Há parte do tema que pode ser falado aqui, mas depois derrapa sempre para o tema global. [:D]

Sim tenho a certeza.
O que eles pagam são os 0.5% da amortização. Os 1500€ são custos administrativos que paga o cliente.
Sou avesso a taxas fixas.
Apanhei esta mensagem ao procurar por bankinter e após ter ido a um balcão ontem, foi-me dito que além da amortização do crédito no outro banco pagavam os custos de transferência, isto é, taxas e comissões, escritura, etc, com o pormenor de ser através de reembolso contra as faturas dessas despesas.

Mas lá está, acabavam por pagar.

Agora não há dinheiro, mesmo com uma coleta fiscal historicamente alta.

Tudo bem, até nem estou contra o argumento da responsabilidade orçamental, tendo em conta que 2023 pode ser muito mau e há que guardar munições.

Mas em 2012 havia dinheiro ... lol

Só para relembrar:

2008 » buraco de 4400 M euros

2009 » buraco de 15 300M euros

2010 » buraco de 16 800M euros

Execução do primeiro semestre de 2011 » buraco de 7000M euros

Convém lembrar muito bem esta escala de valores, quando vierem com o discurso de Madre Teresa porque fizeram um "grande" apoio social que vai custar 200M. E quando aparecem os paladinos progressistas a vomitar bílis contra os neoliberais e a cassete habitual.

Estes anos são a causa da "austeridade" seguinte.
De mais impostos e de menos entregue pelo estado.

Foram mais de 43 mil M€ (sim fixem bem o tamanho colossal do valor), em pouco mais de 3 anos.

É claro que o país iria pagar a factura.

Só no planeta dos unicórnios e da fada dos dentes onde vive a Catarina, o Jerónimo, o Paes Mamede, o Varoufakis e o meu primo de 14 anos de idade é que tal não iria trazer empobrecimento e condições mais duras nos anos seguintes.
Junta aí mais 55 mil milhões em dívida directa do estado que este governo adicionou desde 2015.

Uma brutalidade. Viramos a página da austeridade a viver à conta do cartão de crédito.

Oh malta não será melhor falar dito no tópico da Crise? Este é o tópico das casas.

Há parte do tema que pode ser falado aqui, mas depois derrapa sempre para o tema global. [:D]
Na prática é porque no meio de todas as medidas não existe uma única real para o sector do imobiliário, especialmente a habitação própria.

Só se forem casas da tap é que poderão tet alguma sorte...

Pessoal, ajuda a quem já passou pelo processo.

Comprar casa em Planta e ainda antes de estar construido.

Há muitos anos estive quase quase para comprar uma casa assim, mas na altura a zona não era bem o que queria e a empresa era acabada de constituir e apenas com 5.000€ de Capital Social, com isso acabei por não avançar.
A obra demorou mas foi feita e hoje teria lucro (claro).

Mas agora estou de olho numa casa ainda para construir.
Está numa grande imobiliária que me parece ter ligação com o promotor.

Estão em fase de reservas, mas segundo me disseram, já há licença de construção e então vai avançar para CPCV.

A minha questão prende-se mais com a generalidade de tudo... da planta, do prédio, dos acabamentos... etc etc. Não me parece lógico assinar um CPCV assim.
Já questionei algumas coisas e para já não há mais informação, mas até ao CPCV quero ter mais dados.

Queria era saber de quem passou por isto, o que tem sido a norma?

Além disso queria propor umas alterações na cozinha, nada de muito grande e estou ciente de ter de pagar o excesso da alterações. Mas também não sei bem como se processa, queria que isso ficasse previsto no CPCV, mas a verdade é que ainda só falei com a imobiliária e nunca com o promotor.

Faz-me confusão a leviandade com que se fazem as coisas em Portugal, o pouco contato que tenho com algo do género é com estrangeiros que fazem isto tudo com advogado e há casos de litigios por 2 centímetros em falta!!
Da minha experiência o promotor é que fica protegido no cpcv.

Em caso de falência seria muito complicado recuperar o dinheiro..
Então em Portugal..

No meu caso era um grande promotor com bolsos fundos, o que ajudou a tranquilizar (os bolsos fundos eram de outros negócios, por si não garantiam nada, apenas a imagem ficaria danificada).

Mas arrisquei, para poder escolher na zona que escolhi na altura. Se fosse esperar por imóvel já concluído pagaria muito mais.

Mas não correu bem num aspecto, em vez de demorar 3 anos, demorou 5 anos..

Mapa de acabamentos a indica material X ou similar..

Faz parte, o promotor não pode garantir que determinado produto esteja disponível no momento que vai usar na construção.

Sempre me fez confusão no negócio da construção não haver seguros para as falências dos empreiteiros/promotores, investe-se um montante tão elevado, sujeitos problemas na fase da construção ou na falta de cumprimento das garantias após a venda.

Sent from my RMX3311 using Tapatalk

Junta aí mais 55 mil milhões em dívida directa do estado que este governo adicionou desde 2015.

Uma brutalidade. Viramos a página da austeridade a viver à conta do cartão de crédito.

Mas de qual austeridade é que se virou a página? A minha continua aqui, e cada vez pior.
Na troika ainda se percebia logo para onde ia o dinheiro, aqui vamos descobrindo semana a semana com um novo "escândalo" envolvendo familiares de ministros.

Pessoal, ajuda a quem já passou pelo processo.

Comprar casa em Planta e ainda antes de estar construido.

Há muitos anos estive quase quase para comprar uma casa assim, mas na altura a zona não era bem o que queria e a empresa era acabada de constituir e apenas com 5.000€ de Capital Social, com isso acabei por não avançar.
A obra demorou mas foi feita e hoje teria lucro (claro).

Mas agora estou de olho numa casa ainda para construir.
Está numa grande imobiliária que me parece ter ligação com o promotor.

Estão em fase de reservas, mas segundo me disseram, já há licença de construção e então vai avançar para CPCV.

A minha questão prende-se mais com a generalidade de tudo... da planta, do prédio, dos acabamentos... etc etc. Não me parece lógico assinar um CPCV assim.
Já questionei algumas coisas e para já não há mais informação, mas até ao CPCV quero ter mais dados.

Queria era saber de quem passou por isto, o que tem sido a norma?

Além disso queria propor umas alterações na cozinha, nada de muito grande e estou ciente de ter de pagar o excesso da alterações. Mas também não sei bem como se processa, queria que isso ficasse previsto no CPCV, mas a verdade é que ainda só falei com a imobiliária e nunca com o promotor.

Faz-me confusão a leviandade com que se fazem as coisas em Portugal, o pouco contato que tenho com algo do género é com estrangeiros que fazem isto tudo com advogado e há casos de litigios por 2 centímetros em falta!!

Eu trabalho do lado do vendedor, nós não fazemos CPCV antes de iniciar o obra, pois não temos prazos para a conclusão, o que fazemos é uma reserva com valor devolvido em caso de desistência, estamos a iniciar um projecto, em que temos varias reservas de "boca", sem nada assinado, agora é que estamos a contactar os interessados, pois na altura nem preço tínhamos.

O ideal é tentares saber com é o promotor e obter informações sobre ele, vêm ai tempos desconhecidos, alterações a cozinha quanto antes melhor, pois não é apenas escolher onde ficam as coisas existem tubagens a serem feitas, é das alterações mais complicadas em obra.

Em relação á existência de um mapa de acabamentos, nos costumamos dar, mas numa fase inicia (em projeto ainda pior) nunca nos comprometemos com nada, basicamente diz que p.e. as paredes do WC são forradas a azulejo, não diz se é azulejo a 5 ou 50€/m2, mais uma vez e bom tentar saber quem o promotor para conhecer as obras que faz, um exemplo muito simples, as janelas são de alumínio rutura térmica, olhares para o nosso mapa de acabamentos ou da nossa concorrência ficas com ideia que é o mesmo, quando na realidade utilizamos a serie superior.

Então em Portugal..

No meu caso era um grande promotor com bolsos fundos, o que ajudou a tranquilizar (os bolsos fundos eram de outros negócios, por si não garantiam nada, apenas a imagem ficaria danificada).

Mas arrisquei, para poder escolher na zona que escolhi na altura. Se fosse esperar por imóvel já concluído pagaria muito mais.

Faz parte, o promotor não pode garantir que determinado produto esteja disponível no momento que vai usar na construção.

Sempre me fez confusão no negócio da construção não haver seguros para as falências dos empreiteiros/promotores, investe-se um montante tão elevado, sujeitos problemas na fase da construção ou na falta de cumprimento das garantias após a venda.
1º Bold, não necessariamente, no CPCV deve ficar definido o prazo de conclusão da obra, podes exigir uma clausula de compensação por atraso, já tivemos isso com um cliente 100€/dia, e metia advogado da parte do cliente.

2º Bold, infelizmente não existem grandes mecanismos de proteção, até nos como promotores para darmos confiança aos clientes devido a falências, o que temos feito em alguns casos que os clientes dão 50% do sinal damos uma garantia bancária, foi a única solução que encontrámos para dar garantias aos cliente.

Então em Portugal..

Sent from my RMX3311 using Tapatalk

Obrigado pela resposta.

Pois os medos são sempre esses. Falências e/ou promotores menos sérios.

O tempo também, um dos casos em que não consegui comprar logo, fiquei em lista de espera. Mas lançaram o projecto para reserva em Out de 2021, e estamos em Out de 2022 e ainda não começaram a construir... Dizem que no final do ano devem começar. :sh)

Mas este outro que estou a ver, lançaram o projecto agora, mas dizem que têm já a licença para construir e que começa até ao final do ano.
Eu pelo menos gostava de ver a obra começar na assinatura do CPCV.

Os materiais estou na área e bem sei os esquemas. Há uns que se podem substituir ok. Mas há outros que ou estão omissos ou muito vagos. O que pode transformar por completo o resultado final.

Também fico com a ideia que o CPCV protege 95% o construtor e 5% o cliente...

Eu trabalho do lado do vendedor, nós não fazemos CPCV antes de iniciar o obra, pois não temos prazos para a conclusão, o que fazemos é uma reserva com valor devolvido em caso de desistência, estamos a iniciar um projecto, em que temos varias reservas de "boca", sem nada assinado, agora é que estamos a contactar os interessados, pois na altura nem preço tínhamos.

O ideal é tentares saber com é o promotor e obter informações sobre ele, vêm ai tempos desconhecidos, alterações a cozinha quanto antes melhor, pois não é apenas escolher onde ficam as coisas existem tubagens a serem feitas, é das alterações mais complicadas em obra.

Em relação á existência de um mapa de acabamentos, nos costumamos dar, mas numa fase inicia (em projeto ainda pior) nunca nos comprometemos com nada, basicamente diz que p.e. as paredes do WC são forradas a azulejo, não diz se é azulejo a 5 ou 50€/m2, mais uma vez e bom tentar saber quem o promotor para conhecer as obras que faz, um exemplo muito simples, as janelas são de alumínio rutura térmica, olhares para o nosso mapa de acabamentos ou da nossa concorrência ficas com ideia que é o mesmo, quando na realidade utilizamos a serie superior.

Eu entendo que numa fase de reservas haja mais dúvidas de tudo, prazos materiais etc etc.

Mas num CPCV não pode haver indefinição de se o chão é um material de 5€ ou de 50€... Isso não.
Ok aceito o Equivalente mas quando tens um material defenido. e com características para comparar.

Também não entendo porque não há o acesso libre ao projecto licenciado. Eu quero ver o que a câmara autorizou... Estou a pagar 200, 300, 500, 1 milhão e só tenho 10 imagens 3D's bonitas e uma planta cheia de cores... Isso para mim não tem a mínima lógica.

Eu estou dentro de parte do serviço (arquitectura) e sei de casos absurdos de ambos os lados.
E sei que os empreiteiros agora com estrangeiros que fazem tudo com advogados têm de começar a piar mais fino, porque há casos absurdos a ir a tribunal. Sei de um caso de 2cm!! por 2cm está em tribunal. [:D]

Nesta altura do campeonato eu teria algum receio em meter-me num negócio destes, por tudo e mais alguma coisa.

Promotores e construtores a falir ... e obras a ficarem paradas quase 2 décadas, foi coisa que não se viu em 2010 - 2012 ....

Sem ironias, esta altura não é muito propícia a comprar em planta, de facto! É preciso muita confiança!

Eu entendo que numa fase de reservas haja mais dúvidas de tudo, prazos materiais etc etc.

Mas num CPCV não pode haver indefinição de se o chão é um material de 5€ ou de 50€... Isso não.
Ok aceito o Equivalente mas quando tens um material defenido. e com características para comparar.

Também não entendo porque não há o acesso libre ao projecto licenciado. Eu quero ver o que a câmara autorizou... Estou a pagar 200, 300, 500, 1 milhão e só tenho 10 imagens 3D's bonitas e uma planta cheia de cores... Isso para mim não tem a mínima lógica.

Eu estou dentro de parte do serviço (arquitectura) e sei de casos absurdos de ambos os lados.
E sei que os empreiteiros agora com estrangeiros que fazem tudo com advogados têm de começar a piar mais fino, porque há casos absurdos a ir a tribunal. Sei de um caso de 2cm!! por 2cm está em tribunal. [:D]

é como me disseram a mim no Martinhal quando comecei a fazer muitas perguntas (ainda projecto em planta) "olhe, isto se calhar não é para si, isto é para quem quer investir".... e assim era, não era para mim, porque para já só está atrasado 1 ano e meio... mas nem daqui a outro ano está tudo pronto (portanto 3 anos de atraso sem qualquer penalização para o construtor).

é como me disseram a mim no Martinhal quando comecei a fazer muitas perguntas (ainda projecto em planta) "olhe, isto se calhar não é para si, isto é para quem quer investir".... e assim era, não era para mim, porque para já só está atrasado 1 ano e meio... mas nem daqui a outro ano está tudo pronto (portanto 3 anos de atraso sem qualquer penalização para o construtor).

Mas facilmente quem investiu, duplicou o seu investimento

Os tiques e manhas são os do antigamente apenas a venda agora tem outro cuidado de falar inglês e tal.

Mas não é de estranhar aqueles detalhes de "cerâmica tipo carrara" sem indicação de marca ou medidas - que pode ser uma coisa de 10€/m2 ou placas da Porcelanosa de 60€/m2.

O melhor era todos trabalharem com Garantias em vez de se andar a dar dinheiro a empresas/promotores que em 2 tempos conseguem fechar a porta - e nesta parte aprenderam alguma coisa com a ultima crise.

Promotores e construtores a falir ... e obras a ficarem paradas quase 2 décadas, foi coisa que não se viu em 2010 - 2012 ....

Sem ironias, esta altura não é muito propícia a comprar em planta, de facto! É preciso muita confiança!

Infelizmente a pressão é enorme...
Um empreendimento com 100 casas foi posto à venda só para clientes numa 3ª feira e na 4ª feira 45% estava reservado (todas as melhores claro), quando foi para o site da promotora já só tinha 55 casas. [:D]

Assim nunca se consegue comprr porque daqui a 2 ou 3 anos, vão querer mais 20 ou 30% em cima do valor. :sh)

Vi uma casa que tinha os preços em projecto, que custava 380.000€ e agora está à venda a 630.000 [:)]

Imagina se perguntasses pq raio o acesso aos quartos é pela cozinha/sala e se não dava para alterar aquilo ...

image.png

Voltar
Superior