Tópico das Casas

Essa planta é muito confusa.

Eu gosto de conceito aberto. Mas essa está demasiado exposto a sala e a entrada.
E os 2 quartos da dar para a sala acho parvo. Deviam ter metido só 1 a servir de escritório ou extensão da sala, o outro dava para abrir para o corredor, claro que perdiam a ideia (errada) que são 4 suites...

Depois é pena ter uma varanda tão pequena.
Mas tiveram o cuidado de meter a maquina da roupa no corredor/quarto.
A cozinha é para quem não cozinha muito, é bastante pequena.

Mas todos os apartamentos tinham quartos com entradas através da sala, parecia mesmo propositado...

A mim só me faz lembrar os quartos de criada do antigamente ou como se usa no brasil ...

Tens backup financeiro para caso o negócio corra mal? Se tens e estás disposto arriscar força nisso, se não tens backup financeiro, run forest run...

O Backup na tua opinião será ter o dinheiro dos pagamentos intermédios disponível, ou seja em casa de boom não ficar a dever uma coisa que nem se tem... Suponho que seja o que queres dizer.

Neste caso nem é dos mais agressivos. São 10% no CPCV e depois só ao fim de 1 ano de construção.
Mas dinheiro é sempre dinheiro. Já a reserva está do lado deles e eu tenho um papel... [:)]

Pessoal estou em processo de oficializar a compra da nossa primeira casa e gostava de ajuda/opiniões sff

O que acham desta planta? Qualquer comentário é bem vindo porque tenho medo de não ter experiência nestas andanças e deixar escapar pormenores básicos.

O apartamento é novo no centro de Lisboa custa pouco mais que 350 mil euros. (Se tiverem alternativas neste range agradeço também )

Vimos o andar modelo (mais pequeno que esta planta) e ficamos bastantes satisfeitos quer com o tamanho quer com a qualidade dos matérias e de construção.

Avançamos com a compra porque penso que é impossível encontrar nova construção em Lisboa T2 com esta qualidade e tamanho na casa dos 350K

O que acham? Obrigada

Bump!

Já passaram quase 2 anos desde o início das construções, tudo a correr bem até este ponto estão em fases finais e devem pedir as licenças agora em finais Novembro.

Em relação as malhas envolventes na zona, houve uma transformação total, mais de 15 empreendimentos estão em construção ou concluídos, óptimo negócio

Essa planta é muito confusa.

Eu gosto de conceito aberto. Mas essa está demasiado exposto a sala e a entrada.
E os 2 quartos da dar para a sala acho parvo. Deviam ter metido só 1 a servir de escritório ou extensão da sala, o outro dava para abrir para o corredor, claro que perdiam a ideia (errada) que são 4 suites...

Depois é pena ter uma varanda tão pequena.
Mas tiveram o cuidado de meter a maquina da roupa no corredor/quarto.
A cozinha é para quem não cozinha muito, é bastante pequena.

Finalmente alguém compreende o conceito de não meter o raio da MLR na cozinha, e sim nos quartos... [:D][:p]

Bump!

Já passaram quase 2 anos desde o início das construções, tudo a correr bem até este ponto estão em fases finais e devem pedir as licenças agora em finais Novembro.

Em relação as malhas envolventes na zona, houve uma transformação total, mais de 15 empreendimentos estão em construção ou concluídos, óptimo negócio

É uma boa casa. Parabéns.

Como está a nível de acabamentos, eu também espreitei esses (se bem que a zona não me interessava). E achei estranho por exemplo no chão falavam em vinílico. Por norma deveria ser um flutuante laminado.

De resto tudo a correr conforme as expectativas?

Eu entendo que numa fase de reservas haja mais dúvidas de tudo, prazos materiais etc etc.

Mas num CPCV não pode haver indefinição de se o chão é um material de 5€ ou de 50€... Isso não.
Ok aceito o Equivalente mas quando tens um material defenido. e com características para comparar.

Também não entendo porque não há o acesso libre ao projecto licenciado. Eu quero ver o que a câmara autorizou... Estou a pagar 200, 300, 500, 1 milhão e só tenho 10 imagens 3D's bonitas e uma planta cheia de cores... Isso para mim não tem a mínima lógica.

Eu estou dentro de parte do serviço (arquitectura) e sei de casos absurdos de ambos os lados.
E sei que os empreiteiros agora com estrangeiros que fazem tudo com advogados têm de começar a piar mais fino, porque há casos absurdos a ir a tribunal. Sei de um caso de 2cm!! por 2cm está em tribunal. [:D]

Atenção às reservas, porque não têm grande enquadramento legal, ou seja permitem sempre a desistência do cliente e na prática podem ficar cativadas por um promotor desonesto.

Quanto a CPCV a minha experiência para apartamentos em construção, ou antes disso é de um CPCV sem grande especificação de materiais, apenas a planta, identificação da fracção incluindo arrecadação e garagem.

A parte boa é que se aceita/va valores de 10% ou mais, claro.

No CPCV fica expresso que após obra concluída o construtor tratará de todo o processo que leva à obtenção da licença de utilização e após esta ser atribuída, há 30 dias para o comprador marcar escritura.

Portanto já haver licença de obra é porreiro, mas neste processo há sempre o timing de atribuição de licença de utilização (neste caso habitação) que são uns meses, eventualmente um ano.

Quando as coisas correm bem, não existem muitos melhores negócios do que comprar em planta.

mas acho que o risco também é grande

uma vez vi numa reportagem pessoas que compraram em planta e depois o construtor foi à falência

e ficaram com as casas inacabadas, uma cena bem lixada

É uma boa casa. Parabéns.

Como está a nível de acabamentos, eu também espreitei esses (se bem que a zona não me interessava). E achei estranho por exemplo no chão falavam em vinílico. Por norma deveria ser um flutuante laminado.

De resto tudo a correr conforme as expectativas?

Thanks! Para além da própria fração, o que me convenceu foi a piscina, ginásio, o parque da quinta das conchas e o oeste, bons acessos e a transformação da zona, malhas inteiras completamente novas no concelho de Lisboa.

Os acabamentos são de qualidade média alta, Smeg para eletrodomésticos, Grohe para loiças, classe A energética, painéis solares, AC LG etc etc o típico para estes empreendimentos que ficam um nível abaixo de classe alta/luxo.

Isso do vinílico, até acho que foi algo positivo que eles mudaram aquando do segundo lançamento, o laminado com qqr desastre de água e la ia o chão com o caraças, o vinilico como é resistente à água para o meu uso é melhor

Acabaste de explicar num só post como é que chegamos a um ponto em que um apartamento custa 3M...
Querem ver que virei Rebelo de Sousa e tenho de explicar muitas vezes o quer queria dizer com a afirmação inicial. [:D][;)]

Eu sei como se chegou a estes preços. O que eu disse é que, considerando o que é suposto a rapaziada ter de rendimento, acho aqueles valores disparatados. 3 milhões por um apartamento daqueles é um dinheirão. Por uma moradia ainda vá, agora por um apartamento...

Curiosamente, recuando muito tempo, indo lá para os anos 80, consegue-se finalmente encontrar paralelismo com os preços de hoje mas apenas nas moradias. Por exemplo, uma moradia geminada que custava 200.000€ lá pelos anos 80, aplicando-lhe o IPC vai parar aos 3 milhões de hoje. Mas nos apartamentos não se consegue obter esse paralelismo.

edit: Mas se a malta acha que o preço se justifica , por mim tudo bem. Mas eu lamento a sorte de alguém que hoje, aos 25 ou 30 anos, tem de comprar a sua primeira casa. Eu fui um sortudo, no tempo em que comprei a primeira ainda eram em conta. :)

Última edição:
mas acho que o risco também é grande

uma vez vi numa reportagem pessoas que compraram em planta e depois o construtor foi à falência

e ficaram com as casas inacabadas, uma cena bem lixada

É como tudo, risco de investidor já se sabe como é….

Também existem os casos positivos…pessoas que ganham 200/300k em menos 3 anos

Lavandaria que costuma estar na zona da...cozinha.

Neste caso nem é no quarto, que também não faria sentido, mas sim num corredor. É um compromisso de meio termo atendendo a configuração da casa.

Sim a lavandaria costuma estar mais perto da cozinha é certo.
Mas isso é porque há alguns detalhes construtivos que podem lavar a isso.
Água e esgotos há sempre nessa zona. E depois acesso a uma varanda mais fechada ou zona técnica. Para poderes estender a roupa.

Quando fica perto dos quartos depois vais estender na varanda ou janela do quarto?

Neste caso e com cozinha aberta acho que fizeram bem em colocar ali no corredor, mas apenas por uma questão de barulho. Porque se vires assim fica longe dos outros dois quartos. [;)]

Atenção às reservas, porque não têm grande enquadramento legal, ou seja permitem sempre a desistência do cliente e na prática podem ficar cativadas por um promotor desonesto.

Quanto a CPCV a minha experiência para apartamentos em construção, ou antes disso é de um CPCV sem grande especificação de materiais, apenas a planta, identificação da fracção incluindo arrecadação e garagem.

A parte boa é que se aceita/va valores de 10% ou mais, claro.

No CPCV fica expresso que após obra concluída o construtor tratará de todo o processo que leva à obtenção da licença de utilização e após esta ser atribuída, há 30 dias para o comprador marcar escritura.

Portanto já haver licença de obra é porreiro, mas neste processo há sempre o timing de atribuição de licença de utilização (neste caso habitação) que são uns meses, eventualmente um ano.

1 ano para licença de habitação? Depois da obra? Nunca houvi falar disso. Isso só acontece se o construtor andou a inventar na obra.

O Processo é - Licença de construção.... Obra 24 meses (neste tipo de prédios).... Licença 2/3 meses máximo.

Thanks! Para além da própria fração, o que me convenceu foi a piscina, ginásio, o parque da quinta das conchas e o oeste, bons acessos e a transformação da zona, malhas inteiras completamente novas no concelho de Lisboa.

Os acabamentos são de qualidade média alta, Smeg para eletrodomésticos, Grohe para loiças, classe A energética, painéis solares, AC LG etc etc o típico para estes empreendimentos que ficam um nível abaixo de classe alta/luxo.

Isso do vinílico, até acho que foi algo positivo que eles mudaram aquando do segundo lançamento, o laminado com qqr desastre de água e la ia o chão com o caraças, o vinilico como é resistente à água para o meu uso é melhor

Ah por acaso lembro-me de ver isso. Smeg nas cozinhas. Raro... Até porque são caros.
E Grohe também está óptimo.

O pavimento eu entendo a questão das águas, mas vinílico não consigo. Mas é opção pessoal. [:D]

Querem ver que virei Rebelo de Sousa e tenho de explicar muitas vezes o quer queria dizer com a afirmação inicial. [:D][;)]

Eu sei como se chegou a estes preços. O que eu disse é que, considerando o que é suposto a rapaziada ter de rendimento, acho aqueles valores disparatados. 3 milhões por um apartamento daqueles é um dinheirão. Por uma moradia ainda vá, agora por um apartamento...

Curiosamente, recuando muito tempo, indo lá para os anos 80, consegue-se finalmente encontrar paralelismo com os preços de hoje mas apenas nas moradias. Por exemplo, uma moradia geminada que custava 200.000€ lá pelos anos 80, aplicando-lhe o IPC vai parar aos 3 milhões de hoje. Mas nos apartamentos não se consegue obter esse paralelismo.

edit: Mas se a malta acha que o preço se justifica , por mim tudo bem. Mas eu lamento a sorte de alguém que hoje, aos 25 ou 30 anos, tem de comprar a sua primeira casa. Eu fui um sortudo, no tempo em que comprei a primeira ainda eram em conta. :)

Quando alguém hoje com 30 compra uma casa de 800 (cara para os padrões de hoje) quando tiver 50 e a sua casa valer 2m vai dizer precisamente o mesmo que tu. [;)] É um sinal dos tempos e da inflação e crescimento económico que se sente.

Quanto à moradia, há muita gente que prefere apartamentos a moradia. Principalmente quando o apartamento vem com um conjunto de mordomias e uma localização imbatível. Não vale nem a pena voltar a discutir isso, já aqui foi falado dezenas de vezes. [:D]

1 ano para licença de habitação? Depois da obra? Nunca houvi falar disso. Isso só acontece se o construtor andou a inventar na obra.

O Processo é - Licença de construção.... Obra 24 meses (neste tipo de prédios).... Licença 2/3 meses máximo.

no meu caso a licença foi pedida no final de junho e só saiu em final de novembro

Quando alguém hoje com 30 compra uma casa de 800 (cara para os padrões de hoje) quando tiver 50 e a sua casa valer 2m vai dizer precisamente o mesmo que tu. [;)] É um sinal dos tempos e da inflação e crescimento económico que se sente.

Quanto à moradia, há muita gente que prefere apartamentos a moradia. Principalmente quando o apartamento vem com um conjunto de mordomias e uma localização imbatível. Não vale nem a pena voltar a discutir isso, já aqui foi falado dezenas de vezes. [:D]
Claro, mas o problema são os 800 quando em início de vida se ganha mal. Eu não tive essa dificuldade.

O meu primeiro apartamento foi um T3 em Benfica, junto à mata e à igreja, novo e com garagem. Comprado em 1986 custou (corrigido pelo IPC a 2021) 150.000€.

Nesse tempo uma moradia em Alvalade era caríssima, mas tínhamos a sorte de um apartamento em Benfica custar tuta e meia, era portanto mais fácil não morar na rua ou em casa dos pais. [:D]

Quanto ao apartamento vs. moradia, sejamos realistas, até para mim, que sou um grande apreciador da funcionalidade proporcionada por um apartamento no centro de lisboa, entendo que a única vantagem do apartamento é ser mais barato de manter. Nos anos 80 os apartamentos tinham ainda a vantagem do menor preço de compra.

Digamos que entre um apartamento no centro de lisboa e uma moradia no centro de lisboa, eu preferiria a moradia.... Não fora o problema do preço da moradia. [;)]

Agora dar 3 milhões por um apartamento lá para os lados de Sacavém, os meus filhos teriam autorização para me internar. [:D]

Última edição:
Voltar
Superior