Tópico das Casas

Faz lembrar o Pereira Coutinho. Diz que começou do zero mas com a família a emprestar 60 mil contos no início da elevada de 80.[:D]

Isso faz-me lembrar pegas que tenho com a minha maria.
Ela diz que a familia passou muito e um avô ou bis avô até pagava em géneros tipo chouriças para pagar estudos das filhas (enfermagem) até chegarem aos dias de hoje.

Eu digo a ela que a minha familia nem chouriças tinha para pagar, provavelmente até eram empregados do avô dela que em vez de cuidar dos seus empregados esfregava as mãos dos reitores.

A prespectiva do lutar e vir de baixo é muito abstrata....
Nasci pobre com um porsche, lutei e hoje tenho entre outros um bugatti.....
Nasci pobre e sempre andei a pé ou de transportes publicos, hoje o meu filho tirou a carta e consegue pagar as prestações do clio.

Ainda bem que concordamos, porque foi só isso que afirmei. :)

edit: Ficou na página anterior, mas como lá escrevi, quando ainda era um jovem pelintra tive o privilégio de comprar o meu primeiro T3 numa zona boa de Benfica, novo e por apenas 150.000 (a preços corrigidos pelo IPC). Os jovens de agora estão bem lixados.

Qual era o salário na altura da compra desse apartamento?

FeyubAtXkAAH48m

Pão de Açúcar. por favor.

De certeza que não abriu já com a marca Jumbo ?

Pão de Açucar ali na zona era o da Venda Nova já desde os anos 70.

Tambem estou capaz se meter o esquerdo e direito em como inaugurou como jumbo, julgo que foi o segundo nacional.
Na época ia muito a um pao de açúcar mas era na Amoreiras.
Tirando isso, era as tipicas mercearias a cada esquina, o mercado de arroios e a nivel de supermercados o acsantos.

Depende para quem é e onde é ... já vi em 20 dias e tb já vi 11 meses

Conhecço alguns casos, mas também não conheço dezenas, que caso foi esse dos 20 dias ?

O pior caso que conheço foram cerca de 3 anos e meio, mas envolveu além de câmara o IPN por ser no Parque Natural Sintra Cascais

Última edição:
Por aqui também há essa discussão, com a subida dos juros (~4%)… lá aparecem o pessoal mais velho com afirmações “no meu tempo pagava juros acima de 10-15-20% e sobrevivi” etc etc… mas esquecem q o rácio entre os preços das casas e o salário médio é agora o dobro ou o triplo…
Por acaso tive uma directora de um Banco a mencionar isso dos juros a 15/20% e tive logo o mesmo pensamento que tu, mas deixei levar a taça

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

O meu pai tem precisamente esse discurso. Inacreditável parecem uma cassete

Depois não explica é como conseguiu ter três filhos em privadas, pagar um apartamento em 10 anos, comprar outro e ficar a dever 1/3 do valor de aquisição e , ainda, como vendeu esse apartamento 20 anos depois por mais do dobro 🥱

Ontem contaram-me uma boa. Há coisa de um ano e meio, dois anos, uns amigos sinalizaram a compra de uma casa em construção. Acho que na altura ainda estava em projeto.

Fizeram alterações ao projeto inicial (layout, ar condicionado, cozinhas, etc), acompanharam todo o processo de construção e a casa fica pronta este Natal.

Do nada, o construtor pergunta-lhes se podem pagar mais 100k do que o que estava acordado. Eles dizem que não, e o construtor diz que vai desistir do contrato devolvendo o sinal em dobro. [8b][8b]

Diz que mesmo assim, consegue vender bem mais caro a outra pessoa e ainda lucra.

Dois anos de chatices para, quase no fim, quando tudo vai compensar, levar com isto... Há malta mesmo sem escrúpulos! [8b][8b]

Ah, e parece que isto está a acontecer a muita gente...

Isso não é estranho?
Estranho no sentido de nesta altura (se vai ficar pronta no Natal, já está em fase final, não?) já deve haver mais dinheiro envolvido do que apenas o sinal, ou não?

E também nesta altura não há já um valor final definido?

Conhecço alguns casos, mas também não conheço dezenas, que caso foi esse dos 20 dias ?

O pior caso que conheço foram cerca de 3 anos e meio, mas envolveu além de câmara o IPN por ser no Parque Natural Sintra Cascais

3 anos e meio? IPN?

Para a licença de UTILIZAÇÃO?

Não é para o licenciamento!! é para a licença de utilização.

De certeza que estamos a falar do mesmo?

Isso não é estranho?
Estranho no sentido de nesta altura (se vai ficar pronta no Natal, já está em fase final, não?) já deve haver mais dinheiro envolvido do que apenas o sinal, ou não?

E também nesta altura não há já um valor final definido?

Pelo que me disseram, havia um valor definido na assinatura do contrato promessa compra e venda, onde pagaram um sinal.

Todas as alterações foram sendo adicionadas a esse valor (não sei se fizeram algum adiantamento).

Agora, do nada, o gajo pediu mais 100k.

Ontem contaram-me uma boa. Há coisa de um ano e meio, dois anos, uns amigos sinalizaram a compra de uma casa em construção. Acho que na altura ainda estava em projeto.

Fizeram alterações ao projeto inicial (layout, ar condicionado, cozinhas, etc), acompanharam todo o processo de construção e a casa fica pronta este Natal.

Do nada, o construtor pergunta-lhes se podem pagar mais 100k do que o que estava acordado. Eles dizem que não, e o construtor diz que vai desistir do contrato devolvendo o sinal em dobro. [8b][8b]

Diz que mesmo assim, consegue vender bem mais caro a outra pessoa e ainda lucra.

Dois anos de chatices para, quase no fim, quando tudo vai compensar, levar com isto... Há malta mesmo sem escrúpulos! [8b][8b]

Já ouvi casos semelhantes infelizmente.

Casas vendidas há 4/5 anos em projecto e que com o Covid atrasaram e que agora "valem" bastante mais do que foi reservado.

Por aqui também há essa discussão, com a subida dos juros (~4%)… lá aparecem o pessoal mais velho com afirmações “no meu tempo pagava juros acima de 10-15-20% e sobrevivi” etc etc… mas esquecem q o rácio entre os preços das casas e o salário médio é agora o dobro ou o triplo…
Segundo o gráfico passou de 2x o rendimento médio para 4x actualmente.

Uma brutalidade.

Apenas uma dica...
Se no Contrato estiver previsto a execução específica com base no 830° do Código Civil...
Qualquer dos Outorgantes tem o direito de exigir a realização da Escritura Pública.

Se estamos a falar dos últimos dois anos, o custo de materiais disparou. Facilmente o custo de construção também disparou, e possivelmente o construtor ficou sem lucro ou já eatava mesmo no vermelho.

Na prática poderá nem ser falta de escrúpulos mas sim apenas não querer trabalhar para aquecer e ou perder dinheiro.

Voltar
Superior