Tópico das Casas

Mas isso dá a entender que será uma mera possibilidade sem prejuízo dos números um e dois. Ou seja, em caso de falha contratual, a outra parte pretender na mesma avançar na execução do contrato.

Caso seja efectivamente accionado o número um ou dois, o terceiro deixa de ter qualquer efeito.

Não será assim?

Creio que não.

Eu falo de casos que conheço, são alguns mas não são dezenas.

A resposta da Câmara tipicamente é pedem alguma coisa/informação adicional, o construtor responde no dia, 2 semanas depois a Câmara diz que não era bem aquilo [:D]

Mas à mais, porque para preparar o processo de pedido de licença de utilização, também são necessárias coisas que dependem de outros, por exemplo:

Relativamente ao lote **, estamos aguardar um documento dos SMAS (águas), para podermos dar entrada com o processo de pedido de licença de utilização na Câmara da *********.

Creio que não.

Isso seria estranho porque inviabilizaria os dois primeiros pontos.

Ou seja, eu como comprador, teria sempre possibilidade de comprar a casa a "bem ou mal", fazendo tábua rasa desses dois números.

E como vendedor a mesma coisa, mesmo o comprador querendo desistir e perder o dinheiro, poderia ser obrigado a pagar a casa na totalidade.

Não estou a ver muito sentido...

Se o construtor quiser anular o contrato durante a construção, o comprador, não foge à Execução especifica, visto atualmente não ser possível fazer a escritura?

Outro bom ponto. Ou seja, haverá sempre forma de complicar o processo, pelo que nestes casos o mais razoável será mesmo a rescisão simples nos termos previstos e sem complicações.

Estivemos a pensar e vamos fazer outra amortização de 10% do CH.
Se o pedido for feito este mês entra em vigor na prestação de Dezembro.
Mesmo com a anulação da taxa a pagar pela amortização 0.5% parece-me mais vantajoso fazer o pedido e pagar a taxa.
Caso contrário só diminui a prestação em janeiro pagando mais em novembro e dezembro
Ha alguma coisa que me esteja a escapar?

Mesmo com a anulação da taxa a pagar pela amortização 0.5% parece-me mais vantajoso fazer o pedido e pagar a taxa.
Caso contrário só diminui a prestação em janeiro pagando mais em novembro e dezembro

É só fazer as contas.

Quanto dá 0.5% do valor a amortizar?
Quanto dá o valor a mais da prestação sem amortização de nov e dez.?

Não fará sentido esperar as regras de 2023? Poderemos ter isenção de taxas de amortização e ou outras facilidades.

Conhecço alguns casos, mas também não conheço dezenas, que caso foi esse dos 20 dias ?

O pior caso que conheço foram cerca de 3 anos e meio, mas envolveu além de câmara o IPN por ser no Parque Natural Sintra Cascais

Camara no interior do país, todas assinaturas e papeis preenchidos conforme indicado em reunião com o arq da CM na semana anterior à entrada - e sem necessidade de vistorias ou certificações de SMAS e outras entidades dessas, pq apesar de uma lei geral para o pais inteiro cada camara reversa-se no direito de pedir coisas diferentes pq sim ...

De coisas estranhas com prazos estranho foi um PIP numa CM da grande Lisboa que demorou 5 anos a chegar - quem pediu já se tinha esquecido aquilo.

Creio que é isso.

Ainda tens a vantagem que impacta o seguro vida caso seja como o meu ou seja actualizado no final do ano civil.

Tb vou amortizar em Novembro.

E provavelmente ainda amortizo mais antes da revisão da tx em Março.

Que tens de pedir. No meu caso (BST) a minha gestora andou aos papéis com aquilo e para me dar o valor da prestação pós-amortização.

Foram quase 3 semanas [:)]

No BCP é só um requerimento. Eu até já tenho de amortizações passadas e é só alterar. Mas tb nunca perguntei o valor pós-amortização. Faço eu as contas (óbvio que com o simulador) e nk me enganei.[:D]

Ainda tens a vantagem que impacta o seguro vida caso seja como o meu ou seja actualizado no final do ano civil.

o seguro de vida deve ser atualizado mensalmente ao capital em dívida, vai-se pagando menos todos os meses

esta prestação do seguro de vida pode ser uma bomba relógio para muitas famílias mal informadas, pode facilmente significar mais 200 ou 300 euros por mês, dependendo da idade

o meu exemplo :

quando eu fiz o empréstimo, em 2010, a simulação do empréstimo de vida dava algo como 200 e tal euros a partir dos 50 anos...brutal !!!

eu já tenho 53 anos e a minha mulher 52

o que eu fiz ?! tipo 2 ou 3 anos depois, 2012 ou 2013, eu verifiquei que já estava a pagar mais de 100 euros

contactei um mediador da fidelidade e mudaram a apólice, e reduziu bastante

este ano, essa mesma apólice vi que estava bem cara relativamente à concorrência, já pagava 105 euros e para 2023 seria 115

renegociei novamente, agora vou pagar 75 euros

resumindo :

se não tivesse feito nada, mesmo nada, em relação aos seguros de vida que contratei no próprio banco, estava bem lixado....estaria a pagar agora mais de 200

cuidado com isso, já falei disto muitas vezes !!!

Última edição:
Tenho feito amortizações regulares e tem sido sempre rápido e fácil, excepto no facto de só dar para fazer presencialmente. Chegar, dizer o valor da amortização, assinar e passado umas horas recebo no mail um documento a confirmar que a amortização ficou programada para a data da próxima prestação, e qual passará a ser o valor da mesma.

o seguro de vida deve ser atualizado mensalmente ao capital em dívida, vai-se pagando menos todos os meses

esta prestação do seguro de vida pode ser uma bomba relógio para muitas famílias mal informadas, pode facilmente significar mais 200 ou 300 euros por mês, dependendo da idade

o meu exemplo :

quando eu fiz o empréstimo, em 2010, a simulação do empréstimo de vida dava algo como 200 e tal euros a partir dos 50 anos...brutal !!!

eu já tenho 53 anos e a minha mulher 52

o que eu fiz ?! tipo 2 ou 3 anos depois, 2012 ou 2013, eu verifiquei que já estava a pagar mais de 100 euros

contactei um mediador da fidelidade e mudaram a apólice, e reduziu bastante

este ano, essa mesma apólice vi que estava bem cara relativamente à concorrência, já pagava 105 euros e para 2023 seria 115

renegociei novamente, agora vou pagar 75 euros

resumindo :

se não tivesse feito nada, mesmo nada, em relação aos seguros de vida que contratei no próprio banco, estava bem lixado....estaria a pagar agora mais de 200

cuidado com isso, já falei disto muitas vezes !!!

O meu altera o valor todos os anos.

Actualização mensal nunca me aconteceu.

No caso é premente pq o capital baixa mais por via das amortizações extraordinárias. Todos os anos tenho pago menos e não é por estar a ficar mais novo.[:D]

Voltar
Superior