Tópico das Casas

prontos, chegou o meu aumento

Janeiro vou pagar 445.05

pagava 331

114 euros a mais

alguém aqui também renovou este mês ?!

93.000 euros no banco não rende nadinha, mas quando eles emprestam rende como o caraças

Última edição:
Realmente, o que aí vem assusta...
Já passei por 5 % em 2008....Felizmente estou praticamente a terminar o empréstimo (13 anos antes do término contratado). Fiz uma boa amortização em Outubro e agora resta um valor pequeno que conto amortizar antes de Julho (altura em que a taxa é revista). Vou levar com um aumento em Janeiro, mas nada de significativo até porque baixei bastante no seguro de vida e na prestação, com a amortização.
Esta situação vai-me fazer é adiar a compra de nova casa, coisa que gostaria de fazer até 2024. Pode ser que toda a situação faça baixar o valor de mercado....egoísticamente falando....

Última edição:
O problema é o resto da economia, as pessoas vão orientar todo o dinheiro para a prestação da casa ou para amortizar o máximo possível, o que quer dizer que esses milhões vão deixar de ser distribuídos por todos os outros setores de negócio. Hotéis, restaurantes, agências de viagens, teatro, cinema, concertos, etc, etc, boa sorte!

O problema é o resto da economia, as pessoas vão orientar todo o dinheiro para a prestação da casa ou para amortizar o máximo possível, o que quer dizer que esses milhões vão deixar de ser distribuídos por todos os outros setores de negócio. Hotéis, restaurantes, agências de viagens, teatro, cinema, concertos, etc, etc, boa sorte!

Isto. Ninguém vai preferir ir ao restaurante ou ir de férias do que ficar sem casa.

Quando a maré baixa é que se vê quem está sem calções.
Já devíamos estar habituados, mas com o BCE mais preocupado em fazer política, temo o pior.

Última edição:
Isso é precisamente o que o BCE está a tentar fazer, secar a economia de dinheiro (depois de imprimir sem noção), isso estanca a inflação.

O problema é secar a economia sem a esganar....

caso chegue aos 5% todos os sectores são afectados

quem tem dinheiro vai-se retrair também, não o vai gastar

compra de carro novo ? é para esquecer
troca de TV ? esquecer
troca de telemóvel ? esquecer
comprar outro electrodoméstico não essencial ? esquecer
substituir electrodoméstico ? também não, usa-se o que se tem até às últimas
até roupa e calçado

na comida é que não, mas mesmo aqui alguns produtos vão sofrer baixas

vai ser assim para todos, muito menos dinheiro a circular na economia

duvido muito que o PIB suba 1% no próximo ano, o que prevê o orçamento do Costa ????

Última edição:
prontos, chegou o meu aumento

Janeiro vou pagar 445.05

pagava 331

114 euros a mais

alguém aqui também renovou este mês ?!

93.000 euros no banco não rende nadinha, mas quando eles emprestam rende como o caraças

Pensa que há jovens a entrar no mercado de trabalho que não consegues arranjar uma casa para arrendar sequer por esses 445 euros..

Podias ter-te mexido para evitar essa situação com taxas mistas oferecidas por alguns bancos.

Pensa que há jovens a entrar no mercado de trabalho que não consegues arranjar uma casa para arrendar sequer por esses 445 euros..

Podias ter-te mexido para evitar essa situação com taxas mistas oferecidas por alguns bancos.

sim, de facto

os meus filhos por exemplo

não me posso queixar vendo o aumento de algumas pessoas, e o que pagam de renda alguns

O Bankinter ainda oferece tx fixa a 2 anos por 2,5%. Se for crédito de menos de €150k aí já sobe para 2,75%.

A minha vai rever agora em Janeiro com base na média de novembro e são esses valores…quase 6x.

juros passaram de uns míseros 78€/mês para 45x€/mês e…com uma boa amortização pelo meio (prestação aumentará cerca de 80€, depois de ter reduzido 125€ nos últimos dois meses).

Estes números de juros psicologicamente não são fáceis. Só dá vontade que toda a e qualquer poupança vá directa para a amortização, ao ponto de ficarmos descapitalizados…

acho que ainda vamos fazer mais uma em breve

fiz as contas por alto e equivalerá a não gastar 2500€ em juros no próximo ano. E no próximo. E no próximo. É muito dinheiro, não há nada semelhante que dê este “rendimento”.

também não sei se vale a pena sequer tentar renegociar o spread, qual é a necessidade do outro lado em negociar? Nenhuma.

ameaço que liquido o empréstimo o mais rápido possível? Que grande argumento :sh)[:D][:)]

O CH a nivel de banca de particulares é um produto altamente rentável. Permite o cross-selling de vários produtos e fideliza o cliente. Mesmo num ambiente de taxas de juros mto baixas vale por isso. No ambiente em que nos encontramos agora a atratividade é ainda maior pois alia aquela característica a taxas de juros já elevadas pelo que a rentabilidade de cada crédito aumenta.

Assim o interesse do banco é mto grande quer na captação de novos clientes (por via de novo crédito ou por transferência) quer na retenção dos antigos.

Agora claro que é preciso ver as condições concretas. Se já tens um spread de 0,9 ou parecido não vais conseguir grande coisa realmente. A isto acresce q num ambiente de subida a renegociação deve ser feito aquando da revisão anual sob pena de ser aplicado um indexante maior até à próxima revisão.

Portanto a solução é ver se a taxa fixa a dois anos a 2,5 ou 2,75 valeria a pena ou não, claro comparando a oferta concreta do ch actual com o proposto.

Se não a unica opção é amortizar. Pagam-se menos juros embora a equação capital/juros de cada prestaçao fique igual.

• Gosto
Reações: bg2
O Bankinter ainda oferece tx fixa a 2 anos por 2,5%. Se for crédito de menos de €150k aí já sobe para 2,75%.

Eu andei a dormir e atrasei-me, tinha opção de 2 anos por 1,75% e 2,25% por 5 anos, apostei a 5 anos, dava-me jeito a euribor a 2,5% nos proximos 5 anos.

Mas mesmo esses 2,5%por 2 anos neste momento acho que é um now brainer, até porque o Bankinter não tem comissões de conta..

O CH a nivel de banca de particulares é um produto altamente rentável. Permite o cross-selling de vários produtos e fideliza o cliente. Mesmo num ambiente de taxas de juros mto baixas vale por isso. No ambiente em que nos encontramos agora a atratividade é ainda maior pois alia aquela característica a taxas de juros já elevadas pelo que a rentabilidade de cada crédito aumenta.

Assim o interesse do banco é mto grande quer na captação de novos clientes (por via de novo crédito ou por transferência) quer na retenção dos antigos.

Agora claro que é preciso ver as condições concretas. Se já tens um spread de 0,9 ou parecido não vais conseguir grande coisa realmente. A isto acresce q num ambiente de subida a renegociação deve ser feito aquando da revisão anual sob pena de ser aplicado um indexante maior até à próxima revisão.

Portanto a solução é ver se a taxa fixa a dois anos a 2,5 ou 2,75 valeria a pena ou não, claro comparando a oferta concreta do ch actual com o proposto.

Se não a unica opção é amortizar. Pagam-se menos juros embora a equação capital/juros de cada prestaçao fique igual.

spread 1%

a taxa actualizou agora com a média da Euribor 12m respectiva a Novembro (2.8x%), primeira prestação actualizada será Janeiro.

pela tua conversa é deixar-me estar quieto, dificilmente consigo melhor não é...

Tenho colegas que dizem que não lhes compensa tentar negociar de Euribor 12meses para outra mais barata, porque assim têm o valor já definido por um ano (como taxa "fixa a um ano") e provavelmente (aqui ninguém adivinha) a euribor a 3 meses (por exemplo) até ao final desse ano ainda vai passar o valor da de 12 meses.
E eu fico a pensar e o que se pode poupar agora até a euribor 3 meses chegar (se chegar) a apanhar e passar a de 12 meses actual? Será que não compensará?

Claro que o valor vai mudar de três em três meses mas é controlar.

No meu caso o BPI até nem estava a oferecer outra taxa que não a 12 meses, nem se esforçaram o mínimo olímpico para reter um cliente, por isso mudei. Bankinter com taxa fixa para os próximos dois anos a 1,75%. Depois euribor a 3 meses e nessa altura, logo verei o que fazer.
E aí já voltarei a ter a amortização a 0,5%, se nao mudarem as regras, para amortizar com o acumulado destes dois anos, se for caso para isso.

Voltar
Superior