Tópico das Casas

O que não quer dizer que esteja a 20 mins do centro.... É só isso que se escreveu, de resto, és só tu nos teus rants habituais [:D][:D]

Expo nao é centro?
Ok, Santa apolonia nao é centro?
Damn, por mais 8 min chegas de Oriente a LSA, no mesmo comboio.
Depois tens metro directo, que fica a ....4 min da Baixa/Chiado.

Não são " rants " nenhuns, são factos.
Ou estou a inventar a roda?
Santa Iria / Povoa são mesmo ao lado de LX.

Tira-me uma duvida para ver o que faço de errado?
o veterinário das minhas cadelas é precisamente na povoa quase na fronteira com o forte, saio das laranjeiras às 18 e demoro sempre em torno de 1 hora a lá chegar independentemente dos desvios que faça.
esses 20m é no fds ou madrugada? Ou é comboio desde que entras na carruagem até sair na expo?

Vocês voltam a falar de LX em hora de ponta com vmedia de 10 km/h e vamos ter um problema :D
E se calhar o problema é levar animais nos transportes publicos, que pode ser um 31, nao duvido.

Grosso modo 20 min laranjeiras-LSA e 20 min LSA-povoa.
Isto ou pouco mais. É algum tempo mas há várias estações no entretanto.
Há ainda comboio de sete rios / povoa, creio que será mais rapido.

Mas LX é mesmo uma cidade pequena. E isso nota-se de madrugada. Num instante se está em todo o lado de carro.
A hora de ponta que agora dura das 7 as 21 é que a faz parecer a route 66.

A linha de sintra tb anda cara por causa da proximidade com comboio.
Quando o metro de superficie chegar a loures, aqueles valores vão ficar uma coisa esperta em preços, ai vão...

Expo nao é centro?
Ok, Santa apolonia nao é centro?
Damn, por mais 8 min chegas de Oriente a LSA, no mesmo comboio.
Depois tens metro directo, que fica a ....4 min da Baixa/Chiado.

Não são " rants " nenhuns, são factos.
Ou estou a inventar a roda?
Santa Iria / Povoa são mesmo ao lado de LX.

Só quem nunca olhou para um mapa pode achar que Expo é centro [:)][:)]

É Expo e Belém, as duas zonas mais centrais em Lisboa.... é preciso ter noção.

Olha, da casa do Altar ao Marquês do Pombal são 1h30 de transportes públicos... não fui eu que inventei de cabeça e comecei a dizer disparates, olhei para o Google Maps...

Última edição:
Sim, exacto, vai do espirito de cada um.
Quanto ao ultimo paragrafo, há ainda o pormenor, diria eu , de serem prédios para classe pelo menos média.
Ora, faz com que vá lá haver muuuuitos carros e muito trânsito, ou estou a pensar mal?
Porque a generalidade da classe media anda quase smp de carro, e mais que 1 por familia.

Se aquilo agora já é zona com algum transito, imagino depois.
E se for pa piscinas Mira Flores - Tagus Parks da vida, vai ser lindo haha.

Sim será precisamente um dos problemas da zona. Muitos carros. Até porque esta zona com 1000 fogos tem apenas 1 saída para uma rotunda...

Muita malta que olha para transportes públicos faz muitas vezes só as contas da Estação X à estação Y.
Mas mesmo dentro das zonas servidas por transportes e/ou perto, nem sempre é assim tão simples.

E depois há a vida das pessoas que são completamente diferentes de uns para outros.
Quem tem filhos pequenos por exemplo, tem de os deixar na escola.
Ou quem tem mais que um emprego, ou é profissional liberal por exemplo.
Ou até mesmo quem quer ir ao ginásio antes, durante ou após o emprego.

Cada caso é um caso e não se pode generalizar.

Porra, de comboio demora-se 20 e tal min ou máx 35 min de VFX até Oriente. Um instantinho.
E pa andar em lisboa há comboio e metro.

Mas faz algum sentido andar de carro no centro de lisboa?
Cada um lá saberá. mas como vi aí 1h da expo ao marquês ? lol, 1h pa fazer 10 km, tudo fino, de metro nem 30 min demora.

Ja agora Povoa-Oriente sao 13 min de comboio, e se for o Reg ainda é menos.

Caraças, o user Altar vive literalmente ao lado de LX.
Tambem por isso as casas ali andam mt caras.
Nem portagem se paga na AE.

Aquela vista parece mais margem sul.

Na cidade do Porto ainda existe alguma oferta a preços "relativamente" acessíveis:

T1 https://www.idealista.pt/imovel/32340617/

T2 https://www.idealista.pt/imovel/32093230/

T3 https://www.idealista.pt/imovel/32314107/foto/5/

Todos na casa dos 200K, o que, convenhamos, para os dias de hoje não é muito dinheiro. Os salários é que...

Mas um jovem casal (30+) com ordenado médio só não compra uma casa destas se não quiser.

Explica lá como, a tua última frase.

Eu e a minha namorada, 20s altos, temos salários bem acima da média para a faixa etária (sem entrar em detalhes, vamos considerar 3200€ líquidos de salário conjunto) e eu nem para uma casa de 200k sinto que tenho dinheiro.

Mesmo dando 50k de entrada (30 para a casa, quase 20k de impostos) um crédito de 170k a 40 anos (pagar quase até morrer) custa mais de 700€ por mês em qualquer simulador de banco por essa net fora.

Se subirmos a parada para os 250k, ou seja pedir 220 (que na AML é uma casa banal como esse exemplo que eu dei do T2 de frielas que fez correr rios de tinta), estamos a falar de quase 1000€ por mês.

Eu não me sinto confortável por alocar 25 ou 30% do rendimento do agregado para uma casa num espaço temporal de 40 anos.

Mas isso sou eu. Imagino quem ganhe o SMN ou os 1000 brutos da praxe.

prontos, já vi que sim

já removi as minhas imagens, podes remover isso também por favor ?!

só queria acrescentar que acho um bocado ridículo falar dos tempos de percurso para os grandes centros urbanos

venham do norte, do sul, do oeste, do este, do noroeste, do sudoeste, ÀS VEZES BASTAM APENAS 5 MIN.....5 MIN...para notar um trânsito infernal

eu ando de mota, e portanto leva-me sempre 15 min do forte ao campo grande

eu noto isso, às vezes basta sair 5 min mais cedo e é diferente

adoro a minha mota porque é um transporte sempre pontual, mas bolas tenham também bom senso, do Prior Velho até ao Campo Grande pode demorar 1 hora

Etcetera, não "gostando" de pagar prestações altas, como até ganham razoavelmente bem é juntar bem durante mais uns 3 anos e depois pedir bem menos % do valor do imóvel.

Etcetera, não "gostando" de pagar prestações altas, como até ganham razoavelmente bem é juntar bem durante mais uns 3 anos e depois pedir bem menos % do valor do imóvel.

E a questão é: será que os preços no mercado vão baixar?

É que eu já desde o início da pandemia que ando a ouvir que os preços vão baixar. E os T2 de 200k na margem sul já passam dos 250k e é quando há.

Se as casas que agora custam 250k, passarem a custar 300k, vou andar esses 3 anos a poupar “em vão” porque a superior entrada é logo diluída pelo aumento do preço do bem.

E a questão é: será que os preços no mercado vão baixar?

É que eu já desde o início da pandemia que ando a ouvir que os preços vão baixar. E os T2 de 200k na margem sul já passam dos 250k e é quando há.

Se as casas que agora custam 250k, passarem a custar 300k, vou andar esses 3 anos a poupar “em vão” porque a superior entrada é logo diluída pelo aumento do preço do bem.

E o que queres fazer?

Eu não digo que vão baixar.. mas se não subirem já será uma "vitória".

A mim aconteceu parecido.
Quando andamos a ver e não avançamos, decidimos esperar uns tempos e juntar.
Ainda juntamos uns bons anos e de facto conseguimos juntar uma quantia apreciável.
O único problema foi que com o aumento do preço das casa tínhamos que pedir empréstimo na mesma.

Mas andávamos com as costas mais direitas, isso sem dúvida 😁

Mal está, quem não consegue juntar nada e quando se aventura precisa dos 90% em CH e mais créditos pessoais para o resto.
Isto sim é andar no fio da navalha e com a guilhotina do lado de cima.

Explica lá como, a tua última frase.

Eu e a minha namorada, 20s altos, temos salários bem acima da média para a faixa etária (sem entrar em detalhes, vamos considerar 3200€ líquidos de salário conjunto) e eu nem para uma casa de 200k sinto que tenho dinheiro.

Mesmo dando 50k de entrada (30 para a casa, quase 20k de impostos) um crédito de 170k a 40 anos (pagar quase até morrer) custa mais de 700€ por mês em qualquer simulador de banco por essa net fora.

Se subirmos a parada para os 250k, ou seja pedir 220 (que na AML é uma casa banal como esse exemplo que eu dei do T2 de frielas que fez correr rios de tinta), estamos a falar de quase 1000€ por mês.

Eu não me sinto confortável por alocar 25 ou 30% do rendimento do agregado para uma casa num espaço temporal de 40 anos.

Mas isso sou eu. Imagino quem ganhe o SMN ou os 1000 brutos da praxe.

Para uma casa de 200k os impostos são 10k (até penso que nem chega)

Voltar
Superior